SóProvas


ID
1268302
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Entre os diferentes tipos de estoque, distingue-se o de segurança, que é utilizado como estoque

Alternativas
Comentários
  • Apesar de ter acertado, acredito que a banca tentou aproximar um conceito do outro, mas na prática é bem diferente. Veja que há, aproximadamente, 3 conceitos muito próximos, mas cada um com suas características.


    Níveis de estoque


    O controle dos níveis de estoque é uma ciência complexa. Para entendê-la, faz-se uso de algumas nomenclaturas específicas, que em geral consistem em “gatilhos” para se medir o volume de pedidos. Nesse ponto, surgem os volumes de estoque máximo, mínimo e médio, os quais, respectivamente, determinam a quantidade na qual se deve cessar novos pedidos a fornecedores, acelerar os mesmos, ou no último caso, simplesmente permanecer atento a novas variações.


    Ainda em relação aos níveis de estoque, é comum encontrar os estoques de segurança – volumes mantidos para atender a altas repentinas de demanda, sem necessidade de esperar a entrega por parte de fornecedores ou formular novos pedidos – e também os estoques de contingência – os volumes mantidos para situações onde, literalmente, tudo mais dá errado.


    Empresas maiores (Tipos de Produtos)

    No caso de companhias que trabalham com matérias-primas e insumos para seus produtos finais, ou que também possuam mais de uma unidade entre matriz e filiais, mais alguns tipos de estoque podem ser encontrados. Produtores muitas vezes trabalham com os chamados estoques pulmão – que são volumes de insumos, matérias-primas ou semiacabados ainda não processados, mantidos estrategicamente para o caso de atrasos ou escassez desses itens no mercado.


    Para empresas com diversas filiais, uma matriz geralmente possui estoques reguladores, que têm a função de manter equilibrados volumes mantidos nas diversas filiais, as quais operam com velocidades de escoamento e situações de mercado distintas. Finalmente, temos os chamados estoques sazonais – aqueles mantidos em excesso em razão de flutuações de mercado previsíveis, ocasionadas por épocas específicas do ano – produtos de mais rápida venda durante o verão, por exemplo, como sorvetes.


    No meu entendimento, essa questão seria passível de recurso. Mas já que rolou, aqui estamos e vida que segue e milhões podem ter sido prejudicados.
  • LETRA - E

  • Gabarito: e)

     

    Estoque de Segurança

     

    Sua função é proteger o sistema produtivo quando a demanda (D) e o tempo de reposição (L) variam ao longo do tempo. A variação da demanda representa um desvio padrão ao redor da média da demanda e flutua de acordo com as circunstâncias do mercado. Muitas vezes, a previsão de vendas sofre alterações bruscas em função de contingências não previstas. Também o tempo de reposição de materiais pode sofrer variações em função de problemas na cadeia de suprimentos. Assim, a demanda pode ser fixa e o tempo de reposição pode ser variável, ou então, a demanda pode ser variável e o tempo de reposição fixo. Ambos podem ser fixos e ambos podem ser variáveis. Em função dessas contingências, as empresas decidem por um estoque de segurança para enfrentá-las e manter o sistema produtivo protegido das circunstâncias externas à empresa.

     

    Fonte: Administração de materiais - Idalberto Chiavenato.

  • Estoque mínimo, ou estoque de segurança, tem a função de assegurar que não ocorra falta de um
    determinado item, cobrindo eventuais atrasos derivados dos processos de compra. Serve como um
    pulmão contra a variabilidade na demanda e nos prazos de recomposição.

    Fonte: MAX EDUCA