SóProvas


ID
1284010
Banca
IBAM
Órgão
Prefeitura de Leopoldina - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quando o enfermeiro do Programa de Saúde da Familia (PSF) calcula o número de casos conhecidos de tuberculose de uma população definida, num intervalo de um ano, está utilizando o seguinte coeficiente:

Alternativas
Comentários
  • Prevalência é o indicador utilizado para aferir a "persistência" da doença na população. É calculado pelo numero de casos novos + o números de casos já existentes (ou antigos)/ população total de um determinado local. 

  • Mortalidade: mede o risco de morte por todas as causas em uma população de um dado local e período. n.º de óbitos em dado local e período / população do mesmo local e período.

    Morbidade: comportamento das doenças e dos agravos à saúde em uma população exposta. Nº de casos de uma doença  /  População

     Incidência: intensidade com que acontece a morbidade em uma população.  nº de casos de uma nova doença, ocorridos em determinada comunidade, em certo período de tempo /  nº de pessoas expostas ao risco de adquirir a doença no referido período


  • MORBIDADE é a variável característica das comunidades de seres vivos, refere-se ao conjunto dos indivíduos que adquirem doenças (ou determinadas doenças) num dado intervalo de tempo em uma determinada população. A morbidade mostra o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população.

    Indicadores de Morbidade: A morbidade é frequentemente estudada segundo quatro indicadores básicos: a incidência, a prevalência, a taxa de ataque e a distribuição proporcional.

    INCIDÊNCIA: A incidência de uma doença, em um determinado local e período, é o número de casos novos da doença que iniciaram no mesmo local e período. Traz a idéia de intensidade com que acontece uma doença numa população, mede a freqüência ou probabilidade de ocorrência de casos novos de doença na população. Alta incidência significa alto risco coletivo de adoecer.

    PREVALÊNCIA: prevalecer significa ser mais, preponderar, predominar. A prevalência indica qualidade do que prevalece, prevalência implica em acontecer e permanecer existindo num momento considerado. Portanto, a prevalência é o número total de casos de uma doença, existentes num determinado local e período.

    MORTALIDADE: é a variável característica das comunidades de seres vivos; refere-se ao conjunto dos indivíduos que morreram num dado intervalo do tempo. Representa o risco ou probabilidade que qualquer pessoa na população apresenta de poder vir a morrer ou de morrer em decorrência de uma determinada doença. Diversas vezes temos que medir a ocorrência de doenças numa população através da contagem de óbito e para estudá-las corretamente; estabelecemos uma relação com a população que está envolvida. É calculada pela taxas ou coeficientes de mortalidade. Representam o “peso” que os óbitos apresentam numa certa população. Indicadores de Mortalidade: Calculamos principalmente os coeficientes ou taxas de mortalidade geral, mortalidade infantil, mortalidade por causa e a letalidade, apesar de haver muitos outros coeficientes de mortalidade bastante usados.