SóProvas


ID
1269388
Banca
FDRH
Órgão
IGP-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Analise o seguinte caso:
Cadáver encontrado no interior de uma cela de um presídio, suspenso em uma corda, apresentando no pescoço um sulco de profundidade desigual, interrompido na região occipital, oblíquo e ascendente. A inspeção interna demonstra lesões internas em artérias carótidas, com infiltrado sangüíneo em planos musculares do pescoço, sem outros sinais significativos no exame das cavidades, afora os achados de asfixia mecânica.
A causa provável da morte foi

Alternativas
Comentários
  • Informação mais importante do enunciado: "apresentando no pescoço um sulco de profundidade desigual, interrompido na região occipital, oblíquo e ascendente".

     

    Trata-se de enforcamento (sulco oblíquo e ascendente), completo (corpo suspenso) e típico (sulco é interrompido na região occipital, logo, o nó está na nuca).

     

    ESPÉCIES DE CONSTRIÇÃO DO PESCOÇO: ENFORCAMENTO, ESTRANGULAMENTO E ESGANADURA

     

    - Enforcamento: é a constrição do pescoço por um laço, onde o peso do corpo humano é o que aperta este laço (constrição passiva pelo próprio peso da vítima), pode ser caso de homicídio, de suicídio ou de acidente. A morte, no caso de enforcamento, pode se dar por fatores circulatórios, neurológicos ou respiratórios (nessa ordem de maior ocorrência). Quando o nó do laço estiver na parte posterior (nuca) do pescoço, a alça estará na parte anterior (frente) e teremos um enforcamento típico; diz-se enforcamento atípico quando o nó do laço estiver em qualquer lugar do pescoço que não seja a parte posterior (nuca). A alça estará, sempre, do lado oposto ao nó. O enforcamento pode ainda ser classificado como completo (quando o corpo não estiver apoiado no chão) ou incompleto (quando o corpo estiver apoiado no chão). A forma do sulco ajudará a entender o laço: obliquo (quando o corpo fica suspenso, fazendo com que o sulco suba em direção à cabeça). O sulco do enforcamento sempre será incompleto e oblíquo.

     

    - estrangulamento: é a constrição do pescoço por um laço, onde qualquer outra força, que não o peso do corpo humano, é o que aperta o laço (a constrição do pescoço será ativa), o estrangulamento pode significar homicídio, acidente, suicídio ou execução judicial (nos países em que se admite). O sulco no pescoço dependerá do tipo de laço, podendo o sulco ser fino (se o laço for um arame, p.ex.), grosso (se o laço for um aparelho de pressão, hipótese em que o sulco poderá, inclusive, não aparecer). O sulco da esganadura sempre será completo e horizontal.

     

    - esganadura: é a constrição do pescoço feita pela mão humana, será sempre homicídio, para fins de provas, nunca acidente, nem suicídio, sempre homicídio qualificado (crime hediondo). As marcas de dedos e de unhas no pescoço (lesões externas – mas, internamente, haverá também equimoses na musculatura do pescoço), conjugadas com a tríade asfixia, denotam esganadura.

  • ENFORCAMENTO; é uma modalidade de asfixia mecânica que se caracteriza pela interrupção do ar atmosférico até as vias respiratórias, em decorrência do processo da constrição do pescoço por um laço FIXO, agindo o peso do próprio corpo da vítima como força ativa. É mais comum nos suicídios, podendo, no entanto, ter como etiologia o acidente, o homicídio e a execução judicial.

    SULCO DE ENFORCAMENTO:

    ·       Em geral, único

    ·       Apergaminhado

    ·       Oblíquo ascendente

    ·       Acima da cartilagem tireóidea

    ·       Interrompido no nivel do nó

    ·       Profunidade desigual

    SULCO DE ESTRANGULAMENTO

    ·       -Raramente apergaminhada

    ·       -Horizontal

    ·       -Abaixo da cartilagem tireóidea 

    ·       -Múltiplo

    ·       -Continuo

  • enforcamento===é a modalidade de asfixia em que a constrição do pescoço é exercida por um laço, cuja extremidade se acha fixa a um ponto dado, sendo a força atuante o peso do corpo.

  • BIZUUUUUU:

    Falou em OBLÍQUO? = ENFORMACAMENTO

    Falou em HORIZONTAL? = ESTRANGULAMENTO