SóProvas


ID
1277383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere ao regime jurídico administrativo, aos poderes da administração pública e à organização administrativa, julgue o item subsequente.
São características das sociedades de economia mista: criação autorizada por lei; personalidade jurídica de direito privado; sujeição ao controle estatal; estruturação sob a forma de sociedade anônima.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA DA BANCA – A criação autorizada por lei, a personalidade de direito privado, a sujeição ao controle estatal e a necessidade de ser estruturada sob a forma de sociedade anônima (prevista no art. 5.º do DL n.º 200/1967), são características das sociedades de economia mista.

  • CERTO.


    Essas são as principais características da Sociedade de economia mista, Destaca-se :


    S.E.M. --> Sociedade Anônima, capital social misto e responde na justiça ESTADUAL.

    E.P.     --> Qualquer forma de sociedade, capital integralmente público e responde na justiça FEDERAL.


    (E.P. : Empresa pública).


    Esperto ter ajudado, a dificuldade é para todos.


  • Ambas (empresa pública e sociedade de economia mista) estão sujeitas, de igual modo, a controle, seja interno ou externo. Portanto, submetem-se à supervisão ministerial e a controle pelo Tribunal de Contas, além da possibilidade de interposição de ação popular e dos demais controles previstos para o cidadão.

    http://www.jurisprudenciaeconcursos.com.br/arquivos/1330995864.pdf

  • CERTO

    Sociedade de Economia Mista: pessoas jurídicas de direito privado, integrantes da Administração indireta criadas por autorização legal, sob forma de Sociedade Anônimas, cujo controle acionário pertença ao Poder Público. Em regra, tem por objetivo a exploração de atividade econômica ou a prestação de serviços públicos, não exclusivos do Estado.

  • A ponto conflituoso é, mais uma vez, a questão do controle usado de forma genérica...
    Controle Hierárquico? Falso.

    Controle Finalistico? Certo. 

    Essa é a questão.. =/

    Já é a segunda questão que vejo o termo controle usado de forma genérica, mas sempre nao influenciando na resposta da questão.. 

    que seja.. 

  • Bem colocado alberto

  • Errei essa questão. Acho que a banca deveria especificar qual o tipo de controle (hierárquico ou finalístico). 

  • Para complementar:

    Q360916 Direito Administrativo - Controle da administração pública -  Conceito e Classificação

    Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: MDIC Prova: Agente Administrativo


           As formas de controle interno na administração pública incluem o controle ministerial, exercido pelos ministérios sobre os órgãos de sua estrutura interna, e a supervisão ministerial, exercida por determinado ministério sobre as entidades da administração indireta a ele vinculadas

    GAB: CERTO


  • Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2009 - SEJUS-ES - Agente PenitenciárioDisciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Organização da administração pública; Administração Indireta; Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista; 

    A sociedade de economia mista, pessoa jurídica de direito privado, deve ser organizada sob a exclusiva forma de sociedade anônima.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2010 - BRB - AdvogadoDisciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Organização da administração pública; Administração Indireta; Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista; 

    As empresas públicas e as sociedades de economia mista têm personalidade jurídica própria e compõem a estrutura da administração pública indireta.

    GABARITO: CERTA.

  • Sem o que comentar sobre a questão, ela esta perfeita. Descreve certinho as caracteristicas da SEM.

  • As SEM tem sua criação autorizada por lei (sua extinção é dada pelo princípio da simetria), possui personalidade jurídica de direito privado, sujeita-se ao controle finalístico ou tutela administrativa (como a questão não especificou, cabe a leitura genérica), é estruturada sob a forma de S/A,  serão julgadas pela Justiça Estadual, porém, se a União intervir como assistente ou opoente, o foro de competência será a Justiça Federal.


    Questão correta!

  • Corretíssima.

    Parafraseando os colegas presentes, vou comentar o quê?

    #QGABARITOS

  • Na verdade, a criação não se dá mediante autorização da lei, mas mediante registro de seus atos constitutivos em repartições (Juntas comerciais, cartórios).

  • Para não esquecer: SOCIEDADE de Economia Mista é estruturada sob a forma de SOCIEDADE anônima.

  • Marquei como ERRADA essa questão, por lembrar que as SEM são criadas mediante Lei que Autoriza + Registro. Realmente nao sei pq o gabarito está como CORRETA 

  • SUJEITO A CONTROLE: Não existe apenas controle hierárquico ou finalístico, mas também controle de contas do TCU, ou seja, como regra geral, estão sim sujeitas a controle.

  • Thiago Velozo,

     

    a afirmativa só disse que a criação é autorizada por lei, isso é verdade. Não disse nada sobre essa ser a única etapa para a criação e nem sobre a personalidade jurídica já ser adquirida naquele momento autorização.

  • SSS - SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA SOMENTE SOCIEDADE ANÔNIMA

  • Colegas poderiam me ajudar? A cespe tem a fama de considerar uma questão por mais que certa, mas incompleta, errada. Quando ela diz a respeito da criação de uma SEM, além da autorização por lei, é necessário o registro da pessoa jurídica em cartório. Marquei como errado, por se tratar se uma questão incompleta

  • Boa tarde, João.

    Então, nem sempre a questão incompleta está errada. Exemplo da questão. Se você afirmar que está ERRADA, automaticamente, estará afirmando que tudo é errado, ou seja, que a SEM não é autorizada por lei, não tem personalidade jurídica privada, etc..

    Outro exemplo, direito constitucional, são fundamentos do Brasil: A soberania, a cidadania e a dignidade da pessoa humana.

    Gabarito: CERTO

    Mesmo estando incompleta (está faltando os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político). Por que está correta, mesmo estando incompleta? Porque os 3 são sim fundamentos do Brasil, se você marcasse errado estaria afirmando que eles não são fundamentos...

    Espero que tenha entendido! ^^

     

    Abraços e bons estudos

     

    #NãoAosComentáriosDesnecessários #NãoAosComentáriosRepetidos

  • Essas são as principais características da Sociedade de economia mista, Destaca-se :

     

    S.E.M. --> Sociedade Anônima, capital social misto e responde na justiça ESTADUAL.

    E.P.     --> Qualquer forma de sociedade, capital integralmente público e responde na justiça FEDERAL.

     

    (E.P. : Empresa pública).

  • CERTA. LEI 13303/2016, "Art. 4º Sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta". 

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/L13303.htm

  • Desisti do CESPE no que diz respeito à questão do controle

    Porra, toda hora é um entendimento diferente, Tomar no cu.

  • Se o controle for finalístico (também chamado de tutela ou supervisão ministerial) --> Questão correta

     

    Se o controle for hierárquico --> Questão errada, pois não existe subordinação entre a administração direta e indireta

     

    Gabarito CERTO

     

    Temos que aprender a jogar de acordo com a banca, errei a questão, mas na próxima não cometeremos mais esse erro.

     

    Bons estudos galera

  • SEM-> pessoa jurídica de direito privado -> Lei autoriza+ Registro.

    Prestação de serviço público-> Responsabilidade civil Objetiva-> Tem imunidade tributária-> Regime de pessoa CLT -> Justiça comum (J. Federal, J.Estadual).

    Exploração de atividade econômica-> Responsabilidade civil Subjetiva-> Não tem imunidade tributária-> Regime de pessoa CLT-> Justiça comum (J.Estadual).

  • Gente, se a própria Cespe não especificou o tipo de controle, não vai ser o candidato quem fará isso. Sem muitas análises. 

  • Não confundam ESTATAL com ESTADUAL.

    Bons estudos!

  • Poxa, confundiu esse controle :(

  • CERTO.

     

    Essas são as principais características da Sociedade de economia mista, Destaca-se :

     

    S.E.M. --> Sociedade Anônima, capital social misto e responde na justiça ESTADUAL.

    E.P.     --> Qualquer forma de sociedade, capital integralmente público e responde na justiça FEDERAL.

     

    (E.P. : Empresa pública).

  • colegas me corrijam caso tenha entendido errad, meu entendimento foi o seguinte:

    "sujeição ao controle estatal" entendi esse controle como sendo o Estado o SÓCIO MAJORITÁRIO da S.E.M. então questão correta, pois o governo é o maior acionista portanto controla sim as decisões que afetam a Sociedade de Economia mista.

    caso esteja errado, favor mandar uma mensagem se possível.

  • Bailei no item controle estatal. Não vejo essa questão como certa, pois apesar de sócio majoritário, nem sempre o governo tem ingerência. Por exemplo, o Banco do Brasil, a princípio segue a economia de mercado. Agora, se considerarmos as falcatruas dos diretores do Banco do Brasil nomeados pelo interesse do governo, aí posso considerar a questão como certa.

  • Questão maravilhosa! Coisa linda de mainha!!! ;)

  •  Sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta". 

  • Está aí o resumo do resumo de uma SEM

  • apesar de saber que há um controle finalístico, morri nesse controle “estatal”.

  • CONTROLE ESTATAL NÃO SABIA ,SEMPRE VI EM MATERIAIS CONTROLE FINALISTICO.

  • Acertei, mas assim como muitos fiquei também na dúvida no ''controle estatal''... fazendo muitas questões dessa banca o melhor é você entender como se certo fosse a sua dúvida kkkkkk

  • Acho que a colega Ana Carolina tirou minha dúvida.

    "Gente, se a própria Cespe não especificou o tipo de controle, não vai ser o candidato quem fará isso. Sem muitas análises."

    Acredito que questão se refere ao CONTROLE FINALÍSTICO.

  • ADMINISTRAÇÃO

    DIRETA

    CONTROLE

    FINALÍSTICO

    ADMINISTRAÇÃO

    INDIRETA

    SUPERVISÃO

    MINISTERIAL

    SUBORDINAÇÃO E

    HIERARQUIA

    VÍNCULO

  • Controle estatal foi malandragem da banca. A gente associa ao controle hierárquico, mas se refere a controle finalístico.

  • CORRETO:

    Obs: Controle estatal se refere ao controle do estado sobre a entidade, a fim de certificar se entidade está cumprindo as atividades fins a elas atribuídas.

  • O controle estatal se refere ao controle finalístico sem hierarquia, porém é preciso fiscalizar, a questão está perfeita.

  • Sujeito a controle estatal - Termo indefinido ou questão coringa.

    Ao se tomar esse termo como genérico o gabarito é um, ao se tomar como um parâmetro hierárquico estaria errado.

  • Controle estatal = maior parte acionária do Estado

  • Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: AUDITOR

    No que diz respeito ao controle da administração pública, julgue o item subsecutivo.

    Todas as entidades da administração pública indireta submetem-se, em alguma medida, a controle estatal, interno e externo.

    CERTO

  • Lei cria Autarquia e autoriza do resto.

  • O Controle Estatal quase me fez errar

  • S.E.M

    - Direito privado

    - Lei autoriza + Registro

    - Exploração de Atividade Econômica OU Prestação de Serviço Público

    - Capital misto (majoriatariamente público)

    - Competência da justiça comum: Estadual

    - Apenas S/A (sociedade anônima)

    - Responsabilidade Civil: Objetiva (prestação de serv. púb.) / Subjetiva (exploração de atv. econômica)

    - Regime de Pessoal: CLT *(DIrigentes: Estatutários)*

  • a sociedade de economia mista tem a sua autorização de criação por lei e não a criação.

  • São características das sociedades de economia mista: CESP

    C - criação autorizada por lei

    E - estruturação sob a forma de sociedade anônima.

    S - sujeição ao controle estatal

    P - personalidade jurídica de direito privado

    Deus seja Louvado!

  • Para não esquecer:

    EMPRESA PÚBLICA: PODE ser S.A.

    S. E. M.: DEVE ser S.A.

  • Para não esquecer:

    EMPRESA PÚBLICA: PODE ser S.A.

    S. E. M.: DEVE ser S.A.

  • Errei a questão por estar faltando o detalhe de após a criação autorizada por lei, o seu estatuto tem que ser inscrito na Junta Comercial

  • Sociedade economia mistA Somente S/A "Sociedade Anônima"

    Bons estudos!

  • Controle Estatal?

  • controle que a questão está relacionado é controle de tutela ou finalístico ou ministerial. mas nunca hierárquico.

  • Boa questão pra deixar em branco! A banca dá o gabarito que quiser...

  • SEM

    • Capital => misto/hibrido
    • Constituição => S/A (sociedade anônima)
    • Responde => just Estadual

    EP

    • Capital => 100% público
    • Constituição => qualquer forma de sociedade
    • Responde => just federal
  • TODAS AS ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA POSSUEM AUTONOMIA ADMINISTRATIVA, FINANCEIRA E PATRIMONIAL. SEM: direito privado e são criadas para a exploração de atividade econômica OU prestação de serviço público, SEMPRE sob a forma de sociedades anônima. EP: direito privado e são criadas para a exploração de atividade econômica OU prestação de serviço público, sob QUALQUER forma societária. FUNDAÇÃO: pode ser de direito público ou privado. Tem fins assistenciais em atividades que normalmente dão prejuízo. Autarquia: serviço público especializado. Sempre de direito público.
  • Quase errei por causa do "controle estatal".

  • Errei (sujeição ao controle estatal)

  • Controle hierárquico: é aquele que resulta automaticamente do escalonamento vertical dos órgãos do Poder Executivo, em que os inferiores estão subordinados aos superiores. Controle finalístico: é o controle exercido pela Administração direta sobre as pessoas jurídicas integrantes da Administração indireta.

  • SEM é a "diferentona":

    Capital = misto

    Constituição = S/A (sociedade anônima)