SóProvas


ID
1267666
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os custos de empréstimos que são diretamente atribuíveis à aquisição, à construção ou à produção de ativo qualificável formam parte do custo de tal ativo. Com relação aos aspectos relativos aos custos de empréstimos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra A:

    CPC 20

    Dependendo das circunstâncias, um ou mais dos seguintes ativos podem ser considerados ativos qualificáveis:

    (a) estoques;

    (b) plantas industriais para manufatura;

    (c) usinas de geração de energia;

    (d) ativos intangíveis;

    (e) propriedades para investimentos.

    Ativos financeiros e estoques que são manufaturados, ou de outro modo produzidos, ao longo de um curto período de tempo, não são ativos qualificáveis. Ativos que estão prontos para seu uso ou venda pretendidos quando adquiridos não são ativos qualificáveis.


  • Adicionalmente aoque já foi explicado, O CPC 20 define queo Ativo qualificável é aquele quenecessariamenteleva um período detempo substancial para ficar prontopara seu uso ouvenda pretendidos.

    Outras informaçõesrelevantes:

    A entidade deverá,no que diz respeito a questão da Contabilidade,capitalizar oscustos deempréstimoque sãodiretamenteatribuíveis à aquisição, à construção ou à produção de ativo qualificável como parte do custo do ativo. Paraoutros custos de empréstimos a entidadedeverá reconhecê-los como despesa no período em que são incorridos;

    Se os custo deempréstimos que são diretamente atribuíveis à aquisição, à construção ou àprodução de ativo qualificável foremprováveis resultados de benefícios econômicos futuros para a entidade e tambémforem possíveis de serem mensurados com segurança, então eles deverão sercapitalizados como parte do custo ativo;

    Se existirem interrupções durante extensosperíodos das atividades de desenvolvimento do ativo qualificável,salvo que essas interrupções sejam normais, então a entidade deve suspender a capitalização dos custos de empréstimos;

    Quando todas as atividades necessárias para preparar o ativo qualificável para seu uso ou venda pretendidos estiverem completas, a entidade deve cessar definitivamente a capitalização.

    Fonte: http://www.cpcon.eng.br/gestao-patrimonial/cpc/pronunciamento-tecnico-cpc-20/

    Bons estudos!

  • Olá João a alternatvia C está errada, na parte que diz que a variação cambial são consideradas como provisões dos juros!

  • Vimos que dependendo das circunstâncias, um ou mais dos seguintes ativos podem ser considerados ativos qualificáveis:

    (a) estoques;

    (b) plantas industriais para manufatura;

    (c) usinas de geração de energia;

    (d) ativos intangíveis;

    (e) propriedades para investimentos.

    Com isso, correta a alternativa A.

    Além disso, vimos que variações cambiais decorrentes de empréstimos em moeda estrangeira, na extensão em que elas sejam consideradas como ajuste, para mais ou para menos, do custo dos juros (alternativa C incorreta).

    Também vimos que estoques que são manufaturados, ou de outro modo produzidos, ao longo de um curto período de tempo, não são ativos qualificáveis (alternativa D incorreta).

    Veremos logo mais, no item 2.2, que custos de empréstimos que são diretamente atribuíveis à aquisição, construção ou produção de ativo qualificável devem ser capitalizados como parte do custo do ativo quando for provável que eles irão resultar em benefícios econômicos futuros para a entidade e que tais custos possam ser mensurados com confiabilidade (alternativa E incorreta).

    Quanto à alternativa B, veremos que eventuais receitas financeiras ganhas, decorrentes do investimento temporário de um empréstimo, são contabilizadas como dedução dos próprios custos de empréstimos. Ou seja, há a exclusão da receita financeira dos custos de empréstimos.

  • 8. A entidade deve capitalizar os custos de empréstimos que são diretamente atribuíveis à aquisição, construção ou produção de ativo qualificável como parte do custo do ativo. A entidade deve reconhecer os outros custos de empréstimos como despesa no período em que são incorridos.

    9. Custos de empréstimos que são diretamente atribuíveis à aquisição, construção ou produção de ativo qualificável devem ser capitalizados como parte do custo do ativo quando for provável que eles irão resultar em benefícios econômicos futuros para a entidade e que tais custos possam ser mensurados com confiabilidade. Quando a entidade aplicar o Pronunciamento Técnico CPC 42 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária (ou a sistemática de Correção Monetária Integral, enquanto não aprovado esse Pronunciamento Técnico), deve reconhecer como parte dos custos de empréstimos atribuíveis aos ativos qualificáveis apenas a parcela excedente à inflação