SóProvas



Questões de Windows 2008 Server


ID
126757
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um analista designado para configurar um novo servidor DNS, chamado Server01 (Windows Server 2008), para a sua empresa deve especificar os servidores raiz da empresa como os servidores raiz deste novo servidor. Para essa especificação, o analista deve configurar o

Alternativas
Comentários
  • Usado para fazer o pré-carregamento de registros de recursos no cache de nomes do servidor DNS. Os servidores DNS usam esse arquivo para ajudar a localizar servidores raiz na rede ou na Internet.

    Por padrão, esse arquivo contém registros de recursos DNS que preparam o cache local do servidor com os endereços de servidores raiz de autoridade para a Internet. Se você está configurando um servidor DNS para resolver nomes DNS da Internet, as informações desse arquivo são obrigatórias a menos que você permita o uso de outro servidor DNS como um encaminhador para resolver esses nomes.

    O tráfego para os servidores raiz da Internet é intenso, mas como os nomes de host não são normalmente resolvidos nesse nível, a carga pode ser manipulada de forma razoável. Em vez disso, o arquivo de dicas de raiz fornece informações de referência que podem ser úteis durante a resolução de nomes DNS para redirecionar uma consulta para outros servidores que são autoridades para nomes localizados abaixo da raiz.

    Em servidores DNS operando de forma privada na sua rede interna, o console do DNS pode conhecer e substituir o conteúdo desse arquivo por servidores raiz internos na sua rede, desde que eles possam ser acessados pela rede quando você estiver definindo e configurando novos servidores DNS. Ele pode ser atualizado usando o console do DNS a partir da guia Dicas de raiz localizada sob as propriedades do servidor aplicáveis.

    Esse arquivo faz o pré-carregamento do cache de nomes do servidor quando ele é inicializado.

    Fonte: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc757806%28v=ws.10%29.aspx


ID
126763
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um analista configura um computador que executa o Windows Server 2008 com quatro interfaces de rede, cada uma delas conectada a diferentes sub-redes. A primeira interface está conectada a uma sub-rede que tem dois outros roteadores conectados a ela e cada roteador fornece acesso a diferentes sub-redes. Esse computador deve identificar automaticamente os roteadores e determinar quais sub-redes remotas estão disponíveis usando cada roteador. Nessa situação, o analista deve

Alternativas
Comentários
  • A questão fala claramente de um protocolo de roteamento quando diz "Esse computador deve identificar automaticamente os roteadores e determinar quais sub-redes remotas estão disponíveis usando cada roteador", e a alternativa (C) é a única opção disponível.

    O RIP é um dos primeiros protocolos de roteamento intra-AS (roteamento dentro de um sistema autônomo, também conhecido como protocolo de roteadores internos) da internet, e seu uso ainda é amplamente disseminado. Utiliza o protocolo de vetor de distâncias, e número de saltos (hops) como métrica de custo (limitado a 15 saltos). Roteadores vizinhos trocam vetores de distância entre si, com estimativas de distâncias do caminho de menor custo entre aquele roteador e as sub-redes do AS.

    Demais alternativas não se referem a protocolos de roteamento dinâmico:
    (A) ICMP é protocolo da camada de rede para troca de msgs entre roteadores notificando ocorrência de erros.
    (B) Recurso de firewall para tradução de endereços de rede
    (D) A inclusão de uma rota estática não permitiria que o roteador identificasse os roteadores vizinhos e as sub-redes disponíveis
    (E) Serviço de acesso remoto em ambiente windows

    Bons estudos!
  •  O RIP é um protocolo de encaminhamento dinâmico que implementa o algoritmo vetor-distância (erroneamente vetor de distância) e caracteriza-se pela simplicidade e facilidade de solução de problemas. Normalmente, os routers usam RIP em modo activo e as estações (hosts) em modo passivo. O RIP transmite a sua tabela de encaminhamento a cada 30 segundos. O RIP permite 15 rotas por pacote; assim, em redes grandes, são exigidos vários pacotes para enviar a tabela de encaminhamento inteira. A distância ao destino é medido pelos routers que se passa até chegar ao destino. Permitindo 15 rotas, permite passar até 15 routers, tendo depois de ser reencaminhado de novo.


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Routing_Information_Protocol



ID
126766
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma empresa utiliza vários servidores Windows Server 2008 departamentais para compartilhar arquivos, o que acaba gerando uma série de pastas compartilhadas. Este fato acarreta problemas como: os funcionários ficam confusos na hora de saber em quais unidades mapeadas estão os arquivos que eles precisam; os administradores enfrentam dificuldades de prover segurança; se um servidor falhar ocorrerá a indisponibilidade de informações para os usuários.
O gerente da área de suporte fez então as seguintes perguntas para o responsável pela administração dos servidores.

1 - Como podemos reduzir o número de pastas compartilhadas às quais os usuários precisam se conectar?
2 - Como podemos reduzir o risco de indisponibilidade dos arquivos?
3 - Como podemos garantir que usuários móveis acessem as pastas compartilhadas mesmo quando desconectados da rede?

Para as perguntas feitas o responsável pela administração dos servidores forneceu, respectivamente, as seguintes respostas.

I - Podemos criar um namespace DFS contendo múltiplas pastas compartilhadas, mesmo sendo elas hospedadas por servidores diferentes. Isso permitiria aos usuários mapear uma unidade de rede para o namespace e utilizar a unidade de rede única para se conectar a qualquer pasta que esteja compartilhada.
II - Podemos adicionar múltiplos tags a uma pasta compartilhada e habilitar a replicação entre eles. Desta forma, usuários que se conectam à pasta compartilhada podem ser conectados automaticamente ao servidor na rede. Caso este esteja indisponível, o computador do usuário pode se conectar a outro servidor de tags, acessando, assim, os mesmos arquivos.
III - Podemos utilizar o recurso de arquivos offline para permitir que os computadores dos usuários armazenem em cache, automaticamente, uma cópia dos arquivos das pastas compartilhadas, permitindo acesso transparente aos arquivos quando o usuário não estiver conectado à rede.

Quais respostas fornecidas estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Os componentes Namespaces DFS e Replicação DFS podem ser usados para publicar documentos, software e dados comerciais para usuários em uma organização. Embora a Replicação DFS sozinha seja suficiente para distribuir os dados, você pode usar os Namespaces DFS para configurar o namespace de forma que uma pasta dentro dele seja hospedada por vários servidores, cada um com uma cópia atualizada da pasta. Isso aumenta a disponibilidade dos dados e distribui a carga do cliente entre os servidores.

    Ao procurarem uma pasta no namespace, os usuários não percebem que ela está hospedada em diversos servidores. Quando um usuário abre a pasta, o computador cliente é automaticamente referido a um servidor no seu local. Se não houver servidor disponível no mesmo local, você pode configurar o namespace para referir o cliente a um servidor que tenha o menor custo de conexão, como definido no AD DS.


ID
126769
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere as afirmações abaixo relativas ao gerenciamento de impressão em ambiente Windows Server 2008.

I - Os filtros personalizados podem ser utilizados para gerar notificações de e-mail para a área de suporte quando impressoras específicas apresentarem problemas como falta de papel.
II - A área de suporte pode priorizar a impressão de documentos, criando múltiplas impressoras lógicas, com prioridades diferentes, para uma única impressora física.
III - O script pubprn.vbs pode ser utilizado para publicar uma impressora no Active Directory, enquanto que o script prnjobs.vbs pode ser utilizado para listar e cancelar documentos na fila de impressão.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões)

Alternativas

ID
137236
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Casa da Moeda
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A rede interna de uma empresa é formada por servidores Windows 2003. NÃO é possível oferecer, nativamente, para os usuários dessa rede o(a)

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

    Não vão confundir face (rosto) com a abreviatura do facebook, face. hehehehe

    Apenas para descontrair!!!

    Vamos lá, galera!

    "O esforço é passageiro, o cargo é para sempre" - William Douglas.
  • Curiosidade: Windows 10 permite autenticação por reconhecimento de face.

     

    https://support.microsoft.com/pt-br/help/17215/windows-10-what-is-hello

     

    Gabarito: e)


ID
177994
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

É um novo recurso implementado no Windows 2008 Server que otimiza a administração de GPO (Group Policy Object). Trata-se do Group Policy

Alternativas
Comentários
  •  Gabarito: D

    Group Policy Preferences (GPP)
    Um novo grupo de políticas que não é "forçada" como as atuais GPs, ou seja, mesmo depois de aplicadas, o usuário pode alterar. As GPPs extendem a capacidade de customização das estações de trabalho, por permitirem acesso a opções como: manipulação de chaves de registro, impressoras instaladas, atalhos no desktop, unidades mapeadas e outros. Além disso, há diversas novas opções de políticas forçadas, como a restrição de gravação e leitura de discos USB.

    Fonte: http://christianomendes.blogspot.com/2009/09/windows-server-2008-novidades.html

  • LETRA D

    GPP - GROUP POLICY PREFERENCES facilita administração de GPOs

    http://www.portaltecnologia.net/category/group-policy-preference-gpp/

ID
188806
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows 2008 Server, é um utilitário de linha de comandos e scripts que realiza tarefas, tais como, configurar protocolos de roteamento, configurar rotas, e exibir a configuração de um roteador em execução em qualquer computador:

Alternativas
Comentários
  • A ferramenta NETSH – Windows XP e Windows Server 2003

    Um poderoso comando que poucos utilizam e é muito bom para qualquer ação com o sistema operacional é o NETSH, você pode realizar diversas operações de rede, como alterações de endereço IP, servidor de DNS, WINS, renomear placa de rede, configuração de filtro IPSEC, configuração do firewall do Windows XP SP2, entre outras funções.

    Portanto opção correta é "C".

    Fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc668515.aspx 

  • Netsh é o utilitário de linha de comando do Windows Server 2008 que permite configurar
    protocolos de roteamento, rotas, interfaces, filtros e utilizar scripts.

    http://msmvps.com/blogs/paleo/archive/2008/10/31/comandos-essenciais-do-windows-server-2008-server-core.aspx
  •  a) Net User.
    Usado para criar e modificar contas de usuários em computadores. Quando esse comando é usado sem as opções de linha de comando, as contas de usuário do computador são listadas. As informações das contas de usuário são armazenadas no banco de dados de contas de usuário. Esse comando apenas funciona em servidores. 
    Fonte: http://support.microsoft.com/kb/251394
     
     b) ServerManager.
    Na grafia usada, parece uma classe usada para configurar o IIS 7 (http://msdn.microsoft.com/en-us/library/microsoft.web.administration.servermanager(v=vs.90).aspx).  Há também o console do W2008 R2 (http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc732455.aspx)
     
     
     c) Netsh.
    Já muito bem descrito pelos colegas.
     
     d) NetDom.
     
    É uma ferramenta de linha de comando que está embutido no Windows Server 2008 e Windows Server 2008 R2. Está disponível quando a função Serviços de Domínio do Active Directory (AD DS)  estiver instalada. Também está disponível se você instalar os Serviços de Domínio Active Directory Ferramentas que fazem parte das Remote Server Administration Tools (RSAT). 
    Fonte: http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc772217.aspx
     
    e) Adprep
    Estende as permissões como necessárias para preparar a floresta eo domínio para um controlador de domínio que executa o sistema operacional Windows Server 2008 ® atualizações Active Directory ® e esquema.
    Fonte: http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc731728.aspx
  • Gabarito C

    netsh ou network shell é um utilitário incluido na linha de sistemas operacionais Windows NT, encontrado a partir do Windows 2000. Este permite a configuração local ou remota dos parâmetros de rede.

    Um uso comum do netsh é a reinicialização do TCP/IP stack para o padrão, tarefa que no Windows 98 requeria a reinstalação do adaptador TCP/IP. Com o netsh, deve-se prover um arquivo de log, que será preenchido com os valores alterados.

    O Netsh também permite a alteração do IP local, entre outras coisas.

    Comandos básicos do netsh:

    Exibir Configuração atual de IP - netsh interface ip show config

    Exibir estado dos adaptadores de rede - netsh interface show interface

    Exibir estado do adaptador sem fio - netsh wlan show interface

    Exibir endereço com o protocolo ipv6 - netsh interface ipv6 show address

    Atribuir IP, Máscara e Gateway a um adaptador de rede - netsh int ip add address "Adaptador de rede" static "endereço ip" "máscara" "gateway" ex: netsh int ip add address "REDE_LOCAL" "192.168.1.10" "255.255.255.0" "192.168.1.254"

    Atribuir DNS Primário a um adaptador de rede - netsh int ip add dns "Adaptador de rede" static "endereço do servidor de dns" primary ex: netsh int ip add dns "REDE_LOCAL" static 192.168.1.1 primary

    Atribuir DNS Secundário a um adaptador de rede - netsh int ip add dns "Adaptador de rede" addr="endereço do servidor de dns" index=2 ex: netsh int ip add dns "REDE_LOCAL" addr=192.168.1.248 index=2

    Ativar firewall do Windows - netsh advfirewall set currentprofile state on

    Desativar firewall do Windows - netsh advfirewall set currentprofile state off

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
189286
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Qual recurso nativo do Windows Server 2008 pode ser usado para garantir que clientes Windows XP Service Pack 3 estejam com Antivírus e Antispyware instalados?

Alternativas
Comentários
  • Network Access Protection (NAP) for Windows Server 2008
     

    A Proteção contra Acesso à Rede (NAP – Network Access Protection) é uma plataforma de reforço à diretiva integrada ao Windows Vista, Microsoft Windows XP e ao Windows Server, também chamado de 2008, que permite a você proteger melhor o que se refere à rede, reforçando a conformidade com os requisitos para integridade do sistema. Com a Proteção contra Acesso à Rede, você pode criar diretivas personalizadas de integridade para validar o computador, antes de permitir o acesso ou a comunicação, para atualizar, automaticamente, os computadores, a fim de garantir sua conformidade contínua e, opcionalmente, para associar os computadores sem conformidade a uma rede restrita, até que eles estejam em ordem.

    A Proteção contra Acesso à Rede inclui uma interface de programação da aplicação (API) definida para desenvolvedores e fornecedores, para que eles criem soluções completas para a validação da política de integridade, limitação do acesso à rede e conformidade contínua.

    Para validar o acesso a uma rede baseada na integridade do sistema, uma infra-estrutura de rede deve fornecer as seguintes áreas de funcionalidade:

    Validação da política da integridade: Determina se os computadores estão em conformidade com os requisitos de integridade.

    Limitação do acesso à rede: Limita o acesso a computadores em não-conformidade.

    Remediação automática: Fornece atualizações necessárias para permitir que um computador em não-conformidade torne-se concordante.

    Conformidade contínua: Atualiza automaticamente os computadores em conformidade para que eles se adaptem às contínuas mudanças nos requisitos da política de integridade.
    *
    Fonte: www.microsoft.com/brasil/servidores/windowsserver2008/network-access-protection.mspx

  • NAP(Network Access Protection): protege a rede de algumas vulnerabilidades, impedindo que computadores com sistemas desatualizados acessem a rede. 
     

  • Gabarito B

    Proteção de acesso de rede (NAP) é uma criação de diretivas de integridade do cliente, imposição e remediação tecnologia incluída no Windows Vista e Windows Server 2008. Com NAP, você pode estabelecer diretivas de integridade que definem questões como requisitos de software, requisitos de atualização de segurança e as configurações necessárias para computadores que se conectam à sua rede.

    Quando você implanta a NAP, um servidor que executa o servidor de diretivas de rede (NPS) serve como um servidor de diretiva de integridade. Você cria diretivas de integridade no NPS que especificam a configuração necessária de computadores compatíveis com NAP que se conectam à sua rede e, em seguida, configure uma ou mais diretivas de rede com a diretiva de integridade. Em seguida, o NPS executa verificações de integridade durante o processamento da diretiva de rede e executar a autorização.

     Observação

    No Windows Server 2003, as diretivas de rede foram nomeadas diretivas de acesso remoto.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Em 04/12/2017, às 17:13:05, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 20/10/2017, às 09:44:38, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 26/10/2016, às 15:53:55, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 25/10/2016, às 22:18:21, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 12/07/2016, às 19:13:14, você respondeu a opção C.Errada!


ID
189292
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em uma rede que utiliza Active Directory com servidores Windows Server 2008, descobriu-se que foram delegados, indevidamente, privilégios administrativos para vários usuários de uma OU. Essas delegações foram feitas sem autorização do CIO e foi decidido que essa OU deverá retornar a seu estado original. Qual procedimento deve ser realizado para que a OU retorne ao seu estado original?

Alternativas
Comentários
  • Por eliminação c,d,e não são atividades aceitaveis para retornar um objeto a um estado anterior...

    letra b ) dsquery : Executa consultas no Active Directory segundo critérios especificados. Você pode executar
     consultas em servidores, computadores, grupos, usuários, sites, unidades organizacionais e
     partições.


    letra a ) dsacls : is a command-line tool that you can use to query the security attributes and to change permissions and security attributes of Active Directory objects.

    CORRETA
  • Dsacls

    Exibe e altera as permissões de ACEs (entradas de controle de acesso) na ACL (lista de controle de acesso) de objetos no Modo de Aplicativo do Active Directory (ADAM).

    As ACEs adicionadas com o uso de dsacls devem ser permissões específicas de objeto que substituem as permissões de partição padrão definidas no esquema do ADAM. Não adicione ACEs, a menos que você esteja bem informado sobre a segurança para os objetos do ADAM.

    Se você especificar um objeto sem parâmetros adicionais, dsacls exibirá as ACEs na ACL.


    Alguns parâmetros:

    Observação

    • Esse parâmetro altera uma propriedade do objeto, não de uma ACE. Para determinar se uma ACE é herdável, use o parâmetro /I.
    /R {User | Group} [{User | Group}]...
    Exclui todas as ACEs para os usuários ou grupos especificados. User pode ser especificado como Usuário@Domínio ou comoDomínio\UsuárioGroup pode ser especificado como Grupo@Domínio ou como Domínio\Grupo. Você pode excluir ACEs de vários usuários e grupos em um único parâmetro /R Exemplo:/R Domain1\User1 Domain1\User2
    /S
    Restaura a segurança no objeto com o padrão para essa classe de objeto, conforme definido no esquema do Active Directory.
    /T
    Restaura a segurança na árvore de objetos ao padrão para cada classe de objeto. Esse parâmetro somente é válido com o parâmetro /S.
    /resetDefaultDACL
    Restaura a DACL no objeto com a configuração padrão, com base na definição de esquema para a classe de objeto.
    /resetDefaultSACL
    Restaura a SACL no objeto com a configuração padrão, com base na definição de esquema para a classe de objeto.
    /takeOwnership
    Atribui a propriedade do objeto à conta na qual as Dsacls estão em execução.
    /simple
    Especifica a ligação com o servidor de diretório usando uma ligação simples LDAP.
    /domain: domínio
    Especifica a ligação com o servidor de diretório usando uma conta do domínio representada por domínio.
    /user: nome_de_usuário
    Especifica a ligação com o servidor de diretório usando a conta representada por nome_do_usuário.
    /passwd: senha
    Especifica a ligação com o servidor de diretório usando a senha representada por senha. Se nenhuma senha for especificada, o usuário deverá inserir essa informação.
    /?
    Exibe a ajuda para dsacls.


ID
189298
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Qual recurso nativo do Windows Server 2008 permite ao administrador implementar controle de cotas para pastas e volumes além de controlar e gerenciar o tipo de dados armazenados em seus servidores?

Alternativas
Comentários
  • O Gerenciador de Recursos de Servidor de Arquivos é um conjunto de ferramentas que permite aos administradores entender, controlar e gerenciar a quantidade e os tipos de dados armazenados nos servidores. Ao usar o Gerenciador de Recursos de Servidor de Arquivos, os administradores podem inserir cotas em volumes, arquivos de triagem ativos e pastas, além de gerar relatórios de armazenamento abrangentes. Esse conjunto de instrumentos avançados não apenas ajuda o administrador a monitorar de modo eficiente os recursos de armazenamento existentes, mas também
    auxilia no planejamento e na implementação de alterações futuras de diretiva.
  • Fonte do comentário acima: http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc755603(v=ws.10).aspx
  • Gabarito E

    A utilização da ferramenta de FSRM tem como finalidade oferecer recursos de gerenciamento centralizado do nosso servidor de arquivos, possibilitando a criação de quotas de disco por unidade ou por pastas, gerenciamento de tipos de arquivos permitidos, compartilhamentos e segurança, monitoramento, geração de relatórios de utilização dos recursos de armazenamento de arquivos em rede, envio de alertas ou execução de script.
     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
189301
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma empresa necessita migrar os serviços e recursos de um domínio Windows NT para dentro de uma floresta criada a partir de um Windows Server 2008. Que procedimento deve ser adotado para realizar essa tarefa?

Alternativas
Comentários
  • Pode-se criar relação de confiança externa de forma unidirecional ou bidirecional, não transitiva com domínios que estão fora de sua floresta.
    Relações de confiança externas às vezes são necessárias quando os usuários precisam acessar recursos em um domínio do Windows NT 4.0 ou em um domínio que está localizado em uma floresta separada que não é acompanhado por uma confiança de floresta.

    Quando se estabelece uma relação de confiança entre um domínio em uma floresta em particular e um domínio fora dessa floresta, entidades de segurança do domínio externo podem acessar os recursos do domínio interno.
    O Serviço de Domínio Active Directory (AD DS) cria um objeto de segurança externo no domínio interno para representar cada entidade de segurança do domínio externo confiável. Essas entidades de segurança estrangeiras podem tornar-se membros de grupos locais de domínio no domínio interno. Grupos locais de domínio podem ter membros de domínios fora da floresta.

    Fonte:

    http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc732859.aspx

ID
189307
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando um cluster failover de Windows Server 2008, qual modelo de quórum cluster apresenta um ponto único de falha?

Alternativas
Comentários
  • Quorum configuration choices

    You can choose from among four possible quorum configurations:

    • Node Majority (recommended for clusters with an odd number of nodes)

      Can sustain failures of half the nodes (rounding up) minus one. For example, a seven node cluster can sustain three node failures.
       
    • Node and Disk Majority (recommended for clusters with an even number of nodes)

      Can sustain failures of half the nodes (rounding up) if the disk witness remains online. For example, a six node cluster in which the disk witness is online could sustain three node failures.

      Can sustain failures of half the nodes (rounding up) minus one if the disk witness goes offline or fails. For example, a six node cluster with a failed disk witness could sustain two (3-1=2) node failures.
       
    • Node and File Share Majority (for clusters with special configurations)

      Works in a similar way to Node and Disk Majority, but instead of a disk witness, this cluster uses a file share witness.

      Note that if you use Node and File Share Majority, at least one of the available cluster nodes must contain a current copy of the cluster configuration before you can start the cluster. Otherwise, you must force the starting of the cluster through a particular node. For more information, see "Additional considerations" in Start or Stop the Cluster Service on a Cluster Node.
       
    • No Majority: Disk Only (not recommended)

      Can sustain failures of all nodes except one (if the disk is online). However, this configuration is not recommended because the disk might be a single point of failure.
  • Amigos achei uma boa fonte para este assunto. Segue abaixo a mesma fonte em inglês e em portugues.(Coloquei as duas para a galera comparar os nomes.) O primeiro é em português, o segundo, em inglês.

    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc731739.aspx


    http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc731739.aspx




ID
189562
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A equipe de desenvolvimento de uma empresa está trabalhando com a tecnologia .NET 3.0, utilizando o Windows Presentation Foundation (WPF) e o Windows Workflow Foundation (WF). Em um Windows Server 2008 que roda o IIS7, qual função deve estar adicionada, obrigatoriamente, para possibilitar o trabalho da equipe de desenvolvimento?

Alternativas
Comentários
  • Visão geral do Application Server Foundation

    Aplica-se a: Windows Server 2008, Windows Server 2008 R2

    O Application Server Foundation é o grupo de tecnologias instaladas por padrão quando a função de Servidor de Aplicativos é instalada. O Application Server Foundation é basicamente o Microsoft .NET Framework 3.0.

    O Windows Server 2008 contém o .NET Framework 2.0, qualquer que seja a função de servidor instalada. O .NET Framework 2.0 contém o CLR (Common Language Runtime), que proporciona um ambiente de execução de código que promove a execução segura de código, a implantação simplificada do código e o suporte à interoperabilidade de várias linguagens. A instalação do Application Server Foundation adiciona os recursos do .NET Framework 3.0 aos recursos básicos do .NET Framework 2.0. Para obter mais informações sobre o .NET Framework 3.0, consulte .NET Framework Developer Center (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=81263 [a página pode estar em inglês]).

    Fonte: technet.microsoft.com/pt-br/library/cc754484.aspx

  • Componentes do Application Server Foundation

    Estes são os componentes principais do Application Server Foundation:

    Windows Communication Foundation (WCF)
      Windows Workflow Foundation (WF)
      Windows Presentation Foundation (WPF)
     

    Cada componente é instalado como um conjunto de bibliotecas e assemblies do .NET.

  • Resposta Letra D

    O Application Server Foundation é o grupo de tecnologias instaladas por padrão quando a função de Servidor de Aplicativos é instalada.
    O Application Server Foundation é basicamente o Microsoft .NET Framework 3.0.

    O Windows Server 2008 contém o .NET Framework 2.0, qualquer que seja a função de servidor instalada. O .NET Framework 2.0 contém o CLR (Common Language Runtime), que proporciona um ambiente de execução de código que promove a execução segura de código, a implantação simplificada do código e o suporte à interoperabilidade de várias linguagens.
    A instalação do Application Server Foundation adiciona os recursos do .NET Framework 3.0 aos recursos básicos do .NET Framework 2.0.
    Para obter mais informações sobre o .NET Framework 3.0, consulte .NET Framework Developer Center (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=81263

    Componentes do Application Server Foundation

    Estes são os componentes principais do Application Server Foundation:

    Windows Communication Foundation (WCF)
      Windows Workflow Foundation (WF)
      Windows Presentation Foundation (WPF)

ID
189565
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Observe as características descritas abaixo.

I - Cada pool de aplicativo pode ser iniciado e parado independentemente.
II - Para cada site criado no IIS 7 é criado um novo pool com o nome do site.
III - Os pools de aplicativos que rodam em um mesmo servidor compartilham o uso de memória e processador, podendo um afetar o funcionamento do outro.
IV - Não é possível configurar parâmetros de memória e CPU para um pool de aplicativo.

É(São) característica(s) de um pool de aplicativos de um IIS 7 rodando em um servidor Windows Server 2008 APENAS a(s) descrita(s) em

Alternativas
Comentários
  • http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc732742(v=ws.10).aspx


ID
190720
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Dentre as características abaixo, aquela que NÃO descreve um cluster NLB (Network Load Balance) em Windows 2008 Server é

Alternativas
Comentários
  • O NLB é uma forma de possibilitar alta disponibilidade para páginas WEB, possibilitando que duas os mais máquinas disponibilize o mesmo conteúdo Web. Caso uma das máquinas fique DOWN, não há indisponibilidade geral, visto que o acessos dos usuários ao servidores ocorrerá de forma balanceada. Durante a queda da máquina, somente os usuários que estavam acessando a aplicação naquela máquina ficam foram. Quando eles tentam acessar novamente, eles conseguem através de outra máquina do Farm.

    O Microsoft Cluster Service também é formado por no mínimo 2 máquinas e obrigatoriamente um storage externo. Este storage poderá estar ligado nos servidores (de forma a compartilhar entre os mesmo o acesso aos discos) através de um conjunto de placas de fibras ou acessando via Ethernet, no padrão iSCSI. Sem este acesso a storage externo, não é possível montar o MSCS.

    O DNS mencionado na questão está fora do escopo de criação de um cluster NLB ou MSCS apesar de ser um outra forma de se fazer balanceamento de carga.

  • Quando se fala em cluster, uma característica essencial é que um cluster de máquinas se apresenta ao cliente como uma única máquina, e o gerenciamento de carga é feito internamente quando a requisição chega para o IP da máquina.
    A distribuição de carga do DNS se baseia em uma esquema de round-robin de IPs, ou seja, existem várias máquinas com IPs diferentes para receber a solicitação, e uma vez que o cliente faz a tradução do nome para um IP, ele irá ficar com aquele IP até que expire o TTL do registro DNS.
  • Desconectação machuca o ouvido...Apesar de a palavra existir, o termo usado é desconexão


ID
190726
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A um administrador dos Windows Server 2008 com IIS7 foi solicitado que colocasse em produção um novo software WEB com dois aplicativos, ambos desenvolvidos em ASP.NET. Foi definido que o primeiro aplicativo deveria ter acesso total, e o segundo aplicativo deveria ter o acesso o mais restrito possível. Para garantir os níveis de segurança solicitados, os níveis de confiança do 1o e do 2o aplicativos deverão estar configurados, respectivamente, como

Alternativas
Comentários

ID
190729
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Qual a melhor opção de cluster, já embarcada no Windows Server 2008, para a alta disponibilidade de um ambiente de banco de dados que será acessado por um servidor rodando IIS 7?

Alternativas
Comentários
  • Consistência
    A propriedade de consistência garante que o banco de dados passará de uma forma consistente para outra forma consistente.

     

    O que um cluster de failover faz?

    Um cluster de failover é um grupo de computadores independentes que trabalham juntos para aumentar a disponibilidade de aplicativos e serviços. Os servidores em cluster (chamados de nós) são conectados através de cabos físicos e de software. Se um dos nós do cluster falhar, outro começará a fornecer o serviço (processo conhecido como failover). Os usuários têm um mínimo de interrupções no serviço.
     

  • Failover clusters are designed for applications that have long-running in-memory state, or that have large, frequently updated data states. These are called stateful applications, and they include database applications and messaging applications. Typical uses for failover clusters include file servers, print servers, database servers, and messaging servers. 

    Network Load Balancing is intended for applications that do not have long-running in-memory state. These are called stateless applications. A stateless application treats each client request as an independent operation, and therefore it can load-balance each request independently. Stateless applications often have read-only data or data that changes infrequently. Front-end Web servers, virtual private networks (VPNs), File Transfer Protocol (FTP) servers, and firewall and proxy servers typically use Network Load Balancing. Network Load Balancing clusters can also support other TCP- or UDP-based services and applications.

    Daí retiramos o gabarito.

    Fonte: https://technet.microsoft.com/en-us/library/cc725946.aspx

  • Letra B

     

    Para aqueles que marcaram a letra C... uma informaçãozinha básica...

    O NBL (Network Load Balance), balanceamento de cargas, não tem o propósito principal de oferecer alta redundância, embora ao ser um conjunto de nós com o objetivo de dividir a carga, acaba indiretamente oferecendo recurso adicional para pontos de falha.


ID
204664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens subsequentes a respeito dos sistemas operacionais
Windows Server e Linux.

O Windows Server 2008 R2 melhorou a eficiência no uso de energia, sem a necessidade de configuração pelo administrador, ao aprimorar o mecanismo de gerenciamento de energia do processador e introduzir novos recursos de gerenciamento de armazenamento de dados.

Alternativas
Comentários
  • Fonte: http://download.microsoft.com/download/0/5/9/0595D284-18A7-4EE1-9A86-E6AC665E4FB3/WS2008_R2_folheto.pdf
  • O Windows Server 2008 R2 permite que a organização reduza o consumo de energia de servidores individuais e que ela gerencie o consumo de energia por todo o ambiente de servidores.

    Melhorias no gerenciamento de energia do Windows Server 2008 R2:

    • Configurações e mecanismo aprimorados de gerenciamento de energia do processador.

    Parking de núcleos, o que permite a consolidação de cargas de trabalho em um número menor de núcleos de um processador com baixa utilização, resultando em economia de energia enquanto os núcleos estiverem ociosos.

     • Capacidade de medição de energia, incluindo a possibilidade de visualizar o consumo de energia ou coletá-lo no datacenter por meio de WMI, scripts ou ferramentas como o Microsoft System Center.

    • Capacidades de elaboração de orçamento de energia.

    • Armazenamento mais eficiente usando uma rede SAN centralizada.

     • Melhoria de até 18 por cento na eficiência do uso da energia em hardware idêntico, em comparação ao Windows Server 2003.


ID
204667
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens subsequentes a respeito dos sistemas operacionais
Windows Server e Linux.

O Windows Server 2008 R2 suporta até 128 núcleos de processadores lógicos para uma única instância do sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • O Windows Server 2008 R2 suporta até 256 processadores lógicos (núcleos ou unidades hyper-threading)

  • :

    Capacidade de Hardware Otimizada: O Windows Server 2008 R2 agora suporta até 256 núcleos de processadores 
    lógicos para uma única instância do sistema operacional. O Hyper-V pode usar até 64 processadores lógicos em uma única máquina virtual. Essas melhorias aproveitam ao máximo as capacidades do hardware e oferecem ainda mais confiabilidade. 

    Fonte: http://download.microsoft.com/download/0/5/9/0595D284-18A7-4EE1-9A86-E6AC665E4FB3/WS2008_R2_folheto.pdf

  • O Windows Server 2008 R2 dá suporte a até 64 processadores físicos ou até 256 lógicos por sistema. (Observação: Apenas as edições Datacenter e Itanium podem tirar proveito da capacidade de 64 processadores físicos. A Enterprise, a edição mais alta depois daquelas duas, pode usar apenas 8.)


ID
240463
Banca
FCC
Órgão
TRT - 22ª Região (PI)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows Server 2008, os usuários do grupo Domain Users podem adicionar máquinas no domínio. Por padrão, o limite de máquinas que podem ser adicionadas é

Alternativas
Comentários

ID
245260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos sistemas operacionais Windows, Unix, CentOS e
Ubuntu, julgue os próximos itens.

O Windows Server 2008 R2 é um sistema operacional voltado para cloud computing (computação em nuvem) que atua como ambiente de desenvolvimento, hospedagem de serviços sob demanda e com armazenamento para hospedar, escalar e gerenciar aplicações web na Internet.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    O Microsoft Windows Server 2008 R2 é a nova versão do sistema operacional Windows Server da Microsoft. Construído sobre os recursos e as capacidades do Windows Server 2008, o Windows Server 2008 R2 permite a você criar soluções para a organização mais fáceis de planejar, implantar e gerenciar do que as versões anteriores do Windows Server.

  • O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. [1] Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet.
     
    Windows Server 2008 R2 é um sistema operacional servidor, produzido pela Microsoft. Está construído sobre o Windows NT 6.1, o mesmo sistema utilizado pelo Windows 7. É o primeiro sistema operacional apenas de 64-bit da Microsoft. Windows Server 2008 R2 é uma versão atualizada do Windows Server 2008. As melhorias incluem novas funcionalidades para o Active Directory, IIS 7.5, e suporte até 256 processadores lógicos.
  • O termo “cloud computing” (computação em nuvem) segue o princípio da computação em grade, que é um modelo computacional com grande capacidade de  processamento, dividindo as tarefas entre diversas máquinas, podendo ser em rede local ou rede de longa distância, que formam uma máquina virtual. O que não está ligado diretamente ao SO Windows Server 2008 R2.
  • O server 2008 R2 é voltado para servidores de aplicação, domínio, DNS, arquivos. A microsoft possuí ferramentas para cloud mas não é o server 2008!
  • Complementando o nome da ferramenta da Microsoft é o Windows Azure.
  • O W8 r2 é um sistema operacional para servidores, não necessariamente direcionado para nuvem. Para isso, a Microsoft criou a plataforma Azure, já com o paradigma SOA-WS, visando oferecer serviços em nuvem.
    Abaixo, um esquemático da arquitetura Azure:

    Fonte: 
    http://www.forumguys.com.br/2011/04/o-poder-windows-azure/
    http://oakleafblog.blogspot.com.br/2011/09/windows-azure-and-cloud-computing-posts_02.html
  • O Windows Server 2012 é voltado para a nuvem:

    http://computerworld.com.br/tecnologia/2012/09/04/windows-server-2012-traz-nuvem-no-dna/


ID
271006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de instalação, configuração e administração de sistemas
operacionais Windows Server, julgue os itens que se seguem.

As ferramentas do MMC (Microsoft Management Console 3.0) podem ser usadas para administrar redes, computadores, serviços, aplicativos e outros componentes do sistema. O MMC executa funções administrativas e hospeda uma variedade de snap-ins do Windows e de terceiros.

Alternativas
Comentários
  • O MMC, por si só, não faz nada. Ele somente permite hospedar outros snap-ins que desempenham variadas tarefas administrativas no windows. Vejam o MMC como uma casca que facilita a criação dos Snap-Ins, já que seus desenvolvedores não precisam se preocupar com questões como criação de layout de telas, botões ou posicionanmento de menus.

ID
308620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de instalação, configuração e suporte dos sistemas
operacionais Windows XP/Seven, Windows 2003/2008 Server e
Linux (RedHat e Suse), julgue os itens que se seguem.

Nos servidores com Windows 2003/2008 Server, é possível ativar o uso de quotas para novos usuários, limitando, assim, o volume de espaço em disco que cada usuário pode usar. A utilização desse procedimento é eficaz em redes com muitos usuários, a fim de racionalizar o uso do espaço disponível e evitar que um único usuário ocupe a maior parte do espaço em disco em detrimento de outros.

Alternativas
Comentários
  • O uso de Quotas é muito importante em sistemas que atuam como servidores de serviços, e em alguns casos é importante limitar um espaço de disco.

    Resposta certa.
  • Até endendo que a resposta seja correta, mas pode levantar questionamentos. A utilização desse procedimento de cota para usuário em grandes redes não acho que seja uma boa maneira de administrar cotas. A cota deveria ser definida para grupos e não para usuários, mas a solução de cota do Windows não permite isso.
  • Correto.
    As quotas podem ser ativadas para controle do espaço usado por cada usuário no servidor. Nas propriedades do disco, acesse a guia Quota, estabeleça um limite máximo e um limite de alerta, e adicione os nomes dos grupos ou usuários que serão limitados. Depois, podemos mudar manualmente algum específico para um valor superior.

ID
309595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos sistemas operacionais Windows 2003/2008 Server e Linux, julgue os itens seguintes.

O Windows Server Update Services (WSUS) do Windows 2008 Server consiste em um aplicativo de intranet executado no IIS 7.0 e IIS 6.0 que sincroniza as informações sobre atualizações críticas e rollups de segurança, permitindo que um administrador configure a aprovação de cada atualização de modo central para que, desse modo, a diretiva de grupo possa ser empregada tanto para configurar as atualizações automáticas quanto para recuperar patches de um servidor WSUS, e não dos servidores do Windows Update.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão e um tanto estranha pq olha so o que a MS diz sobre o WSUS
    P. O que é o Windows Server Update Services (WSUS)?
    R. O WSUS (anteriormente chamado de Windows Update Services) é o novo nome para a próxima versão do Software Update Services (SUS). O WSUS é um componente de atualização do Windows Server e oferece uma maneira rápida e eficiente para ajudá-lo a proteger e ficar protegido. O WSUS representa um passo importante em direção à distribuição essencial de softwares e infra-estrutura de gerenciamento de atualizações no Windows. O WSUS possui tanto um componente do servidor quanto um do cliente.

    Se alguem tiver como já passou por aqui por favor me explique essa questão.
  • A questão está correta. O WSUS é um serviço instalado em um servidor web, rodando IIS, e acessado via browser, na intranet. As atualizações automáticas são puxadas por um único computador da rede, o servidor, que as distribui localmente, nao sendo necessario q os patches correção sejam buscados via windows update, mas de um servidor wsus local.
  • Para o WSUS funcionar, os computadores deverão estar adicionados no Active Directory, e o grupo deverá ser referenciado na diretiva correspondente da GPO.
  • Citando apenas mais um detalhe, no primeiro comentário que surgiu a dúvida talvez tenha ficado a dúvida quando diz que o WSUS age como servidor e como cliente. Sim, ele precisa fazer isso, pois ele é cliente quando se conecta aos servidores da Microsoft para baixar as atualizações e posteriormente disponibilizá-las para os computadores que que fazem parte da rede interna e que estejam configurados para fazer a busca por atualizações no servidor nele (Servidor WSUS).

    Esse é um serviço bem fácil de ser implementado e pode-se testar com apenas duas máquinas virtuais (por exemplo), uma com um servidor: 2003 ou 2008 e outra com Windows XP ou Windows 7. Tem vários Tutos mostrando como fazer isso.

    Abraço e bons estudo.
  • WSUS do 2008 rodando no IIS 6.0? Estranho isso, uma vez que o 7.0 é a versão nativa a partir do 2008.
  • Não tem nada de estranho, André. São só seus olhos!

    E reforço o comentaŕio do meu colega(de cri**me), o Conc. Botina, e ainda cito uma fonte[1]

    [1]

    O Windows Server Update Services (WSUS) È um utilitario que sincroniza as informaÁıes sobre atualizaÁıes crÌticas e busca atualizaÁıes de seguranÁa. Com o WSUS o gerenciamento das atualizaÁıes dos sistemas operacionais da organizaÁ„o podem ser feitos de forma centralizada e em conformidade com certas diretrizes.

    Gabarito: Certo 

    Fonte:

    [1] Estrategia


ID
309754
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de administração de sistemas operacionais e virtualização,
julgue os itens subsequentes.

O recurso AppLocker do Windows 2008 permite disponibilizar arquivos para usuários finais, mesmo quando a conexão de rede estiver lenta, por meio do aperfeiçoamento do uso de banda e melhora do desempenho de utilização dos recursos em cache, principalmente para os usuários em escritórios remotos, que acessem arquivos e pastas hospedados em servidores corporativos localizados remotamente.

Alternativas
Comentários
  • AppLocker é um recurso que permite estabelecer regras para execução e instalação de programas pelos usuários.
  • AppLocker especifica que arquivos estão autorizados a executar. Arquivos que não estejam incluídos nelas, não têm permissão para executar.
  • Apenas complementando, o recurso do Windows 2008 que permite realizar o que está descrito na questão se chama "Branch Cache"

    Ref.: http://www.microsoft.com/windowsserver2008/pt/br/branch-cache.aspx
  • O AppLocker é um novo recurso no Windows Server 2008 R2 e no Windows 7 que promove os recursos e a funcionalidade das Políticas de Restrição de Software. O AppLocker contém novos recursos e extensões que permitem criar regras para permitir ou impedir a execução de aplicativos com base nas identidades exclusivas dos arquivos e para especificar quais usuários ou grupos podem executar esses aplicativos.

    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/ee424367(v=ws.10)

ID
311953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos sistemas operacionais Windows 2003, Windows 2008
Server, Linux RedHat e Suse, julgue os itens de 36 a 40.

O Windows 2008 possui virtualização nativa para executar múltiplos sistemas operacionais em um único servidor físico, incluindo-se o Linux.

Alternativas
Comentários
  • Virtualização nativa para executar múltiplos sistemas operacionais — Windows, Linux e outros — em um único servidor físico. Com a virtualização embutida no sistema operacional e com as diretivas de licenciamento mais simples e flexíveis, agora é mais fácil do que nunca obter as vantagens de todos os benefícios e a economia nos custos em decorrência da virtualização.
  • S.O não é a minha área, porém, apesar do gabarito ser CORRETO, suponho que a referência correta deveria ser a versão SERVER!
    Para estudarmos, segue a referência do post anterior: http://www.microsoft.com/brasil/servidores/windowsserver2008/evaluation/overview.mspx

    ....
    Virtualização:

    Com tecnologia nativa de virtualização de servidor, o Windows Server 2008 permitirá que você reduza os custos, aumente a utilização de hardware, otimize sua infra-estrutura e melhore a disponibilidade do servidor.

    Virtualização nativa para executar múltiplos sistemas operacionais — Windows, Linux e outros — em um único servidor físico. Com a virtualização embutida no sistema operacional e com as diretivas de licenciamento mais simples e flexíveis, agora é mais fácil do que nunca obter as vantagens de todos os benefícios e a economia nos custos em decorrência da virtualização.


    Abs.
  • Segunda a Microsoft :

    Virtualização

    Com sua tecnologia nativa de virtualização de servidor, o Windows Server 2008 permitirá que você reduza os custos, aumente a utilização de hardware, otimize sua infra-estrutura e melhore a disponibilidade do servidor.

    http://www.microsoft.com/brasil/servidores/windowsserver2008/evaluation/overview.mspx

    Q
    ues tão correta!

  • Estranho o gabarito ser correto quando há uma versão sem virtualização: a foundation, só a partir da standard que há virtualização.
  • Texto tirado do site da Microsoft.
    http://www.microsoft.com/brasil/servidores/windowsserver2008/evaluation/overview.mspx


    Com tecnologia nativa de virtualização de servidor, o Windows Server 2008 permitirá que você reduza os custos, aumente a utilização de hardware, otimize sua infra-estrutura e melhore a disponibilidade do servidor.
     
    Virtualização nativa para executar múltiplos sistemas operacionais — Windows, Linux e outros — em um único servidor físico. Com a virtualização embutida no sistema operacional e com as diretivas de licenciamento mais simples e flexíveis, agora é mais fácil do que nunca obter as vantagens de todos os benefícios e a economia nos custos em decorrência da virtualização.
     
    Acesso centralizado de aplicações e integração continua das aplicações publicadas remotamente. As melhorias também incluem a capacidade de conectar aplicações remotas entre firewalls e sem o uso de uma VPN, assim você pode rapidamente atender às necessidades dos seus usuários, independentemente de onde eles estejam.
     
    Novas opções de implantações para fornecer o método mais adequado para o seu ambiente.
    Interoperabilidade com o seu ambiente existente.
     
    Comunidade técnica vibrante e robusta para fornecer uma rica experiência ao longo do ciclo de vida do produto.

  • A virtualização nativa do Windows Server 2008 é Hyper-V. Roda direto sobre a camada de hardware, sem o host OS intervir.

    Hypervisor: bare metal microkernel (tipo de virtualização)

ID
311956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos sistemas operacionais Windows 2003, Windows 2008
Server, Linux RedHat e Suse, julgue os itens de 36 a 40.

O Windows 2008 Server pode ser instalado com os serviços requeridos para desempenhar funções como DHCP, DNS, servidor de arquivo ou de controlador de domínio. Com relação a essa última função, pode-se optar por um controlador de domínios somente de leitura (read-only domain controller).

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    O Windows Server 2008 possui a opção de seleção de cada serviço no momento da instalação, e posteriormente, pelo Gerenciador de Servidor. O Controlador de Domínio somente leitura é usado para replicar domínios entre máquinas de uma mesma floresta.
  • Complementando,

    Read-Only Domain Controller (RODC)
    Como o próprio nome diz, é um controlador de domínio somente leitura. Este novo tipo de controlador mantém uma cópia das contas dos usuários do domínio sem as senhas. Toda e qualquer alteração realizada em uma conta de usuário é encaminhada a um controlador "gravável" e este encaminha as alterações ao RODC. Este tipo de servidor é ideal para empresas que desejam montar um pequeno escritório distante da matriz, mas que manterão um link para acesso ao domínio. O acesso físico a estes servidores é alto, o que poderia comprometer a segurança das senhas, caso viesse a ser roubado. Além disso, o RODC dispensa a contratação de um Administrador de Redes para o escritório remoto, pois permite que um usuário comum possa ser o Administrador apenas do RODC.

    Fonte: http://christianomendes.blogspot.com/2009/09/windows-server-2008-novidades.html

ID
314581
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows Server 2008, dentre as funcionalidades do Active Directory DS, inclui-se:

Alternativas
Comentários
  • Questão mal formulada, deveria ser não inclui-se, pois todas as alternativas estão corretas, menos a letra b.


    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc731053(WS.10).aspx
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Bons estudos!

ID
334708
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A instalação do Windows Server 2008 consiste de três fases, denominadas

Alternativas
Comentários
  • http://jamalibrahim.wordpress.com/2009/05/21/como-instalar-o-windows-server-2008-passo-a-passo/

  • Operating System Setup - aqui inserimos o product key do Windows.
    Initial Configuration Tasks - aqui definimos as configurações básicas do Windows Server 2008, como por exemplo, nome do servidor, endereço IP, time zone, senha da conta de administrador, configurações de rede, etc.
    Server Manager - nesse novo console adicionamos ou removemos e administramos as roles (papéis) que o servidor suportará.
  • Apenas complementando um pouco mais ao fazer um comparativo com a instalação do Windows Server 2003 que tinha 7 fases, em oposição ao 2008 que ficou com apenas 3.

    No Windows Server 2003, a instalação e a administração eram mais complexas e possuíam as seguintes fases/ferramentas:
    Windows 2003 Server Setup
    Security Updates
    Manage your Server
    Configure your Server Wizard
    Windows Components
    Computer Management
    Security Configuration Wizard.


    Já no Windows Server 2008 tudo ficou mais simples. A instalação possui apenas 3 fases, que são:

    Operating System Setup: aqui inserimos o product key do Windows.
    Initial Configuration Tasks: aqui definimos as configurações básicas do Windows Server 2008, como por exemplo, nome do servidor, endereço IP, time zone, senha da conta de administrador, configurações de rede, etc.
    Server Manager: nesse novo console adicionamos ou removemos e administramos as roles (papéis) que o servidor suportará.

    Fonte: http://imasters.com.br/artigo/10075/servidores_windows/instalacao_do_windows_server_2008/

ID
334711
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A versão do Windows Server 2008 que traz como um de seus benefícios a redução de custos de infraestrutura, por meio da consolidação das aplicações com direitos de licença para virtualização e cujos servidores estão limitados a 8 CPUs, 32 GB de RAM em sistemas x86 e 2 TB de RAM em sistemas de 64 bits, é a

Alternativas
Comentários
  • Letra C.
    Esta versão Enterprise, além das informações na questão, possibilitam a criação de nuvens privadas através da virtualização de servidores, economizando muito $$$.
  • Segundo a Microsoft os limites de memória da Enterprise são 64GB/1TB
    Não tem nenhuma versão com essa combinação 32GB/2TB.

    http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa366778%28v=vs.85%29.aspx#physical_memory_limits_windows_server_2008
  • Limites de memória  Windows Server 2008

    Versão SO Memória 32 bits Memória 64 bits Processador 32 bits Processador 64 bits
    Web
    Edition
    4 GB 32 GB 4 4
    Standard
    Edition
    4 GB 32 GB 4 4
    Enterprise
    Edition
    64 GB 2 TB 8 8
    Datacenter
    Edition
    64 GB 2 TB 32 64
    2008 Server for Itanium - 2 TB - 64

    Fonte: Material do Prof. Mário Aquino

  • Questão diverge com o site da Microsoft:

    http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa366778%28v=vs.85%29.aspx#physical_memory_limits_windows_server_2008


ID
399919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos à clusterização
(balanceamento de carga, failover e replicação de estado).

No Windows Server 2008 Enterprise, os aperfeiçoamentos em clusters de failover (anteriormente conhecidos como clusters de backover) tiveram por objetivo simplificá-los e torná-los mais seguros por meio do aumento de sua estabilidade. Um cluster de failover é um conjunto de computadores independentes que trabalham para reduzir a disponibilidade de aplicativos e serviços. Os servidores em cluster (chamados de nós) são conectados por cabos físicos e por software. Se um dos nós do cluster falhar, o outro nó começará a fornecer o serviço.

Alternativas
Comentários
  • No Windows Server 2008 Enterprise, os aperfeiçoamentos em clusters de failover (anteriormente conhecidos como clusters de backover) tiveram por objetivo simplificá-los e torná-los mais seguros por meio do aumento de sua estabilidade. Um cluster de failover é um conjunto de computadores independentes que trabalham para reduzir AUMENTAR a disponibilidade de aplicativos e serviços. Os servidores em cluster (chamados de nós) são conectados por cabos físicos e por software. Se um dos nós do cluster falhar, o outro nó começará a fornecer o serviço.

  • Creio que além desse erro destacado pelo colega, tbm exista um erro no conceiro de backover.
    Até onde eu sei, backover é a volta dos serviços que foram transferidos de um nó que falhou do cluster para outro nó através do processo de failover, e não uma versão anterior do failover.

    outra forma de explicar:
    Processo de Failover = Se um dos nós do cluster falhar, o outro nó começará a fornecer o serviço.
    Processo de Backover = é quando o nó que falhou volta a funcionar normalmente e volta a receber os serviços.
  • Complementando o que foi dito pelos colegas, seguem abaixo as definições corretas do que é failover e o link de onde o examinador tirou a questão:

    No Windows Server® 2008 Enterprise e no Windows Server® 2008 Datacenter, os aperfeiçoamentos em clusters de failover (anteriormente conhecidos como clusters de servidores) têm como objetivo simplificar os clusters, tornando-os mais seguros e aumentando sua estabilidade. A instalação e o gerenciamento dos clusters são mais fáceis. A segurança e o sistema de rede nos clusters foram aperfeiçoados, e também a forma como um cluster de failover se comunica com o armazenamento.

    Para solidificar o conhecimento sobre cluster de failover:

    O que um cluster de failover faz?

    Um cluster de failover é um conjunto de computadores independentes que trabalham em conjunto para aumentar a disponibilidade de aplicativos e serviços. Os servidores em cluster (chamados de nós) são conectados por cabos físicos e por software. Se um dos nós do cluster falhar, o outro nó começará a fornecer o serviço (um processo conhecido como failover). Os usuários vivenciam um mínimo de interrupções no serviço.

    FONTE:  http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc725923(v=ws.10).aspx

  • Gabarito Errado

    Um WSFC (Cluster de Failover do Windows Server) é um grupo de servidores independentes que funcionam em conjunto para aumentar a disponibilidade de aplicativos e serviços. SQL Server 2017 tira proveito dos serviços e recursos do WSFC para oferecer suporte às instâncias de cluster de failover do Grupos de disponibilidade AlwaysOn e do SQL Server .

    Termos e definições

    WSFC (Cluster de Failover do Windows Server) Um WSFC é um grupo de servidores independentes que funcionam em conjunto para aumentar a disponibilidade de aplicativos e serviços.


    Um servidor que está participando de um WSFC.

    Recurso de cluster
    Uma entidade física ou lógica que pode ser de propriedade de um nó, colocada online e offline, movida entre nós e gerenciada como um objeto de cluster. Um recurso de cluster pode ser de propriedade de apenas um único nó em determinado momento.

    Role
    Uma coleção de recursos de cluster gerenciados como um único objeto de cluster para fornecer uma funcionalidade específica. Para o SQL Server, uma função será um AG (Grupo de Disponibilidade) Always On ou uma FCI (Instância de Cluster de Failover) Always On. Uma função contém todos os recursos de cluster necessários para um AG ou uma FCI. O failover e failback sempre atuam no contexto de funções. Para uma FCI, a função conterá um recurso de endereço IP, um recurso de nome de rede e os recursos do SQL Server. Uma função do AG conterá o recurso do AG e se um ouvinte for configurado, um nome de rede e um recurso de IP.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • FAIL-OVER SERVE JUSTAMENTE PRA AUMENTAR DISPONIBILIDADE.

    .

    XÔ PEGAR UM CONCEITÃO AQUI NA INTERNET:

    O failover é a capacidade de determinado sistema/serviço migrar automaticamente para um outro servidor, sistema ou rede redundante ou que está em standby quando da ocorrência de falha ou término anormal do servidor, do sistema ou da rede que estava ativo até aquele instante. O Failover acontece sem intervenção humana e geralmente sem aviso prévio, diferente de switchover.

  • e-

    A failover cluster is a group of independent computers that work together to increase the availability and scalability of clustered roles (formerly called clustered applications and services). The clustered servers (called nodes) are connected by physical cables and by software. If one or more of the cluster nodes fail, other nodes begin to provide service (a process known as failover).

    https://docs.microsoft.com/en-us/windows-server/failover-clustering/failover-clustering-overview


ID
399931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de recursos que podem ser utilizados no Windows Server
2008, julgue os itens seguintes.

Para melhor virtualização, maior escalabilidade e acesso remoto, diretivas do Active Directory integram-se com o RDA (remote application deployment) do RDS (serviços de área de trabalho remota). Além disso, recursos de virtualização de estação de trabalho e de aplicação por meio da tecnologia VDI (virtual desktop infrastructure) permitem que os administradores economizem tempo implantando aplicações e estações de trabalho virtualizadas embasadas em diretivas.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "E", conforme edital publicado pela banca e postado no site.

    Justificativa da banca:  A nomenclatura correta seria RDWA (Remote Desktop Web Access) – parte do conjunto de soluções do RDS (Remote Desktop Service) – , e não RDA (Remote Application Deployment). Por esse motivo, opta-se pela alteração do gabarito do item.

    Bons estudos!

ID
399934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de recursos que podem ser utilizados no Windows Server
2008, julgue os itens seguintes.

O BranchCache permite aos clientes que solicitarem acesso a dados ou arquivos da rede corporativa tenham acesso ao conteúdo na rede local do escritório remoto, desde que o arquivo tenha sido solicitado previamente e esteja armazenado localmente. O recurso é otimizado para protocolos HTTP, SMB e BITS e ajuda a reduzir o custo de utilização da rede WAN bem como a liberar a largura de banda para outros recursos

Alternativas
Comentários
  • O BranchCache, presente nos sistemas operacionais Windows 7 e Windows Server 2008 R2, pode aumentar a agilidade nas respostas de reação de aplicações centralizadas na rede quando acessadas em escritórios remotos, o que proporciona aos usuários desses escritórios a experiência de trabalhar em sua rede local. O BranchCache também ajuda a reduzir a utilização da WAN.

    Quando o BranchCache é habilitado, uma cópia dos dados acessados na intranet Web e nos servidores de arquivos é armazenada em cache localmente, dentro do escritório remoto. Quando outro cliente da mesma rede solicita o arquivo, ele faz o download desse arquivo a partir do cache local, sem ter que fazer o download do mesmo conteúdo pela WAN.
     

    O BranchCache pode operar de dois modos:

    • Cache Distribuído.. Usando uma arquitetura ponto-a-ponto, os computadores clientes do Windows 7 armazenam em cache cópias dos arquivos e as enviam diretamente para outros computadores clientes do Windows 7, como necessário. Para melhorar o desempenho, basta habilitar o BranchCache em seu cliente do Windows 7 e nos computadores baseados no Windows Server 2008 R2. O Cache Distribuído é benéfico principalmente nos escritórios remotos que não têm um servidor local.

    • Cache Hospedado.. Usando uma arquitetura de cliente e servidor, os computadores clientes do Windows 7 armazenam em cache os conteúdos em um computador da rede local que executa o Windows Server 2008 R2, método conhecido como Cache Hospedado. Os outros clientes que precisarem do mesmo conteúdo poderão recuperá-lo diretamente do Cache Hospedado. O computador que possui o Cache Hospedado pode executar a opção de instalação Server Core do Windows Server 2008 R2 e hospedar também outras aplicações.
       

  • O BranchCache melhora o desempenho das aplicações que usam um dos seguintes protocolos:

    • HTTP e HTTPS. Os protocolos usados por navegadores Web e muitas outras aplicações, como o Internet Explorer, Windows Media, entre outros.

    • SMB (incluindo tráfego SMB assinado). O protocolo usado para pastas compartilhadas.

    O BranchCache só recupera dados de um servidor quando o cliente o solicita. Como é um cache passivo, ele não aumenta a utilização da WAN. O BranchCache só armazena em cache as solicitações de leitura, por isso não interfere no salvamento do arquivo pelo usuário.

    O BranchCache melhora a capacidade de resposta de aplicações de rede comuns que acessam servidores de intranet com conexões lentas. Como ele não requer nenhuma infraestrutura, você pode melhorar o desempenho das redes remotas implantando o Windows 7 nos computadores clientes, o Windows Server 2008 R2 nos servidores e habilitando o BranchCache.

    O BranchCache funciona em conjunto com tecnologias de segurança de rede, como SSL, Assinatura SMB e IPsec de fim a fim. Você pode usar o BranchCache para reduzir a utilização da largura de banda da rede e melhorar o desempenho das aplicações, mesmo que o conteúdo esteja criptografado.

    Fonte: http://www.microsoft.com/windowsserver2008/pt/br/branch-cache.aspx

    Quanto ao BITS:

    Por padrão, o BranchCache não é instalado no Windows Server 2008 R2. Para configurar um servidor da Web ou de aplicativo que use o protocolo BITS (Serviço de Transferência Inteligente de Plano de Fundo), instale o recurso BranchCache por meio do gerenciador de servidores.

    Fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/dd637785%28WS.10%29.aspx

  • Gabarito Certo

    O BranchCache é um novo recurso dos sistemas operacionais Windows 7 e Windows Server 2008 R2 que armazena em cache o conteúdo de servidores de arquivos e da Web em uma WAN localmente em uma filial. Com o BranchCache, as organizações podem aumentar a capacidade de resposta da rede de aplicativos centralizados quando acessados em escritórios remotos, proporcionando aos usuários desses escritórios a experiência de trabalho local.

     

    Quando o BranchCache é habilitado, uma cópia dos dados acessados em servidores Web e de arquivos da intranet é armazenada em cache localmente na filial. Quando outro cliente da mesma rede solicita o arquivo, o cliente o baixa do cache local sem baixar o mesmo conteúdo pela WAN.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
399937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de recursos que podem ser utilizados no Windows Server
2008, julgue os itens seguintes.

O tempo de disponibilidade pode ser melhorado por meio da inicialização do sistema a partir de virtual hard disks (VHDs) e, também, por meio da adição ou remoção de VHDs após reinicialização do sistema.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, essa é bem lógica, inicializar um sistema a partir de uma máquina virtual torna o tempo de espera muito maior pelo quantidade de memória que terá que ser usado.

  • VHDs nada mais são do que arquivos armazenados em um sistema hospedeiro. Esses arquivos normalmente servem como discos para máquinas virtuais. Dessa forma, o tempo de disponibilidade não é afetado meramente pelo uso de VHDs. Para que haja uma melhoria no tempo de disponibilidade, o sistema hospedeiro deve ser desenvolvido de forma que este seja resistente a falhas e perda de dados. Geralmente se usam sistemas de armazenamento tolerante a falhas (SAN, NAS), esquemas RAID ou clusters, como o Failover Cluster do WIndows 2008 Server.


  • " ... Além disso, o Hyper-V no Windows Server 2008 R2 pode acelerar a administração e aumentar o tempo de disponibilidade com a capacidade de iniciar a partir de VHDs,bem como adicionar e remover VHDs sem exigir a reinicialização..."

    Fonte: http://download.microsoft.com/download/0/5/9/0595D284-18A7-4EE1-9A86-E6AC665E4FB3/WS2008_R2_folheto.pdf

    Tirem suas conclusões.
  • Não se exige reinicialização.


ID
399940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de recursos que podem ser utilizados no Windows Server
2008, julgue os itens seguintes.

O Hyper-V possibilita melhorar o gerenciamento de máquinas virtuais e favorece a alta disponibilidade dos servidores. Por meio da Live Migration, é possível mover máquinas virtuais entre servidores físicos em milésimos de segundos, para que as operações de migração ocorram sem que o tempo de indisponibilidade seja perceptível pelo usuário.

Alternativas
Comentários
  • Mover em questão de milissegundos? Acho q essa questão tá errada. A alternância de máquina virtuais pode ocorrer em milissegundos, não mover.
    Uma máquina virtual pode contare diversos gigabytes, até teras de dados. Mover levaria vários minutos.
    O Livre Migration pode ser usado para uma manutenção programada, por exemplo, eu vou fazer manutenção no host físico a tarde, e faço a migração pela manhã. Quando concluir a migração, aí, sim, os usuáiros, em questão de milissegundos(imperceptivelmente), passam a usar o novo servidor.
  • Milissegundos com certeza é um exagero.
  • A tarefa de LiveMigration envolve apenas a migração da execução da máquina virtual entre hosts. Os dados físicos da VM, que podem envolver centenas de gigabytes, permanecem onde estão (num datastorage por exemplo). O LiveMigration cria uma cópia do contexto de execução da VM em um segundo host e depois migra a execução da máquina de um host para outro. Este desvio é executado na casa de milisegundos e é inperceptível ao usuário.
  • Sei que pode parecer exagero, mas não é. A finalidade do Live Migration é justamente realizar a migração da VM sem nenhum tipo de impacto para a aplicação.

    Veja o impressionante vídeo:

    http://technet.microsoft.com/pt-br/virtualization/gg563753.aspx

  • Alternativa CORRETA. 

     

    A migração em questão não envolve transferir os dados de uma VM para outra, apenas o atendimento à requisição do usuário. Os dados são mantidos replicados o tempo todo (dependendo da configuração) e, quando uma VM fica indisponível ou demora demais para responder, a outra continua a resposta de onde a primeira parou. Isso leva milésimos de segundo para acontecer (a troca de quem responde), o que torna a assertiva correta. 

  • Também achei exagerado esse milésimos de segundos, mas acabei encontrando essa afirmação em um blog postado no mesmo ano da questão...

     

    Virtualização e Consolidação – Com a introdução da Live Migration, o Windows Server 2008 R2 assume uma posição de liderança no mercado da virtualização. Com o mesmo portfolio de recursos da concorrência e o argumento do TCO, a escolha do R2 em vez de um software de terceiros se torna óbvia.  A Live Migration permite ao administrador migrar máquinas virtuais em execução de um host físico a outro em milésimos de segundo, sem perda de conexão ou interrupção de serviços dos usuários conectados. Essa combinação da Live Migration, do Hyper-V e do restante do Windows Server 2008 R2 facilita a manutenção e as atualizações de hardware, o failover manual e a consolidação de cargas de trabalho em menos servidores. Essas tecnologias se juntam para que os administradores possam monitorar e gerenciar seus servidores seja qual for o hardware, na maioria dos casos. Apenas a integração de um ambiente de virtualização e sistema operacional possibilita esse primeiro passo em direção à computação de utilitários coesa, e o Windows Server 2008 R2 está liderando essa área. Com um novo Hyper-V no Windows Server 2008 R2, os administradores encontrarão atualizações para recursos como a virtualização assistida por hardware (EPT/NPT) e a sobrecarga de virtualização reduzida. Você pode alcançar níveis de consolidação até 50% mais altos em comparação ao Windows Server 2008, executando máquinas virtuais em hardware equivalente.

     

    Fonte: https://tecnologiaegestao.wordpress.com/tag/windows-server-2008-r2/

  • Sério? referência de banca agora é BLOG?

  • A disponibilidade e a migração são operações transparentes neste processo. O emulador de máquinas virtuais possui essa função e ela é considerada básica. Quais são elas: criar máquinas virtuais, configurações de componentes dessas máquinas, processo de migração transparente, dentre outros.

    Resposta: Certo

  • A disponibilidade e a migração são operações transparentes neste processo. O emulador de máquinas virtuais possui essa função e ela é considerada básica. Quais são elas: criar máquinas virtuais, configurações de componentes dessas máquinas, processo de migração transparente, dentre outros.


ID
399943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de recursos que podem ser utilizados no Windows Server
2008, julgue os itens seguintes.

Servidores de aplicação suportam a execução de aplicações distribuídas, como as construídas com o Windows Communication Foundation ou COM+. Por meio do Windows Process Activation Service Support, o servidor de aplicação pode ativar aplicações remotamente, utilizando protocolos como HTTP, message queuing, TCP e named pipes.

Alternativas
Comentários
  • O WAS (Windows Process Activation Service) é um mecanismo de ativação de processos introduzido em conjunto com o IIS 7.0 (apesar de construído sobre o IIS 6.0) que provê acesso suporte a protocolos como HTTP, TCP e Named Pipes. O WAS provê webservices (pelo ASMX).
    Como o WAS não depende apenas do HTTP, ele também é um componente standalone no Windows (não depende o IIS).
    Para funcionar, o WAS utiliza dois tipos de protocol handlers, que gerenciam a comunicação entre aplicações (clientes e serviços): PPH (process protocol handler) e ADPH (AppDomain protocol handler), ativados quando o WAS ativa uma instância de processo de trabalho.
    Fontes:
    http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc731311
    http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc730791
  • CPP:

    DAS TESTEMUNHAS

    Art. 202.  Toda pessoa poderá ser testemunha.

    Art. 203.  A testemunha fará, sob palavra de honra, a promessa de dizer a verdade do que souber e Ihe for perguntado, devendo declarar seu nome, sua idade, seu estado e sua residência, sua profissão, lugar onde exerce sua atividade, se é parente, e em que grau, de alguma das partes, ou quais suas relações com qualquer delas, e relatar o que souber, explicando sempre as razões de sua ciência ou as circunstâncias pelas quais possa avaliar-se de sua credibilidade.

    Art. 204.  O depoimento será prestado oralmente, não sendo permitido à testemunha trazê-lo por escrito.

    Parágrafo único.  Não será vedada à testemunha, entretanto, breve consulta a apontamentos.

    Art. 205.  Se ocorrer dúvida sobre a identidade da testemunha, o juiz procederá à verificação pelos meios ao seu alcance, podendo, entretanto, tomar-lhe o depoimento desde logo.

    Art. 206.  A testemunha não poderá eximir-se da obrigação de depor. Poderão, entretanto, recusar-se a fazê-lo o ascendente ou descendente, o afim em linha reta, o cônjuge, ainda que desquitado, o irmão e o pai, a mãe, ou o filho adotivo do acusado, salvo quando não for possível, por outro modo, obter-se ou integrar-se a prova do fato e de suas circunstâncias.

    Art. 207.  São proibidas de depor as pessoas que, em razão de função, ministério, ofício ou profissão, devam guardar segredo, salvo se, desobrigadas pela parte interessada, quiserem dar o seu testemunho.

    Art. 208.  Não se deferirá o compromisso a que alude o art. 203 aos doentes e deficientes mentais e aos menores de 14 (quatorze) anos, nem às pessoas a que se refere o art. 206.

    Art. 209.  O juiz, quando julgar necessário, poderá ouvir outras testemunhas, além das indicadas pelas partes.

    § 1  Se ao juiz parecer conveniente, serão ouvidas as pessoas a que as testemunhas se referirem.

    § 2  Não será computada como testemunha a pessoa que nada souber que interesse à decisão da causa.


ID
399946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de recursos que podem ser utilizados no Windows Server
2008, julgue os itens seguintes.

Servidores de aplicação suportam transações distribuídas para permitir o acesso a múltiplos bancos de dados armazenados em múltiplos computadores da rede, sendo necessária, para a disponibilização dessas funcionalidades, a instalação, no computador, do Windows Process Activation Service (WPAS) e do Framework .NET 3.0, ou superior.

Alternativas
Comentários
  • exatamente isso, basta ler o link: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc754024%28v=ws.10%29.aspx

    bons estudos !!

ID
495889
Banca
FUMARC
Órgão
BDMG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao Windows Server 2008, todas as afirmativas a seguir estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • C: a relação de confiança é transitiva e bidirecional.
  • O Active Directory é o serviço de diretórios para ambiente Microsoft Windows capaz de gerenciar todos os seus ativos de maneira segura, centralizada/descentralizada (dependendo do estrutura organizacional de sua corporação).

     

    Na figura abaixo, estaremos dando uma primeira visão deste modelo:

     

     

    Podemos notar que neste ambiente existe uma relação de heranças, possibilitando a organização de uma empresa. As alterações poderão ser repassadas de maneira clara e sem a necessidade de intervenção humana. A organização da empresa passa a ser expressa de maneira clara, facilitando a localização e integração dos dados.

  • Foresta? eh isso mesmo? Né Floresta nao?
  • O erro da letra c é: No Active Directory, foresta é um conjunto de uma ou mais árvores. Uma árvore representa uma hierarquia do serviço de diretório que pode ter domínios filhos, possui nome contíguo e relação de confiança intransitiva e unidirecional.

    Na verdade relação de confiança é em uma floresta, além disso a relação numa árvore é de hierarquia, e pode ser transitiva e bidirecional.

    Bons estudos.


ID
495892
Banca
FUMARC
Órgão
BDMG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

São requisitos (protocolo ou serviço) para a instalação do Active Directory em um computador com Windows Server 2008:

I. DNS
II. DHCP
III. TCP/IP

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    O serviço DHCP é opcional.
    Na prática, o DNS também é opcional, porque podemos definir inicialmente ele próprio como DNS, desativar, atribuir um externo (como o OpenDNS ou Google ou Registro.br), que são mais rápidos para acesso a sites externos à rede AD.
  • Para o funcionamento do Active Directory é necessária a instalação do serviço de resolução de nomes - DNS.
    Esses serviços de rede exigem a existência do protocolo TCP/IP instalado em todos os ativos de rede.
    DHCP embora útil não é obrigatório.
  • São requisitos (protocolo ou serviço) para a instalação do Active Directory em um computador com Windows Server 2008: 

    I. DNS 
    III. TCP/IP

ID
616759
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um recurso disponível no Windows Server 2008, que não descreve uma função principal do servidor e que pode ser instalado usando-se comando do Gerenciador do Servidor é denominado

Alternativas

ID
616762
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre os Serviços de Impressão do Windows Server 2008 considere:

I. Inclui duas ferramentas principais: Gerenciador de Servidores e Gerenciamento de Impressão.
II. O Gerenciamento de Impressão é uma novidade do Windows Server 2008.
III. O Gerenciador de Servidores e sua integração aos Serviços de Impressão foram aprimorados no Windows Server 2008.

correto o que consta em

Alternativas

ID
617470
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Windows Server 2008 oferece um recurso para proteger dados do servidor pela criptografia de volume completa e para fornecer um mecanismo de verificação de integridade que assegure que o ambiente de inicialização não foi indevidamente manipulado. Esse recurso é denominado

Alternativas
Comentários
  • BitLocker é um recurso de segurança no sistema operacional Windows Vista e um componente opcional no sistema operacional Windows Server 2008, que ajuda a fornecer proteção para o sistema operacional e os dados armazenados no computador.
    O BitLocker criptografa todos os dados armazenados no volume do sistema operacional Windows (e, no Windows Server 2008, em volumes de dados configurados). Isso inclui o sistema operacional Windows, arquivos de paginação e hibernação, aplicativos e dados usados por aplicativos.
    O BitLocker é configurado por padrão para usar um Trusted Platform Module (TPM) para ajudar a garantir a integridade de componentes de inicialização anteriores (componentes usados em estágios anteriores do processo de inicialização), e "bloqueia" qualquer volume protegido por BitLocker de forma que eles permaneçam protegidos mesmo se um computador for violado quando o sistema operacional não estiver em execução.
    O BitLocker também fornece um método efetivo para descomissionar com segurança volumes que armazenam dados confidenciais.
    Fonte:  http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc732774(v=ws.10).aspx
  •  a) EFS – Encrypting File System
    O EFS é um componente do NTFS no W2K, W XP Professional (não no home) e W 2003 Server.
    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc700811.aspx
    b) PFS – Protected File System
    Desconheço. Há, porém, o perfect forward system, para proteção de chaves assimétricas em VPN de longa duração.
     c) WSP – Windows Server Protection
    Desconheço. Há, porém, o Wireless Provisioning Services para acesso itinerante a redes sem fio (http://technet.microsoft.com/pt-pt/library/cc782807(v=ws.10).aspx)
    d) BitLocker
    No comentário anterior.
     e) ServerLocker
    Desconheço. 
  • BitLocker é um sistema de Criptografia do Windows, presente em versões do Windows Vista, Windows 7, Windows 8 e no Windows 10. Consiste em codificar partições do HD, protegendo seus documentos e arquivos do computador contra o acesso não autorizado.

    BitLocker To Go (novidade no Windows 7) pode ajudar a proteger todos os arquivos armazenados em unidades de dados externas (como unidades de disco rígido externas ou unidades flash USB).

    Diferentemente do Sistema de Arquivos com Criptografia (EFS), que permite criptografar arquivos individuais, o BitLocker criptografa toda a unidade. Você pode fazer logon e trabalhar com os arquivos normalmente, mas o BitLocker pode ajudar a impedir que crackers acessem os arquivos do sistema necessários para descobrir a sua senha ou que acessem a unidade removendo-a do computador e instalando-a em outro.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/BitLocker

  • Gabarito D

    O BitLocker é a ferramenta de criptografia da Microsoft, disponível no Windows Vista, Windows 7, Windows 8 e Windows 10. O recurso permite encriptar o disco rígido do computador, protegendo os documentos e arquivos contra o acesso não autorizado. Ao ativar, o sistema codifica as informações e impede que hackers façam uso delas sem inserir a chave definida pelo usuário. A partir do Windows 7, a Microsoft incluiu a funcionalidade BitLocker To Go, que é capaz de proteger unidades de dados externas, como pendrives e HDs portáteis.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
617488
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O cluster de failover no Windows Server 2008 é uma estratégia de disponibilidade para aplicativos com dados compartilhados que podem estar distribuídos por múltiplos sistemas. Esse esquema utiliza modelos de quórum de cluster que determinam o número de falhas que podem ser toleradas dentro de um cluster, antes de o próprio cluster parar de executar. O modelo de quórum recomendado para um cluster com um número ímpar de nós é

Alternativas
Comentários
  • O que é um Majority Node Set? (Clusters de servidor: maioria Node Set Quorum)

    Um conjunto de nós principais é um recurso de quorum único, a partir de uma perspectiva de cluster de servidor, no entanto, os dados são realmente armazenados em vários discos em todo o cluster. Cada nó do cluster armazena a configuração em um disco local pode ter acesso quando ele é iniciado. Por padrão, o local é apontado% systemroot% \ cluster \ ResourceGUID. É recomendado que os usuários o local padrão do usuário a menos que haja uma razão imperiosa para não.

    O serviço de cluster garante que os dados de configuração do cluster armazenados no conjunto de nós maioria é mantida consistente em cada nó do cluster. Isto permite que aglomerado topologias como se segue:

  • Outra curiosidade em relação a esta solução é que os servidores em cluster não possuem disco de quorum (disco criado pelo Windows Cluster e atualizado de forma regular com informações cruciais sobre o estado do funcionamento do servidor cluster), pois não conseguimos replicar este disco de um local para o outro e ainda ter o cluster funcionando corretamente. Ao invés disso, usa-se o Majority Node Set (conjunto de discos onde as informações são gravadas por todo o cluster). Assim, quando um dos nós falha, todos os outros votam em qual deles deve iniciar o serviço. O nó vencedor pode então iniciar o serviço. O Majority Node Set também exige um número ímpar de servidores para que não exista empate

  • Odd = ímpar
    Even = par

    Description of cluster Quorum recommendation

    Odd number of nodes

    Node Majority

    Even number of nodes (but not a multi-site cluster)

    Node and Disk Majority

    Even number of nodes, multi-site cluster

    Node and File Share Majority

    Even number of nodes, no shared storage

    Node and File Share Majority


    http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc770620(v=ws.10).aspx
  • Amigos achei uma boa fonte para este assunto. Segue abaixo a mesma fonte em inglês e em portugues.(Coloquei as duas para a galera comparar os nomes.) O primeiro é em português, o segundo, em inglês.

    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc731739.aspx

    http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc731739.aspx


  • Node Majority - this is the easiest quorum type to understand and is recommended for clusters with an odd number of nodes (3-nodes, 5-nodes, etc.). In this configuration, every node has 1 vote, so there is an odd number of total votes in the cluster.

    https://techcommunity.microsoft.com/t5/failover-clustering/understanding-quorum-in-a-failover-cluster/ba-p/371678


ID
630838
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um tipo de configuração no sistema operacional Windows Server 2008 permite às organizações implantarem um controlador de domínio em locais onde a segurança física desse tipo de controlador não pode ser garantida. Esse controlador hospeda uma réplica somente leitura do banco de dados dos serviços do Active Directory para um determinado diretório. Trata-se do

Alternativas
Comentários
  • Um RODC é um controlador de domínio adicional de um domínio que hospeda partições somente leitura do banco de dados do Active Directory. Um RODC foi criado principalmente para ser implantado em um ambiente de filial. Geralmente, as filiais têm poucos usuários, segurança física insatisfatória, largura de banda de rede relativamente ruim com um site do hub e pouco conhecimento local de TI.

    A figura a seguir ilustra um ambiente de filial do RODC.

    Ambiente hub e spoke
  • A explicação do nosso amigo Wesley está muito boa, mas apenas complementando, é bom citar que RODC significa Read-Only Domain Controllers (Controladores de Domínio Somente Leitura). Sabendo disso fica fácil de matar a questão, pois no texto fala: "Esse controlador hospeda uma réplica somente leitura do banco de dados dos serviços do Active Directory".

    a) IMAP (Internet Message Access Protocol) é um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico, permite ao usuário ler os e-mails sem baixá-los para a máquina cliente.

    b) NAT (
    Network Address Translation) também conhecido como masquerading é uma técnica que consiste em reescrever os endereços IP de origem de um pacote que passam por um router ou firewall de maneira que um computador de uma rede interna tenha acesso ao exterior (rede pública).

    c) WDS (Wireless Distribution System - WDS) (em português: Sistema de Distribuição Sem Fio) é um sistema que permite a interconexão de access points sem a utilização de cabos ou fios.

    d) NAP (Network Access Protection) (em português: Proteção de Acesso de Redes)  é uma série de componentes do sistema operacional que contém recursos para proteger o acesso a redes privadas. A plataforma NAP provê uma maneira integrada de detectar o status de um cliente da rede que tenta acessá-la e restringe este acesso até que ele seja configurado nos requerimentos que o administrador cadastrou para a rede.

    e) RODC: nossa resposta. Já explicada pelo Wesley.
  • So um conserto referente à informação do Weslei Gomes...

    WDS tem o significado que o colega falou, NO ENTANTO, no que se refere a windows server, trata-se do Windows Deployment Service, que é ferramenta utilizada para se disponibilizar e instalar imagens do windows (7, 8, 8.1, 10, server 2008, 2012) através da rede para maquinas ainda sem sistema operacional, desde que estejam com a opção de bot pela rede habilitada. Vale lembrar que, neste caso, o servidor DHCP disponivel na rede deve estr configurado para informar aos computadores o endereço do servidor de WDS


ID
639511
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows Server 2008, a ferramenta de linha de comando utilizada para visualizar dados armazenados em um snapshot ou backup do Active Directory Domain Services (AD DS) ou Active Directory Lightweight Directory Services (AD LDS), se chama

Alternativas
Comentários
  • A ferramenta de montagem de bancos de dados do Active Directory® (Dsamain.exe) pode aprimorar processos de recuperação para sua organização fornecendo meios de comparação de dados tal como existem em instantâneos ou backups obtidos em diferentes momentos para que você possa melhor decidir quais dados devem ser restaurados após um evento de perda de dados. Esse recurso elimina a necessidade de restaurar vários backups para comparar os dados do Active Directory ali contidos.
  • Fonte utilizada pela banca para elaborar essa questão:

    http://technet.microsoft.com/en-au/library/cc772168(v=ws.10).aspx

  • Créditos ao colega.

    "

    DSAMAIN

    Expõe dados de Active Directory armazenados em um instantâneo ou um backup como um servidor LDAP Lightweight Directory Access Protocol ().

    DSAMAIN.exe é uma ferramenta de linha de comando incluída no Windows Server 2008. Está disponível se você tiver o serviços de domínio Active Directory (AD DS) ou a função de servidor do Active Directory Lightweight Directory Services (AD LDS) instalado. Também está disponível se você instalar as ferramentas de serviços de domínio diretório ativo que fazem parte das ferramentas de administração de servidor (RSAT) remoto."

     

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc772168(v=ws.10).aspx

    "

  • único jeito de resolver as questões de Windows Server para concursos é com o google


ID
640453
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows Server 2008, o protocolo Lightweight Directory Access Protocol (LDAP), é implementado pelo serviço

Alternativas
Comentários
  • A função de servidor AD LDS (Active Directory® Lightweight Directory Services) é um serviço de diretório do protocolo LDAP. Ela oferece armazenamento e recuperação de dados para aplicativos habilitados em diretório, sem as dependências necessárias aos Serviços de Domínio Active Directory (AD DS).

    O AD LDS do Windows Server® 2008 abrange a funcionalidade que era oferecida pelo ADAM (Modo de Aplicativo do Active Directory), que está disponível para os sistemas operacionais Windows® XP Professional e Windows Server® 2003.

  • A solução LDAP para o Windows 2008 Server é o AD LDS ou também conhecido como ADAM para versões legadas (Windows 2003 e WindowsXP).
    O AD LDS tu pode criar novas instancias ou criál-as a partir de outra já existente, ele não depende de um Domain Controller, ou seja, tu pode adicionar este serviço em um servidor membro.

    Fonte: 
    http://social.technet.microsoft.com/Forums/pt/winsrv2008pt/thread/7d61a4c0-0d2f-4125-87c8-34af1f7d77fd
  • AD CS -> Os Serviços de Certificados do Active Directory® (AD CS) no Windows Server® 2008 fornecem serviços personalizáveis para criação e gerenciamento de certificados de chaves públicas usados em sistemas de segurança de software que empregam tecnologia de chave pública. [...]
    AD DS -> 
    O Serviços de Domínio do Active Directory (AD DS) no Windows Server® 2008 armazena informações sobre usuários, computadores e outros dispositivos existentes na rede. [...]
    AD FS -> 
    O Serviço de Federação do Active Directory (AD FS) [...] fornece tecnologias de SSO (logon único) da Web para autenticar um usuário em vários aplicativos Web relacionados, durante uma única sessão online. [...]
    AD LDS ->
    Active Directory® Lightweight Directory Services é um serviço de diretório do protocolo LDAP. Ela oferece armazenamento e recuperação de dados para aplicativos habilitados em diretório, sem as dependências necessárias aos Serviços de Domínio Active Directory (AD DS). [...]
    AD RMS -> 
    O Active Directory Rights Management Services (AD RMS) para o sistema operacional Windows Server 2008 R2 é uma tecnologia de proteção de informações que funciona com aplicativos compatíveis com AD RMS para ajudar a proteger informações digitais contra o uso não autorizado online e offline, dentro e fora do firewall. O AD RMS foi projetado para organizações que precisam proteger informações confidenciais e proprietárias tais como relatórios financeiros, especificações de produtos, dados de clientes e mensagens de email confidenciais. [...]

    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc753254(v=ws.10).aspx
    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc753516(v=ws.10).aspx
    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc755226.aspx
    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc755080(v=ws.10).aspx
    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc772403.aspx


ID
644560
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao Gerenciamento de Compartilhamento e Armazenamento no Windows Server 2008 R2, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • NFSadmin.exe faz a gerencia de NFS server e client e não a instalação do serviço NFS.

    Fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/dd758767%28v=ws.10%29.aspx
  • d)
    1º A instalação do função NFS é feita através do GERENCIADOR DE SERVIDORES e não do  NFSAdmin.exe;
    2º Após essa instalação o
    NFSAdmin.exe entra em cena: criando grupos clientes e adicionando computadores clientes

ID
644563
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um ambiente Windows Server 2008 R2,

Alternativas
Comentários
  • http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc753014.aspx
    Há este alerta neste site:
    Cuidado!
    A funcionalidade de atualizações dinâmicas seguras poderá ficar comprometida se as seguintes condições forem verdadeiras: •Você executou um servidor DHCP em um controlador de domínio baseado no Windows Server 2008
    •O servidor DHCP está configurado para executar o registro dos registros de DNS em nome dos clientes.
    Para evitar esse problema, implante servidores DHCP e controladores de domínio em computadores separados ou configure o servidor DHCP para usar uma conta de usuário dedicada de atualizações dinâmicas.
  • http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc753014.aspx

    "
    Com o Windows Server 2008, um servidor DHCP pode habilitar atualizações dinâmicas no namespace DNS para qualquer um dos clientes com suporte para essas atualizações."

    Não concordo com o gabarito.
  • Analisando:   a) Correta, de acordo com o comentário de Johnny Suzuki. b) o erro está em "exclusivamente em servidores DNS secundários." O próprio documento da Microsoft acima mencionado diz: " Um servidor DHCP baseado em Windows Server 2008 pode executar atualizações em nome de seus clientes DHCP em qualquer servidor DNS." c) o erro está em: "O servidor DHCP será responsável pela geração da solicitação de UPDATE dinâmica". Novamente diz o site da Technet: "Se o cliente solicitar o registro dos registros de recurso com DNS, o cliente será responsável pela geração da solicitação de UPDATE dinâmica de acordo com a Request for Comments (RFC) 2136. Em seguida, o servidor DHCP registrará o registro PTR (ponteiro)." d) O erro está em: "pode habilitar atualizações dinâmicas no namespace DNS para qualquer cliente".Voltando a explicação do Technet: "A funcionalidade de atualizações dinâmicas seguras tem suporte somente nas zonas integradas ao Active Directory. Se você configurar um tipo de zona diferente, altere o tipo de zona e integre a zona antes de protegê-la para atualizações de DNS. " e) O erro está em "disponível para todas as zonas, inclusive aquelas integradas ao Active Directory". A explicação é a mesma da letra 'd': "A funcionalidade de atualizações dinâmicas seguras tem suporte somente nas zonas integradas ao Active Directory."
    Att, LA_X

ID
644566
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows Server 2008 R2, em uma solução de cluster de failover

Alternativas
Comentários
  • "Um cluster de failover é um conjunto de computadores independentes que trabalham em conjunto para aumentar a disponibilidade de aplicativos e serviços. Os servidores em cluster (chamados de nós) são conectados por cabos físicos e por software. Se um dos nós do cluster falhar, o outro nó começará a fornecer o serviço (um processo conhecido como failover). Os usuários vivenciam um mínimo de interrupções no serviço."
    "A Microsoft oferece suporte para uma solução de cluster de failover somente quando todos os componentes de hardware estiverem marcados como "Certificado para Windows Server 2008". Além disso, a configuração completa (servidores, rede e armazenamento) deve passar em todos os testes do Assistente para Validar Configuração, incluído no snap-in Gerenciamento de Cluster de Failover."

    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc725923(v=ws.10).aspx
  • Hardware requirements for a failover cluster


    Device controllers or appropriate adapters for the storage:

    For Serial Attached SCSI or Fibre Channel: If you are using Serial Attached SCSI or Fibre Channel, in all clustered servers, all components of the storage stack should be identical. It is required that the multipath I/O (MPIO) software and Device Specific Module (DSM) software components be identical.  It is recommended that the mass-storage device controllers—that is, the host bus adapter (HBA), HBA drivers, and HBA firmware—that are attached to cluster storage be identical. If you use dissimilar HBAs, you should verify with the storage vendor that you are following their supported or recommended configurations.

    Fonte: http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc771404.aspx
  • Basta ler o site http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc731844%28v=ws.10%29.aspx com o passo a passo para instalação do cluster de failover:
    a) errado
    Adaptadores e cabo de rede (para comunicação de rede): O hardware de rede, como outros componentes na solução de cluster de failover, deve ser compatível com o Windows Server 2008. Se você usar iSCSI, os adaptadores de rede devem ser dedicados à comunicação de rede ou ao iSCSI, não a ambos.

    b) errado
    site: http://support.microsoft.com/kb/947710/en-us?fr=1Suporte de SCSI paralelo em Clusters de Failover do Windows Server 2008 foi removido

    c) certo
    Controladores de dispositivo ou adaptadores adequados para o armazenamento:

    Para SAS ou Fibre Channel: Se estiver usando SAS ou Fibre Channel, em todos os servidores clusterizados, todos os componentes da pilha de armazenamento deverão ser idênticos. É necessário que os componentes de software MPIO e Módulo Específico de Dispositivo (DSM) sejam idênticos. É recomendável que os controladores de dispositivos de armazenamento em massa, isto é, a controladora (HBA), as unidades HBA e o firmware HBA, que estão conectados ao armazenamento do cluster sejam idênticos. Se você usar HBAs diferentes, deverá verificar se as configurações recomendadas ou com suporte do fornecedor do armazenamento estão sendo seguidas.

    d) errado
    Armazenamento: Você deve usar armazenamento compartilhado que seja compatível com o Windows Server 2008.

    Em um cluster de failover com dois nós, o armazenamento deve conter pelo menos dois volumes (LUNs) separados configurados no nível de hardware. Um volume funcionará como o disco testemunha (descrito no parágrafo seguinte). O outro volume conterá os arquivos que estão sendo compartilhados para os usuários. Os requisitos de armazenamento incluem o seguinte:

    Para usar o suporte de disco nativo incluído no cluster de failover, use discos básicos, não discos dinâmicos.

    e) errado
    Requisitos da infraestrutura de rede e da conta de domínio para um cluster de failover com dois nós

    Será necessária a infraestrutura de rede a seguir para um cluster de failover com dois nós e uma conta administrativa com as seguintes permissões de domínio:

    Configurações de rede e endereços IP: Ao usar adaptadores de rede idênticos para uma rede, use também configurações de comunicação idênticas nesses adaptadores (por exemplo, Velocidade, Modo Duplex, Controle de Fluxo e Tipo de Mídia). Além disso, compare as configurações entre o adaptador de rede e o comutador com o qual ele se conecta e verifique se não há nenhuma configuração em conflito.

    -=-=-=-
    Dificil....
  • e) requer que a conta Admin do Domínio será a única conta com permissões para criar um cluster pela primeira vez ou adicionar servidores a ele.

    Conta para administração do cluster: Ao criar um cluster ou ao adicionar servidores ao cluster pela primeira vez, você deve fazer logon no domínio com uma conta que tenha direitos e permissões de administrador em todos os servidores daquele cluster. A conta não precisa ser uma conta de Admins. do Domínio, mas pode ser uma conta de Usuários do Domínio que esteja no grupo Administradores em cada servidor clusterizado. Além disso, se a conta não for uma conta de Admins. do Domínio, ela (ou o grupo do qual é membro) deve receber as permissões Criar Objetos de Computador e Ler Todas as Propriedades no domínio.

     

  • Local com explicações exatas referentes à essa questão:
    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc731844(v=ws.10).aspx

ID
645205
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao Windows Server 2008 é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Do Technet (tradução livre):

    A funcionalidade NAT, provida pelo snap-in do Routing and Remote Access Service (RRAS), habilita computadores numa rede privada a acessar computadores numa rede pública, como a Internet. NO W3 Server, o componente NAT/Firewall básico do  RRAS é tipicamente referenciado como um componente de protocolo de roteamento. Estritamente, NAT não é um protocolo de roteamento: não encaminha ou recebe tráfego, não ocasiona mudanças em tabelas de roteamento.

    "The network address translation (NAT) functionality provided by the Routing and Remote Access service enables computers on a private network to access computers on a public network, such as the Internet. In Windows Server 2003, the Routing and Remote Access NAT/Basic Firewall component is typically referred to as a routing protocol component. Strictly speaking, NAT is not a routing protocol; it does not send and receive traffic nor does it instigate changes to the routing table. However, the Routing and Remote Access service interfaces with the NAT/Basic Firewall component through the routing protocol interface, and, in this sense, NAT functions just like a routing protocol. Although NAT is not a true routing protocol, it is installed as if it were by using the Routing and Remote Access snap-in."
    http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc756722(v=WS.10).aspx
  • Letra C errada. Vejam tutorial abaixo retirado do site Technet da Microsoft , que ensina a habilitar a NAT através do snap-in do MMC RRAS, assim como pode também ser feito pelo Server Manager:

    "Habilitar e configurar a NAT

    Aplica-se a: Windows Server 2008 R2

    A NAT (Conversão de Endereço de Rede) permite que você compartilhe uma conexão com a Internet pública por meio de uma interface única com um endereço IP público exclusivo. Os computadores na rede privada usam endereços não roteáveis e particulares. A NAT faz um mapeamento dos endereços privados para o endereço público.

    A associação no grupo local Administradores, ou equivalente, é o mínimo necessário para concluir esse procedimento.

    Para habilitar o endereçamento da conversão de endereço de rede
    1. No snap-in do MMC RRAS, expanda Your Server Name. Se você estiver usando Gerenciador de Servidores, expanda Roteamento e Acesso Remoto.

    2. Expanda IPv4, clique com o botão direito do mouse em NAT e clique em Propriedades.

    3. Se você não tem um servidor DHCP na sua rede privada, você pode usar o servidor RRAS para responder às solicitações de endereço DHCP. Para fazer isso, na guia Atribuição de Endereço, marque a caixa de seleção Atribuir endereços IP automaticamente usando o alocador DHCP.

    4. Para alocar endereços para clientes na rede privada como um servifor DHCP, em Endereço IP e Máscara, configure o endereço de sub-rede do qual os endereços estão atribuídos. Por exemplo, se você digitar 192.168.0.0 e uma máscara de sub-rede de 255.255.255.0, o servidor RRAS responde às solicitações DHCP com as atribuições de endereços de 192.168.0.1 a 192.168.0.254.

      continua no próximo comentário...

  • continuação do último comentário...

    1. Opcional) Para excluir endereços no intervalo de rede configurado, para não serem atribuídos a clientes DHCP na rede privada, clique em Excluir, em Adicionar e configure os endereços.
       

    2. Para adicionar a interface pública à configuração de NAT, clique com o botão direito do mouse em NAT e clique em Nova Interface Selecione a interface conectada à rede pública e clique em OK.

    3. Na guia NAT, clique em Interface pública conectada à Internet e em Habilitar NAT nesta interface e clique em OK.

    4. Se você deseja adicionar outros endereços públicos atribuídos a esta interface ou configurar serviços e mapeamentos de portas para computadores na rede privada, consulte IPv4 – NAT – Interface – Página Propriedades.

    5. Para adicionar a interface privada à configuração de NAT, clique com o botão direito do mouse em NAT e clique em Nova Interface Selecione a interface conectada à rede privada e clique em OK.

    6. Na guia NAT, clique em Interface particular conectada à uma rede privada e clique em OK."

  • -Explicação acerca de protocolo TCP/IP de última geração
      http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc754287(v=ws.10).aspx
    -Explicação acerca do recurso GlobalNames:
      http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc731744.aspx

  • A letra "e" não estaria incorreta? uma vez que para o ADDS ser configrado em um servidor não seria necessário a instalação do DNS antes?

     

  • cara, como as questões de windows server para concurso me fazem mal, as bancas não delimitam o conteúdo e cada questão cobra uma coisa nova, que inferno


ID
645208
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao Windows Server 2008 é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra C.
    O RRAS é um componente do Windows Server que permite que o servidor receba uma conexão de Internet e distribua para redes internas. Cada conexão usará uma placa, e o computador com Server RRAS se comporta como um roteador. Podemos definir restrições para evitar que a rede A acesse os computadores da rede B, por exemplo.
    Nas configurações do RRAS, acessível pelo Ferramentas Administrativas, podemos definir o NAT sim, pois sem ele, o roteamento em uma classe C (como 192.168.1.xxx) não conseguirá obter um número de IP válido para navegar na Internet. Sem o NAT, o RRAS apenas faz a conexão entre duas redes, sem compartilhar a Internet, operando como uma bridge.
  • Resposta: letra C.

    Segundo o site http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc668491.aspx

     

    Como criar uma GPO?

    Use os procedimentos a seguir para criar uma nova GPO ou vincular uma GPO existente usando Active Directory Users and Computers (Usuários de Computadores do Active Directory), e para criar uma GPO em um site, domínio, ou unidade organizacional.

    Procedimento

    1. Clique em Iniciar, aponte para ferramentas administrativas e clique em Group Policy Management (Gerenciamento de Diretiva de Grupo).

    2. Em Group Policy Management, na árvore de console, expanda a floresta que contém o domínio em que você deseja criar uma nova GPO, expanda Domains e expanda o domínio.

    3. Clique com o botão direito do mouse em Group Policy Objects (Objetos de Diretivas de Grupo) e clique em New (Novo).

    4. Na caixa de diálogo New GPO (Novo GPO), digite um nome para o novo objeto de diretiva de grupo e clique em OK.

  • "Há duas maneiras de criar um novo objeto de Diretiva de Grupo a partir de um GPO de Início. É possível criar um novo objeto de Diretiva de Grupo a partir de um GPO de Início no nó GPOs de Início ou no nó objetos de Diretiva de Grupo."
    Fonte:http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc753835(v=ws.10).aspx

ID
645211
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação à configuração da diretiva de bloqueio de senhas e contas refinadas no Windows Server 2008, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
    • Analisando:
    • a) A aplicação de PSOs (Objetos de Configuração de Senha) diretamente em grupos de segurança global permite aos grupos oferecerem melhor flexibilidade para gerenciar vários conjuntos de usuários do que as OUs (Unidades Organizacionais). CORRETA
    • comentário:"Por exemplo, é possível aplicar configurações mais rígidas para contas privilegiadas e outras menos rigorosas para as contas dos outros usuários. Em outros casos, talvez você queira aplicar uma diretiva de senha especial cujas senhas sejam sincronizadas com outros recursos de dados."
    • b) O Contêiner de Configuração de Senha (PSC) pode ser renomeado ou movido, mas não pode ser excluído.
    • comentário:"A classe do objeto Contêiner de Configuração de Senha (PSC) é criada por padrão no contêiner Sistema no domínio. Ela armazena os objetos de Configuração de Senha (PSOs) para esse domínio. Não é possível renomear, mover ou excluir esse contêiner."
    • c) PSOs podem ser aplicados diretamente às unidades organizacionais.
    • comentário:"A diretiva de senha refinada não pode ser aplicada diretamente a uma unidade organizacional (OU). Para aplicar a diretiva de senha refinada aos usuários de uma OU, pode usar um grupo de sombra.Um grupo de sombra é um grupo de segurança global mapeado logicamente para uma OU para impor uma diretiva de senha refinada. Você deve adicionar usuários da OU como membros do recém-criado grupo de sombra e, em seguida, aplicar a diretiva de senha refinada a esse grupo. Você pode criar mais grupos de sombra para outras OUs, conforme necessário. Se você passar um usuário de uma OU para outra, deverá atualizar a associação dos grupos de sombra correspondentes."
    • d) Por padrão, apenas os membros dos grupos Admins do Domínio e Administradores de Esquemas podem criar PSOs.
    • comentário:"Por padrão, somente membros do grupo Administradores de Domínio podem definir diretivas de senha refinadas."
    • e) As diretivas de senhas refinadas se aplicam a objetos de usuário, a grupos de segurança global e a objetos de Computador.
    • comentário:"As diretivas de senha refinadas aplicam-se somente a objetos de usuário (ou objetos inetOrgPerson, se usados no lugar de objetos de usuário) e grupos de segurança global.
    • Att, LA_X
    • Fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc770394(v=ws.10)
    •  
    •  

ID
645214
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows Server 2008, o principal modo de aplicar as configurações de diretiva em um GPO (Group Policy Objects) para usuários e computadores é vinculando o GPO a um contêiner no Active Directory. Nesse caso, os GPOs podem ser vinculados aos seguintes tipos de contêineres:

Alternativas
Comentários
  • O AD tem 5 tipos de containers básicos: floresta, árvore, domínio, site e OU.
    Desta maneira, a única resposta possível é B.

    Para fins de estudo:
    Florestas são usadas para criar uma estrutura com independência administrativa e autonomia relativa a qualquer outra floresta. Cada uma tem seu próprio schema. Na maioria dos casos, uma organização tem apenas uma floresta.
    Árvores são usadas para definir diferentes namespaces de DNS numa floresta. É comum que uma árvores seja usada para reletir um namespace externo dentro da rede privada. Múltiplas árvores refletem a necessidade de usar múltiplos namespaces para gerenciar a estrutura interna. 
    Domínios são usados para definir usuários, grupos e máquinas dentro de unidades administrativas e de segurança separadas, contribuindo também para gerenciar a necessidade de replicação. Para cada domínio, tem-se um único usuário e senha e política de segurança. 
    Em contraste, sites são usados para controlar replicação e ocupam apenas um espaço físico. 
  • Gabarito B

    Quando falamos de estrutura lógica do Active Directory, muitos termos são falados, a estrutura lógica do AD consiste em Objetos, Unidades Organizacionais, site, Domínio, Árvores de Domínio e Floresta.

    Utilizamos a estrutura lógica do AD para podermos gerenciar os objetos dentro da organização.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
699391
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Num ambiente Windows Server 2008 R2, a disponibilidade total dos recursos do Active Directory condiciona-se à definição do nível funcional de domínio e de floresta, bem como as versões de sistemas operacionais executadas nos controladores de domínio, no domínio ou na floresta. Tal condição é verdadeira se o nível funcional de domínio e de floresta estiver definido como Windows Server 2008 R2, e

Alternativas
Comentários
  • Aplica-se a: Windows Server 2008

    Ao instalar o AD DS (Serviços de Domínio Active Directory) em um servidor executando o Windows Server 2008 R2, um conjunto de recursos básicos do Active Directory é ativado por padrão. Além dos recursos básicos do Active Directory em controladores de domínio individuais, há novos recursos de domínio e de floresta quando todos os controladores em um domínio ou uma floresta executam o Windows Server 2008 R2.

    Para ativar novos recursos de floresta, todos os controladores de domínio na floresta devem estar executando o Windows Server 2008 R2 e o nível funcional da floresta deve ser aumentado para o Windows Server 2008 R2.


    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc730985(v=ws.10).aspx
  • resp ==> B


ID
749557
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma empresa possui uma rede com Windows Server 2008 com o Active Directory configurado. Para essa rede, é necessário configurar um servidor como autoridade certificadora (CA). Para realizar essa tarefa, deve-se utilizar a ferramenta

Alternativas
Comentários
  • O Gerenciador do Servidor (Server Manager) é o console que permite administrar a maioria das funções de um servidor ou dá acesso a outros consoles.

    GABARITO: A


ID
749560
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um servidor com Windows Server 2008 e o Active Directory configurado, para se listar a RSoP de um determinado usuário, deve-se utilizar o comando:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Depois que tiver implantado o pacote do Internet Explorer personalizado para seus funcionários, você poderá usar o snap-in Conjunto de Políticas Resultante (RSoP) para exibir as configurações de política criadas. O snap-in RSoP é um processo que envolve duas etapas. Em primeiro lugar, execute o assistente RSoP para determinar quais informações devem ser exibidas. Em segundo lugar, abra os itens específicos na janela de console para exibir as configurações. Para obter instruções completas sobre como usar o RSoP, consulte Conjunto de Políticas Resultantes.

    Para adicionar o snap-in RSoP

    Na tela Iniciar, digite MMC.

    O Console de Gerenciamento Microsoft será aberto.

    Clique em Arquivo e clique em Adicionar/Remover Snap-in.

    Na janela Snap-ins disponíveis, vá até a opção de snap-in Conjunto de Políticas Resultante, clique em Adicionar e em OK.

    Agora você está pronto para usar o snap-in RSoP pelo console.

    Para usar o snap-in RSoP

    Clique com botão direito do mouse em Conjunto de Políticas Resultante e clique em Gerar Dados RSoP.

    Você só precisará ir pelo Assistente RSoP resultante na primeira vez em que executar o snap-in.

    Clique em Avançar na tela Boas-vindas.

    Em Configuração do Computador, clique em Modelos Administrativos, em Componentes do Windows, em IE no recurso cujas configurações de política você deseja revisar.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
749563
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Ao se migrar um servidor Windows Server 2000 com Active Directory para Windows Server 2008 com Active Directory, é necessário validar se a estrutura computacional atual é aplicável ao Windows Server 2008. Para executar essa atividade, é necessário utilizar a ferramenta

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    A Ferramenta de Migração do Active Directory versão 3 (ADMT v3) simplifica o processo de reestruturação do ambiente operacional para atender às necessidades de sua organização. 

    Você pode usar o ADMT v3 para migrar usuários, grupos e computadores de domínios Microsoft® Windows NT® 4.0 para domínios de serviço de diretório Active Directory®; entre domínios Active Directory em florestas diferentes (migração entre florestas); e entre domínios Active Directory na mesma floresta (migração na mesma floresta). 

    O ADMT v3 também executa a conversão de segurança de domínios Windows NT 4.0 para domínios Active Directory e entre domínios Active Directory em florestas diferentes. 

    Requisitos de Sistema:

     

     

     

    Sistemas Operacionais Suportados: Windows Server 2003; Windows Server 2003 Service Pack 1; Windows Server 2003,Enterprise x64 Edition; Windows Server 2003,Standard x64 Edition; Windows Small Business Server 2003

     

     

     

    O ADMT pode ser instalado em qualquer computador capaz de rodar o sistema operacional Windows Server 2003. 

    Domínio de destino: O domínio de destino deve estar executando ou o Windows 2000 Server ou o Windows Server 2003 

    Domínio de origem: O domínio de origem fonte deve estar executando o Windows 2000 Server, p Windows Server 2003 ou o Windows NT Server 4.0 

    O controlador do domínio primário (PDC) de um domínio de origem Windows NT Server 4.0 deve ter o SP4 ou superior instalado. 

    O agente ADMT (instalado pelo ADMT nos computadores de origem) pode operar em computadores que executam o Windows NT Server 4.0 (com SP4 ou superior); o Windows 2000 Server, o Windows XP e o Windows Server 2003.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
749566
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para administrar o Windows Server 2008 Core, deve-se utilizar o

Alternativas
Comentários
  • O Windows Server Core é uma versão mais leve do sistema operacional e que não tem interface gráfica. Assim, a administração deve ser feita em linha de comando.

    GABARITO: C


ID
749641
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows Server 2008, para se limpar o cache do DNS Resolver, deve-se executar o comando:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    1) Abra o "Prompt de comando" (Menu iniciar / executar / cmd -> enter)
    (Caso esteja usando o Windows Vista você deve executar como administrador em programas/acessórios/Prompt de comando)


    2) Digite na tela após o C:\> o seguinte comando:

    ipconfig /flushdns

     

    3) Aperte a tecla Enter.

    Nesta mesma tela você pode digitar o comando ipconfig /displaydns para visualizar o conteúdo cacheado de DNS

     

    É só lembrar de dar descarga = flush

  • Gabarito D

    “ipconfig/flushdns”. O comando flushdns limpa o cache do seu servidor DNS;

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
753238
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre o Active Directory do Windows Server 2008 R2, considere:

I. O recurso Active Directory Lightweight Directory Service (AD LDS) pode ser usado para fornecer serviços de diretório para aplicativos habilitados para diretório.

II. Os Serviços de Certificados do Active Directory (AD CS) vinculam a identidade de uma pessoa, dispositivo ou serviço à sua própria chave privada.

III. Os Serviços de Domínio do Active Directory (AD DS) são o local central para informações de configuração, solicitações de autenticação e informações sobre todos os objetos armazenados na floresta.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - CORRETA - A função de servidor AD LDS (Active Directory® Lightweight Directory Services) é um serviço de diretório do protocolo LDAP. Ela oferece armazenamento e recuperação de dados para aplicativos habilitados em diretório, sem as dependências necessárias aos Serviços de Domínio Active Directory (AD DS).

    O AD LDS do Windows Server® 2008 abrange a funcionalidade que era oferecida pelo ADAM (Modo de Aplicativo do Active Directory), que está disponível para os sistemas operacionais Windows® XP Professional e Windows Server® 2003. 

    II - CORRETA - Os Serviços de Certificados do Active Directory® (AD CS) no Windows Server® 2008 fornecem serviços personalizáveis para criação e gerenciamento de certificados de chaves públicas usados em sistemas de segurança de software que empregam tecnologia de chave pública. As organizações podem usar o AD CS para aumentar a segurança vinculando a identidade de uma pessoa, um dispositivo ou serviço a uma chave particular correspondente. O AD CS também inclui recursos para permitir o gerenciamento do registro e da revogação de certificados em diversos ambientes escaláveis.

    III - CORRETA - O Serviços de Domínio do Active Directory (AD DS) no Windows Server® 2008 armazena informações sobre usuários, computadores e outros dispositivos existentes na rede. O AD DS ajuda os administradores a gerenciar com segurança essas informações e facilita o compartilhamento de recursos e a colaboração entre usuários. Também é necessário que o. AD DS esteja instalado na rede para a instalação de aplicativos habilitados no diretório como, por exemplo, o Microsoft® Exchange Server, e para a aplicação de outras tecnologias do Windows Server tais como a Diretiva de Grupo.
  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Bons estudos!
  • Acredito que o erro esteja na segunda afirmativa, quando esta afirma que "vinculam a identidade de uma pessoa, dispositivo ou serviço à sua própria chave PRIVADA". Sabe-se que o certificado digital vincula a pessoa à sua chave pública. A chave privada é secreta.

  • No próprio site da Microsoft afirma que vincula a identidade da pessoa a uma chave PRIVADA.

    site: http://technet.microsoft.com/library/cc753254(v=ws.10).aspx


ID
760621
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Analise as seguintes afrmativas sobre servidores e sistemas operacionais de rede.

I. Solaris é um sistema operacional criado pela Sun que se baseia em Linux e tem suporte ao ZFS (Zeta File System), um sistema de arquivos robusto que suporta arquivos de até um zettabyte.
II. Windows Server 2008 suporta NTFS transacional, o que permite que operações com arquivos (um ou mais) sejam tratadas como uma transação atômica como em um banco de dados.
III. Ao executar o comando chmod 40 teste.txt no Linux, defnimos que não há permissão de acesso para outros (others) usuários que não pertençam ao grupo proprietário do arquivo teste.txt e que a permissão de acesso deste grupo (group) será somente para leitura. As permissões do proprietário (owner) do arquivo teste.txt não serão alteradas.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Errado : I. Solaris é um sistema operacional criado pela Sun que se baseia em Linux e tem suporte ao ZFS (Zeta File System), um sistema de arquivos robusto que suporta arquivos de até um zettabyte. 

    Solaris é um Sistema Operacional UNIX desenvolvido pela antiga Sun Microsystems, que é uma subsidiária da Oracle. As primeiras versões do Solaris (baseadas no código doBSD) foram chamadas SunOS, tendo o seu nome alterado para Solaris 2 quando passou a ser baseado no System V
    O SOLARIS é um sistema operacional totalmente baseado em UNIX ...
    "Fonte Wikipedia" 
    O Linux também é baseado em Unix.
  • Discordo da resposta, a meu ver somente a afirmativa II está correta.
    "chmod altera a permissão para cada arquivo fornecido de acordo com modo, que ou pode ser uma representação simbólica das mudanças a serem feitas, ou um número octal que representa um padrão de bits para as novas permissões....
    ...Um modo numérico é de um a quatro dígitos octais (0-7), derivados da adição dos bits com valores 4, 2, e 1. Quaisquer dígitos omitidos são assumidos como zero." 
    Ou seja, o erro da afirmativa estar em afirmar que as permissões do proprietário do arquivo não serão alteradas, sendo que serão. Portanto não há alternativa correta.

    Fonte: http://man.cx/chmod(1)/pt
  • Concordo com o Cabralz, a III está errada, pois sempre que omitimos um número da permissão, o sistema vai jogar um 0 'a esquerda, removendo, assim, todas as permissões do dono(pois o "0" corresponde a ele). Veja o exemplo da permissão ao arquivo em questão a seguir(fiz o teste no Debian7):

    chmod 40 teste.txt

    Após essa alteração, se vc listar o arquivo (ls -l teste.txt), verá as seguintes permissoes:

    - (---)   (r--)   (---)

    Ou seja, houve alteração do dono. O erro da alteranativa eh esse. O resto ta certo.


  • Pessoal, essa questão está correta o Gabarito ou eu desaprendi tudo? kkkkkk 

  • Gente, a alternativa III está ERRADA!!! Não há dúvidas quanto a isso. Fiz o teste no Ubuntu e, de fato, as permissões do dono são alteradas para "nenhuma". Ocorre, que a apostila do GNU Foca Linux - Iniciantes (até esta data) - informa exatamente o que foi afirmado no item III. Essa questão, provavelmente, foi retirada de lá.

  • Absurdo...será que ninguém entrou com recursos?

    Sempre que omitimos um número da permissão, o sistema vai jogar um 0 'a esquerda, o que significa remover todas as permissões do dono (pois o "0" corresponde a ele). Fiz um teste no Ubuntu 20.04. Criei um arquivo chamado teste.txt. Por padrão, ele é criado com as permissões:

    (rw-) (rw-) (r--)

    Em seguida, usei o comando informado pela questão: chmod 40 teste.txt

    Após essa alteração, o comando ls -l teste.txt exibe seguintes permissoes:

    (---) (r--) (---)

    Ou seja, houve alteração do dono. O arquivo ficou com a permissão "040", que corresponde apenas à leitura para o grupo do dono.

    A alternativa I também tá errada. O Solaris é baseado no Unix, e não no Linux(sim, são coisas diferentes).

    Veja os seguins trechos retirados de livros:

    [1]

    "You can install Optim Performance Manager in the UNIX (AIX®, Solaris), Linux (Red Hat, SuSE), and Windows environments".

    [2]

    "Sun Unix Solaris (Solaris 2017) is a Unix operating system originally developed by Sun Microsystems (Sun OS 2017)".

    Já com relação à II, O Windows 2016 de fato permite NTFS transacional, o que permite que operações com arquivos (um ou mais) sejam tratadas como uma transação atômica como em um banco de dados(usei o W2016 de proposito).

    Fonte:

    [1] Whei-Jen Chen, Ute Baumbach, Robert Borovsky, Sonali Kenge, Marcia Miskimen, Ling Xu, IBM Redbooks

    [2] Systems Programming in Unix/Linux, K.C. Wang

    [1] Windows Server 2016: Server Infrastructure, William Stanek

  • Questão bem estranha né pessoal? A afirmativa 3 não está correta. A polêmica de diferenciar Unix de Linux, essas bancas pequenas provavelmente não sabem e consideram tudo a mesma coisa, nos cabe entrar com recurso nessas questões.


ID
771913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos procedimentos de instalação, configuração e
administração do sistema operacional Windows Server 2008, versão
em língua inglesa, julgue os itens a seguir.

Para configurar o servidor de DNS, é necessário instalar a server role Hyper-V.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    O serviço DNS é um item opcional do Windows Server 2008 (uso o R2), e não necessita de 'server role Hyper-V', mas Active Directory, para ser um domínio.
  • errado:

    O Hyper-V é uma tecnologia de virtualização baseada em Hypervisor( virtualização que permite que multiplos Sistemas Operacionais compartilhem uma única plataforma de hardware). o stack de Virtualização roda com a partição pai e tem acesso direto aohardware. A partição pai cria partições filho, que hospedam os Sistemas Operacionais guest.

    A função Hyper-V no Windows Server 2008 e Windows Server 2008 R2 provê gerenciamento básico que você pode utilizar para criar e gerenciar um ambiente de virtualização de servidores.

ID
771916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos procedimentos de instalação, configuração e
administração do sistema operacional Windows Server 2008, versão
em língua inglesa, julgue os itens a seguir.

Em uma instalação do tipo server core, cujo nome de conexão de rede é local area connection, configura-se o cliente DHCP para o IPv4 por meio do comando netsh interface ipv4 set address "local area connection" dhcp.

Alternativas
Comentários
  • Netsh interface ipv4 set address name=<IP address of local system> source=DHCP

    http://blogs.technet.com/b/robse/archive/2008/06/09/server-2008-core-commands.aspx
  • Fiquei confuso:

       - netsh interface ipv4 set address "local area connection" dhcp

    O comando acima é o mesmo que:
       - netsh interface ipv4 set address "local area connection" source=dhcp

    ???


    No caso se omitir "name=" ou "source="  funciona do mesmo jeito?

    abs

    Change to a DHCP-provided IP address from a static IP address. 1.   At a command prompt, type:
    Netsh interface ipv4 set address name= source=DHCP
    Change to a DHCP-provided IP address from a static IP address. 1.   At a command prompt, type:
    Netsh interface ipv4 set address name= source=DHCP
  • Ave Maria!


ID
771919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos procedimentos de instalação, configuração e
administração do sistema operacional Windows Server 2008, versão
em língua inglesa, julgue os itens a seguir.

Com um prompt de comando com direitos de usuário administrador, é possível, ao se executar o comando ipconfig /flushdns, forçar o registro de um nome de host no servidor DNS.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O parâmetro /flushdns descarta as entradas inválidas de DNS. Para forçar o registro de um nome de host no servidor DNS o parâmetro é /registerdns
  • Complementado:
      Esta opção é especialmente útil em uma situação em que houve problemas com o servidor DNS e após a resolução do problema, os clientes reclamam que conseguem acessar alguns sites e não conseguem acessar outros sites. Isso acontece porque no cache local do cliente, existem registros que podem não ser mais válidos. Neste caso a solução é limpar o cache local do DNS.

    Read more: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/1142/tutorial-de-tcp_ip-parte-35-dns--comandos-ipconfig-e-nslookup.aspx#ixzz25JxQsuTg
  • ipconfig /flushdns limpa o cache
  • A opção que forçar o registro de um nome de host no servidor DNS é ipconfig /registerdns.
    A opção ipconfig /flushdns limpa o cache de consultas DNS anteriores do sistema no qual o comando foi executado. 

ID
771922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos procedimentos de instalação, configuração e
administração do sistema operacional Windows Server 2008, versão
em língua inglesa, julgue os itens a seguir.

Deve-se utilizar a versão Enterprise para o atendimento da demanda por recursos de failover clustering do Windows Server 2008 R2.

Alternativas
Comentários
  • O Windows Server 2008 R2 Enterprise fornece alta disponibilidade para aplicativos essenciais para os negócios, como bancos de dados, sistemas de mensagens, serviços de arquivos e impressão, por meio de recursos como cluster de failover e a opção de instalação Server Core. Também inclui o Hyper-V, um hipervisor de alto desempenh flexível para virtualização econômica.

    Alta disponibilidade

    Cluster de failover: O Windows Server 2008 R2 Enterprise fornece cluster de failover rápido e robusto que é fácil de gerenciar e age automaticamente em caso de falha no servidor, mantendo o serviço para que os usuários tenham o mínimo de interrupção. O cluster de failover do Windows Server 2008 R2 Enterprise suporta até 16 nós. Combinado com produtos de replicação de terceiros, o cluster de vários locais também está disponível.

    Server Core: Server Core, uma opção de instalação mínima para o Windows Server, somente os recursos essenciais para determinada carga de trabalho são instalados, resultando em um servidor mais seguro e confiável que é otimizado para executar os aplicativos e serviços mais exigentes, e que requer menos patches e manutenção.

    Virtualização econômica: A virtualização de servidores pode ajudar você a:

    • Consolidar servidores de forma lógica e simplificar o gerenciamento.

    • Reduzir o custo associado ao consumo de energia, ventialação e espaço para datacenter.

    • Aumentar a disponibilidade de seus sistemas.

    • Otimizar a utilização do sistema e obter economia de custo significativa com infraestrutura e gerenciamento

    Além disso, o Windows Server 2008 R2 Enterprise fornece direitos para executar quatro máquinas virtuais Hyper-V.

    Maior escalabilidade: Como as organizações crescem e mudam rapidamente, as infraestruturas de TI devem permanecer flexíveis e escalonáveis para ajudar a suportar, gerenciar e proteger funcionalidades expandidas, um influxo de usuários e locais de trabalho adicionais, e aplicativos cada vez mais crítidos.

    O Windows Server 2008 R2 Enterprise é escalonado para se adapatar ao aumento da necessidade de aplicativos corporativos.
     

    • Suporte para até 64 x 64 processadores físicos (até 256 processadores lógicos) e 1 TB de RAM.

    • Suporte para um número praticamente ilimitado de conexões de rede privada virtual (VPN) e com o Remote Services Gateway.

    • Autenticação e autorização para um número praticamente ilimitado de conexões de serviço de acesso à rede e ao servidor de políticas de de rede.

    Fonte: http://www.microsoft.com/pt-br/server-cloud/windows-server/2008-r2-enterprise.aspx

  • Estranho a forma que ficou colocada a questão, pois não é apenas a versão Enterprise que dá suporte ao Clustering de Failover, também a versão Datacenter do Windows Server 2008 oferece suporte ao recurso, conforme retifado do site technet da Microsoft:

    "O recurso cluster de failover está disponível nas plataformas Windows Server 2008 Enterprise e Windows Server 2008 Datacenter. Ele não está disponível nos sistemas operacionais Windows Web Server 2008 ou Windows Server 2008 Standard."
    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc725923%28v=ws.10%29.aspx
  • É Marcelo, mas o CESPE é assim mesmo. Expressões como "deve-se", "é sufuciente", "é necessário" não excluem o fato que existem outras formas de se chegar ao mesmo resultado; o candidato então deve ficar atento. Agora, expressões como "somente", "apenas", etc. são restritivas e excluem a possibilidade de outra solução.

    Bons estudos.
  • Geraldo,
    o "Deve-se" não seria também restritiva? Este caso está mais para "a banca não sabia que existiam outras formas". Mas analisando a questão de um ponto de vista meramente lógico, se você negar a sentença, ai sim ela fica errada: "Não deve-se utilizar...", sendo assim é melhor dizer que ela está certa. =D


ID
771949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de backup e restauração de dados, julgue o item abaixo.



O sistema operacional Windows Server dispõe da ferramenta Windows Server Backup, capaz de fazer cópias de segurança de unidades de disco locais com sistema de arquivos ext3.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O sistema de arquivos ext3 pertence ao Linux e não ao Windows.
  • Como todos sabem, o Windows não pode ler partições Linux como EXT3. Todos sabem que o Samba é só para rede.
  • Questão dada. Desde quando Windows tem suporte a ext3?
  • Windows Server 2008 usa NTFS por exemplo. Quem EXT3 é o linux!

  • Gabarito ERRADO

    Quem utiliza sistema de arquivos EXT3 é o sistema operacional Linux.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Errado

    A banca misturou peracionalidade do windows w linux.

    Linux e Windows figuram as primeiras posições entre os sistemas operacionais mais usados no mundo. Enquanto um é licenciado por uma empresa, outro é completamente gratuito.

    O sistema da Microsoft, produzido por uma empresa, é bastante restritivo. Quando se compra uma licença para Windows, só é possível instalá-lo em uma máquina, caso contrário, você estará desrespeitando os termos de uso da Microsoft. O Linux é completamente gratuito e pode ser instalado em quantas máquinas se deseja, sem restrição alguma.

    Fonte: https://www.sos.com.br/noticias/tecnologia/linux-x-windows-quais-as-principais-diferencas


ID
788647
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em uma rede, existem três servidores Windows Server 2008, com Terminal Services instalados, que funcionam como um conjunto de servidores que dividem tarefas, atuando como se fossem um único grande servidor. Nessa configuração, deve-se garantir que os novos usuários do domínio possam conectar-se automaticamente ao servidor de terminal que tem o menor número de sessões ativas e que os usuários que se desconectarem sejam redirecionados para o servidor que contém a sessão anterior, ao se reconectarem.

Para que esses requisitos funcionem, deve-se implementar o

Alternativas
Comentários
  • Terminal Services Session Broker (TS Session Broker) is a role service in Windows Server® 2008 that enables a user to reconnect to an existing session in a load-balanced terminal server farm. Additionally, Windows Server 2008 includes the new TS Session Broker Load Balancing feature. This feature enables you to distribute the session load between servers in a load-balanced terminal server farm.


    Fonte: https://technet.microsoft.com/en-us/library/cc731045%28v=ws.10%29.aspx


ID
805525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando um sistema do tipo Windows 2008 R2 com Active Directory instalado e em produção, com uma base de aproximadamente 2.000 usuários cadastrados e com suporte a Power Shell, julgue o  item  a seguir.

Quando integrado ao Active Directory, o Power Shell é inadequado para a execução de tarefas que envolvam o conceito de transação.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

    Um dos novos recursos no Windows PowerShell v2 é o suporte para operações transacionais.

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/ff808320.aspx

     

    Versão atual 5.1

    https://docs.microsoft.com/pt-br/powershell/scripting/setup/installing-windows-powershell?view=powershell-6

     

     

    Inicialmente um componente apenas do Windows, o PowerShell tornou-se de código aberto e multiplataforma em 18 de agosto de 2016.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/PowerShell


ID
805528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando um sistema do tipo Windows 2008 R2 com Active Directory instalado e em produção, com uma base de aproximadamente 2.000 usuários cadastrados e com suporte a Power Shell, julgue o  item  a seguir.


O Windows Server 2008 R2 suporta o uso de SAN (storage area network).

Alternativas
Comentários
  • O suporte existe desde o Windows Server 2000.

  • Transação é um grupo lógico de comandos que são tratados como uma única tarefa. A tarefa falhará automaticamente se algum comando no grupo falhar e o usuário tiver a opção de aceitar ou rejeitar as ações executadas na transação. Para participar de uma transação, o cmdlet deve declarar que oferece suporte a transações quando o atributo de cmdlet é declarado. O suporte para transações foi introduzido no Windows PowerShell 2,0.

    Fonte:

    [1] https://docs.microsoft.com/pt-br/powershell/scripting/developer/cmdlet/cmdlet-overview?view=powershell-7.1


ID
805531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando um sistema do tipo Windows 2008 R2 com Active Directory instalado e em produção, com uma base de aproximadamente 2.000 usuários cadastrados e com suporte a Power Shell, julgue o  item  a seguir.


A alocação desse sistema em um ambiente virtualizado será inadequada, visto que o Active Directory apresenta restrição de uso nesse tipo de ambiente.

Alternativas
Comentários
  • "A alocação desse sistema em um ambiente virtualizado será inadequada, " ERRADO. Pode ser virtualizado.

    "visto que o Active Directory apresenta restrição de uso nesse tipo de ambiente." ERRADO. Não há restrição alguma.


ID
805534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando um sistema do tipo Windows 2008 R2 com Active Directory instalado e em produção, com uma base de aproximadamente 2.000 usuários cadastrados e com suporte a Power Shell, julgue o  item  a seguir.


No caso citado, o acesso remoto para gerenciamento através de uma estação com sistema operacional Windows XP professional ao servidor com Active Directory não é permitido.

Alternativas

ID
805537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando um sistema do tipo Windows 2008 R2 com Active Directory instalado e em produção, com uma base de aproximadamente 2.000 usuários cadastrados e com suporte a Power Shell, julgue o  item  a seguir.


No Windows Server 2008 R2, o Power Shell permite tanto a execução de comandos quanto o desenvolvimento de scripts para tarefas de gerenciamento.

Alternativas

ID
813607
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O máximo de memória que o Microsoft Windows Server 2008 R2 Enterprise reconhece em um sistema 64 bits é

Alternativas
Comentários
  • 4 TB...

    Mínimo: 512 MB
    Máximo: 32 GB (para Windows Server 2008 R2 Standard) ou 2 TB (para Windows Server 2008 R2 Enterprise, Windows Server 2008 R2 Datacenter e Windows Server 2008 R2 for Itanium-Based Systems).
    Fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/dd379511(v=ws.10).aspx
  • http://blogs.technet.com/b/suporte/archive/2010/04/16/limites-de-memoria-32-bits-vs-64-bits.aspx

     


ID
813610
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O espaço mínimo necessário em disco para a instalação do Microsoft Windows Server 2008 R2 é

Alternativas
Comentários
  • 40GB ? Está errado!
    Requisitos de espaço em disco
    A seguir estão os requisitos de espaço de disco mínimos para a partição de sistema. Mínimo: 32 GB 
    Fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/dd379511(v=ws.10).aspx
  • essa disgraça cade a resposta porraaaaaaaa


ID
813613
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Três dos aprimoramentos na segurança do kernel do Microsoft Windows Server 2008 R2 foram

Alternativas
Comentários
  • Novidades para fortalecimento e integridade do sistema operacional para Windows Server 2008

    Aprimoramentos de segurança para o kernel

    Proteção de patch de kernel para edições de 64 bits 

    Aprimoramentos de segurança para o gerenciador de pilha

    Aprimoramentos de segurança para o registro

    Integridade do código

    Prevenção de Execução de Dados

    Aleatoriedade do Layout do Espaço para Endereço

    Proteção de Recursos do Windows

     

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc725998(v=ws.10).aspx


ID
813616
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre o PnP no Windows Server 2008 R2, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O PnP no Windows Server 2008 fornece a seguinte funcionalidade:

    • - Detecta um dispositivo PnP e determina seus requisitos de recursos de hardware e seu número de identificação de dispositivo (ID PnP).
    • - Localiza um driver de dispositivo apropriado para dispositivos recém-instalados.
    • - Aloca recursos de hardware.
    • - Carrega, inicializa e descarrega drivers dinamicamente.
    • - Notifica outros drivers e aplicativos quando um novo dispositivo está disponível.
    • - Controla os processos de parada e início de dispositivos nos modos de hibernação e espera e durante as operações de inicialização e desligamento (em conjunto com o gerenciamento de energia).
    • - Oferece suporte a uma ampla variedade de tipos de dispositivo.
    Fonte:

    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc771457(v=ws.10).aspx


ID
813619
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Segundo a documentação oficial do Microsoft, o requisito mínimo para realizar uma migração de servidores DHCP entre máquinas com o Microsoft Windows Server 2008 R2 é

Alternativas
Comentários
  • https://technet.microsoft.com/pt-br/library/dd379493(v=ws.10).aspx


ID
813622
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre Cluster Shared Volume do Windows Server 2008 R2, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Um Cluster Shared Volume (CSV) é um mecanismo implementado pelo serviço Failover Cluster do Windows Server 2008 R2, exclusivo para utilização com o Hyper-V, que permite o acesso simultâneo dos vários nós de um Failover Cluster a um volume partilhado.

    Tipicamente o modo de funcionamento de um Failover Cluster é o modelo shared-nothing onde, num dado momento, apenas um nó do Failover Cluster pode aceder a um volume. Este modelo, com o advento da virtualização de servidores, acarreta algumas lacunas na gestão da capacidade em SAN associada aos servidores virtuais. 


    http://blogs.technet.com/b/ptinfra/archive/2010/01/24/boas-pr-ticas-na-utiliza-o-de-cluster-shared-volumes.aspx

  • LETRA B.

    Complemento em outras palavras.

    O CSV pode aprimorar a disponibilidade e capacidade de gerenciamento das máquinas virtuais ao permitir que múltiplos nós acessem simultaneamente o mesmo volume de armazenamento compartilhado. Por exemplo, em um cluster de failover que usar CSV, múltiplas máquinas virtuais clusterizadas distribuídas em vários nós de cluster podem acessar os arquivos do disco rígido virtual ao mesmo tempo, mesmo se tais arquivos estiverem em um disco único (LUN [número de unidade lógica]) no armazenamento. Isso significa que as máquinas virtuais clusterizadas poderão fazer failover independentemente das outras, mesmo se usarem um único LUN. O CSV também fornece suporte à migração dinâmica de uma máquina virtual do Hyper-V entre nós em um cluster de failover.


    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/jj863389.aspx



ID
813628
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre a integração do Windows Server 2008 R2 com o UNIX, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • NFS (Network File System ) – permite a transferência de arquivos entre estações de trabalho e servidores NFS (Cliente/Servidor). Esse protocolo é certamente o mais utilizado para se obter compartilhamento de arquivos através da rede em ambientes UNIX. A idéia principal do projeto do NFS é prover acesso transparente para o usuário aos arquivos remotos, ou seja, as aplicações acessam arquivos que estão remotos utilizando a mesma semântica UNIX de acesso a arquivos locais

  • You can make the files available to the Windows-based computer by using network file system (NFS), or by copying them to the Windows-based computer through File Transfer Protocol (FTP).

    https://technet.microsoft.com/en-us/library/cc770730.aspx


ID
814720
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O comando do Microsoft Windows 2008 R2 para visualizar o endereço IP do computador em utilização é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

     

    No Linux é ifconfig.


ID
815395
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para validar o acesso a uma rede Windows Server 2008 R2, baseada na integridade do sistema, segundo a Microsoft, a infraestrutura de rede deve fornecer as seguintes áreas de funcionalidade:

Alternativas

ID
815398
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A documentação do Windows Server 2008 R2 considera como componentes de reforço do NAP, apenas:

Alternativas

ID
815401
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A documentação do Windows Server 2008 R2 considera alguns componentes de recursos adicionais na proteção contra acesso à rede. Dois deles são:

Alternativas

ID
815428
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Segundo a Microsoft, na instalação do Windows Server 2008 R2, os aplicativos de servidor que devem receber conexões de entrada não solicitadas falharão, isso ocorre porque

Alternativas

ID
815431
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Segundo o Microsoft, antes de instalar o Windows Server 2008 R2, NÃO é recomendado

Alternativas
Comentários
  • por que não é a D? e se acabar a energia durante a instalação?


ID
815434
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O mínimo de memória recomendado para a instalação do Windows Server 2008 R2, segundo a documentação da Microsoft, é

Alternativas
Comentários
  • https://technet.microsoft.com/pt-br/windowsserver/bb414778.aspx


ID
815437
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Segundo a Microsoft, a versão necessária para a instalação do Windows Server 2008 R2 em um servidor com o processador Intel Itanium 2 é

Alternativas
Comentários
  • "Windows Server 2008 R2 will be the last version of Windows Server to support the Intel Itanium architecture. SQL Server 2008 R2 and Visual Studio 2010 are also the last versions to support Itanium."

    Fonte:


ID
815440
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre o AppLocker do Windows Server 2008 R2, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • BitLocker: para ajudar a proteger todos os arquivos armazenados na  unidade em que o Windows está instalado (unidade do sistema operacional) e em unidades de dados fixas (como unidades de discorígido internas).

    AppLocker : Através dele é permitido aos administradores especificar quais aplicativos podem rodar nos desktops dos usuários.


ID
815449
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre o Gerenciador de Autorização do Windows Server 2008 R2, é correto afirmar que

Alternativas

ID
815455
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre o BitLocker do Windows Server 2008 R2, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O BitLocker é a ferramenta de criptografia da Microsoft, disponível no Windows Vista, Windows 7, Windows 8 e Windows 10. O recurso permite encriptar o disco rígido do computador, protegendo os documentos e arquivos contra o acesso não autorizado. Ao ativar, o sistema codifica as informações e impede que hackers façam uso delas sem inserir a chave definida pelo usuário. A partir do Windows 7, a Microsoft incluiu a funcionalidade BitLocker To Go, que é capaz de proteger unidades de dados externas, como pendrives e HDs portáteis.

     

    fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/05/o-que-e-bitlocker-do-windows.html

  • Correta: A - criptografa os dados do volume do sistema operacional para protegê-los

    BitLocker: para ajudar a proteger todos os arquivos armazenados na  unidade em que o Windows está instalado (unidade do sistema operacional) e em unidades de dados fixas (como unidades de discorígido internas).

    AppLocker : Através dele é permitido aos administradores especificar quais aplicativos podem rodar nos desktops dos usuários.

    Gostei (

    0

    )


ID
823801
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para abrir a janela do Adicionar/Remover programas, no Windows Server, deve-se digitar o comando

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Applications Wizard. A extensão CPL é do Control Panel (Painel de Controle).
    A letra A é para Ferramentas Administrativas. A letra B para Atualizações Automáticas. A letra C é do Painel de Controle do DirectX, se estiver instalado. A letra E é para diagnóstico de erros no DirectX.
  • Comandos do Windows Server (pt-BR) Comandos do Windows Server

    Abaixo, uma lista bastante útil dos principais comandos do Windows Server :

    Adicionar/Remover Programas
    Abre a janela do Adicionar/Remover Programas do seu Windows.
    Digite: appwiz.cpl

    Ferramentas Administrativas
    Abre Ferramentas Administrativas.
    Digite: control admintools

    Atualizações Automáticas
    Digite: wuaucpl.cpl

    Assistente para Transferência de Arquivos Bluetooth
    Digite: fsquirt

    Compartilhamentos DDE
    Digite: ddeshare

    Gerenciador de Dispositivos
    Digite: devmgmt.msc

    Painel de Controle do Direct X
    Abre o painel de controle do Direct X, mas só funciona se caso o mesmo já estiver instalado no seu computador.
    Digite: directx.cpl

    Ferramenta de Diagnóstico do Direct X
    Ferramenta que diagnóstica e testa o som e vídeo do seu Direct X.
    Digite: dxdiag
    [...]
    Fonte Microsoft

  • Gabarito D

    Lista de comandos Windows:

    http://br.ccm.net/faq/1420-lista-de-comandos-do-windows

     

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

     


ID
823804
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows Server, o parâmetro do comando ipconfig que exibe todas as identificações de classe DHCP permitidas para o adaptador é

Alternativas
Comentários
  • Table 3.3 Ipconfig Switches

    Switch

    Effect

    /all

    Produces a detailed configuration report for all interfaces.

    /flushdns

    Removes all entries from the DNS name cache.

    /registerdns

    Refreshes all DHCP leases and reregisters DNS names

    /displaydns

    Displays the contents of the DNS resolver cache.

    /release < adapter >

    Releases the IP address for a specified interface.

    /renew < adapter >

    Renews the IP address for a specified interface.

    /showclassid < adapter >

    Displays all the DHCP class IDs allowed for the adapter specified.

    /setclassid < adapter > < classID to set >

    Changes the DHCP class ID for the adapter specified.

    /?

    Displays this list.

  • Configuração do IP
    Este comando te mostra informações completas da sua conexão local.
    Digite: ipconfig /all

    Configuração do IP
    Exibe o conteúdo da Cache DNS Resolver.
    Digite: ipconfig /displaydns

    Configuração do IP
    Depura a Cache DNS Resolver.
    Digite: ipconfig /flushdns

    Configuração do IP
    Libera o endereço IP para o adaptador especificado.
    Digite: ipconfig /release

    Configuração do IP
    Renova o endereço IP para o adaptador especificado.
    Digite: ipconfig /renew

    Configuração do IP
    Atualiza todas as concessões DHCP e registra novamente nomes DNS.
    Digite: ipconfig /registerdns

    Configuração do IP
    Exibe todas as identificações de classe DHCP permitidas para o adaptador.
    Digite: ipconfig /showclassid

    Configuração do IP
    Modifica a identificação de classe DHCP.
    Digite: ipconfig /setclassid

  • obrigado aulas de inglês :)


ID
829798
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma empresa possui um ambiente Windows Server 2008 e deseja atribuir a tarefa administrativa de desbloquear as contas de usuário para um usuário qualquer, que não tem essa permissão. Essa configuração de permissões no Active Directory exige modificação da DACL de um objeto, mas, por uma questão de segurança, deseja-se que essa tarefa seja executada a partir do prompt de comando. A execução dessa tarefa, segundo as regras de segurança indicadas, pode ser feita pelo comando

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    DSACLS

    Exibe e altera as permissões (entradas de controle de acesso) no acesso controlem lista (ACL) dos objetos nos serviços de domínio Active Directory (AD DS).

    Dsacls é uma ferramenta de linha de comando incluída no Windows Server 2008. Está disponível se você tiver a função de servidor AD DS instalada.Para usar dsacls, você deve executar o comando dsacls em um prompt de comando elevado. Para abrir um prompt de comando elevado, clique emIniciar, clique com o botão direito Prompt de comandoe clique em Executar como administrador.

    Para obter exemplos de como usar esse comando, consulte exemplos.

    Dsacls é o equivalente de linha de comando da guia segurança na caixa de diálogo deformato p para um objeto do Active Directory em ferramentas como o Active Directory Users and Computers. Você pode usar qualquer ferramenta para exibir e alterar as permissões de objeto do Active Directory.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
879376
Banca
FEPESE
Órgão
FATMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente o comando utilizado no prompt de comando para criar uma nova conta de usuário no Sistema Operacional Windows Server 2008.

Alternativas

ID
879385
Banca
FEPESE
Órgão
FATMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale a alternativa que define corretamente a função Hyper-V no Sistema Operacional Windows Server 2008.

Alternativas
Comentários
  • Hyper-V é uma tecnolgoia de virtualização que executa diretamente sobre o Hardware.


ID
900826
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma empresa, que possui uma rede baseada no Windows Server 2008, vai montar um ambiente de Active Directory Rigths Management Services (AD RMS) para extensão do alcance da rede interna. A estrutura a ser montada fará uso de clusterização, e existirão duas florestas com Active Directory Domain Services (AD DS).

Quantos clusters raiz AD RMS podem ser implantados, no máximo, nesse modelo?

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

     

    Apenas um cluster raiz AD RMS é permitido por floresta.

     

    Fonte: 

    https://docs.microsoft.com/en-us/previous-versions/windows/it-pro/windows-server-2008-R2-and-2008/dd772648(v=ws.10)


ID
902344
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No ambiente Microsoft Windows Server 2008, uma forma de aumentar a tolerância a falhas no serviço DHCP é

Alternativas
Comentários
  • A banca foi buscar essa questão nos manuais online da Microsoft.

    Fonte:http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc733059.aspx 

    Aumentar a tolerancia a falhas dividindo escopos de DHCP.
    "
    É recomendável dividir um escopo entre dois ou três servidores. Assim, é possível tratar mais facilmente a saturação do tráfego de DHCP. Além disso, se um servidor falhar, a rede não será afetada. Uma divisão 80/20 parece oferecer o melhor benefício.

    Por exemplo, considere um escopo de Classe B 132.255.0.0 com intervalo de endereços de 132.255.0.1 a 132.255.255.255 e máscara de sub-rede 255.255.0.0. Uma configuração seria distribuir a carga entre dois servidores (SRV1 e SRV2). O SRV1 tem um escopo de 132.255.0.1 a 132.255.255.255 com uma máscara de 255.255.0.0. O intervalo de exclusão desse escopo é de 132.255.128.0 a 132.255.255.255. O SRV2 tem um escopo de 132.255.0.1 a 132.255.255.255 com uma máscara de 255.255.0.0. O intervalo de exclusão desse escopo é de 132.255.0.1 a 132.127.255.255. Um escopo também pode ser dividido entre três servidores de maneira semelhante.

  • DHCP e DNS são serviços diferentes. Ambas são opções interessantes para que se melhore a qualidade de utilização de uma rede, mas só a E faz diferença no que diz respeito às falhas de DHCP.

    Comentando as alternativas:
     a) aumentar a quantidade de reservas de endereços IP, associando os endereços físicos das interfaces de rede das estações.
    Diminui-se a quantidade de endereços pra o lease, o que não tira a importância do DHCP, mas diminui: o trabalho de manutenção do serviço fica meio braçal.
     
     b) especificar mais de um servidor DNS nas opções de escopo.
    É interessante, mas não faz diferença para a qualidade do DHCP. 
     
     c) diminuir o tempo de empréstimo (lease).
    Foi a alternativa q marquei, de cara. Com menor tempo de lease, há mais IPs à disposição. No entanto, não há diminuição da quantidade de máquinas por servidor DHCP e, ao contrário, quanto menor o tempo de lease, mais vezes um servidor terá de distribuir endereços e, logo, mais trabalho.
     
     d) diminuir o tamanho da faixa de exclusão de endereços IP.
    O que significa mais endereços por servidor. Cai no caso acima.

     e) dividir os escopos entre múltiplos servidores DHCP.
    Diminui-se, portanto, a quantidade de endereços por servidor. 

ID
902347
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Após instalar o serviço IIS (Internet Information Services) no ambiente Microsoft Windows Server 2008, o diretório padrão de hospedagem das páginas Web é

Alternativas
Comentários
  • O diretório padrão do IIS tanto na versão 6.0, quanto na  versão 7.0 (versões mais comuns), é "c:\inetpub\wwwroot". 
    Portanto a resposta correta é a letra d.

ID
902350
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma novidade no ambiente Microsoft Windows Server 2008, em relação às versões anteriores, foi o surgimento de um controlador de domínio chamado

Alternativas
Comentários
  • Um RODC (controlador de domínio somente leitura) é um novo tipo de controlador de domínio do sistema operacional Windows Server® 2008. Com um RODC, as organizações podem facilmente implantar um controlador de domínio em locais onde não é possível garantir a segurança física. Um RODC hospeda partições somente leitura do banco de dados dos Serviços de Domínio Active Directory® (AD DS).
    Antes do lançamento do Windows Server 2008, se os usuários tivessem que se autenticar em um controlador de domínio através de uma WAN (rede de longa distância), não havia uma alternativa real. Em muitos casos, essa não era uma solução eficiente. As filiais geralmente não podem oferecer a segurança física adequada necessária para um controlador de domínio gravável. Além disso, as filiais normalmente dispõem de largura de banda de rede insuficiente quando estão conectadas a um site de hub. Isso pode aumentar o tempo necessário para fazer logon. Também pode dificultar o acesso a recursos da rede. A partir do Windows Server 2008, uma organização pode implantar um RODC para lidar com esses problemas. Como resultado, os usuários que estão nessa situação têm os seguintes benefícios:
    • Segurança aprimorada
    • Tempos de logon mais rápidos
    • Acesso mais eficiente a recursos da rede
    Fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc732801(v=ws.10).aspx
  • O que é um RODC?

    O RODC é uma nova funcionalidade do AD DS lançado a partir do Windows Server 2008. Basicamente ele é um Domain Controller com uma base de dados somente leitura e sem as informações sobre as credenciais dos usuários e computadores. Ele foi desenvolvido para atender sites remotos com poucos usuários e baixa segurança física. Como não tem informações de credenciais, se esse servidor for extraviado as senhas não serão comprometidas. Como ele não guarda as credenciais dos usuários todo pedido de autenticação é encaminhado para um DC com a base completa.

    Para evitar todo esse trafego na rede WAN o RODC possibilita salvar em cache apenas a senha dos usuários e computadores que irão usar o RODC como o seu logon server porém era sempre um DC em outro site que atendiam as requisições de autenticação.


ID
906310
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere:

I. Simplificam a implantação registrando certificados de usuários e computadores sem a intervenção do usuário.

II. Aumentam a segurança de acesso com melhor segurança do que as soluções de nome de usuário e senha, e a capacidade de verificar a validade de certificados usando o Protocolo de Status de Certificados Online (OCSP).

III. Simplificam o gerenciamento de certificados e cartões inteligentes por meio da integração com o Forefront Identity Manager.

As descrições acima são referentes ao

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B
    Os Serviços de Certificados do Active Directory (AD CS) fornecem serviços personalizáveis para emissão e gerenciamento de certificados de chaves públicas usados em sistemas de segurança de software que empregam tecnologia de chave pública.
     
    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/a8f53a9b-f3f6-4b13-8253-dbf183a5aa62.aspx