SóProvas


ID
1275583
Banca
TRT 14R
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Internacional Público
Assuntos

Em 2008, a Declaração Sócio-laboral do MERCOSUL (DSLM) completou 10 anos de aprovação, tendo sido um dos primeiros instrumentos do MERCOSUL que reconheceu a necessidade de dotar o processo de integração regional a uma real dimensão sócio-laboral. A declaração assegura a todos os trabalhadores, os seguintes direitos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra E


    Art. 4. Item 1. 

    Todo trabalhador migrante, independentemente de sua nacionalidade,

    tem direito à ajuda, informação, proteção e igualdade de direitos e condições de

    trabalho reconhecidos aos nacionais do país em que estiver exercendo suas

    atividades, em conformidade com a legislação profissional de cada país.


    Declaração sócio laboral

  • Isso sim que é uma questão de direito internacional boa para se colocar em uma prova para juiz do trabalho!

  • GABARITO: E (Questão desatualizada)

    Após a revisão da DSLM em 2015, não se prevê mais direito à ajuda, e sim à assistência (vide abaixo). A rigor, portanto, a alternativa "A" também é verdadeira à luz da redação atual desse instrumento.

    DSLM/2015. Art. 7.º Trabalhadores migrantes e fronteiriços. (1) Todos os trabalhadores, independentemente de sua nacionalidade, têm direito à assistência, à informação, à proteção e à igualdade de direitos e condições de trabalho, bem como direito de acesso aos serviços públicos, reconhecidos aos nacionais do país em que estiver exercendo suas atividades, em conformidade com a legislação de cada país.

    DSLM/2008. Art. 4.º Trabalhadores migrantes e fronteiriços. Todos os trabalhadores migrantes, independentemente de sua nacionalidade, têm direito à ajuda, informação, proteção e igualdade de direitos e condições de trabalho reconhecidos aos nacionais do país em que estiverem exercendo suas atividades.