SóProvas


ID
1269538
Banca
MPE-MS
Órgão
MPE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Segundo a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro – LINDB, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    LINDB

    Art. 1o Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada.

    § 1o Nos Estados, estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia três meses depois de oficialmente publicada.

    § 3o Se, antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicação de seu texto, destinada a correção, o prazo deste artigo e dos parágrafos anteriores começará a correr da nova publicação.

    § 4o As correções a texto de lei já em vigor consideram-se lei nova.

    Art. 4o Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.

  • A alternativa B está incorreta, porque o início da vigência não ocorrerá no dia da nova publicação, mas ao final do prazo da vacatio legis, cuja contagem recomeça a partir da publicação da correção à lei.

  • a) depois de oficialmente PUBLICADA
    B) Se, antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicação de seu texto, destinada a correção, o prazo deste artigo e dos parágrafos anteriores começará a correr da nova publicação. à NORMA  CORRETIVA.
    C) é considerada lei nova
    d) são formas de integração da norma jurídica: analogia, costumes e PGD


  • A questão pergunta segundo a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro – LINDB é correto afirmar:

    Letra “A” - salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias depois de oficialmente promulgada.

    Incorreta.  O detalhe está em promulgada.  É após publicada.

    Art. 1o, da LINDB: Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada.


    Letra “B” - se antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicação de seu texto destinada a correção, ainda que mantida a vacatio legis, o início de sua vigência ocorrerá no dia da nova publicação.

    Incorreta. Artigo 1º, §3º da LINDB:

    § 3o  Se, antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicação de seu texto, destinada a correção, o prazo deste artigo e dos parágrafos anteriores começará a correr da nova publicação.

    O início da vigência é ao final do período da vacatio legis. E se ocorrer nova publicação de seu texto destinado a correção, o prazo recomeça a contar da nova publicação (novo período de vacatio legis) 


    Letra “C” - a correção a texto de lei em vigor não é considerada lei nova

    Incorreta.

    Artigo 1º, §4º da LINDB:

    § 4o  As correções a texto de lei já em vigor consideram-se lei nova.


    Letra “D” - quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes, a equidade e os princípios gerais de direito

    Incorreta. Artigo 4º da LINDB:

    Art. 4o  Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.

    A equidade não está nesse rol e a questão pergunta “Em relação a LINDB”.

    Também o juiz só poderá utilizar a equidade nos casos previstos em lei.

    Código de Processo Civil, art. 127:

    Art. 127 - O juiz só decidirá por eqüidade nos casos previstos em lei.


    Letra “E” - a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia nos Estados estrangeiros três meses depois de sua publicação oficial.

    Correta. Artigo 1º, §1º da LINDB:

    § 1o  Nos Estados, estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia três meses depois de oficialmente publicada.


    RESPOSTA: (E)


  • Em relação a letra B:

    Haverá um novo período de vacatio legis (o prazo de vacatio legis não será mantido), o inicio da vigência da lei não ocorrerá no dia da nova publicação e sim no final da nova vacatio.

  •  a)  ERRADA. Art. 1o  Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada. PUBLICADA.

     

     

     b)  ERRADA.  LINDB Art. 1º § 3o  Se, antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicação de seu texto, destinada a correção, o prazo deste artigo e dos parágrafos anteriores começará a correr da nova publicação.

     

     

     c)  ERRADA. LINDB Art. 1o  § 4o  As correções a texto de lei já em vigor consideram-se lei nova.

     

     

     d)  ERRADA. LINDB  Art. 4o  Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito. Contemporaneamente, também a equidade é fonte de integração da lei, pois ela nada mais é do que o julgamento com bom-senso.

     

     

     e)  GABARITO.  LINDB Art. 1º § 1o Nos Estados, estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia três meses depois de oficialmente.

  • promulgada e publicada,pensei que fossem sinônimos

  • a EQUIDADE é mecanismo de integraçao (fonte do direito) imediada, nao formal ou indireta. Conforme o principio Eticidade, principio informativo do CC,  o código encontra-se pautado no sistema de cláusulas gerais (Abertas. Ex: Art 421 - função social do contrato), onde a equidade passa a ter papel de fonte do direito, como afirmava Aristoteles, assim como a Jurisprudencia e a Doutrina. 

  • Segundo a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro – LINDB, é correto afirmar:

     a) salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias depois de oficialmente promulgada. DEPOIS DE OFICIALMENTE PUBLICADA. 

     b) se antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicação de seu texto destinada a correção, ainda que mantida a vacatio legis, o início de sua vigência ocorrerá no dia da nova publicação. ESTÁ ERRADO A PARTE "AINDA QUE MANTIDA A VACATIO LEGIS". SERÁ AO FINAL DA VACATIO LEGIS. VER PARÁGRAFO 3º, ART. 1º.  

     c) a correção a texto de lei em vigor não é considerada lei nova. É CONSIDERADA LEI NOVA. LITERALIDADE DO ARTIGO 1º, PARÁGRAFO 4º: "AS CORREÇÕES A TEXTO DE LEI EM VIGOR CPNSIDERAM-SE LEI NOVA".

     d) quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes, a equidade e os princípios gerais de direito. ORDEM ALFABÉTICA: A, C, P. EQUIDADE NÃO ENTRA. VEJA O QUE TRAZ O MATERIAL DO CICLOS R3: "ESTE DISPOSITIVO TRAZ UM ROL TAXATIVO E PREFERENCIAL DE INTEGRAÇÃO DA NORMA. SENDO ASSIM, O JUIZ DEVE-SE VALER DESSA ORDEM E SOMENTE DOS CRITÉRIOS INTEGRATIVOS A, C, P."

     e) a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia nos Estados estrangeiros três meses depois de sua publicação oficial. (LITERALIDADE DO ART. 1º, PARÁGRAFO 3º).

  • A) é da publicação

    B) inicia-se nova vacatio.

    C) é considerada (LINDB)

    D) Não inclui equidade (ACP).

    D) correta!

  • GABARITO: E

    Segundo a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro – LINDB, é correto afirmar:

    A. salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias depois de oficialmente promulgada. (Não é promulgada, mas sim, oficialmente PUBLICADA) - art. 1o, caput, da LINDB.

    B. se antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicação de seu texto destinada a correção, ainda que mantida a vacatio legis, o início de sua vigência ocorrerá no dia da nova publicação. (o prazo inicia-se novamente, a partir da NOVA PUBLICAÇÃO). - art. 1o, parágrafo 3o, da LINBD.

    C.a correção a texto de lei em vigor não é considerada lei nova. (É considerada lei nova - art. 1o, parágrafo 4o, da LINDB).

    D. quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes, a equidade e os princípios gerais de direito. (O art. 4o, da LINDB, não menciona a equidade)

    E. a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia nos Estados estrangeiros três meses depois de sua publicação oficial. (AFIRMATIVA CORRETA)

  • sempre confundia 03 meses com 90 dias. Agora, não mais....

  • Embora esteja claro que a letra E esteja correta, é engraçado que a CESPE no concurso do TRF1/2015 considerou a letra D como correta.

    É impressionante como, às vezes, temos que ter bola de cristal pra conhecer o posicionamento das bancas!