SóProvas


ID
1265590
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“O responsável pela morte da vítima não foi o meu cliente. Ele disparou a arma, é certo. Entretanto, o que provocou a morte foi a hemorragia causada pela perfuração do projétil”.

Analisando o texto acima, é correto o que se afrma, EXCETO em:

Alternativas
Comentários
  • b) A ausência de progressão e de continuidade compromete a produção de sentido.

  • Advogado com uma defesa bem criativa. kkkkkkkkkk

  • o que tem no cerebro de uma pessoa que copia e cola a respota aqui, sendo que já está escrita na questão. 

  • b) O texto possui continuidade, só que o mesmo é incoerente.

  • coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto.

    coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido.

  • “O responsável pela morte da vítima não foi o meu cliente. Ele disparou a arma, é certo. Entretanto, o que provocou a morte foi a hemorragia causada pela perfuração do projétil”.

    Analisando o texto acima, é correto o que se afrma, EXCETO em:

    A) A falta de coerência é o principal fator de textualidade que interfere nessa comunicação. (CERTO / Faltou coerência, pois como é que alguém atira em uma pessoa e diz que quem causou a morte não foi o cliente e, sim a hemorragia que a vítima teve. Fica claro que só houve a hemorragia, porque essa foi atingida pelos disparos do cliente do advogado (da para inferir que se trata de um advogado falando)

    B) Ausência de progressão e de continuidade compromete a produção de sentido. (ERRADO / Há sim progressão e continuidade na produção do texto. É possível inclusive observar o uso do "entretanto" e um sentido na fala. Buscando a defesa do criminoso).

    C) A forma de organizar o enunciado tenta subverter a lógica da compreensão. (CERTO / O advogado (inferência) tentou subverter a lógica da causa da morte).

    D) A situacionalidade e intencionalidade justificam o objetivo desse enunciador. (CERTO)

  • Baseado em fatos reais...