SóProvas


ID
1265665
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O registro da anamnese do paciente, dos cuidados médicos e dos documentos relativos à assistência prestada é denominado

Alternativas
Comentários
  •  Prontuário consiste em um ‘dossiê’ que registra todo o acervo documental referente aos cuidados médicos, incluindo a anamnese e o exame clínico do paciente, bem como aos documentos relacionados. Deve ser organizado de maneira padronizada e concisa.

  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Anamnese (do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória) é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença ou patologia. Em outras palavras, é uma entrevista que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente. A anamnese é também referenciada como Anamnese Corporal, Ficha de Anamnese ou Anamnese Corporal Completa.

    Uma anamnese, como qualquer outro tipo de entrevista, possui formas ou técnicas corretas de serem aplicadas. Ao seguir as técnicas pode-se aproveitar ao máximo o tempo disponível para o atendimento, o que produz um diagnóstico seguro e um tratamento correto. Sabe-se hoje que a anamnese, quando bem conduzida, é responsável por 85% do diagnóstico na clínica médica, liberando 10% para oexame clínico (físico) e apenas 5% para os exames laboratoriais ou complementares.

    Após a anamnese é realizado o exame físico, onde se procuram os sinais e sintomas da doença.


  • Resposta correta: Alternativa C.

    Genival França pág. 31.

  • "Anamnese", entrevista realizada com o paciênte com a filnalidade de aplicar o diagnóstico necessário. O registro dessa "entrevista" é realizado no prontuário...

  • GABARITO C

     

    A – ERRADA - ATESTADO – também são entendidos como CERTIFICADOS, tem por OBJETIVO firmar a VERACIDADE DE UM FATO ou a EXISTENCIA DE DETERMINADO ESTADO, ocorrência ou obrigação.

     

    B – ERRADA - NOTIFICAÇÃO PERICIAL – é *comunicação compulsória* feita pelos médicos as autoridades competentes a cerca de um fato profissional, seja por necessidade social, sanitária, doenças contagiosas e etc.

     

    C- CORRETA - PRONTUÁRIO- é o registro de anamnese  do paciente, bem como o acervo documental padronizado, organizado referente ao registro dos cuidados médicos prestados.  Constitui-se de um exame clinico do paciente, com as ocorrências, os relatórios de enfermagem etc.

     

    IMPORTANTE: O INTERESSE MEDICO LEGAL DO PRONTUÁRIO: Serve para RESGUARDAR como para FORNECER ELEMENTOS que possam apontar a RESPONSABILIDADE JURIDICO- PENAL

     

    D –ERRADA - RELATÓRIO - Documento que relata a perícia. É descrição minuciosa de fato médico requisitado por autoridade competente. É narração detalhada da perícia com emissão de juízo valorativo. Divide-se em 8 partes: 1) PREâmbulo, 2) QUEsitos; 3) HIStórico; 4) DEScrição; 5) *DIScussão* e 6) CONclusão, 7) REspostas aos Quesitos e 8) ASsinatura

     

    MNEMÔNICO *PRE QUE HIS DES DIS CO RE AS*

     

    OBS: O relatório pode ser ditado ao escrivão (AUTO) ou redigido pelo próprio perito (LAUDO)


  • A) INCORRETO- Atestado médico também chamado de certificados médicos é a afirmação de um fato médico e suas consequências.

    B) INCORRETO- Notificação é uma comunicação de um fato por necessidade social ou sanitária. Ex: doenças infecto-contagiosas.

    C) CORRETO- É no Prontuário que é realizada a anamnese do paciente (ponto inicial no diagnóstico de uma doença ou patologia), juntamente com todos os documentos de diagnósticos relativos a cuidados médicos do paciente.

    D) INCORRETO- O relatório é um documento que relata uma perícia. O relatório pode ser AUTO (documento ditado a um escrivão e diante de testemunhas) ou LAUDO (documento realizado após a investigação dos peritos).

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C
  •  

    Atestado: Entende-se por atestado ou certificado o documento que tem por objetivo firmar a veracidade de um fato ou a existência de determinado estado, ocorrência ou obrigação. É um instrumento destinado a reproduzir, com idoneidade, uma específica manifestação do pensamento.

    Notifcação - de saúde pública. Ocorre quando por exemplo, existe uma epidemia

    Prontuário -  tipo um histórico de tudo o que o aconteceu com o paciente

    Relatório - O relatório médico-legal é a descrição mais minuciosa de uma perícia médica a fim de responder à solicitação da autoridade policial ou judiciária frente ao inquérito

  •  OU OLÁ PESSOAL! ESTOU VENDO DIVERGÊNCIAS EM RELAÇÃO A UM DOS DOCUMENTOS MÉDICOS LEGAIS, O ÍTEM RELATÓRIO SÃO DIVIDIDOS EM QUANTAS PARTES?  7, 8 OU 9 PARTES.

    EU GOSTARIA DE SABER QUAIS SÃO, MAS SEGUNDO GENIVAL FRANÇA, POIS É O AUTOR PEDIDO PELA BANCA, ALGUÉM  E PODERIA ME AJUDAR!

  • Bruno Gullo,para Genival França em Documentos Médicos Legais o relatório é composto por 7 partes.

    Prêambulo;

    Quesitos;

    Histórico;

    Descrição;

    Discussão;

    Conclusão e Respota aos quesitos.

  • A) INCORRETO- Atestado médico também chamado de certificados médicos é a afirmação de um fato médico e suas consequências.

    B) INCORRETO- Notificação é uma comunicação de um fato por necessidade social ou sanitária. Ex: doenças infecto-contagiosas.

    C) CORRETO- É no Prontuário que é realizada a anamnese do paciente (ponto inicial no diagnóstico de uma doença ou patologia), juntamente com todos os documentos de diagnósticos relativos a cuidados médicos do paciente.

    D) INCORRETO- O relatório é um documento que relata uma perícia. O relatório pode ser AUTO (documento ditado a um escrivão e diante de testemunhas) ou LAUDO (documento realizado após a investigação dos peritos).

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C

  • NÃO CONFUNDA RELATÓRIO COM PRONTUÁRIO:

    PRONTUÁRIO- é o registro de anamnese  do paciente, bem como o acervo documental padronizado, organizado referente ao registro dos cuidados médicos prestados.  Constitui-se de um exame clinico do paciente, com as ocorrências, os relatórios de enfermagem etc.

    RELATÓRIO - Documento que relata a perícia. É descrição minuciosa de fato médico requisitado por autoridade competente. É BEM MAIS DETALHADO.

     

  • O preenchimento inadequado de prontuários.

    Um dos elementos mais valorizados quando da avaliação do erro médico é o prontuário do paciente. Neste documento, devem estar de forma legível não apenas a anamnese, mas todo acervo documental padronizado, ordenado e conciso, referente ao registro dos cuidados médicos prestados e aos documentos anexos. Consta de exame clínico, suas fichas de ocorrências e de prescrição terapêutica, os relatórios de enfermagem, os relatórios da anestesia e da cirurgia, a ficha de registro de resultados de exames complementares e, até mesmo, cópias de atestados e solicitações de exames. Constitui o prontuário um verdadeiro dossiê que tanto serve para análise da evolução da doença, como para fins estatísticos que alimentam a memória do serviço e como defesa do profissional, caso ele venha a ser responsabilizado por algum resultado atípico e indesejado. Pelo visto, sua não existência ou seu incompleto preenchimento pode constituirse em um fator negativo nos procedimentos de prova. Acreditamos que o prontuário é a melhor arma quando de uma avaliação judicial. 

  • Gabarito: C

    Prontuários

    "O prontuário médico constitui-se não apenas no registro da anamnese do paciente, mas em todo o acervo documental padronizado, organizado e conciso, referente ao registro dos cuidados médicos prestados, assim como dos documentos pertinentes a essa assistência. Mesmo sendo um documento criado para interesses médicos, o prontuário pode produzir efeitos jurídicos de grande significação médico-legal." (GENIVAL VELOSO DE FRANÇA)

  • DELTA CAVEIRA- Prontuários

    Prontuário médico constitui-se não apenas no registro da anamnese do paciente, mas em todo

    o acervo documental padronizado, organizado e conciso, referente ao registro dos cuidados

    médicos prestados, assim como dos documentos pertinentes a essa assistência. Mesmo sendo

    um documento criado para interesses médicos, o prontuário pode produzir efeitos jurídicos de

    grande significação médico-legal. Consta de exame clínico do paciente, suas fichas de ocorrências

    e de prescrições terapêuticas, os relatórios da enfermagem, da anestesia e da cirurgia, a ficha do

    registro dos resultados de exames complementares e, até mesmo, cópias de solicitação e de

    resultado de exames complementares.

    Constituem um verdadeiro dossiê que tanto serve para a análise da evolução da doença, como

    para fins estatísticos que alimentam a memória do serviço e como defesa do profissional, caso

    CICLOS- Alguns materiais trazem como documento médico-legal também o prontuário médico. Constitui-se não apenas no registro da anamnese do paciente, mas em todo acervo documental padronizado, organizado e conciso, referente ao registro dos cuidados médicos prestados, assim como dos documentos pertinentes a essa assistência

    CP IURIS FEITO POR FRED MELO- PRONTUÁRIOS

    Trata-se de todo acervo (padronizado, organizado e conciso), referentes aos

    cuidados médicos prestados ao paciente, sendo um verdadeiro “dossiê”.

     O prontuário é de propriedade do paciente.

     STF

    A instituição ou médico não é obrigada a atender requisição de prontuários – apenas ao perito cabe o direito de consulta-los, e mesmo assim, obrigando-se ao sigilo.

  • Gabarito: C

    ✅ O prontuário é o registro histórico padronizado, organizado e conciso de todos os cuidados médicos prestados.

  • GAB. C

    PRONTUÁRIO: É o registro de anamnese do paciente, bem como o acervo documental padronizado, organizado referente ao registro dos cuidados médicos prestados. Constitui-se de um exame clinico do paciente, com as ocorrências, os relatórios de enfermagem etc.

  • Gabarito Letra C

    Letra A: O ATESTADO conforme é a afirmação sucinta e por escrito de um fato médico e de suas consequências.

    Letra B: As NOTIFICAÇÕES, de acordo com o professor G.V. França: “São comunicações compulsórias feitas pelos médicos às autoridades competentes de um fato profissional, por necessidade social ou sanitária, como acidente do trabalho, doenças infectocontagiosas, uso habitual de substâncias entorpecentes ou crime de ação pública que tiverem conhecimento e não exponham o cliente a procedimento criminal”.

    Letra C: Dá-se o nome de PRONTUÁRIO MÉDICO: ao registro feito pelo médico quando do atendimento ao paciente. O médico incorre em falta ética grave se deixar de elaborá-lo. No prontuário estão, entre outras informações: a Identificação; a Anamnese; o Exame Físico Geral, o Exame Físico Especial; Exames Complementares; Diagnóstico, Conduta e Prognóstico.

    Letra D: Por fim, o RELATÓRIO é a materialização da perícia médica, é a descrição minuciosa do fato médico e de suas consequências, requisitada pela autoridade competente. 

    Fonte: PDF Estratégia

  • c) Prontuário.

    O prontuário médico constitui-se não apenas no registro da anamnese do paciente, mas em todo o acervo documental padronizado, organizado e conciso, referente ao registro dos cuidados médicos prestados, assim como dos documentos pertinentes a essa assistência. Mesmo sendo um documento criado para interesses médicos, o prontuário pode produzir efeitos jurídicos de grande significação médico-legal.

    Fonte: FRANÇA, GENIVAL VELOSO. Medicina Legal. 11ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan Ltda, 2017.

  • GAB: C

    PRONTUARIO: é o registro do paciente, registra todos documentos referente aos cuidados médicos, incluindo a anamnese e o exame clínico do paciente..

    obs: me sigam no insta: "carolrocha17" .. S2