A questão exige conhecimento acerca do Ministério Público e pede ao candidato que assinale o item correto, marcando como a instituição pode ser classificada. Vejamos:
a) dentro do Poder Judiciário, como órgão agente.
Errado. O rol dos órgãos do Poder Judiciário é taxativo, conforme se lê no art. 92, CF: Art. 92. São órgãos do Poder Judiciário: I - o Supremo Tribunal Federal; I-A o Conselho Nacional de Justiça; II - o Superior Tribunal de Justiça; II-A - o Tribunal Superior do Trabalho; III - os Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais; IV - os Tribunais e Juízes do Trabalho; V - os Tribunais e Juízes Eleitorais; VI - os Tribunais e Juízes Militares; VII - os Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios.
b) dentro do Poder Executivo, em capítulo especial, com destaque.
Errado. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado, conforme preceitua art. 76, CF: Art. 76. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.
c) dentro do Poder Legislativo, como órgão auxiliar.
Errado. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, o qual é composto pela Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Além disso, o órgão auxiliar é o Tribunal de Contas da União, nos termos dos arts. 44, caput, e 71, caput, CF: Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:
d) dentro do Poder Judiciário, como órgão opinativo.
Errado. Vide item "A".
e) no Título IV, Capítulo IV, Seção I, como instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado.
Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 127, caput, CF: CAPÍTULO IV - DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA - SEÇÃO I - DO MINISTÉRIO PÚBLICO. Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
Gabarito: E