SóProvas


ID
127291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com fundamento no Código de Ética do Servidor Público, julgue
os itens a seguir.

O agente público deve pautar sua ação no tratamento igualitário a todos os cidadãos, que são, em última instância, os motivadores do exercício da vocação do próprio poder estatal.

Alternativas
Comentários
  • Decreto n 1171CAPÍTULO ISeção IDas Regras DeontológicasII - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.Art. 37 CF. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, IMPESSOALIDADE(OU IGUALDADE), moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)Tratar os administrados de forma igualitária pressupõe não favorecer nem desfavorecer qualquer um deles. A Administração deve tratar a todos igualmente, impessoalmente, sempre visando à consecução do interesse público, restringindo-se à legalidade de seus atos, sejam eles vinculados ou discricionários.
  • "em última instância, os motivadores do exercício da vocação do próprio poder estatal."Essa parte eu acho que está errada (em última instância). Eu entendo que o serviço exista para atender os cidadãos. Alguém concorda comigo? Senão poderiam me explicar o porque?Valeu. Abraço.
  • Última instância neste contexto significa algo maior, por isso isonomia (igualdade) no tratamento deve ser a vocação do poder estatal.
  • CERTO!A FINALIDADE da sociedade sempre será o BEM COMUM.Ah, mulheque!!!
  • Decreto 1.171

    g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;

  • NA PARTE EM QUE SE USA A EXPRESSAO "EM ULTIMA INSTANCIA" FICA CLARO PARA MIM QUE OS CIDADAOS SAO CONSIDERADOS NA QUESTAO OS ULTIMOS MOTIVADORES DO EXERCICIO DA VOCAÇÃO DO PROPRIO PODER ESTATAL.PARA MIM ISSO NAO ESTA DE ACORDO COM O QUE DIZ O DECRETO 1.171.

  • A redação dessa questão nos leva a entender que os cidadãos são em "último caso" os motivadores...
    Eu marquei errado por entender dessa forma, mas para o Cespe, pelo jeito, é o contrário.

    Bons estudos.
  • Realmente coisas do CESPE,  ngm merece! ms enfim, segundo o dicionário:

    Em última instância  
    1  Como derradeiro recurso: Tentamos de tudo para aumentar a receita, em última instância vamos cortar despesas. 
    2  Em última análise, como síntese, como resumo simples: São defeitos claros, que no entanto, em última instância, não diminuem o valor do filme. 

    ASSIM:

    O agente público deve pautar sua ação no tratamento igualitário a todos os cidadãos, que são, em última instância, (EM SÍNTESE), os motivadores do exercício da vocação do próprio poder estatal.

    BONS ESTUDOS!

  • "em última instância, os motivadores do exercício da vocação do próprio poder estatal" Também acho que essa última parte está errada.
  • Bom dia, concordo com o comentário da Mel Oliveira.
    Seria o caso, entrar com recurso, pelo visto, nem os professores de cursinho perceberam isso.
    Uma pena!
  • ai ai cespe!
    No tocante a questão para que esteja correta, forçosamente, teremos que interpretar "em ultima instancia", como a "instancia mais importante" (o Tribunal supremo).
    coisa de louco, custa facilitar a vida de quem se esforça e estudar, previlenciando a meritocracia. 
    quando se erra sabendo o conteudo é dificil de engolir e acaba por manchar a propria imagem da organizadora e destruindo sonhos.
  • Pessoal, eu entendo que neste caso a banca usou o sentido de "última instância" como uma idéia e sentido de que é uma decisão superior entre as outras(ABSOLUTA) e não com o sentido de que seja em último caso, sendo assim, fica CERTA a questão, pois o cidadão é o motivo (ABSOLUTO) da vocação do próprio poder estatal.

  • É cada questãozinha fdp que a gente encontra que eu vou te contar! Cadê a bola de cristal pra fazer a prova?

  • última instância?

    Significado de Instância

    s.f. Qualidade do que é instante.
    Solicitação urgente: ceder às instâncias de alguém.
    Perseverança, eficácia.
    Repetição de ordens ou recomendações.
    Dir. Juízo, jurisdição, foro: primeira instância, segunda instância.
    loc. adv. Em última instância, em último caso, como último recurso.


    A banca CESPE poderia nos ceder um dicionário próprio, que viesse no edital, pois tem coisas que só o CESPE entende. Sinceramente, eu entendi última instância como algo importantíssimo, mas seguido do medo de ser uma pegadinha, "coisa rara" falando de CESPE, marquei errado.

  • só não conseguir engolir essa parada de " em última instância".

    Na prova eu teria marcado errado!Mas......é Cespe né

  • Significado do judiciário:

    Última instância: É o juízo ou tribunal que põe fim ao processo por meio de decisão que não admite mais recurso, além do recurso extraordinário, sem efeito suspensivo.

  • Leia-se "em última análise". Aí faz sentido.

  • Errei porque pensei no "bem comum" e nao no cidadao

  • Ai se tivesse '' primeira instância '' também estaria certo né?
    Vai se f***r, Cespe.

  • Pergunta pra quem não estudou acertar!

  • Não entendi nada, mas acertei ;)

  • Eu continuo vendo "última instância" como sendo algo deixado pra depois e não uma prioridade, vc tenta de todas as formas e se nada der certo procura em última instância tal coisa..., eu deixaria em branco

  • Tem questão que eu nem tento entender, só acertando já tá ótimo.

  • Considerar ''última instância'' como ''finalidade do serviço público'', que é o bem comum. 

    Questão certa.
  • PRA MIM UTIMA INSTANCIA É DEIXAR POR ÚTIMO, É CADA UMA

  • Comparando o cidadão como o "consumidor final", ou seja, encontra-se em última instância o atendimento ao cidadão, à coletividade e ao bem comum. Sendo o cidadão, em sentido estrito e latus, a motivação das ações estatais.

     

    Pensei assim. 

  • A ban(quinha), isso, com "b", aplicou as palavras "última instância" com um significado nunca visto antes em qualquer dicionário, artigo ou qualquer outra publicação de respeito; deixando claro que, ou ela estava ironizando com o povo brasileiro, razão de existir do agente público, bem como também a razão da aplicação de diversos principios em sua conduta e atos, e é bom lebrar que isso tudo NUNCA em ÚLTIMA INSTÂNCIA; ou estava tripudiando sobre os concursseiros, exibindo o poder que tem de dizer o que está certo ou errado noma prova de concurso aplicada por ela; ou estava mensurando a loucura apelidada de conhecimento presente na cabeça do avaliador, atestando seu grau de insanidade. Pior é que não temos nenhuma lei que nos defenda dessa arbitrariedade, desse bando de insanos que justificam seus próprios erros com aqueles que julgam ser essa a melhor banca de concursos... A mais insana, eu concordaria.

  • kkkkk é de chorar quando a CESPE apela com essse tipo de questão pra derrubar canditados, inclusive bons canditados que estudaram. SACANAGEM. 

    Acerta este tipo de questão quem não sabe o significado da palavra "ÚLTIMA INSTÂNCIA" porque não se apega a detalhes, responde pelo contexto.

  • Aloprou agora pondo o indivíduo, enquanto cidadão de direitos, abaixo dos pés. Kkkkkkkkkkk

    Se pensarmos bem vivemos numa aristocracia mesmo.

     

     

  • Parece que o pessoal errou por interpretar o português como juridiquês, no caso de "última instância".

    Eu lí assim e interpretei assim; "O agente público deve pautar sua ação no tratamento igualitário a todos os cidadãos, que são, no fim das contas, os motivadores do exercício da vocação do próprio poder estatal."

  • Nossa, que absurdo essa questão :(

  • "última instância" com sentido de no fim das contas. 

    CESPE puxando o tapete quando a nossa alegria está acima da média. 

  • Rebeca Soares falou tudo agora!

     

  • As vezes eu fico pensando na discricionariedade que a banca tem de valorar esse tipo de questão, pq uma dessa da a entender que a banca poderia alegar o que quiser, para certo ou para errado, o famoso controle de gabarito. Então é difícil.

  • Pocha de certa forma, a nossa colega carolina gama foi bem criativa, pois todos os vieses que tive ao ler ultima instancia levaram ao "em ultimo caso". Ate pq o "juridiques" nada mais é que a realidade objetiva, o direito e o portugues estão fortente ligado. E nada pode me fazer defender a discricionariedade da banca, questao absurda.

  • Só acerta essa questão quem acaba de resolver uma anteriormente sobre direito administrativo, em que é citada a última instância recursal como sendo a mais proeminente; só assim o cérebro faz a conexão contextual.

  • GAB. C Em última Instância?