SóProvas


ID
1284115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à competitividade e à estratégia empresarial.

Investimentos em pesquisa e desenvolvimento, capacitação de mão de obra e fixação da marca são exemplos de dispêndios em custos irrecuperáveis ou sunk-costs.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    "Os investimentos em pesquisa e capacitação de mão de obra e branding (divulgação da marca) não podem ser recuperados (diferentemente de uma máquina comprada, por exemplo, que pode ser vendida no mercado). Uma vez realizados estes gastos, a firma não pode negociar no mercado os gastos que ela fez com fixação de marca, pesquisa e capacitação. Não tem como ela vender isso no mercado. Por isso, dizemos que tais custos são irrecuperáveis."
    Prof.: Heber Carvalho

  • Investimentos em pesquisa e desenvolvimento, capacitação de mão de obra e fixação da marca são exemplos de dispêndios em custos irrecuperáveis ou sunk-costs. (CERTO)

    Sunk costs são custos fixos (afundados). Eles não interessam ao processo produtivo, apenas aos indicadores de lucro ou prejuízo.

    Vejam bem: a produção não leva em conta custos fixos para a determinação da quantidade e do preço, pois os pontos de partida para a produção (pontos de fechamento) são definidos a partir do Cvme mínimo, quando o preço deve ser superior aos custos variáveis médios (salários, energia elétrica, água, etc.), não interessando para tanto os custos fixos (investimentos, capacitação, etc.)

    Vejamos:

    PONTOS LIMÍTROFES

    Ponto de encerramento: a empresa deverá encerrar suas operações quando não puder pagar salários, energia, água, locação, ou seja, despesas variáveis. Assim, p ≥ Cvme, pois:

    p ≥ Cvme

    p . q ≥ Cvme . q

    Rt ≥ Cv

    Break-even point (BEP): a empresa deverá “empatar” seua resultados (nem lucro, nem prejuízo) quando o faturamento for igual ao custeio, ou seja, quando p ≥ Cme, pois:

    p ≥ Cme

    p . q ≥ Cme . q

    Rt ≥ CT

    Lucro = Rt – Ct = 0

    Lembrando que Lucro econômico nulo (LE = 0) não significa Lucro contábil nulo (LC = 0), pois há os custos de oportunidade (CO) naquele:

    LE = LC + CO (logo, plenamente possível LE<0 com LC>0, basta LC > CO)

    ------------------------------------------------------------------

    GABARITO: certo

    Bons estudos!

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Celso Natale - Estratégia

    Não  soa  nada  romântico,  mas  gastos  com  P&Dcapacitação  e  publicidade  da  marca  são exemplos de custos irrecuperáveis/afundados/sunk-costs

    Note que o fato de serem exemplos não significa que todos eles são custos irrecuperáveis, mas apenas  que  a  maioria  deles  são gastos  que não  podem  ser  revertidos facilmente, como seria na venda de um bem ou produto qualquer.