SóProvas


ID
1282954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação à rede de computadores, julgue o  item  a seguir.

Com vistas a manter a compatibilidade de cabeçalhos, os campos relacionados à fragmentação no IPv4 foram mantidos no IPv6. Para obter maior eficiência no roteamento, o tamanho dos campos relativos a esta fragmentação é fixo, permitindo que, nos roteadores compatíveis com o IPv6, a fragmentação ocorra no menor número de pacotes possível.

Alternativas
Comentários
  • Nessa questão existem dois erros:

    1. Afirmar que os campos relacionados à fragmentação no IPV4 foram mantidos no IPV6: No IPv4, a funcionalidade de fragmentação dos pacotes era responsabilidade do próprio cabeçalho principal por meios dos campos: (i) Identificação, (ii) Flags e (iii) Fragmentação. Acontece que a fragmentação somente é necessária quando um pacote se torna maior do que o limite máximo permitido pela tecnologia em operação, o que é denominado MTU (Maximum Transmission Unit). 
    No IPV6, a partir de então, a origem faz uma fragmentação dos pacotes e utiliza o cabeçalho de extensão denominado Fragmentation para sinalizar o vínculo entre os pacotes fragmentados e, assim, o destinatário fica ciente do processo de fragmentação realizado pela origem que consegue recuperar o pacote original.  
    2. Afirmar que no IPV6 a fragmentação ocorre nos roteadores Um diferencial vantajoso do IPv6 é que a fragmentação não ocorre mais nos dispositivos intermediários (roteadores), mas somente na origem do tráfego.
    Fonte:http://labcisco.blogspot.com.br/2014/11/diferencas-na-fragmentacao-de-pacotes.html
  • IPV4 --> dispositivos intermediários (roteadores) fragmentam

    IPV6 --> origem/host/emissor fragmenta