-
Gabarito c)
SEGUNDO CHIAVENATO (2009):
A TGS fundamenta-se em três premissas básicas,22 a saber:
a. Os sistemas existem dentro de sistemas. Cada sistema é constituído de subsistemas e, ao mesmo tempo, faz parte de um sistema maior, o supra-sistema. Cada subsistema pode ser detalhado em seus subsistemas componentes, e assim por diante. Também o supra-sistema faz parte de um supra-sistema maior. Esse encadeamento parece ser infinito. As moléculas existem dentro de células, que existem dentro de tecidos, que compõem os órgãos, que compõem os organismos, e assim por diante.
b. Os sistemas são abertos. É uma decorrência da premissa anterior. Cada sistema existe dentro de um meio ambiente constituído por outros sistemas. Os sistemas abertos são caracterizados por um processo infinito de intercâmbio com o seu ambiente para trocar energia e informação.
c. As junções de um sistema dependem de sua estrutura. Cada sistema tem um objetivo ou finalidade que constitui seu papel no intercâmbio com outros sistemas dentro do meio ambiente.
-
A visão organizacional a partir de SISTEMAS é que a organização é um sistema berto, que interage com o ambiente para recer insumos e fornecer produtos como resultado de seu processamento interno.
-
Teoria dos Sistemas: Estuda de modo interdisciplinar, a organização abstrata de fenômenos, independente de sua formação e configuração presente. Investiga todos os princípios comuns a todas as entidades complexas, e modelos que podem ser utilizados para a sua descrição.
Fonte: https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/teorias-administrativas-resumo-bizu
-
Alguém comenta a letra d ?
-
-
-
-
“a ideia de que o ambiente externo possui influência direta no ambiente organizacional.”
Segundo a teoria geral dos sistemas, os sistemas não podem ser compreendidos pela análise separada e exclusiva de cada parte, pelo contrário, pressupõe-se que haja a compreensão da dependência recíproca de todos os sistemas, bem como sua forma de integração. Assim, para entender uma organização (um sistema) é preciso avaliar a relação de interdependência e reciprocidade que existe entre esse sistema e os demais (outras organizações, governo, clientes, fornecedores, países, etc). A fim de analisar todas essas relações, a Administração aproxima-se ainda mais de outras ciências como Psicologia, Contabilidade, Economia, Sociologia, etc.
Dessa forma, quando a questão falar sobre comunicação com o ambiente externo, já sabemos que estará falando sobre a teoria de sistemas. Outro aspecto importante abordado por algumas questões é sobre a diferença entre visão contingencial e visão sistêmica uma vez que as duas estão voltadas para o ambiente. A principal distinção é que a visão contingencial representa um passo além da visão sistêmica. Não se limita apenas a reconhecer a influência entre os sistemas e subsistemas, mas procura analisar as relações dentro e entre os subsistemas a fim de definir as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
Conforme exposto, podemos marcar com segurança a alternativa C.
GABARITO: C