SóProvas


ID
1283971
Banca
IBAM
Órgão
Prefeitura de Leopoldina - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As consultas de prè-natal no Programa de Saúde da Família devem ser agendadas quinzenalmente, após a 36ª semana de gestação, devido á necessidade de

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Caderno de atenção ao pré-natal de baixo risco do MS,  após 36° semanas, as consultas de pré-natal deveram ser semanais e não quinzenais como referido na questão.

  • O total de consultas deverá ser de, no mínimo, 6 (seis), com acompanhamento intercalado

    entre médico e enfermeiro. Sempre que possível, as consultas devem ser realizadas conforme o

    seguinte cronograma:

    Até 28ª semana – mensalmente;

    Da 28ª até a 36ª semana – quinzenalmente;

    Da 36ª até a 41ª semana – semanalmente.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.

    Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012. 318 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n° 32)

  • Essa questão deveria ser anulada! Resposta após a 36 semana a gestante deverá agendar as consultas a cada 15 dias.

  • Se o início precoce do pré-natal é essencial para a adequada assistência, o número ideal de consultas permanece controverso. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número adequado seria igual ou superior a 6 (seis). Pode ser que, mesmo com um número mais reduzido de consultas (porém, com maior ênfase para o conteúdo de cada uma delas) em casos de pacientes de baixo risco, não haja aumento de resultados perinatais adversos.

    Atenção especial deverá ser dispensada às grávidas com maiores riscos. As consultas deverão ser mensais até a 28ª semana, quinzenais entre 28 e 36 semanas e semanais no termo. Não existe alta do pré-natal.

    A maior frequência de visitas no final da gestação visa à avaliação do risco perinatal e das intercorrências clínico-obstétricas mais comuns nesse trimestre, como trabalho de parto prematuro, pré-eclâmpsia e eclâmpsia, amniorrexe prematura e óbito fetal.

    Logo, consultas de pré-natal no Programa de Saúde da Família devem ser agendadas quinzenalmente, após a 36ª semana de gestação para evitar complicações.


    Resposta D


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.

  • Atenção especial deverá ser dispensada às grávidas com maiores riscos. As consultas deverão ser mensais até a 28ª semana, quinzenais entre 28 e 36 semanas e semanais no termo. Não existe alta do pré-natal.

     

     

    Semanais apenas na gestação de risco, numa gestação normal é sim quinzenalmente para evitar complicações!