SóProvas


ID
128404
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

NÃO é um processo do tipo background contido em uma instância Oracle:

Alternativas
Comentários
  • Processo ServidorO servidor Oracle cria um processo servidor por usuário quando configurado em modo dedicado. Este processo está representado em amarelo na parte de cima do diagrama.Cada Processo Servidor atende um único usuário e tem sua própria PGA, área que contém a memória da sessão, este processo ainda executa certas atividades como classificação, mesclagem ou junção.Por suas características de funcionamento para atendimento diretamente às operações dos usuários, não pode ser considerado um processo de "background"(retaguarda)
  • O ORACLE cria um conjunto de processos que rodam em background para cada instância. Esses processos executam diversas tarefas. São eles: DBWR, LGWR, CKPT, SMON, PMON, ARCH, RECO, Dnnn e LCKn.

     
    1 - O processo database writer (DBWR)
    2 - O processo log writer (LGWR)
    3 - O processo checkpoint (CKPT)
    4 - O processo system monitor (SMON)
    5 - O process monitor (PMON)
    6 - O processo archiver (ARCH)
    7 - O processo recoverer (RECO)
    8 - Os processos em background dispatchers (Dnnn)
    9 - Os processos lock (LCKn)
     
    [1] http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/99/a-arquitetura-do-oracle.aspx

     

  • Comentando as questões...

    a) Realiza o processode recuperação da instância durante o processo de inicialização, limpasegmentos temporários que não estão mais em uso, recupera transações terminadasde forma anormal e realizadesfragmentação nos arquivos de dados para facilitar a alocação.

    b) Atualizaos headers dos arquivos de dados quando ocorre um checkpoint. A utilizaçãodesse processo pode ajudar a melhorar o desempenho do sistema permitindo que oprocesso LGWR se concentre apenas na cópia do redo log buffer para o disco.

    c) É oresponsável por copiar o redo log file (que é um buffer circular) para umdispositivos de armazenamento offline para que os logs não sejam perdidos.

    d) Os processosserver recebem as requisições dos processos user, realizam o parse das instruçõesSQL, verificam as permissões de acesso do usuário, traz os dados do disco parao DBBC, caso necessário, e retorna os dados para o usuário. Um processo serverpode ser dedicado para um processo user (dedicated server process) ou compartilhado entre múltiplos processos user (shared serverprocess). Osprocessos server compartilhados só são possíveis em sistemas multi-threaded.

    e) Responsávelpela recuperação de falhas envolvendo transações distribuídas. Esse processo énecessário quando o Oracle está rodando de forma distribuída.

    Alternativa: D

  • Os Server Process existem no Oracle, mas NÃO são processos de background. Eles são processos de primeiro plano.

    Os processos servidores (server process) controlam as requisições dos processos dos usuários conectados a um banco de dados. Assim, são incumbidos de comunicar-se com os processos dos usuários e interagir com o banco de dados para acessar seus recursos.