Pelo que entendi da questão, o enunciado pede a estratégia de marketing dentro do ambiente pregão eletrônico, regido pela Lei 10.520/2002.
A) Errada. Essa alternativa está errada, porque no âmbito da administração pública temos o principio da isônomia, onde todos são tratatos de maneira iguais, independentemente da imagem institucional da organização.
B) Errada. Ao se tratar de pregão eletrônico não se entra no aspecto microeconômico da demanda de oferta. Os pontos da curva de Demanda varia com o preço que o consumidor está disposto a pagar. O aumento/diminuição dos preços de bens substitutos/complementares alteram a curva de Demanda.
C) Verdadeira. Segundo o Art. 4º X da Lei 10.520/2002 "para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de menor preço, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital."
D) Errada. Essa alternativa pode até gerar algumas dúvidas, pois se pensar bem um motor eletrico a longo prazo tem uma vantagem em relação de economicidade ao de combustão. Mas aos ver os aspecto gerais da estrategia de marketing percebe-se que essa alternativa está mais focada a segmentação do mercado ou diferenciação do produto do que estrategia de preços.
E) Errada. Esses preços de R$ 1,99; celulares a R$ 486,32, preços quebrados assim são categorizados como preços psicologicos, sendo completamente inútil no critério dos pregões públicos.
Gabarito C
Gab. C
Precificar é pensar e agir de uma maneira estratégica como uma tática para se calcular os preços de venda, pois esta é a alma do negócio e só assim podemos descobrir o que o nosso Cliente espera de um produto e, consequentemente quanto ele está disposto a pagar.
Para dar um valor econômico ao seu produto, Nagle recomenda:
· Identifique quais benefícios desejados direcionam a decisão de compra e qual é a sua importância relativa;
· Quantifique o valor financeiro destes benefícios e das alternativas competitivas;
· Elabore o valor de cada produto para cada cliente ou segmento de clientes;
· Nunca deixe de pegar o preço de seu concorrente direto e agregar a ele o algo mais oferecido por sua linha de produção, fazer isto e ao menos demonstrar este conhecimento durante a negociação com o Cliente é um diferencial, pois prova o quanto é saudável negociar com você.