SóProvas


ID
1279009
Banca
IESES
Órgão
TJ-MS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ano de 2013 foi marcado por cenas de baderna e arruaças no Brasil, ilustradas por lojas quebradas, ônibus incendiados e prédios públicos invadidos, como têm sido amplamente divulgado nos principais meios de comunicação. À frente, os “black blocs” de máscaras e objetos em punho tais como marretas, canivetes e rojões. Não bastasse a presença física em danos ao patrimônio público, as redes sociais estão repletas de ameaças deles. Com relação aos “black blocs” NÃO É CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Os da esquerda incitam e preconizam, irresponsavelmente, esse tipo de "manifestação", em prol de uma suposta "democracia", que, na verdade, tanto repudiam. Portanto, sim, conforme a alternativa A, são vistos com benevolência por alguns partidos políticos. Porém, distintamente do que a B assevera, não é, em sua maioria, composta por políticos. Mas, precipuamente, na base, por meio de seus ideários, sendo, na prática, ínfima minoria, usando os peõzinhos, que é o povo.

  • Os black blocs surgiram na Alemanha, na década de 1980, como um movimento que visava à defesa de manifestantes contra ações repressivas das polícias e agentes dos Estados, o que inclui o ataque a prédios de empresas e instituições supostamente ligadas ao aparato repressivo e ao capitalismo. Traduz-se mais em uma tática do que em um movimento político ou social. No Brasil, eles passaram a ter destaque a partir das manifestações populares de junho de 2013. Geralmente, e esse foi o caso do Brasil, esses manifestantes não estão filiados nem representam nenhum movimento político específico. Dessa forma, a alternativa incorreta é a letra (B). Em relação à letra (D), ressalta-se que a morte do cinegrafista foi atribuída à atuação dos balck blocs; entretanto, em diversos locais, principalmente nos grandes centros, como no Rio de Janeiro, ficou comprovada a infiltração de policiais entre os manifestantes, provocando destruição e violência para dar respaldo à repressão policial. Dessa forma, da mesma maneira que é possível que a morte do jornalista e outros atos de violência tenham sido provocados pelos black blocs genuínos, é também possível que a responsabilidade seja, na verdade, das próprias forças policiais. Como a versão oficial atribuiu a responsabilidade a um black bloc, para a prova, a alternativa (D) está correta. 

    Resposta : B