SóProvas


ID
1268788
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao tratamento não medicamentoso para a hipertensão arterial, as VI Diretrizes de Hipertensão Arterial, estabelecem que a abordagem multiprofissional deve considerar, dentre outros:

I. A ingestão de aveia determina discreta diminuição da pressão arterial em obesos devido à presença de betaglucano, efeito não observado em indivíduos com peso normal.
II. Os polifenóis contidos no café e em alguns tipos de chás têm potenciais propriedades vasoprotetoras, entretanto, os riscos de elevação da PA causados pela cafeína, em doses habituais, são elevados.
III. A ingestão de óleo de oliva pode reduzir a PA, principalmente devido ao elevado teor de ácido oleico.
É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • 1 As fibras são classificadas em solúveis e insolúveis. As solúveis são representadas pelo farelo de aveia, pectina (frutas) e pelas gomas (aveia, cevada e leguminosas: feijão, grão de bico, lentilha e ervilha). As fibras insolúveis são representadas pela celulose (trigo), hemicelulose (grãos) e lignina (hortaliças). A recomendação de ingestão de fibra alimentar total para adultos é de 20 a 30 g/dia, 5 a 10 g devendo ser solúveis. O betaglucano, presente na aveia, determina discreta diminuição da PA em obesos, efeito não observado em indivíduos com peso normal. Os polifenóis contidos no café e em alguns tipos de chás têm potenciais propriedades vasoprotetoras. Os riscos de elevação da PA causados pela cafeína, em doses habituais, são irrelevantes.  Tem se demonstrado que a ingestão de óleo de oliva pode reduzir a PA, principalmente devido ao elevado teor de ácido oleico. 

    Gabarito:E

    FONTE:  VI Diretrizes de Hipertensão Arterial


  • Os polifenóis contidos no café e em alguns tipos de chás têm potenciais propriedades vasoprotetoras. Os riscos de elevação da PA causados pela cafeína, em doses habituais, são irrelevantes.


  • As fibras são classificadas em solúveis e insolúveis. As solúveis são representadas pelo farelo de aveia, pectina (frutas) e pelas gomas (aveia, cevada e leguminosas: feijão, grão de bico, lentilha e ervilha). As fibras insolúveis são representadas pela celulose (trigo), hemicelulose (grãos) e lignina (hortaliças). O betaglucano, presente na aveia, determina discreta diminuição da PA em obesos, efeito não-observado em indivíduos com peso normal. Portanto a primeira afirmativa é verdadeira.

    Os polifenóis contidos no café e em alguns tipos de chás têm potenciais propriedades vasoprotetoras. Os riscos de elevação da PA causados pela cafeína, em doses habituais, são irrelevantes. Ou seja, a segunda afirmativa é falsa, já que o café em doses habituais não altera a PA.

    As principais fontes dietéticas de ácidos graxos monoinsaturados (oleico) são óleo de oliva, óleo de canola, azeitona, abacate e oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes, amêndoas). Tem-se demonstrado que a ingestão de óleo de oliva pode reduzir a PA, principalmente devido ao elevado teor de ácido oleico. Portanto, a terceira afirmativa também é verdadeira.


    Gabarito do Professor: Letra E


    Bibliografia

    Sociedade Brasileira de Cardiologia / Sociedade Brasileira de Hipertensão / Sociedade Brasileira de Nefrologia. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arq Bras Cardiol 2010; 95(1 supl.1): 1-51.
  • FALSA II - o café em doses habituais não altera a PA.