SóProvas


ID
1271596
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal, NÃO é função institucional do Ministério Público:

Alternativas
Comentários
  • Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

     

       VIII -  aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanções previstas em lei, que estabelecerá, entre outras cominações, multa proporcional ao dano causado ao erário;

     pegadinha, é o TC.

  • Art. 129/CF. São funções institucionais do Ministério Público:

    I - promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei;

    II - zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados nesta Constituição, promovendo as medidas necessárias a sua garantia;

    III - promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;

    IV - promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção da União e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituição;

    V - defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas;

    VI - expedir notificações nos procedimentos administrativos de sua competência, requisitando informações e documentos para instruí-los, na forma da lei complementar respectiva;

    VII - exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior;

    VIII - requisitar diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial, indicados os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais;

    IX - exercer outras funções que lhe forem conferidas, desde que compatíveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas.

  • Gabarito D, cuja  função cabe ao Tribunal de Contas.

  • Daí a importância da revisão

  • Todas as alternativas trazem funções institucionais do MP, nos termos do art. 129 da Constituição, exceto a letra D, que traz uma função que não cabe ao MP, mas ao TCU, nos termos do art. 71, VIII da Constituição.

  • Todas as alternativas trazem funções institucionais do MP, nos termos do art. 129 da Constituição, exceto a letra D, que traz uma função que não cabe ao MP, mas ao TCU, nos termos do art. 71, VIII da Constituição.

    Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA D.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre função que não cabe ao Ministério Público.

    A- Incorreta. Trata-se de função do Ministério Público. Art. 129, CRFB/88: "São funções institucionais do Ministério Público: (...)  V - defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas; (...)".

    B- Incorreta. Trata-se de função do Ministério Público. Art. 129, CRFB/88: "São funções institucionais do Ministério Público: (...) IV - promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção da União e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituição; (...)".

    C- Incorreta. Trata-se de função do Ministério Público. Art. 129, CRFB/88: "São funções institucionais do Ministério Público: (...) II - zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados nesta Constituição, promovendo as medidas necessárias a sua garantia; (...)".

    D- Correta. Trata-se de função do Tribunal de Contas da União, não do Ministério Público. É o que dispõe a Constituição em seu art. 71: "O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: (...) VIII - aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanções previstas em lei, que estabelecerá, entre outras cominações, multa proporcional ao dano causado ao erário; (...)".

    E- Incorreta. Trata-se de função do Ministério Público. Art. 129, CRFB/88: "São funções institucionais do Ministério Público: (...) VI - expedir notificações nos procedimentos administrativos de sua competência, requisitando informações e documentos para instruí-los, na forma da lei complementar respectiva; (...)".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa D.