-
Gabrito (a).
Vamos entender melhor o que são os elementos da gestão por competências?
Conhecimentos – Está relacionado ao saber da pessoa! São todas as informações, os dados e conceitos que o indivíduo armazenou e que podem ser usados por ele em seu trabalho.
Habilidades – É o saber fazer! A capacidade que a pessoa tem de utilizar os conhecimentos que possui na prática. Uma classificação muito conhecida de habilidades é a de Katz, que menciona as habilidades técnicas, humanas e conceituais.
Atitudes – É o querer fazer! Estão relacionadas ao modo como a pessoa lida com seus sentimentos e maneiras de pensar e como estes afetam seu comportamento em relação ao trabalho e seus colegas. Existem pessoas que gostam de liderar, de comandar alguma ação. Outras não se sentem à vontade nesse papel, e terão dificuldade em assumir qualquer posição de chefia em uma organização.
FONTE: Bundchen e Silva, 2005
-
O C significa conhecimento sobre um determinado assunto. Diz respeito à pessoa dominar um determinado Know-how a respeito de algo que tenha valor para empresa e para ela mesma. É o saber.
O H significa habilidade para produzir resultados com o conhecimento que se possui. Diz respeito à pessoa conseguir fazer algum uso real do conhecimento que têm, produzindo algo efetivamente. É o saber fazer.
O A significa atitude assertiva e pró ativa – iniciativa. Diz respeito ao indivíduo não esperar as coisas acontecerem ou alguém ter que dar ordens, e fazer o que percebe que deve ser feito por conta própria. É o querer fazer.
-
a)conhecimento, habilidade e atitude = CHA
b)conhecimento, hábito de segurança e apresentação pessoal = CHSAP
c)criatividade, habilidade e atitude = CrHA
d)criatividade, hábito de segurança e apresentação pessoal = CrHSAP
e)criatividade, hábito de segurança e atitude = CrHSA
●
Elementos da gestão por competências:
Conhecimento sobre um determinado assunto a respeito de algo que tenha valor para empresa e para ela mesma. (SABER)
Habilidade para conseguir fazer resultados com o conhecimento que se possui. (SABER FAZER)
Atitude certa e de iniciativa não esperar pelos acontecimentos ou por ordens, mas fazer o que percebe que deve ser feito por conta própria. (QUERER FAZER)