SóProvas


ID
1274413
Banca
FCC
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em busca de inovação, algumas empresas têm utilizado um modelo de estrutura organizacional diferenciado dos demais, que permite, por exemplo, a integração horizontal entre as áreas funcionais da empresa. Para autores como Vasconcellos (1982) resume-se em: quando duas ou mais formas de estrutura são utilizadas, simultaneamente, sobre os mesmos membros de uma organização. Este modelo denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    Conceito (Rodrigo Rennó)

     Estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto.

      Nesse modelo, tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento.

      A lógica desse modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo! Lembrem-se sempre desta informação, que as bancas adoram cobrar: não há unidade de comando na estrutura matricial


  • Estrutura  Matricial:

    VANTAGENS: Facilita a coordenação quando a organização possui múltiplas atividades complexas e interdependentes; Facilita a distribuição eficiente dos especialistas.DESVANTAGENS: Gera confusão; Luta pelo poder; Tensão sobre indivíduos; Abre mão da unidade de comando.
    Fonte: Material do Concurso Virtual, prof. Marcelo Marques.
  • Estrutura Matricial combina a estrutura vertical ou transversal: a dos projetos

    As unidades de trabalho são os projetos. Os órgãos permanentes ( funcionais ) atuam como prestadores de serviços nos projetos.fonte: professor Bruno Eduardo, gran-online
  • Linha: comando; atividades-fim. Staff: sugestão; atividade-meio.


    (Fonte: Rodrigo Rennó).

  • Estrutura matricial: 

     

    - sobreposição de 2 estruturas organizacionais, operando simultaneamente;

    - potencializa as vantanges das duas estruturas

    - autoridade dual (contrariando Fayol na unidade de comando)

    - desenvolve projetos complexos

    - custo elevado e alta dependência de tecnologia

  • estrutura funcional + horizontal = matricial

  • A ABORDAGEM MATRICIAL É A COMBINAÇÃO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL DE DIVISIONAL NA MESMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. FUNCIONA COMO UMA GRADE OU MATRIZ NO SENTIDO DE PROMOVER BIPOLARIDADE DE ATUAÇÃO E COMANDO PARA PROPORCIONAR INOVAÇÃO E AGILIDADE.

     

     

     

    GABARITO ''E''

  • GABARITO: E

     

    Bizu, pessoal:

    Departamentalização Matricial normalmente é a fusão de:

    Funcional + projetos OU funcional + produtos.

     

    BONS ESTUDOS.

  • Geralmente, adota departamentalização funcional + departamentalização por projeto.

  • Resposta: E

    a) Terceirização ou outsourcing é transferir a outra empresa suas atividades-meio, proporcionando maior disponibilidade de recursos para sua atividade-fim, reduzindo a estrutura operacional.

    b) Organograma é a representação gráfica que representa as relações hierárquicas dentro de uma empresa

    c) Estrutura em linha e staff é a combinação da organização linear com a funcional, pode ser chamada de hierárquico-consultivo.

    d) By-pass é ultrapassar a linha de comunicação hierárquica estabelecida formalmente.

    e) Estrutura matricial é um modelo híbrido que comporta a estrutura funcional e uma estrutura horizontal que pode ser por produto, processo ou projeto.

  • LETRA E CORRETA

    Matricial: resulta da união da departamentalização por funções (funcional) e por projetos, nasceu para solucionar a incompatibilidade da estrutura funcional com atividades que exigissem interação entre áreas funcionais; assim sendo, ela contraria a unidade de comando, há uma dupla subordinação (gerente funcional e gerente de projetos), o organograma não será uma pirâmide e sim possuíra duas bases de departamentalização operando simultaneamente.