SóProvas


ID
1275466
Banca
TRT 14R
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

O empregador tem a obrigação legal de realizar a retenção dos valores correspondentes à contribuição social de seus empregados e repassá-la à Previdência Social. Quando não realiza o recolhimento, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O problema da alternativa A é a pena: o correto é 2 a 5 anos e multa. 

    Dava para resolver por eliminação, afinal as outras estão flagrantemente corretas; mas o que dizer das perguntas sobre penas dos crimes? Quem consegue decorar isso? Virou loteria.

  • C, D e E

    § 2o É extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara,confessa e efetua o pagamento das contribuições, importâncias ou valores e presta asinformações devidas à previdência social, na forma definida em lei ou regulamento,antes do início da ação fiscal.

    § 3o É facultado ao juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente ade multa se o agente for primário e de bons antecedentes, desde que:

     I – tenha promovido, após o início da ação fiscal e antes de oferecida adenúncia, o pagamento da contribuição social previdenciária, inclusive acessórios;ou

    II – o valor das contribuições devidas, inclusive acessórios, seja igual ouinferior àquele estabelecido pela previdência social, administrativamente, como sendo omínimo para o ajuizamento de suas execuções fiscais.

  • Questão sacana! Só acertei porque to com a lei na mão. 

  • Se a questão traz a pena do crime eu já julgo correta, pois não decoro pena de crimes. Ou seja, me fodi nessa! hahaha

  • Acredito que o erro da letra A não esteja apenas na pena, mas sim no próprio tipo.

    O enunciado diz : "Quando não realiza o recolhimento, é INCORRETO afirmar:"

    Enquanto que o crime de apropriação indébita previdenciária consiste em: Art. 168-A. Deixar de repassar à previdência social as contribuições recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional: (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000).

    No caso da questão, não houve sequer o recolhimento das contribuições dos contribuintes, o que poderia ensejar o crime de sonegação de contribuição previdenciária e não de apropriação indébita previdenciária. 

  • GABARITO : A

    A : FALSO

    ▷ CP. Art. 168-A. Deixar de repassar à previdência social as contribuições recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.

    B : VERDADEIRO

    ▷ CP. Art. 168-A. § 1.º Nas mesmas penas incorre quem deixar de: III – pagar benefício devido a segurado, quando as respectivas cotas ou valores já tiverem sido reembolsados à empresa pela previdência social.

    C : VERDADEIRO

    ▷ CP. Art. 168-A. § 2.º É extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuições, importâncias ou valores e presta as informações devidas à previdência social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do início da ação fiscal.

    D : VERDADEIRO

    ▷ CP. Art. 168-A. § 3.º É facultado ao juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a de multa se o agente for primário e de bons antecedentes, desde que: I – tenha promovido, após o início da ação fiscal e antes de oferecida a denúncia, o pagamento da contribuição social previdenciária, inclusive acessórios.

    E : VERDADEIRO

    ▷ CP. Art. 168-A. § 3.º É facultado ao juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a de multa se o agente for primário e de bons antecedentes, desde que: II – o valor das contribuições devidas, inclusive acessórios, seja igual ou inferior àquele estabelecido pela previdência social, administrativamente, como sendo o mínimo para o ajuizamento de suas execuções fiscais.

  • O enunciado narra a conduta do empregador, que deve realizar a retenção dos valores correspondentes à contribuição social de seus empregados e repassá-los à Previdência Social, questionando acerca das consequências legais do não recolhimento dos aludidos valores.


    Vamos ao exame de cada uma das proposições, objetivando apontar a que está incorreta.


    A) Correta. A assertiva está incorreta, pelo que é a resposta a ser assinalada. De fato, a conduta deve ser tipificada no artigo 168-A do Código Penal, para o qual, porém, é cominada pena de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa, estando incorreta a menção à pena máxima de 6 (seis) anos.


    B) Incorreta. A assertiva está correta, pelo que não é a resposta da questão. A conduta narrada se amolda à hipótese prevista no inciso III do § 1º do artigo 168-A do Código Penal, tratando-se de figura típica equiparada.


    C) Incorreta. A assertiva está correta, pelo que não é a resposta da questão. A extinção da punibilidade pela declaração ou confissão espontânea do agente, ou pelo efetivo pagamento dos valores devidos, antes do início da ação fiscal, está prevista no § 2º do artigo 168-A do Código Penal.


    D) Incorreta. A assertiva está correta, pelo que não é a resposta da questão. Ainda que já iniciada a ação fiscal, mas antes de oferecida a denúncia, se o agente promover o pagamento da contribuição social previdenciária e seus acessórios, o juiz poderá deixar de aplicar a pena ou poderá a aplicar somente a pena de multa, desde que o agente seja primário e de bons antecedentes, consoante previsão contida no § 3º, inciso I do artigo 168-A do Código Penal.


    E) Incorreta. A assertiva está correta, pelo que não é a resposta da questão. Também é facultado ao juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a multa, se o valor das contribuições devidas, inclusive acessórios, for igual ou inferior àquele estabelecido pela previdência social, administrativamente, como sendo o mínimo para o ajuizamento de suas execuções fiscais, desde que o agente seja primário e de bons antecedentes, nos termos do que estabelece o inciso II do § 3º do artigo 168-A do Código Penal.


    Gabarito do Professor: Letra A