SóProvas


ID
126664
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A comunicação por meio do padrão H.323 emprega uma série de elementos básicos que, juntos, possibilitam a comunicação multimídia. As funções de autenticação, autorização e tarifação são funções do

Alternativas
Comentários
  • Implementação do H.323

    A) Terminais: Estações multimédia (também denominadas CODECs – Codificadores) compatíveis com os padrões de Vídeo (H.261, H.263, etc), áudio (G.711, etc) e controles (H.221, H.225, H.245, etc). Alguns fabricantes fornecem terminais com MCUs incorporadas para possibilitar múltiplas conexões simultaneamente. (ERRADO)

    B) Gateways: Componente opcional que possibilita a comunicação de terminais H.323 com outros padrões, tais como H.310, H.321 e H.322.         (ERRADO)

    C) MCU (Multi Control Unit): Componente que centraliza os pedidos de chamada, possibilitando a conexão de 3 ou mais participantes simultaneamente. (ERRADO)

    D) Gatekeeper: Componente opcional que centraliza os pedidos de chamada e gerencia a banda empregada pelos participantes para evitar que sobrecarreguem a rede com taxas de transmissão muito elevadas. (CORRETO)

    E) RTP (Real-Time Transport Protocol) do IETF

  • Gatekeepers

    Componentes mais importantes. Atuam como ponto central para todas as chamadas dentro de sua zona (Zona é oconjunto de todos terminais, gateways e MCUs gerenciados por um único gatekeeper.  Uma (zona deve incluir, pelo menos, um terminal e pode incluir  segmentos de LAN conectados usando roteadores) e provêem serviços de  controle de chamada para registrar participantes. Dentre outras coisas, são também responsáveis pelo gerenciamento da largura de banda em conferências H.323.

  • GABARITO D

    Gatekeeper (guardião): controla os pontos extremos sob sua jurisdição, denominada zona.

    FONTE: Tanenbaum