SóProvas


ID
127096
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assegurar à pessoa, família e coletividade, assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência e imprudência. (COFEN, Artigo 12, Seção I, responsabilidades e deveres ? Lei do Exercício Profis- sional). Com base no artigo 12, caracteriza imprudência a situação em que o enfermeiro

Alternativas
Comentários
  • Segundo Dr Silvio Rodrigues (Advogado) :
    Entre as modalidades de crimes culposos, nos quais estariam situados os atos denominados erros médicos, há aqueles em que o agente deu causa ao resultado por imprudência (prática de ato perigoso), negligência (falta de precaução), ou imperícia (falta de aptidão técnica teórica ou prática).

    A imprudência  caracteriza-se por uma conduta comissiva, é a ausência do devido cuidado consubstanciada numa ação é, pois, a realização de um ato (no caso dos médicos, um ato médico) sem a devida previdência.

    A negligência é a ausência de cuidado razoável exigido. Trata-se da omissão da conduta esperada e recomendável. O médico que não realiza o necessário e preventivo cuidado para proceder a uma cirurgia, vindo, por conseguinte, em razão desta omissão do dever de cautela, a causar um mal ao paciente, age negligentemente.

    A imperícia é a falta da competente análise e da observação das normas existentes para o desempenho da atividade. É o despreparo profissional, o  desconhecimento técnico da profissão. 
     Logo é IMPRUDÊNCIA do profissional de Enfermagem não utilizar técnica asséptica na realização do procedimento de Cateterismo Vesical no Paciente, devido a forte possibilidade de causar infecção.

  • Por ser a negligência uma conduta omissiva, a não utilização de técnica asséptica a caracterizaria como um ato de negligência.

    Eu marquei a letra C, já que é uma conduta comissiva, na qual há prática de ato perigoso. Portanto ato de imprudência.

    Seria esta questão passível de recurso?
  • letra "a" CORRETA impudência;
    " b "negliência
    c" imperícia
    "d" negliência
    "e"  imperícia
  • A resposta correta é a letra C. 

    Uma vez que o profissional for passível de realizar uma sondagem ele tem por necessecidade conhecer a técnica, logo se mesmo conhecendo deixa de executa-la corretamente ocorreu uma negligencia!!

    a. negligencia

    b. negligência

    c. imprudencia

    d. negligencia

    e. impericia (nota-se que deixa-se de executar uma ação por falta de conhecimento)
  • Imprudência- Age sem cuidado, mas sabe fazer

    Negligência - Se omite.Não faz

    Imperícia - Não sabe fazer

  • Gabarito é a letra "A"

    Porém tenho dúvidas pois pra mim a letra A é uma negligência. 


  • Discordo veementemente do gabarito. 

     

    A alternativa C é a correta. Questão que certamente caberia recurso.

  • Negligência = falta de inobservância de deveres e obrigações.

    Imprudência = agir precipitadamente.

    Imperícia = falta de conhecimento técnico-científico, inábil.