-
I: No longo prazo, todos os custos são variáveis! Portanto, o custo total médio é igual ao custo variável médio.
II: O correto seria: Lucro = P.Q – CT.
III: No longo prazo, o lucro econômico é zero. Preço e custo marginal são iguais ao custo médio.
-
GAB: LETRA B
Complementando!
Fonte: Celso Natale - Estratégia
(V) A empresa, no longo prazo, decide sair do mercado em que atua, se o preço for menor do que seu custo total médio.
- Isso está certo. Eu sei, eu sei... eu disse que a empresa encerra suas atividades se o preço for inferior ao custo variável médio, né? Mas acontece que, no longo prazo, todos os custos são variáveis! Portanto, o custo total médio é igual ao custo variável médio. Isso torna a afirmação verdadeira.
(F) A empresa calcula seu lucro por meio da expressão (P – CT) Q, em que P é o preço, CT, o custo total e Q, a quantidade de produto vendida.
- A expressão (P-CT)Q, ao aplicarmos a distributiva, torna-se “P.Q – CT.Q”. Ora, o custo total (CT) já está contabilizando todos os custos, não faz sentido multiplicar de novo pela quantidade. Isso torna a afirmação falsa. O correto seria: Lucro = P.Q – CT.
(V) No longo prazo, os lucros se exaurem, e o preço, que é fixado igual ao custo marginal, minimiza o custo total médio.
- Está perfeita. No longo prazo, o lucro econômico é zero. Além disso, preço e custo marginal são iguais ao custo médio, que se encontra em seu ponto mínimo.
-
(V) Correto! No longo prazo, todos os custos são variáveis, de maneira que a empresa pode perfeitamente comparar receita diretamente com custo total. Se o preço (receita média) for inferior ao custo total médio, operar neste mercado gerará prejuízo e, portanto, a empresa sairá.
(F) Falso. Note que o preço é a receita média, a receita individual de uma unidade. Já o “CT” é o custo total, ou seja, o custo de todas as unidades produzidas. Assim, ao multiplicá-lo por Q, temos a quantidade total considerada duas vezes na conta. Não faz sentido medir a diferença entre a receita MÉDIA e o CUSTO TOTAL. Comparamos total com total ou média com média.
(V) Perfeito! O equilíbrio de longo prazo em concorrência perfeita leva a uma igualdade entre preço, custo médio e custo marginal, o que, claro, resultado em lucro econômico nulo.
Resposta: B