Esta
questão exige do candidato conhecimento acerca da orientação do manual quanto à gramática na redação oficial.
a) É sabido que a correção ortográfica é requisito elementar de qualquer texto. Então, na maioria das vezes, uma simples troca de letras pode alterar não só o sentido
da palavra, mas de toda uma frase. Assim, o que na correspondência particular
seria apenas um lapso datilográfico, pode ter repercussões indesejáveis
quando ocorre no texto de uma comunicação oficial ou de um ato normativo. Portanto, esta alternativa está correta.
b) Conforme esclarece o manual, para redigir um bom texto é imprescindível que ele não possua erros, mas, além disso, é preciso fazer uso de papéis uniformes para o texto definitivo e também a correta diagramação. Nesse sentido, inferimos que ter o conhecimento apenas das regras gramaticais não é o suficiente para escrever bem e, portanto, esta alternativa está incorreta.
c) A clareza é realmente fundamental, pois assim como os demais atributos elencados pela redação oficial, ela norteia a elaboração dos atos e das comunicações oficiais. Assim, para obtenção da clareza, entre outras orientações, é preciso utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum, ou seja, de fato não se deve empregar chavões e clichês. Sendo assim, verificamos que esta alternativa está correta.
d) Tendo em vista que o manual estabelece que conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras, inferimos que a escolha correta das palavras é o que permite ao redator do texto atender a esse atributo, ou seja, a concisão é alcançada, principalmente, pela construção adequada da frase, conforme afirma esta alternativa que, portanto, está correta.
Gabarito do professor: Letra B.