SóProvas


ID
1276450
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Técnica do Incidente Crítico (TIC) é muito utilizada. Trata-se de uma técnica de

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Para complementar os estudos, segue descrição das principais analises de riscos.

    A Análise Preliminar de Risco (APR)

    Análise Preliminar de Risco consiste em um estudo antecipado e detalhado de todas as fases do trabalho a fim de detectar os possíveis problemas que poderão acontecer durante a execução.

    Depois de detectado os possíveis acidentes e problemas, devem ser adotados medidas de controle e neutralização, essas medidas devem envolver toda equipe, criando um clima de trabalho seguro em conjunto.

    Análise de Árvores de Falhas – AAF

    metodologia da AAF consiste na construção de um processo lógico dedutivo que, partindo de um evento indesejado pré-definido (hipótese acidental), busca as suas possíveis causas.

    O processo segue investigando as sucessivas falhas dos componentes até atingir as chamadas falhas (causas) básicas, que não podem ser desenvolvidas, e para as quais existem dados quantitativos disponíveis. O evento indesejado é comumente chamado de “Evento-Topo” (SERPA, 2001b).

    Análise de Árvores de Falhas – AAF, que encontra sua melhor utilização em situações complexas, que tem complexa rede de inter-relacionamento de recursos humanos, equipamentos, materiais e ambiente, constituindo um modelo no qual dados probabilísticos podem ser aplicados a sequências lógicas.

    Análise de Modos de  Falha e  Efeitos (AMFE) – Failure Modes and Effects Analysis (FMEA)

    AMFE são análises detalhadas, podendo ser qualitativa ou quantitativa, que permite analisar as maneiras pelas quais um equipamento ou sistema pode falhar e os efeitos que poderão advir, estimando ainda as taxas de falha e propiciado o estabelecimento de mudanças e alternativas que possibilitem uma diminuição das probabilidades de falha, aumentando a confiabilidade do sistema.

    Hazard and Operability Study |Estudo de Perigos e Operabilidade (HAZOP)

    O termo HAZOP origina-se do inglês Hazard and Operability Study. Também conhecido como “Estudo de Perigos e Operabilidade”, o HAZOP é uma técnica projetada para identificar perigos que possam gerar acidentes nas diferentes áreas da instalação, além de perdas na produção em razão de descontinuidade operacional (SERPA, 2001a).

    HAZOP Visa identificar os problemas de Operabilidade de uma instalação de processo, revisando metodicamente o projeto da unidade ou de toda fábrica.

    Esta metodologia é baseada em um procedimento que gera perguntas de maneira estruturada e sistemática através do uso apropriado de um conjunto de palavras-guias aplicadas a pontos críticos do sistema em estudo.

    Técnica de Incidentes Críticos (TIC)

    Técnica de Incidentes Críticos (TIC) – também chamada em Inglês de “Incident Recall”, baseia-se, como o nome diz, em avaliar potenciais riscos através de Incidentes Críticos ocorridos anteriormente no sistema, processo ou planta.