Segundo Campello, Cendón e Kremer (2000, p. 97, 105, 121, 199, 217):
A literatura cinzenta é usada para designar documentos não convencionais e semi publicados, produzidos nos âmbitos governamental, acadêmico, comercial e da indústria.
Os relatórios técnicos são documentos que descrevem os resultados ou o andamento de pesquisas para serem submetidos à instituição financiadora ou àquela para a qual o trabalho foi feito.
Teses e dissertações são documentos originados das atividades dos cursos de pós-graduação.
Obras de referência, ou fontes de referência, são expressões traduzidas diretamente do inglês (reference works and reference sources, respectivamente) e designam aquelas obras de uso pontual e recorrente, ao contrário de outras que são destinadas, normalmente, a serem lidas do princípio ao fim.
A função principal dos periódicos de indexação e resumo é a identificação do conteúdo de publicações. Ou seja, ao invés de listar referências bibliográficas de obras inteiras como livros, anais de congressos ou periódicos, um periódico de indexação e resumo procura representar mais detalhadamente o seu conteúdo, indexado e resumindo partes específicas desses materiais, a saber: capítulos, trabalhos de congressos e artigos.
Gab. B
CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (Orgs.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.