SóProvas


ID
127129
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A insuficiência hepática grave apresenta como uma das complicações a encefalopatia hepática. Alguns dos sinais e sintomas desta complicação, no seu estágio inicial, são

Alternativas
Comentários
  • No Estagio inicial, também conhecido com estágio 1, o paciente apresenta como sintomas clínicos:

    Estagio 1: Nivel normal de consciência com períodos de letargia e euforia; inversões dos padrões de
    sono diurno-noturno;


    Estágio 2: Sonolência aumentada, desorientação, comportamento inadequado, humor oscilante e agitação;

    Estágio 3: Torporoso, dificil de despertar, dorme a maior parte do tempo, confusão acentuada, fala incoerente;

    Estágio 4: Comatoso, pode não responder aos estímulos dolorosos.


    Fonte: Brunner & Suddarth 10ªed.
  • Os sintomas são os observados na função cerebral comprometida, especialmente a capacidade de ficar alerta e confusão. Inicialmente, verificam-se pequenas alterações do pensamento lógico, da personalidade e do comportamento. Também o humor e o discernimento da pessoa podem sofrer alterações. Pode-se verificar igualmente um distúrbio dos padrões normais do sono. A pessoa pode sentir depressão, ansiedade ou irritabilidade. Ela pode ter dificuldade para se concentrar.

    Em qualquer etapa da encefalopatia, o hálito da pessoa pode apresentar um odor adocicado e bolorento.

    À medida que a doença avança, quando estendem os braços, as pessoas não conseguem manter as mãos imóveis, resultando em um movimento desajeitado das mãos em forma de adejo (asterixe). Seus músculos podem mover-se de forma involuntária ou depois de a pessoa ser exposta a um ruído, luz, movimento ou outro estímulo súbito. Este movimento é denominado . Além disso, normalmente a pessoa fica sonolenta e confusa e os movimentos e a fala se tornam enrolados. A desorientação é um sintoma comum. Menos frequentemente, as pessoas com encefalopatia tornam-se agitadas e hiperativas. À medida que a função hepática continua a se deteriorar, a pessoa pode acabar perdendo a consciência e entrando em coma. Coma frequentemente leva à morte, apesar do tratamento.