SóProvas


ID
1268752
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um adolescente que mora em um pequeno município, acompanha a avó a uma Unidade Básica de Saúde. Esta relata ao enfermeiro que este jovem diz, frequentemente, não ter perspectivas quanto ao próprio futuro e que já teve, algumas vezes, ideias suicidas. Ela diz, ainda, que os pais disseram que esta é só uma fase e que o adolescente, apenas, quer chamar a atenção. Há informações de que este jovem não é usuário de drogas ilícitas e nem apresenta transtornos mentais. Nesta situação, as Diretrizes do Ministério da Saúde - MS (2010) recomendam, dentre outros, que haja

Alternativas
Comentários
  • Porque quem mora em cidade pequena tem maior risco de suicídio????  É estatistica???

     

  • Não entendi????

  • DIRETRIZES NACIONAIS PARA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO ADOLESCENTE

    A violência autoinfligida do ponto de vista explicativo é vista hoje, dentro de três modelos principais: o sociológico que trata o fenômeno no contexto histórico e cultural; o psicológico que o trata como resultado de conflitos internos das pessoas; e o nosológico que o vê do ponto de vista da enfermidade.

    Os estudos de Durkheim (1982) e Sampaio (1991) mostram que o incremento na taxa de suicídios entre os jovens costuma relacionar-se a situações bruscas de mudanças sociais com falta de perspectivas quanto ao futuro.

    A característica mais fortemente marcada nas mortes por suicídio, segundo a análise da desigualdade em saúde do Saúde Brasil de 2006, foi ser indígena, mesmo após o ajuste pelas variáveis socioeconômicas. Residir em municípios médios ou pequenos, especialmente das Regiões Sul e Centro-Oeste, foi outro fator associado à morte por suicídio (p. 369).

    FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_atencao_saude_adolescentes_jovens_promocao_saude.pdf

  • Não entendi tb, mas deve ser estatística. Afinal, ao irmos para o lado "grosseiro" compreendemos que interior só da fofoca e tals, pode ser isso que deixa os adolescentes mais incomodados, certamente.