-
a) São expressões da Q. Social;
b) Certíssima;
c) A resposta está na questão anterior, pois a Q. Social é fruto das contradições de relação capital X trabalho; Pobreza sempre existiu! A diferença é que no Modo de Produção Capitalista ela é fruto das produção de bens x apropriação privada do fruto de trabalho;
d) O enfrentamento da Q. Social vai além de uma paerfeiçoamento técnico-operativo, pois o Estado é quem é o garantidor de direitos. NÃO SOMOS NÓS, ASSISTENTE SOCIAIS, RESPONSÁVEIS POR UMA TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE, NÓS APENAS COLABORAMOS.
-
Para o efetivo enfrentamento da questão social é necessário apreendê-la como o conjunto das expressões das desigualdades produzidas pela sociedade capitalista como resultado da contradição entre capital e trabalho.
Observe que a questão traz exatamente o que Iamamoto coloca em seu livro Relações Sociais e Serviço Social.
O conceito de questão social.
Para melhor apreensão do assunto é válido reler esse livro
-
GABARITO: LETRA B
? A questão social diz respeito ao conjunto das expressões de desigualdades engendradas na sociedade capitalista madura, impensáveis sem a intermediação do Estado. Tem sua gênese no caráter coletivo da produção, contraposto à apropriação privada da própria atividade humana ? o trabalho ? das condições necessárias à sua realização, assim como de seus frutos. (...) expressa, portanto, disparidades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, mediatizadas por relações de gênero, características ético-raciais e formações regionais, colocando em causa as relações entre amplos segmentos da sociedade civil e o poder estatal. (...) Esse processo é denso de conformismos e resistências, forjados ante as desigualdades, expressando a consciência e a luta pelo reconhecimento dos direitos sociais e políticos de todos os indivíduos sociais (IAMAMOTO, 2001, p. 17).
? FONTE: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/download/21931/13952
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! RUMO À APROVAÇÃO!
-
O erro da letra "C" está em dizer que a questão social surgiu em decorrência da pobreza.