SóProvas


ID
1282435
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação à estrutura de balanço de pagamentos, analise as afirmativas a seguir.

I. A balança de transações correntes é composta pelas balanças comercial, de serviços e de rendas e pelas transferências unilaterais correntes.

II. A transferência líquida de recursos ao exterior é, por definição, igual ao hiato de recursos.

III. A remessa de juros ao exterior afeta positivamente o saldo dos capitais compensatórios.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Item I - CORRETO. A balança de transações correntes é composta pelas balanças  comercial,  de  serviços  e  de  rendas  e  pelas  transferências  unilaterais correntes. A balança de transações correntes pela metodologia velha é composta por: A) Balança Comercial, B), Balança de Serviços e C) Transferências Unilaterais; já a Balança de Transações Correntes pela Metodologia Nova é composta por: A) Balança Comercial, B) Serviços, C) Rendas e D) Transferências Unilaterais Correntes.

    A questão usou composição da Metodologia Nova.

    Item II - FALSO. A  transferência  líquida  de  recursos  ao  exterior  é,  por  definição, igual ao hiato de recursos. O conceito de Transferência Líquida de Recursos ao Exterior é o oposto do conceito de Hiato de Recursos. Naquele, a TLR, representam o excesso de exportações (X) sobre as Importações (M) de bens e serviços. Ou seja, TLR = X - MJá o conceito de Hiato de REcursos é a situação em que a TLR é negativa. Por exemplo, se um país importar 100 e exportar 80, significa que a produção interna foi insuficiente. ou seja, houve hiato de recursos no valor de 20 (100 - 80).

    Item III - CORRETO. Não sei justificar!
  • A alternativa III refere-se à antiga estrutura do BP, em q havia a conta Capitais Compensatórios, não mais vigente.

  • Sobre a alternativa III: No antigo modelo do BP, os capitais compensatórios existiam para "zerar" a conta final.

    A remessa de lucros ao exterior é um fato que é registrado como "negativo" no cálculo do BP. Logo, para zerar o saldo final, deverá ser feito um lançamento "positivo" equivalente nos capitais compensatórios.