SóProvas


ID
1270729
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Instrução: As questões 14 e 15 estão relacionadas à redação oficial.

A redação de documentos oficiais deve ser pautada pela impessoalidade, clareza, concisão e observância da norma culta padrão.

Com base nessa informação, considere os três enunciados abaixo, redigidos para constar na parte introdutória de um ofício.

1. Vimos, por intermédio do presente, levar ao conhecimento de Vossa Senhoria que assumimos a tarefa de planejar e colocar em ação políticas e programas sociais voltados ao bem estar de crianças vítimas de maus-tratos.

2. É com satisfação que comunicamos a V. Senhoria que recentemente assumimos a importante tarefa de planejar e colocar em ação políticas e programas sociais voltados ao bem-estar de crianças vítimas de maltratos.

3. Comunicamos a Vossa Senhoria que recentemente assumimos a tarefa de planejar e colocar em ação políticas e programas sociais voltados ao bem-estar de crianças vítimas de maus-tratos. 


Quais estão corretos, de acordo com os princípios que regem a redação oficial?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    1-Não obedeceu ao elemento "uso do padrão culto da lingua" ao iniciar a frase com "Vimos, por intermédio [...]"
    2-Não obedeceu ao elemento "impessoalidade" ao saudar o destinatário: " É com satisfação que comunicamos a V. Senhoria [...]"
    3-CERTO, obedeceu aos princípios da Redação Oficial

    I mpessoalidade

    C oncisão .

    U niformidade

    C lareza

    U so do padrão culto da língua


    Bons Estudos

  • Alternativa 1: Não seria necessária a escrita, por intermédio do presente.

    Alternativa 2: É com satisfação que comunicamos... Uso desnecessário e ainda fere o princípio da impessoalidade

    Alternativa 3: Texto culto, que atente dos os requisitos da Redação oficial.

  • VIR = vimos é a 1 pessoa do plural do presente do indicativo do verbo vir, está correto!!! o problema é que não há concisão no item 1. se não acreditarem, confiram em um site de conjugação...

  • Na 1ª, bem-estar está sem hifem.

    Não sei se tem outro erro.

  • Vocês podem eliminam a 1 e 2 pois ambas nao utilizam o principio da concisão (transmitir informação de forma direta sem muito bla bla bla)

  • Enunciado 1: O verbo VIR, conjugado na 1ª pessoa do plural, está adequado e é bastante utilizado. O erro aí está em não utilizar hífen em BEM ESTAR. 

  • A questão apresenta três afirmativas, e pede que seja marcada a alternativa que mostre quais delas são as corretas. 

    Observamos que a afirmativa 1 apresenta grau elevado de formalidade, além de não apresentar frase com clareza. Também não apresenta hífen em "bem estar".
    A afirmativa 2 apresenta o pronome de tratamento "Vossa Senhoria" abreviado, o que não corresponde às regras em documentos oficiais. Além disso, apresenta opinião com a expressão "É com satisfação", o que destoa os princípios da Redação Oficial. 
    A correta é a afirmativa 3, pois não usa crase diante de pronomes de tratamento, apresenta clareza e concisão.


    A resposta correta é a letra (C).
  • Concurseiros,


    A justificativa que encontrei para o erro da primeira alternativa:


    "Vimos, por intermédio (...)" 


    Evite, nesses textos, o emprego da expressão por meio desta, por meio deste ou por intermédio. Ora, toda comunicação é feita por meio de algo, seja este bloco de texto, papel, telefone, etc. Trata-se, pois, de expressão óbvia e, consequentemente, desnecessária;

    Além, é claro, da ausência de hífen na palavra "bem-estar". 


    Atenção!

    Todavia, exceções podem ocorrer: na língua portuguesa, é possível que ocorra a sequência bem estar, não significando uma palavra isolada, mas sim o seguimento do advérbio bem e do verbo estar.


    Bons estudos!

  • O primeiro comentário, do Renato, explica muito bem. Vale a pena ler.


    Claro e sucinto.

  • Acho que a fora o que Renato colocou, também a abreviação ''V. Senhoria'' não está certa. No caso seria Vossa Senhoria ou de forma abreviada V.S.

  • Na alternativa 3, não seria obrigatório o uso de vírgula após a palavra ação ?

  • 1. Vimos, por intermédio do presente, (FALTA CONCISÃO - DEVE-SE EVITAR INÍCIO DE FRASES DESTA MANERIA) levar ao conhecimento de Vossa Senhoria que assumimos a tarefa de planejar e colocar em ação políticas e programas sociais voltados ao bem estar(FALTA HÍFEN) de crianças vítimas de maus-tratos. 

    2. É com satisfação ( IMPESSOAL) que comunicamos a V. Senhoria (ABREVIAÇÃO INCORRETA) que recentemente assumimos a importante tarefa de planejar e colocar em ação políticas e programas sociais voltados ao bem-estar de crianças vítimas de maltratos. (MAUS-TRATOS)

    3. Comunicamos a Vossa Senhoria OK  que recentemente assumimos a tarefa de planejar e colocar em ação políticas e programas sociais voltados ao bem-estar de crianças vítimas de maus-tratos. OK 

  • Dimas, não se coloca vírgula na ordem direta.

  • Alesandro Eleutetio.A forma abreviada de Vossa Senhoria é V.Sª ; a que você escreveu, V.S é a abreviação de Vossa Santidade.