alocação indexada
O princípio desta técnica é manter os ponteiros de todos os blocos de arquivos em uma única estrutura denominada bloco de índice. •Além de permitir o acesso direto aos blocos do arquivo, não utiliza informações de controle nos blocos de dados como existe na alocação encadeada
Alocação Contígua
Consiste em armazenar um arquivo em blocos seqüencialmente dispostos. Neste tipo, o sistema localiza um arquivo através do endereço do primeiro bloco e da sua extensão em blocos.
O acesso é bastante simples tanto para a forma seqüencial tanto para a direta, seu principal problema é a alocação de novos arquivos nos espaços livres, pois para colocar n blocos é necessário que se tenha uma cadeia com n blocos dispostos seqüencialmente no disco.
Existe alguns problemas como determinar o espaço necessário a um arquivo quando é criado e depois pode existir a necessidade de extensão e esta é uma operação complexa, sendo assim a pré-alocação seria uma solução mas pode ocasionar que parte do espaço alocado permaneça ocioso por um logo período de tempo.
Quando o sistema operacional deseja alocar espaço para um novo arquivo, pode existir mais de um segmento livre disponível com o tamanho exigido e é necessário alguma estratégia de alocação seja adotada para selecionar qual segmento deve ser escolhido.
Independente da estratégia utilizada, a alocação apresenta um problema chamado fragmentação de espaços livres. O problema pode se tornar crítico quando um disco possuir blocos livres disponíveis, porém sem um segmento contíguo onde o arquivo possa ser alocado.
Deve ser feito a desfragmentação periodicamente (visando que este problema seja resolvido) para reorganizar os arquivos no disco a fim de que exista um único segmento de blocos livres. Há um grande consumo de tempo neste processo e tem efeito temporário.
Alocação de Espaço em Disco pode ser contígua, encadeada ou indexada; [Disk space allocation can be contiguous, linked or indexed;]
Alocação Contígua: é Simples de implementar e fácil de acessar o arquivo; possui rápido acesso; porém, gera fragmentação, o q pode ser soluicionado com desfrag/Compactação(pode ser usado aqui porque o tempo não é tão crítico).
Alocação Encadeada: O arquivo passa a ser uma lista encadeada de blocos, não há fragmentação; porém, tem um problema de confiabilidade. E se um link se perder? Como solucao, guarda-se uma lista encadeada separada.
Alocação Indexada: Usa uma lista encadeada de índices. Assim, permite acesso direto aos blocos dos arquivos. [c) The allocation for linked list using a table in main memory (FAT - File Allocation Table) is used by the MS-DOS operating system.]
Assim, analisando-se as questoes:
a) A alocação indexada utiliza uma estrutura de dados chamada i-node que ocupa normalmente um espaço menor do que a FAT (File Allocation Table) na memória principal. Certa.
b) A alocação de espaço contínuo apresenta alto desempenho e, com o tempo de utilização, reduz o nível de fragmentação do disco. Errado. Aumenta a fragmentacao, pois, como os arquivos são armazenados sequencialmente, se houver um bloco cujo tamanho não comporte o tamanho do arquivo a armazenar, ele fica desperdiçado.
c) A alocação por lista encadeada usando uma tabela na memória principal (FAT - File Allocation Table) é utilizada pelo sistema operacional MS-DOS. Certa.
d) Na alocação por lista encadeada, o sistema operacional, para chegar ao bloco n, a partir do início do arquivo, deve ler os n - 1 blocos antes dele, prejudicando o acesso aleatório ao arquivo. Certa. Na alocacao encadeada, um bloco aponta para o proximo. Dai essa necessidade.
e) Na alocação de espaço contínuo de disco, o controle sobre onde os blocos de um arquivo estão resume-se a saber apenas o endereço em disco do primeiro bloco e o número de blocos do arquivo. Certo. Como o armazenamento eh sequencial, tendo endereço do primeiro bloco e o numero de blocos, basta uma matematica simples para saber onde os blocos estao.