SóProvas



Questões de Sistemas Distribuídos


ID
17128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TSE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação a conceitos sobre sistemas distribuídos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Errada. A idéia de um Sistema Operacional tolerante a falhas é justamente tornar a distribuição transparente para o usuário

    b) Errado. Isso é utopia. A tolerância a falhas consiste em ser robusto e, mesmo após as falhas, conseguir manter um nível aceitável de usabilidade

    c) Certo

    d) Errado. Sistemas distribuídos podem suportar migração de: Dados, componentes, processos
  • Talvez o B esteja errado porque não é necessário que "não haja degradação de desempenho"; Pode haver diversos níveis de degradação de desempenho; O importante é que o serviço disponibilizado pelo sistema distribuído não seja interrompido.

    Por favor me corrijam se eu estiver errado.

  • c-

    Desvantagens de Sistemas Distribuídos: Padrao de Software ainda está se estabelecendo, e Rede pode cair com trafico de processos. A maior caracteristica do SD é transparencia usando como base multiplos elemtnos d eprocessamento, organizados de modo funcional ou geografico. Usar sistemas distribuidos perjmite ganho de desempenho e reducao de tempo, porque permite multiplos processadores de um sistema de aplicacao distribuida, o squais podem permitir tempos de resposta menores.


ID
43672
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a opção que contém uma regra INVÁLIDA para Redes de Petri.

Alternativas
Comentários
  • Alguém tem alguma boa apostila que fale sobre as Redes de Petri?
  • Procure ler o livro: Matemática Discreta para Computação e Informática - Paulo Blauth Menezes - Editora Sagra Luzzatto do Instituto de Informática da UFRGS.
  • Vá em...http://www.ufsm.br/desp/geomar/dcgautomacao/RedesdePetri.pdf
  • Letras d) e e) são contraditórias. Dá para assumir de cara que o erro está em uma delas.

    Para uma transição disparar, é preciso que todos os lugares de entrada desta transição possuam tokens. No disparo, um token é consumido de cada um deles (no caso de Redes de Petri mais simples, que parece ser o que a questão está assumindo).

    Portanto não basta que alguma de suas entradas possua uma marcação, todas devem possuir.

    Portanto, a letra e) está correta e a d) está errada.

    Porém, vale lembrar que quando uma transição tem vários lugares de saída, ela vai gerar uma marcação em todos esses lugares. todos esses lugares.

    Aqui tem exemplos de Redes de Petri bem simples: http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1324
  • Uma rede de Petri consiste em posiçõestransições e arcos direcionados. Arcos interligam posições e transições, não podendo conectar posições e posições ou transições e transições. As posições de entrada de uma transição são aquelas as quais um arco se destina. As posições de saída são aquelas das quais um arco se origina.

    Posições podem conter qualquer número de tokens. Transições podem ser disparadas, isto é, executadas: quando uma transição é disparada, ela consome um token de cada uma das suas posições de entrada, e produz um token em cada uma das suas posições de saída. Uma transição é habilitada quando ela pode ser disparada, isto é, quando existem tokens em cada posição de entrada.

    A execução de uma rede de Petri é não-determinística. Isso significa que múltiplas transições podem ser habilitadas ao mesmo tempo (cada uma pode ser disparada) e que nenhuma transição deve ser obrigatoriamente executada em determinado momento.


ID
81580
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em relação aos sistemas distribuídos, considere

I. O protocolo ou canal de comunicação pode ser dotado de um interpretador para compatibilizar a informação que possa não ser entendida por certas máquinas, estendendo dessa forma, a um maior número de computadores no sistema.

II. O Middleware é composto por um conjunto de processos ou objetos num grupo de computadores, que interagem entre si de forma a implementar comunicação e oferecer suporte para partilha de recursos a aplicações distribuídas.

III. Peer-to-peer pode ser entendido como uma arquitetura de sistemas distribuídos caracterizada pela descentralização das funções na rede, onde cada nodo realiza tanto funções de servidor quanto de cliente.

IV. Um sistema distribuído pode ser definido como uma coleção de processadores francamente acoplados, que não compartilham memória nem relógio, interconectados por uma rede de comunicação.

É correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • A opção IV está com um pequeno erro de digitação: "francamente" ao invés de fracamente.
  • Francamente acoplados kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk meu Jesus

  • pqp essa FCC, é uma miserável mesmo, essa questão já caiu duas vezes: TRE-AM e TRT - 20ª REGIÃO (SE) no mesmo ano 2010 e foram consideradas com gabaritos diferentes, sem muda absolutamente nada, nem as vírgulas.


    Q27191 - IV. Um sistema distribuído pode ser definido como uma coleção de processadores francamente acoplados, que não compartilham memória nem relógio, interconectados por uma rede de comunicação.
    Está escrito "francamente" e foi considerada CORRETA. (É correto o que se afirma APENAS em II, III e IV)

     

    Q39629 - IV. Um sistema distribuído pode ser definido como uma coleção de processadores francamente acoplados, que não compartilham memória nem relógio, interconectados por uma rede de comunicação. 
    Está escrito "francamente" e foi considerada ERRADA. (Está correto o que se afirma em I, II e III. IV não é considerada correto, logo considerou errada)

  • A alternativa IV também está correta.

    ”Um sistema distribuído é aquele no qual os componentes localizados em computadores interligados em rede se comunicam e coordenam suas ações apenas passando mensagens” Coulouris et al. 2007

    Ou seja, os processos são fracamente acoplados e não há compartilhamento de memória ou relógio entre processos de um sistema distribuído, pois eles se limitam à troca de mensagens para realizar comunicação.

  • a-

    sim, "francamente acoplados" significa que ha sinceridade na interdependencia entre os processadores.

  • A


ID
126538
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Analise as seguintes afi rmações relacionadas a sistemas distribuídos, clusters e redes.

I. Um sistema distribuído pode ser classifi cado como um conjunto de computadores com seu próprio clock e que não possui memória compartilhada, mas que é visto por seus usuários como um recurso único no qual a comunicação se dá através de um barramento por troca de mensagens. Estes sistemas são considerados por meio destas características como fracamente acoplados, isto é, um cluster.
II. Um MMP (Processadores Paralelos Massivos) é um grande sistema de processamento paralelo com arquitetura de memória não compartilhada e descentralizada.
III. A computação em cluster envolve dois ou mais computadores servindo a um sistema como um único recurso. Os computadores que compõem um cluster, denominados nó, devem ser interconectados, de maneira a formarem uma rede, de qualquer topologia.
IV. A rede que compõe um cluster deve ser criada de uma forma que permita a interconexão de um número fi xo de computadores ou nós. A retirada de um nó interrompe o funcionamento do cluster, até que o nó seja substituído. A principal vantagem do cluster é que qualquer sistema operacional pode ser usado como, por exemplo, Windows, Linux, ou BSD simultaneamente no mesmo cluster. Com isso, as particularidades de um sistema operacional serão compartilhadas entre os demais sistemas operacionais participantes do cluster.

Indique a opção que contenha todas as afi rmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • II.Um MMP possui arquitetura de memória compartilhada.

    IV. Umas das idéias do cluster é justamente a exclusão de adição de nós conforme a carga de processamento, logo, não deve ter limitação quanto a quantidade de nós.

    bons estudos.
  • Cluster (ou clustering) é, em poucas palavras, o nome dado a um sistema que relaciona dois ou mais computadores para que estes trabalhem de maneira conjunta no intuito de processar uma tarefa. Estas máquinas dividem entre si as atividades de processamento e executam este trabalho de maneira simultânea.

    Cada computador que faz parte do cluster recebe o nome de  (ou node). Teoricamente, não há limite máximo de nós, mas independentemente da quantidade de máquinas que o compõe, o cluster deve ser "transparente", ou seja, ser visto pelo usuário ou por outro sistema que necessita deste processamento como um único computador.

    Os nós do cluster devem ser interconectados, preferencialmente, por uma tecnologia de rede conhecida, para fins de manutenção e controle de custos, como a Ethernet. É extremamente importante que o padrão adotado permita a inclusão ou a retirada de nós com o cluster em funcionamento, do contrário, o trabalho de remoção e substituição de um computador que apresenta problemas, por exemplo, faria a aplicação como um todo parar.

    A computação em cluster se mostra muitas vezes como uma solução viável porque os nós podem até mesmo ser compostos por computadores simples, como PCs de desempenho mediano. Juntos, eles configuram um sistema de processamento com capacidade suficiente para dar conta de determinadas aplicações que, se fossem atendidas por supercomputadores ou servidores sofisticados, exigiriam investimentos muito maiores.

    Não é necessário haver um conjunto de hardware exatamente igual em cada nó. Por outro lado, é importante que todas as máquinas utilizem o mesmo sistema operacional, de forma a garantir que o software que controla o cluster consiga gerenciar todos os computadores que o integram.

    Há vários tipos de cluster, mas os principais são: cluster de alto desempenho, cluster de ata disponibilidade e dluster de balanceamento de carga.

    fonte: http://www.infowester.com/cluster.php

  • Resposta certa I e III


ID
130138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que concerne a tópicos avançados, julgue os itens
subseqüentes.

O modelo de computação em grade tem como objetivo a obtenção de alto desempenho de processamento distribuído entre diversas máquinas geograficamente próximas ou não.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Computação em grade (do inglês Grid Computing) é um modelo computacional capaz de alcançar uma alta taxa de processamento dividindo as tarefas entre diversas máquinas, podendo ser em rede local ou rede de longa distância, que formam uma máquina virtual. Esses processos podem ser executados no momento em que as máquinas não estão sendo utilizadas pelo usuário, assim evitando o desperdício de processamento da máquina utilizada.

  • Item correto

    Modelo de computação em grade:  Interface padronizada de Web para que diversas pessoas em várias áreas distintas possam utilizar a supercomputação em grade como um serviço público tradicional, semelhantes aos sistemas elétricos e/ou água/esgoto, sem se preocupar em como os recursos estarão disponibilizados para o mesmo.

    FONTE:http://www.clubedohardware.com.br/artigos/124

  • Também chamado de COMPUTAÇÃO EM GRADE. A ideia de compartilhamento de recursos não é diferente. O foco também é aumentar o desempenho de um sistema para o processamento de determinadas requisições. Entretanto, existem algumas características que distinguem o Grid.

    Primeiramente, não há limitação de espaço e localização como há no Cluster. Dessa forma, pode-se ter computadores espalhados por toda a Internet que compartilham recursos. Cada dispositivo que faz parte do Grid processa determinadas tarefas e retornam o resultado do processamento ao sistema principal.


ID
161782
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um middleware

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Middleware ou mediador, no campo da computação distribuída, é um programa de computador que faz e mediação entre software e demais aplicações. É utilizado para mover ou transportar informações e dados entre programas de diferentes protocolos de comunicação, plataformas e dependências do sistema operacional. É geralmente constituído por módulos dotados com APIs de alto nível que proporcionam a sua integração com aplicações desenvolvidas em diversas linguagens de programação e interfaces de baixo nível que permitem a sua independência relativamente ao dispositivo. Seu objetivo é mascarar e heterogeneidade e fornecer um modelo de programação mais produtivo para os programadores de aplicativos. É composto por um conjunto da processos ou objetos em um grupo de computadores, que interagem entre si de forma a implementar comunicação e oferecer suporte para compartilhamento de recursos e aplicativos distribuídos.

    O Middleware é a designação genérica utilizada para referir aos sistemas de software que se executam entre as aplicações e os sistemas operacionais. O objetivo do middleware é facilitar o desenvolvimento de aplicações, tipicamente as distribuídas, assim como facilitar a integração de sistemas legados ou desenvolvidos de forma não integrada automática.

    Fonte: Wikipédia

  • c-

    Middleware é uma camada de software para mascarar a heterogeneidade e fornecer um modelo conveniente para os programadores de aplicativos.

    Middleware - conjunto de processos ou objetos, em um grupo de computadores, que interagem para implementar comunicação e oferecer compartilhamento de recursos a aplicativos distribuídos”.

    Remote Procedure Call – RPC é middleware. Hoje existem muitos padrões middleware orientados a objetos:


     CORBA (Common Object Request Broker Architecture).
     Java RMI (Remote Method Invocation).
     Web services (serviços web).
     Microsoft DCOM (Distributed Component Object Model).
     ISO/ITU-T RM-ODP (Reference Model for Open Distributed Processing).


ID
233068
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Entre os princípios básicos de Sistemas Distribuídos está o da "Transparência", que define formas para uso de computadores independentes e interligados, que se apresentam ao usuário como um sistema único e consistente. Um tipo de transparência é a "Transparência de Acesso". Com relação à definição de transparência de acesso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Transparência de acesso refere-se à padronização da forma de acesso, para recursos locais quanto remotos.
  • o   Transparência de acesso: Oculta as diferenças na representação; Letra D)
    o   Transparência de posição: Oculta a localização do recurso;
    o   Transparência de migração: Oculta que o recurso pode mudar de posição;
    o   Transparência de deslocamento: Oculta que o recurso poderá mover de posição, até mesmo quando estiver em uso;
    o   Transparência de replicação: Oculta um recurso replicado;
    o   Transparência de concorrência: Oculta que o recurso pode ser usado por usuários concorrentes;
    o   Falha de transparência: Oculta o erro e a recuperação do recurso;
    o   Transparência de persistência: Oculta o recurso que está na memória ou disco;

    Fonte: http://alaorjr.nlxhosting.net/docs/cmp1190/sd_02_28022009.pdf

ID
319630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O desenvolvimento de sistemas distribuídos em arquitetura cliente- servidor web, com múltiplas camadas ou tiers, é conhecido e praticado em várias organizações que desenvolvem sistemas de software. Considerando a descrição das camadas ou tiers mais comuns de uma arquitetura de sistema de informação aderente ao modelo cliente-servidor web e distribuído, assinale a opção correta com referência às prescrições para a formulação de um modelo de referência para desenvolvimento de sistemas distribuídos.

Alternativas

ID
320332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito de arquitetura distribuída, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
328651
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sistemas distribuídos são aqueles dispostos em computadores distintos e autônomos, que trabalham juntos para dar a impressão de ser um único sistema, com acesso local a seus usuários. Uma característica importante nesses sistemas é a transparência. Acerca das formas de transparência de um sistema distribuído, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
328657
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O conceito de sistemas distribuídos baseados em objetos deu origem a implementações de ferramentas de auxílio ao desenvolvimento. A empresa americana Microsoft também desenvolveu sua própria tecnologia para criação de componentes de softwares distribuídos. A tecnologia desenvolvida pela Microsoft para desenvolvimento de sistemas distribuídos baseados em objetos é a

Alternativas

ID
843412
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A tecnologia multicast é diretamente voltada para aplicações distribuídas, sendo que as aplicações multimídia, como “aprendizagem a distância” e “videoconferência”, podem ser utilizadas na rede de forma dimensionável e eficiente.

Alternativas
Comentários
  • No caso a videoconferência pode ser

    *unicast(ponto a ponto) e

    *multcast

    -----grupo

    ----------bidirecional

    ----one-way OU cybercast

    ----------unidirecional

    Video:

    https://youtu.be/Spyslxgk75U

    08:25 - TIPOS DE CONFERÊNCIA 

    texto:

    http://penta.ufrgs.br/pgie/workshop/mara.htm


ID
898114
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um sistema distribuído é um conjunto de sistemas autônomos, interconectados por uma rede de comunicação, que se diferencia dos demais sistemas fracamente acoplados pela existência de um relacionamento mais forte entre os seus componentes.

Tais componentes

Alternativas
Comentários
  • a-

    EM sistemas op. distribuidos, os componentes estao separados em uma rede (nao necessariamnete LAN). Na maioria das vezes, possuem o mesmo SO. Eles podem ser diferentes, mas têm q ser compativeis e relacionados. 


ID
931483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de programação e bancos de dados distribuídos.

Em um sistema distribuído, se um coordenador de um processo falhar no meio da execução de uma transação, os participantes podem decidir se esperam ou não pela recuperação do coordenador que falhou.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que esteja correta. Os participantes podem esperar pela recuperação do coordenador que falhou ou não esperar e eleger um novo coordenador.

  • Erro. Não espera, cancela a operação. Ou realiza tudo, ou nada.


ID
947623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação à arquitetura de sistemas distribuídos, julgue os próximos itens.

Na arquitetura distribuída, os sistemas orientados a eventos possuem processos fortemente acoplados.

Alternativas
Comentários
  • Na arquitetura distribuída, os sistemas orientados a eventos possuem processos fortemente acoplados.

    Baixo acoplamento e não alto, conforme afirmado.

  • A ideia de se fazer uma arquitetura orientada a eventos é justamente reduzir o acoplamento com implementações
  • Prezados,
    Segundo Pressman, página 248, acoplamento é uma medida qualitativa do grau em que as classes são conectadas entre si. A medida que as classes (e componentes) tornam-se mais interdependentes, o acoplamento diminui. Um objetivo importante em projeto no nível de componente e preservar o acoplamento tão baixo quanto possível.
    Sabemos que na arquitetura distribuída, os serviços são acessados de forma independente de tecnologia , respeitando-se apenas o “contrato formal” para acesso ( protocolo, interface ) , sem a necessidade de conhecer sua estrutura interna , portanto , com baixo acoplamento.
    Alternativa errada por afirmar que em arquiteturas distribuídas possuímos forte acoplamento
    Fonte : Pressman, Engenharia de Software, 6º edição
  • Informamos que a questão indicada foi devidamente alterada.

    Agradecemos pela colaboração.

    Atenciosamente,
    Equipe QC


ID
947626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação à arquitetura de sistemas distribuídos, julgue os próximos itens.

Em um sistema distribuído, pode-se fazer a distinção entre a organização lógica do conjunto de componentes de software e a realização física propriamente dita.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,
    Chamamos de arquitetura lógica a organização dos serviços em subsistemas que provêm serviços para outros por meio de suas interfaces. A arquitetura física diz respeito a disposição dos subsistemas pelos nós de processamento disponíveis.
    Em um sistema distribuído, podemos delegar responsabilidades aos nós de processamento fisicamente distintos independentemente de sua organização lógica. Podemos, por exemplo, projetar a arquitetura de forma que todos os serviços sejam oferecidos por todos os nós, ou segregar um conjunto de nós para atender determinados serviços enquanto outros nós atendem outros serviços ,mantendo a arquitetura física dos nós e mudando a arquitetura lógica.
    Portanto, questão verdadeira.

ID
1306603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação às soluções de tecnologia da informação e comunicação, julgue o item a seguir.


REST é uma técnica de engenharia de software para sistemas hipermídia distribuídos. De acordo com essa técnica, o estado da informação deve ser mantido no cliente, e o servidor não deve guardar o estado da comunicação de nenhum cliente que se comunique com o servidor, além de uma única requisição.

Alternativas
Comentários
  • REST é STATELESS!

    Em arquiteturas REST, nenhum contexto de cliente pode ser mantido em servidor. (Cespe, ANTAQ 2014)

  • "REST é uma técnica de engenharia de software"?? Forçou a barra nessa aí...


ID
1373875
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

É uma aplicação típica do processamento distribuído ou paralelo:

Alternativas
Comentários
  • Resposta A

    processamento distribuído ou paralelo:  É um  sistema que interliga vários nós de processamento (computadores individuais, não necessariamente homogéneos) de maneira que um processo de grande consumo seja executado no nó "mais disponível", ou mesmo subdividido por vários nós. Conseguindo-se, portanto, ganhos óbvios nestas soluções: uma tarefa qualquer, se divisível em várias subtarefas pode ser realizada em paralelo.


ID
1373896
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

São desvantagens dos sistemas distribuídos:

Alternativas
Comentários
  • b-

    Sistemas distribuidos executam em diversas maquinas sem memoria oou processadores compartilhados, percebidos pelo usuario com somente um processador. Sao considerados fracamente acoplados (loosely coupled) por usarem muitos computadores sem dependencia entre eles. Um software de sistema distribuido coordena atividades e compartilhamento de recursos. 

     

    Caractristicas-

    1-compartilhanento de recursos

    2- crescimento incremental

    3- concorrencia

    4- escalabilidade

    5- tolerancia a falhas

    6- transparencia

    7- heterpgeneidade

    8- abertura

    9- segurança

     

    Desvantagens de Sistemas Distribuídos: Software ainda não atingiu popularidade e maturidade daquele para sistemas centralizados, enquanto que a rede pode ficar instavel se processos nao forem bem administrados.


ID
1378168
Banca
FDC
Órgão
AGERIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Há diferentes formas de transparências num sistema distribuído, das quais uma delas oculta que um recurso pode ser usado por diversos usuários não simultaneamente, mas sequencialmente. Essa forma de transparência é:

Alternativas
Comentários
  • c-

    TRansparencia permite ao usuario visualizar o sistema como algo unico e nao como conjunto de elementos indepdentes.As operacoes do usuario sao a mesma a acessos locais ou remotos. As 4 transparencias sao:

    a- migracao - recursos migram para outros locais sem afetar usuarios 

    b- replicacao - os recursos sao duplicados sem alteracao no comportamento do sistema

    c- concorrencia - usuario nao percebe compartilhamentos de recursos 

    d- paralelismo - automatico, sem participacao ou conhecimento do usuario de ha processamento paralelo para requisicoes de todos locais da aplicacao distribuida


ID
1386487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação à computação distribuída, julgue os próximos itens.

A computação em grade difere da computação em cluster, principalmente pelo fato de as unidades de processamento de um cluster serem conectadas em uma topologia em anel.

Alternativas
Comentários
  • Não seria essa a principal diferença. Como principal podemos elencar a questão de centralização(Cluster) e descentralização(Grid) e processamento distribuído geograficamente(Grid).

  • Grid possui uma estrutura totalmente distribuída e descentralizada. Já o Cluster, geralmente é implementado em estrela ou barramento.


ID
1428784
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Nos sistemas distribuídos como sistema de três camadas, todo desenvolvimento é orientado à produção de 3 módulos (ou camadas) independentes, com interligações comunicacionais bem determinadas.

Esses módulos são as camadas de Lógica de Negócio, de Acesso a Dados e de

Alternativas
Comentários
  • Para minimizar o impacto de mudanças nas aplicações, decidiu-se separar a camada de negócio da camada de interface gráfica, gerando três camadas:
    ◦Camada de Apresentação
    ◦Camada da Lógica do Negócio
    ◦Camada de Acesso a Dados
    Arquitetura conhecida como Three-tier Architecture

    Fonte: Provas de TI


ID
1456414
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma maneira de construir aplicações distribuídas é usar algum mecanismo para comunicação entre processos (IPC), tais como uma API de baixo nível fornecida pelo sistema operacional ou chamadas de procedimento remoto (RPC).

Em comparação com o uso da API de baixo nível, o uso do RPC

Alternativas
Comentários
  • c-

    RPC - remote procedure calls- é um tipo de middleware, o que lhe confere como funcoes:

     

    1- simplificacao de comunicacao entre aplicacoes por abstracoes

     

    2- mascaramento (ocultamento) da heterogeneidade e fornecidmento de um modelo de programacao simplista 

     

    3- processos ou objetos interagem para permitir compartilhamento

     

    4- ISIS, CORBA, JAVA RMI, Web services, Microsft DCOM e ISO / ITU-T RM -ODP sao exemplos de middleware. 

     

    COMO MIDDLEWARE SIMPLIFICA COMUNICACAO:
    1- invocacao a metodos
    2- comunicacao entre grupos de processos
    3- notificacao de eventos
    4- PPR (particionamento, posicionamento e recuperqacao de objetos de dados compartilhados)
    5- transmissao deles em tempo real

     

    Em suma, RPC -> técnica de comunicacao interprocesso, possibilitando chamada de funcoes em outros enderecos. É uma implementacao do modelo client-server, iniciando com um request do client ao servidor, esperando por resposta. No request o cliente especifica qual funcao e parametros sao executados, ao qual o servidor responde.


ID
1789291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de arquitetura distribuída, julgue o seguinte item.

Em uma arquitetura ponto-a-ponto descentralizada, o roteamento dos dados entre os nós da rede é responsabilidade de um nó especificamente projetado para esse fim.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    Peer-to-peer (do inglês par-a-par ou simplesmente ponto-a-ponto, com sigla P2P) é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central. 

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Peer-to-peer

  • Em uma arquitetura ponto-a-ponto descentralizada, o roteamento dos dados entre os nós da rede é responsabilidade de um nó especificamente projetado para esse fim.

    na arquitetura ponto-a-pondo não tem um nó centr


ID
1789294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de arquitetura distribuída, julgue o seguinte item.

Nos sistemas implementados a partir do uso de uma arquitetura de componentes distribuídos, o middleware tem a responsabilidade de gerenciar a interação entre esses componentes.

Alternativas
Comentários
  • Correto. O middleware  faz exatamente isso.

  • Middleware - intermediário.

    é uma camada se software cujo objetivo é mascarar a heterogeneidade.

    Exemplos: CORBA, OBDC, RMI (Java), RPC, etc.


ID
1888444
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em um modelo de arquitetura

Alternativas
Comentários
  • http://manoelveras.com.br/blog/?p=195

  • Letra E :

    Arquitetura de objetos distribuídos.

    Uma abordagem mais geral para sistemas distribúidos é eliminar a distinção entre cliente e servidor e projetar a arquitetura de sistema como uma arquitetura de objetos distribuídos. Os componentes do sistema são objetos que oferecem uma interface para um conjunto de serviços que eles fornecem. Outros objetos solicitam esses serviços sem fazer distinção lógica entre um cliente (quem recebe o serviço) e um servidor (quem provê o serviço).

    Nesse caso pode-se pensar na camada de middleware como um barramento de software. Ela permite que objetos se comuniquem e sejam acrescentados aos sistemas. Essa arquitetura permite adiar decisões sobre onde ou como os serviços devem ser fornecidos e também permite que novos recursos sejam acrescentados conforme necessário.

     

    http://manoelveras.com.br/blog/?p=195

  • Vide SOMMERVILLE, Engenharia de Software, cap. 18.

  • Prezados,

    A alternativa A está errada pois na arquitetura 2 camadas a apresentação, processamento e dados são realizados na mesma camada.
    A alternativa B está errada pois a aplicação pode ser estruturada em muitas camadas, mas se a arquitetura é cliente servidor, as camadas seriam instaladas no mesmo servidor.
    A alternativa C está errada pois o modelo distribuído permite exatamente que o middleware seja executado em máquinas diferentes.
    A alternativa D está errada pois nos sistemas distribuídos a estrutura é mais complexa, justamente por envolver serviços distribuídos em vários servidores, balanceamento de carga , replicação , etc.

    Portanto a alternativa correta é a letra E.


ID
1891903
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um sistema distribuído é composto por componentes que estão espalhados em computadores distintos e que usam a rede para se comunicarem e coordenarem suas ações. Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Erros:


    b) Sistemas distribuídos SÃO escaláveis

    c) nada a haver

    d) Cluster, Grid e Cloud NÃO são sinônimos para sistemas distribuídos (cluster pode integrar mais de uma instituição)

    e)Middleware é p/ arquitetura diferentes. 



ID
2486080
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Atomicidade de transações é uma propriedade muito importante em sistemas distribuídos. Uma maneira de implementar essa propriedade é por meio do protocolo two-phase commit (2PC). Em relação a esse protocolo, analise as afirmativas a seguir:

I. Durante a primeira fase do protocolo, o nó coordenador da transação consulta um nó participante para saber se ele está apto para concluir a transação e, após conhecer a resposta dele, consulta o próximo nó participante.

II. Se o nó coordenador da transação falhar, os participantes podem não receber a decisão final para executar commit ou rollback e, portanto, ficarem bloqueados.

III. Se o nó participante falhar após receber a decisão final para executar um commit, a transação será abortada pelo nó coordenador da transação.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Funcionamento do 2PC

    1ª Fase: todos os nós participantes da transação sinalizam ao coordenador que sua parte da transação foi realizada. O coordenador envia uma mensagem preparar “para commit”. Cada nó fará uma gravação forçada em disco de todos os registros de log e informações necessárias para recuperação local, e em seguida envia um sinal “OK” ao coordenador, caso contrário envia um sinal “não OK”. Na falta de uma resposta o coordenador considera o nó “não OK”.
    2ª Fase: se todos os nós respondem “OK’ e o voto do coordenador também for “OK”, a transação foi bem sucedida e o coordenador envia um sinal “commit” para os nós, caso contrário, a transação falhou e o coordenador envia uma mensagem para “rollback”. Neste caso a transação será desfeita utilizando-se os arquivos de log.

    III-ERRADA, visto que o coordendor já enviou o ok.

  • Acredito que a 3 está correta, pois se o nó participante não enviar um OK ao final do commit o nó coordenador ordena que todos os nós façam um rollback utilizando um log chamado Undolog.  Isso acontece tanto em caso de falha no commit quanto em time-out caso os nós não consigam avisar o coordenador que o commit foi bem sucedido.

    DISCORDO do gabarito.

  • Johnny, acredito que o erro está em dizer que o nó coordenador aborta a transação, quando na verdade a transação se completa por todos os outros nós que sinalizam com "OK", e caso algum nó exceda o tempo de resposta dado pelo nó coordenador, este sinaliza para um rollback.


ID
2684917
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

As seguintes afirmativas referem-se ao protocolo de transporte RPC (Remote Procedure Call).

I. É mais que um protocolo, é um mecanismo popular para estruturar sistemas distribuídos.
II. Protocolo que é orientado para a conexão permitindo controlar o estado de transmissão.
III. Envolve um protocolo que gerencia as mensagens enviadas entre os processos cliente e servidor.
IV. Pode ser implementado sobre diferentes tipos de protocolos de transferência.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • IV. Pode ser implementado sobre diferentes tipos de protocolos de transferência (ERRADO)

    O certo seria: IV. Pode ser implementado sobre diferentes tipos de protocolos de transporte (CERTO)

    Explicação: Deveria ser diferentes protocolos de transporte, pois o RPC utiliza tanto o UDP quanto o TCP, ambos protocolos de transporte.

     


ID
2749648
Banca
IADES
Órgão
ARCON-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um sistema distribuído é um conjunto de nós fracamente acoplados interconectados por uma rede de comunicação.

SILBERSCHATZ, A.; GALVIN, P. B.; GREG, G. Fundamentos de sistemas operacionais. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

Em relação ao tema do texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2756458
Banca
FAURGS
Órgão
BANRISUL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere os itens abaixo.


I - Compartilhamento de recursos de hardware e software.

II - Concorrência, pois vários processos podem operar simultaneamente em computadores separados, na rede.

III - Tolerância a defeitos, devido à disponibilidade de vários computadores e ao potencial para replicar as informações.


Quais são vantagens da utilização de sistemas distribuídos?

Alternativas
Comentários
  • I - Compartilhamento de recursos de hardware e software. ?

  • Some advantages of Distributed Systems are as follows

    - More nodes can easily be added to the distributed system i.e. it can be scaled as required.

    - Failure of one node does not lead to the failure of the entire distributed system. Other nodes can still communicate with each other. (ITEM III)

    - Resources like printers can be shared with multiple nodes rather than being restricted to just one. (ITEM I)

    .

    https://www.tutorialspoint.com/Distributed-Systems


ID
2823142
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A programação paralela de sistemas distribuídos é geralmente feita de forma explícita com troca de mensagens usando a interface de programação MPI. Sobre a comunicação ponto-a-ponto em MPI, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Boa parte das implementações MPI têm um buffer para que o MPI_Send não seja bloqueante.

    https://kuniga.wordpress.com/2010/12/10/comunicacao-nao-bloqueante/


ID
2939875
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

São desvantagens da arquitetura de sistemas distribuídos as abaixo relacionadas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Proteção é uma desvantagem?
  • Acredito que seja a necessidade de haver proteção maior do que nos sistemas centralizados.

    Mas as questões desta prova foram muito mal feitas.

  • Quando ler uma questão assim, inverta ela passando de negativa para positiva:

    São vantagens da arquitetura de sistemas distribuídos:

    -Concorrência é uma vantagem dos sistemas distribuídos.

    -Proteção não é uma vantagem, pois os dados estão descentralizados, não existe controle centralizado para acesso, os dados estão espalhadas, não existe um meio mais seguro. Segundo ponto, a palavra proteção não está correta, o correto seria se referir como “seguranca” em algum ponto específico.


ID
2983993
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Muitos dos desafios em sistemas distribuídos já foram resolvidos, mas os projetistas precisam conhecê-los e tomar o cuidado de levá-los em consideração. O tratamento de falhas é um desses desafios a serem considerados.


A esse respeito, é correto afirmar que um exemplo de ocultação de falhas ocorre na/no

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    Um exemplo do exposto é o uso de RAID.


ID
4852252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que tange à arquitetura e tecnologia de sistemas de informação, julgue o item seguinte.


A arquitetura distribuída apresenta algumas desvantagens em comparação ao modelo centralizado no que se refere a complexidade, segurança, capacidade de gerenciamento e imprevisibilidade.

Alternativas
Comentários
  • Imprevisibilidade é uma característica de sistemas distribuídos?

  • Tudo na vida tem desvantagens e vantagens ok!?

  • Vantagens: Aumento na escalabilidade, redundância e tolerância a falhas, Disponibilidade, compartilhamento de recursos computacionais.

    Desvantagem:  Gerenciar vários elementos, garantir a segurança do sistema como um todo, manter o sigilo dos dados trocados entre máquinas, e lidar com a heterogeneidade.