SóProvas


ID
1282495
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O caso da armadilha da liquidez no modelo IS-LM apresenta como característica

Alternativas
Comentários
  •  ilustração gráfica da situação de Armadilha de Liquidez

    http://3.bp.blogspot.com/-PFdAUfLxJW4/UfPWyUMtJWI/AAAAAAAAAi8/tmU8o5GBmt0/s1600/ArmadilhadeLiquidez.png

    a curva LM é HORIZONTAL e a política fiscal será eficaz.

    bons estudos!

  • d) uma política monetária expansionista totalmente eficaz, com  elevação da renda e manutenção da taxa de juros. FALSO;

    No caso de armadilha da liquidez no modelo IS-LM, uma política monetária expansionista É INEFICAZ! Na situação de armadilha da liquidez, somente a política fiscal será capaz de aumentar a renda da economia; se houver política monetária expansiva, a curva LM não será alterada no trecho keynesiano (apenas em seu restante).


  • e) uma  política  fiscal  expansionista  totalmente  ineficaz,  com  a  curva  IS  vertical  e  fixa,  com  ampliação  apenas  da  taxa  de  juros. FALSO.


    Tags: Armadilha da Liquidez; IS-LM; IS-LM na economia fechada; Casos especiais;


    Muito pelo contrário, somente a POLÍTICA FISCAL será capaz de aumentar a renda da economia; se houver política monetária expansiva, a cuva LM não será alterada no trecho keynesiano (apenas seu restante).

  • c) uma política cambial  totalmente  ineficaz, sem efeito sobre a  renda e a taxa de juros. FALSO;

    Não há que se falar em política cambial, vista que essa armadilha da liquidez (trecho keynesiano) está relacionado no modelo IS-LM na economia fechada; fala-se, nesse caso, apenas em política fiscal ou monetária.


  • b) uma política monetária expansionista totalmente inócua, com  a curva LM vertical e fixa, com ampliação apenas do nível de  renda. FALSO;

    Realmente, a política monetária expansionista, no caso de armadilha da liquidez, é inócua. E a curva LM, no caso, é (quase) plenamente horizontal.
  • a) uma política  fiscal expansionista no máximo de  sua eficácia,  com elevação da renda e taxa de juros constante. VERDADEIRO;

    Na situação de armadilha da liquidez (trecho keynesiano), a política fiscal será capaz de aumentar a renda da economia; se houver política monetária expansiva, a curva LM não será alterada no trecho keynesiano (apenas em seu restante);

  • a) Perfeito. O ruim de uma expansão fiscal é que ela acaba elevando os juros, assim prejudicando o investimento. Por isso, embora ela eleve a renda, poderia elevar ainda mais se não fosse essa alta que gera nos juros. Mas no caso da armadilha da liquidez, temos exatamente o que a política fiscal adora. Ela NÃO eleva os juros. E por isso ela tem máxima eficácia.

    b) Nada a ver aqui. Como que uma política inócua “amplia apenas a renda”? Ser inócua significa exatamente não impactar a renda. E isso ocorre porque a LM é horizontal e não vertical.

    c) Não estamos tratando de economia aberta aqui. Mas, caso estivéssemos, não seria inócua a política cambial uma vez que ela age com efeito sobre exportações líquidas, assim como o gasto autônomo.

    d) Errado! A política monetária expansionista age exatamente sobre os juros, estimulando o investimento através da queda dos juros. Como nessa situação os juros já não caem mais, então a política é ineficaz.

    e) Tudo errado também. Vimos que em armadilha da liquidez a política fiscal tem máxima eficácia.

    Resposta: A