SóProvas


ID
126763
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um analista configura um computador que executa o Windows Server 2008 com quatro interfaces de rede, cada uma delas conectada a diferentes sub-redes. A primeira interface está conectada a uma sub-rede que tem dois outros roteadores conectados a ela e cada roteador fornece acesso a diferentes sub-redes. Esse computador deve identificar automaticamente os roteadores e determinar quais sub-redes remotas estão disponíveis usando cada roteador. Nessa situação, o analista deve

Alternativas
Comentários
  • A questão fala claramente de um protocolo de roteamento quando diz "Esse computador deve identificar automaticamente os roteadores e determinar quais sub-redes remotas estão disponíveis usando cada roteador", e a alternativa (C) é a única opção disponível.

    O RIP é um dos primeiros protocolos de roteamento intra-AS (roteamento dentro de um sistema autônomo, também conhecido como protocolo de roteadores internos) da internet, e seu uso ainda é amplamente disseminado. Utiliza o protocolo de vetor de distâncias, e número de saltos (hops) como métrica de custo (limitado a 15 saltos). Roteadores vizinhos trocam vetores de distância entre si, com estimativas de distâncias do caminho de menor custo entre aquele roteador e as sub-redes do AS.

    Demais alternativas não se referem a protocolos de roteamento dinâmico:
    (A) ICMP é protocolo da camada de rede para troca de msgs entre roteadores notificando ocorrência de erros.
    (B) Recurso de firewall para tradução de endereços de rede
    (D) A inclusão de uma rota estática não permitiria que o roteador identificasse os roteadores vizinhos e as sub-redes disponíveis
    (E) Serviço de acesso remoto em ambiente windows

    Bons estudos!
  •  O RIP é um protocolo de encaminhamento dinâmico que implementa o algoritmo vetor-distância (erroneamente vetor de distância) e caracteriza-se pela simplicidade e facilidade de solução de problemas. Normalmente, os routers usam RIP em modo activo e as estações (hosts) em modo passivo. O RIP transmite a sua tabela de encaminhamento a cada 30 segundos. O RIP permite 15 rotas por pacote; assim, em redes grandes, são exigidos vários pacotes para enviar a tabela de encaminhamento inteira. A distância ao destino é medido pelos routers que se passa até chegar ao destino. Permitindo 15 rotas, permite passar até 15 routers, tendo depois de ser reencaminhado de novo.


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Routing_Information_Protocol