SóProvas


ID
1266910
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Numa determinada organização, o trabalho é estável e os conflitos são mínimos, o gerente do programa possui autoridade de linha sobre todo o projeto, designa trabalhos e conduz as avaliações de desempenho. Nessa organização desenvolvem-se canais sólidos de comunicação e cada indivíduo se reporta a apenas uma pessoa, resultando em um tempo de reação muito rápido. Pode-se afirmar que a estrutura organizacional, nesse caso, é do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Olá amigos do QC, linha-staff é um serviço de assessoria especializada que combina os dois tipos de organização linear e funcional. Buscando-se incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir as suas desvantagens.


    grande abraço e bons estudos


  • Essa questão tomou por base o livro de Gerenciamento de Projetos de Harold Kerzner (2011), que foi abordado em uma aula extra do nosso curso.

    Kerzner apresentou os seguintes tipos de estruturas: tradicional (clássica), linha-staff, por produtos (projetizada), matricial e de gerenciamento de projetos por unidades estratégicas de negócios (UEN).

    Vimos na aula que, na estrutura por produto, o gerente de produtos tem total autoridade sobre a sua linha de projetos. As comunicações ocorrem rapidamente e as equipes podem manter o conhecimento especializado de um dado projeto sem dividir profissionais importantes. A desvantagem, porém, é o custo de manutenção, pois ocorre a duplicação de esforços em cada grupo de produto/projeto, tornando o seu uso ineficaz.

    Além disso, Kerzner destaca que:

    A organização por produtos (…) se desenvolve como uma divisão dentro de uma divisão. Contanto que exista um fluxo contínuo de projetos, o trabalho é estável e os conflitos são mínimos. A maior vantagem desse fluxo organizacional é que um indivíduo, o gerente do programa, possui autoridade total de linha sobre o projeto. Ele não apenas designa trabalhos, mas também conduz as avaliações de desempenho. Como cada indivíduo se reporta a apenas uma pessoa, canais sólidos de comunicação se desenvolvem e resultam em um tempo de reação muito rápido.

    Por todo o exposto, o gabarito é mesmo a opção B.

    Contudo, é possível argumentar que Chiavenato, cuja obra também está nas referências do edital do concurso, fala em “departamentalização por produtos” (Chiavenato, 2011, p 198). Ou seja, para este autor, esse não é um tipo de estrutura, mas de departamentalização. Chiavenato menciona a existência de somente três tipos de organização: linear, funcional e linha-staff (p. 177).

    Destaco que eu concordo com o gabarito da banca, pois a divergência não causaria confusão para responder a questão. Porém, se você está precisando de ponto, não custa tentar.

    Referências para o recurso:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 8ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011 (pp. 177 e 198).

    KERZNER. H. Gerenciamento de projetos: uma abordagem sistêmica para planejamento, programação e controle. [traduzido por João Gama e Joyce Prado]. São Paulo: Blucher, 2011 (p. 65).

    Gabarito: alternativa B (as chances são baixas, mas é possível entrar com recurso).

    FONTE : http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-prova-administracao-publica-camara-rj/