SóProvas



Questões de Temas de Marketing


ID
18931
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma análise do potencial de mercado implica identificação do público-alvo para o produto ou serviço de uma empresa. Para esta análise, o indicador mais relevante é

Alternativas
Comentários
  • Como a análise solicitada é sobre o público-alvo, a alternativa correta relaciona-se com segmentação de mercado.
  • Concordo que a questão aborde "Targeting & Segmentação". Contudo, se o mercado já está segmentado e existe um mercado considerado relevante, acredito que a concentração deste tal mercado deve ser o indicador principal.

    Por exemplo: Mercado mais relevante = Mercado de clientes mais rentáveis = Médicos, homens, acima de 35 anos, por exemplo. O local com maior concentração desta classe = local de concentração do mercado relavante = ponto com maior potencial de mercado.

    Concordam? Letra A!
  • Oi phleao, concordo com vc, mas só se o público alvo já estiver sido identificado, que não é o caso da questão. Depois de identificado o público alvo da empresa o indicador mais relevante seria onde este público alvo esta mais concentrado.
    Precisamos ir por parte.

    Na minha humilde opinião. rsrs
  • A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos. Isto deve ser observado como um poderoso instrumento que auxiliará departamentos de marketing e de design, no intuito de apresentar propostas que atendam aos desejos deste público-alvo. Esta deve ser a base que suporta toda a estratégia de marketing de um produto.

  • Analisemos as alternativas e qual tipo de indicadores cada uma aponta:


    a) Perfil de Concentração do Mercado Relevante - Bem, a concentração do mercado vai nos mostrar a presença da EMPRESA no mercado. Market Share.


    b) o padrão de segmentação de Mercado - Esse sim, é fundamental para determinar o público-alvo para o produto ou empresa.


    Vou agrupar as letras c), d) e e) num mesmo aspecto porque o perfil da indústria ou setor, o perfil da concorrência são análises decorrentes de a matriz de oportunidades e ameaças (SWOT ou FOFA)



ID
42445
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A diretoria do BNDES acaba de anunciar uma demanda latente por um fundo específico para financiar empresas, no exterior, que importam bens de capital de alto valor agregado ou serviços das empresas brasileiras. A tarefa do departamento de marketing da instituição, nesse caso, é:

Alternativas
Comentários
  • Tem certeza que esta resposta está certa??
    Acho que não é o BNDES que vai desenvolver produtos para satisfazer demanda, mas ele vai financiar a venda desses produtos, que ja estão no mercado e que precisam ser apreciados pelo mercado externo.
  • Concordo com a colega. Marquei letra A porque acredito não caber ao BNDES (ou no caso ao seu departamento de marketing) criar um produto eficiente a fim de suprir essa demanda.

    Contudo, entendo que talvez essa questão seja específica do BNDES (algo cuja resposta estaria em seu regimento interno, por exemplo) e não se aplica a outras instituições, sobretudo de fomento.
  • Assim como os colegas achei a questão muito mal formulada, porém, acredito que o produto ao qual estão se referindo na letra b)  "desenvolver um produto eficiente..." se trate de um produto financeiro.

    Sendo assim, o BNDES iria desenvolver um produto financeiro que pudesse satisfazer a demanda por crédito.

    Concordo que a questão é muito mal formulada, mas acredito que esse foi o pensamento de quem bolou a questão.

     

  • Questão muito mal formulada mas fala sobre os tipos de demanda de Kotler, nesse caso existe a demanda porém, não há produto que a satisfaça, cabe ao MKT Mensurar o mercado potencial e desenvolver produtos que atendam a demanda, caso valha a pena claro. Nessa situação a resposta é a letra B.
  • Apesar de ter errado a questão, entendo que o produto a que ela se refere é o fundo específico para financiar as empresas e não vejo erro nesta referência, uma vez que o financiamento é o principal produto do BNDES.

    Com relação à assertiva correta, marquei a letra D, pelo fato de julgar que o desenvolvimento de produtos, levando-se em conta uma indústria, seria realizado pela área de P & D ou outra área afim. A alternativa D traduz efetivamente a atuação da área de marketing, ao estimular o consumo do novo produto através de estratégias de promoção.

     

  • Em primeiro momento, eu pensei exatamente igual ao colega Felipe. Porém, cabe lembrar que o Mkt não se resume à promoção. É um dos 4 P's de Mkt o próprio Produto!

    Analisando melhor o enunciado e as opções, seguem coments.:


    •  

      A diretoria do BNDES acaba de anunciar uma demanda latente por um fundo específico para financiar empresas, no exterior, que importam bens de capital de alto valor agregado ou serviços das empresas brasileiras. A tarefa do departamento de marketing da instituição, nesse caso, é:

       

      •  a) encontrar alternativas de associar os benefícios do produto às necessidades e interesses dos clientes.
      • Nesse caso, a tarefa do Mkt não seria essa. 1o. pq o Produto nem existe ainda... e 2o. que já há demanda... o público-alvo já reconhece os benefícios q teria/terá o produto. Já é do interesse dos clientes.
      •  b) desenvolver um produto eficiente, capaz de satisfazer essa demanda.
      • Ok... não obstante a funcao de R&D, podemos considerar o Produto como um P de Mkt... e, como não há o produto e há sim uma demanda... a área tem que atuar para criar e satisfazer a procura.
      •  c) elaborar ações para estimular a demanda, visando ao incremento das exportações.
      • estimular a demanda? não... tem que, no momento, preocupar-se em Atender à demanda.
      •  d) criar uma estratégia de promoção efetiva, a fim de estimular a atitude do mercado.
      • estimular a atitude do mercado? Não.. tem que desenvolver/criar o produto. O mercado já está ansioso.. demandando o produto. (Eu tbm tinha marcado essa e errei)
      •  e) investir em propaganda persuasiva, com o intuito de convencer os clientes a migrarem para esse fundo.
      • Os clientes já estao pedindo pelo produto no mercado. Ja estao convencidos dos benefícios. Basta que lancem este fundo para satisfazer a demanda.
  • Caros colegas, a alternativa "B" é a mais apropriada. A dica da questão está na expressão "...demanda latente". Vamos analisar rapidamente cada assertiva: 

    a) encontrar alternativas de associar os benefícios do produto às necessidades e interesses dos clientes.
    Já existe uma demanda latente, ou seja, existe um necessidade que não pode ser satisfeita por nenhum produto existente. Não é necessário associar benefícios do produto às necessidades e interesses dos clientes, pois o produto ainda não existe. Alternativa errada

    b) desenvolver um produto eficiente, capaz de satisfazer essa demanda.
    Este produto trata-se do "fundo específico para financiar empresas", algo estritamente ligado ao negócio do BNDES. Se existe uma demana latente por um fundo para financiar empresas estrangeiras, cabe à instituição criar o produto para satisfazer a necessidade existente. Alternativa correta

    c) elaborar ações para estimular a demanda, visando ao incremento das exportações.
    Não é necessário neste caso estimular a demanda, pois já existe uma demanda latente, ou seja, existe um necessidade que não pode ser satisfeita por nenhum produto existente. Alternativa errada

    d) criar uma estratégia de promoção efetiva, a fim de estimular a atitude do mercado.
    Esta estratégia não seria a mais adequada uma vez que existe uma demanda latente e, com isso, neste momento não seria o mais correto estimular a atitude do mercado que está manifestando um interesse pelo produto. Alternativa errada

    e)investir em propaganda persuasiva, com o intuito de convencer os clientes a migrarem para esse fundo.
    Não seria necessário investir em propaganda persuasiva porque a demanda é latente, isto é, existem clientes para um produto que ainda não está sendo ofertado ao mercado, ainda não existe à disposição dos interessados. Alternativa errada

    Espero ter ajudado. Abraços e bons estudos!

  • Questão estranha mesmo, mas fui buscar os Tipos de Demanda. Entre outros tipos, encontrei o seguinte:

    Demanda latente: forte vontade do mercado por determinado produto ou serviço. O papel do marketing é verificar o potencial de cada mercado e desenvolver produtos e serviços que os atendam.

    http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/tipos-de-demandas/41119/
  • A QUESTÃO ESTA PERFEITA COLEGAS, NO ENTANTO, PARA COMPREENDE-LA É NECESSÁRIO CONHECER BEM ALGUNS CONCEITOS DE MARKETING, NÃO PODE SER RESPONDIDA INTUITIVAMENTE, VEJAMOS OS CONCEITOS SEGUNDO (KOTLER)

    1. D. negativa – podem pagar para evitar um produto pois não gostam 

    2. d. Inexistente – pessoas desconhecem ou não estão interessada

    3. D. Latente – existe uma demanda mas não há produto ou são inadequados.

    4. D. em declínio -compram com menos frequencia ou deixam de compra-lo

    5. D. irregular – demandas sazonais ou variáveis com Mês, dia, hora, semana

    6. D. Plena – são consumidos adequadamente todo os produtos colocados a venda no mercado

    7. D. excessiva – há mais consumidores do que produtos

    8. D. Indesejada – consumidores sentem-se atraídos por produtos que tem cons. sociais e indesejadas

    Conceito: O marketing supre necessidades lucrativamente, transformando necessidades particulares em oportunidades de negócio lucrativas. È uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, comunicação e entrega de valor para os clientes bem como a administração  da relação com eles de modo que beneficie a organização e seu público interessado.(KOTLER)

    O objetivo do marketing conforme Peter Drucker: é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto seja tão adequado a ele que se venda sozinho, sendo necessária apenas torna-lo disponível.

    Conclusão: Se um banco (seus produtos são obviamente produtos financeiros) identifica uma demanda latente por um produto financeiro (demanda em que há uma necessidades não atendida por produto ou serviço, por serem inadequados ou inexistentes), Então o que o tal banco fará??  Resposta: Procurará desenvolver um produto tão adequado a esses clientes que supra a demanda latente e isto, sem sombra de dúvida, é função do departamento de marketing e seus profissionais( uma das ativdades dentros dos 4Ps do marketing que se enquadra em PRODUTO( atividade - de criação e desenvolvimento de novos produtos)

    Letra B. Com esse raciocínio e esses conceitos as outras respostas parecem ser até absurdas. Espero ter ajudado. Abraço





ID
42448
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Presidente de uma multinacional instalada no Brasil, José Ferreira solicita à diretoria que elabore o planejamento de 2008 da empresa com base no conceito societal de marketing. Assim, ele propõe que os diretores equilibrem três premissas:

Alternativas
Comentários

  • Orientação para o marketing societal (marketing socialmente responsável): Sustenta que a organização deve determinar as necessidades, desejos e interesses do mercado-alvo e então proporcionar aos clientes um valor superior de forma a manter ou melhorar o bem-estar do cliente e da sociedade.

    Orientação para o marketing holístico: Nesta abordagem a empresa deve tentar compreender e administrar toda a complexidade envolvida na gestão de marketing de uma empresa.

  • apesar de continuar gostando do comentário abaixo, não entendi o porque da letra "a". Marketing social busca a satisfação do cliente com responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e não apenas lucro
  • O Marketing Societal visa atender os anseios dos principais stakeholders da organização, o Acionista (visa o lucro); o cliente (visa ter seus desejos e necessidades satisfeitas) e a sociedade (visa o bem estar social - boas práticas)
  • A orientação do Marketing Societal sustenta que a tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados-alvo e satisfazê-los de maneira mais eficiente e eficaz que os concorrentes, de um modo que conserve ou aumente o em-estar do consumidor e da sociedade como um todo.

    A orientação do Marketing Societal convoca as empresas a incluir considerações éticas e sociais em suas práticas de marketing. Elas devem equilibrar, em um difícil malabarismo, os critérios frequentemente conflitantes de   lucros empresariais  ,  satisfação do cliente  e interesse público.  

    Administração de Marketing. Philip Kotler & Kevin Lane Keller. 12ª ed. (pg. 20)
  • Questao muito boa! Nível alto. A razão de uma empresa sempre será lucro, porque, assim, ela se estabelece no mercado. Basta saber isso para resolver. 

  • Segundo Kotler, "A orientação de Marketing Societal sustenta que a tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados-alvo e fornecer as satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que a concorrência, de uma maneira que preserve ou melhore o bem-estar do consumidor e da sociedade". (p.45)

     

    KOTLER, Philip e ROBERTO, Eduardo L. Marketing Social: estratégias para alterar o comportamento público. Rio de Janeiro: Campus, 1992.


ID
42517
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As forças competitivas em uma indústria, segundo o modelo proposto por Michael Porter, são função de:

I -  pressões competitivas entre firmas rivais, que por sua vez resultam da disputa por uma melhor posição no mercado e das manobras para obter vantagem competitiva;
II - disponibilidade de produtos substitutos que têm custos competitivos e/ou ameaça de entrada de novos participantes no mercado;
III - capacidade de fornecedores e compradores exercerem poder de barganha.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra E

    Segundo PORTER (1989): “A meta final da estratégia competitiva é lidar com, e em termos ideais, modificar estas regras em favor da empresa. Em qualquer indústria, seja ela doméstica ou internacional, produza um produto ou um serviço, as regras da concorrência estão englobadas em cinco forças competitivas:

    -a entrada de novos concorrentes,

    -a ameaça de substitutos

    -o poder de negociação dos compradores

    -o poder de negociação dos fornecedores 

    -a rivalidade entre os concorrentes existentes.”

  • Parte 1 - técnicas analíticas gerais
    P. 21
     
    (p. 22) A essência da formulação de uma estratégia competitiva é relacionar uma companhia ao seu meio ambiente. A estrutura industrial tem forte influência na determinação das regras competitivas do jogo.
     
    Os princípios aplicam-se igualmente à produção industrial ou de serviços.
     
    São forcas que dirigem a concorrência na industria:
    •  Ameaça de novos entrantes
    •  Poder de negociação dos fornecedores
    •  Poder de negociação dos compradores
    •  Ameaça de produtos substitutos
    •  Rivalidade entre as empresas existentes

    Fonte: Estratégia competitiva - Técnicas para analise de industrias e da concorrência
    PORTER, Michael. 7a Ed., 1996
  • GABARITO LETRA E.

     

    Questão bastante direta, que bastava o candidato lembrar-se das 5 forças competitivas de Porter para verificar que todos os itens estão corretos.
    Relembrando, as 5 Forças são:


     Rivalidade entre concorrentes atuais
     Ameaça de produtos substitutos
     Ameaça de novos entrantes
     Poder de barganha dos clientes
     Poder de barganha dos fornecedores


    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS


ID
44614
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O marketing, segundo Kotler (2000), pode ter diferentes tipificações. Assinale a opção que apresenta corretamente o conceito de marketing direto.

Alternativas
Comentários
  • Marketing Direto- A abordagem de Kotler (1985) demonstra que é  qualquer meio de comunicação ou propaganda interativos e que possibilitem a geração de uma resposta mensurável.

    Gabarito Letra E.

  • Marketing Direto é um sistema interativo de marketing que usa uma ou mais mídias de propaganda para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer localização (Marketing de Serviços – Conceitos e Estratégias, Marcos Cobra/Flávio Zwarg – 1986).

    Os principais objectivos do marketing direto são:

    1. Pesquisa mercado;
    2. Identificação de clientes potenciais;
    3. Conquistar novos clientes;
    4. Fidelização de clientes;
    5. Divulgação da marca e dos seus produtos ao público alvo definido;
    6. Rentabilização da Força de Vendas;
    7. Obtenção de resultados mensuráveis;
    8. Maximização do lucro.

ID
77320
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A afirmação de que a principal tarefa do profissional de relações públicas (RP), hoje em dia, é a organização e a promoção de eventos empresariais merece reparos porque a(o)

I - função do profissional de RP envolve outras atividades de caráter mais estratégico para a organização;

II - tarefa de organização de eventos é importante há bastante tempo e não ganhou destaque somente nos dias de hoje;

III - profissional de RP não realiza apenas eventos empresariais, mas também projetos sociais.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)

Alternativas
Comentários
  • Super o comentário abaixo!!!
  • Relações Públicas exerce uma função estratégica importante nas organizações modernas ao planejar e executar sua comunicação e seus relacionamentos com os mais diversos públicos

    atividades

    a) à orientação de dirigentes de instituições públicas ou privadas na
    formulação de políticas de Relações Públicas;
    b) à promoção de maior integração da instituição na comunidade;
    c) à informação e a orientação da opinião pública sobre os objetivos
    elevados de uma instituição;
    d) ao assessoramento na solução de problemas institucionais que influem
    na posição da entidade perante a opinião pública.
    e) ao planejamento e execução de campanhas de opinião pública;
    f) à consultoria externa de Relações Públicas junto a dirigentes de
    instituições;
    g) ao ensino de disciplinas específicas ou de técnicas de Relações
    Públicas.

    nada tem haver com projetos sociais
  • isso não tem a ver com projetos sociais? >>>>  b) à promoção de maior integração da instituição na comunidade;

    Ex.: o setor de Comunicação/RP da Whirlpool S.A., no intuito de promover maior integração Empresa - Comunidade, realiza algumas ações/projetos sociais.

    Ou seja, discordo do gabarito.

    Se alguém souber e quiser compartilhar a fundamentação, por gentileza: sergio.harger@gmail.com

    Abs,

    SH.
  • Pessoal, fazer relações públicas é também fazer projetos sociais. Por mais que não esteja listado ali nas atividades específicas, pois a profissão evolui mais rápido do que as leis a seu respeito. Além do mais, a questão não está pedindo as atividades específicas da profissão de acordo com tal lei ou decreto.   É aí que entram as relações públicas comunitárias, por exemplo. Mas reparem bem o que a questão pede. Dizer que um rp faz apenas eventos empresariais está errado porque fazemos tb projetos sociais? Não. Está errado pq é muito mais do que isso, e está ligado a questões estratégicas para a organização, como por exemplo a responsabilidade sócio ambiental que gera projetos sociais, entre tantas outras coisas.

  • Jeisse, sua fundamentação tá furada. 

    b) à promoção de maior integração da instituição na comunidade está intimamente relacionada a projetos sociais


ID
85453
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de marketing.

A propaganda consiste em um conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, em sua maioria a curto prazo, que visa estimular a compra mais rápida e(ou) em maior volume de produtos e serviços específicos por consumidores ou comerciantes.

Alternativas
Comentários
  • Esse é o conceito de Promoção de vendas.
  • Propaganda - é um modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços de persuasão patrocinados por governos e partidos políticos.
     
    Uma manipulação semelhante de informações é bem conhecida: a propaganda comercial, que normalmente não é chamada de propaganda mas sim publicidade, embora no Brasil seja utilizada como sinônimo. Ao contrário da busca de imparcialidade na comunicação, a propaganda apresenta informações com o objetivo principal de influenciar uma audiência. Para tal, freqüentemente apresenta os fatos seletivamente (possibilitando a mentira por omissão) para encorajar determinadas conclusões, ou usa mensagens exageradas para produzir uma resposta emocional e não racional à informação apresentada. O resultado desejado é uma mudança de atitude em relação ao assunto no público-alvo para promover uma agenda. A propaganda pode ser usada como uma forma de luta política.
     
    Apesar do termo "propaganda" ter adquirido uma conotação negativa, por associação com os exemplos da sua utilização manipuladora, a propaganda em seu sentido original é neutra, e pode se referir a usos considerados geralmente benignos ou inócuos, como recomendações de saúde pública, campanhas a encorajar os cidadãos a participar de um censo ou eleição, ou mensagens a estimular as pessoas a denunciar crimes à polícia, entre outros.

    Bons estudos =]
  • Promoção de vendas que visar maior quantidade de vendas em curto tempo.
  • Esta afirmativa diz respeito a promoção de vendas
  • Isto é definição de promoção de vendas. Propaganda <-> Propagar, não necessariamente ela visa a venda de um maior volume, mais sim divulgar, despertar o desejo no consumidor, mostrar-lhe o produto. Definindo da maneira como a questão fala, deixa ela muito restritiva, aproximando ao conceito de promoção de vendas, que tem o caráter mais imediatos, e visa promover maior venda do produto no período em que é praticada. Portanto, ERRADO.

  • Propaganda visa atingir o público a longo prazo.

  • Para a questão ficar CERTA, no enunciado, basta trocar o nome propaganda por promoção.

    Fica assim: "A promoção de vendas consiste em um conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, em sua maioria a curto prazo, que visa estimular a compra mais rápida e(ou) em maior volume de produtos e serviços específicos por consumidores ou comerciantes." Kotler (2000) (CESPE adora!)

    A paz do senhor!

  • A promoção de vendas consiste em um conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, em sua maioria a curto prazo, que visa estimular a compra mais rápida e(ou) em maior volume de produtos e serviços específicos por consumidores ou comerciantes.

     

    OBS:

     

    Propaganda é a longo prazo.

  • DIFERENCA ENTRE PUBLICIDADE E PROPAGANDA ,ASSISTE ESSE VIDEO E RÁRIDO E PRÁTICO 

    http://www.youtube.com/watch?v=w_OnJadESpA

  • Palavra INCENTIVO já lembra promoção de vendas.

  • pense num povo arretado da gota! kkkk

  • progaganda = longo prazo ; pago ; impessoal ; patrocinador identificado

    promoção de vendas = curto prazo ; estimular compra ; incentivar ; fomentar ; brinde ; promover ; isca ; chamariz ; atrair ; chamarisco ; incitar

  • Propaganda - Propagandar (divulgar, aprensentar, ensinar, difundir, propagar, distribuir conhecimento)

    Promoção - Promover (Aumentar, Para Mover, Pró Ação) - Imediato, vender, estimular ação.

    E a Propaganda Promocional? - Divulgar em larga escala, um incentivo a ação.


ID
85885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com referência a satisfação, valor e retenção de clientes, julgue
os itens de 99 a 106.

No benchmarking classificado como funcional, há necessidade de comparação de uma empresa com um concorrente direto. As empresas investigadas, geralmente, são de ramos distintos e adotam técnicas interessantes em atividades específicas, que podem ser colocadas em prática na empresa do investigador.

Alternativas
Comentários
  • Isto se encaixa com o benchmarking Competitivo
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Benchmarking
  • O ERRO ESTÁ EM "CONCORRENTE DIRETO".NO BENCHMARKING FUNCIONAL NÃO HÁ CONCORRÊNCIA, SÃO RAMOS DISTINTOS, COM ATIVIDADES SIMILARES.ONDE O INVESTIGADOR BUSCA INOVAÇÕES QUE POSSA POR EM PRÁTICA NA SUA EMPRESA.
  • O erro está na palavra "distintas" quando o correto seria "similares.

    Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente "performance" empresarial.


    Benchmarking funcional

    Baseado numa função específica, que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou embalagem. Alguns autores vinculam o conceito de benchmarking funcional ao benchmarking genérico, pela possibilidade dos mesmos serem utilizados sem se levar em consideração a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização "investigada

  • Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. Benchmarking é...* um processo contínuo* uma investigação que fornece informações valiosas* um processo de aprendizado com outros* um trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer disciplina* uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer processoBenchmarking não é...* um evento isolado* uma investigação que fornece respostas simples e "receitas"* cópia, imitação* rápido e fácil* mais um modismo da administraçãoBenchmarking surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial.
  • O ERRO DA QUESTÃO ESTA EM RAMOS DISTINTOS, CONCORRENTES DIRETOS SÃO DE RAMOS SIMILARES. SEGUE EXPLICAÇÃO ABAIXO:
  • O benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência. Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas SIMILARES e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente "performance" empresarial. A essência deste instrumento parte do princípio de que nenhuma empresa é a melhor em tudo, o que implica reconhecer que existe no mercado quem faz melhor do que nós. Habitualmente, um processo de benchmarking arranca quando se constata que a empresa está a diminuir a sua rentabilidade. Quando a aprendizagem resultante de um processo de benchmarking é aplicada de forma correcta facilita a melhoria do desempenho em situações críticas no seio de uma empresa......
    bons estudos  todos!

  • Quantos comentarios contraditorios.. Cada um dizendo que o erro esta em um lugar..

    Vou tentar ser bem resumido.

    No benchmarking classificado como funcional, há necessidade de comparação de uma empresa com um concorrente direto.
    Errado - Alguns autores vinculam o conceito de benchmarking funcional ao benchmarking genérico, pela possibilidade dos mesmos serem utilizados sem se levar em consideração a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização "investigada".


    As empresas investigadas, geralmente, são de ramos distintos e adotam técnicas interessantes em atividades específicas, que podem ser colocadas em prática na empresa do investigador
    Verdade - Baseado numa função específica, que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou embalagem. 
  • Benchmarking competitivo
    Caracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes. Na prática, é o menos usual uma vez que é quase impossível que as empresas se prestem a facilitar dados que estão ligados diretamente com a sua atividade à concorrência. Por isso muitas vezes é necessário contratar uma consultoria externa para obter informações sobre o Benchmarking Competitivo. Um método recomendado para obeter as informações dos concorrentes é a utilização de "cliente oculto". Além disso, tem como objetivo atividades similares em diferentes locais, departamentos, unidades operacionais, país, etc. Benchmarking interno
    A procura pelas melhores práticas ocorre dentro da própria organização em unidades diferentes (outros departamentos, sedes, etc.). Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, custos mais baixos e a valorização pessoal interna. A grande desvantagem é que as práticas estarão sempre impregnadas com os mesmos paradigmas. Este é o tipo mais utilizado. Benchmarking genérico
    Ocorre quando o Benchmarking é baseado num processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente. É neste tipo de Benchmarking que encontramos a maioria dos exemplos práticos e onde as empresas estão mais dispostas a colaborar e a ser mais verdadeiras. Benchmarking funcional
    Baseado numa função específica, que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou embalagem. Alguns autores vinculam o conceito de benchmarking funcional ao benchmarking genérico, pela possibilidade dos mesmos serem utilizados sem se levar em consideração a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização "investigada".
  • Errado.

    Certo seria assim: No benchmarking classificado como competitivo, há necessidade de comparação de uma empresa com um concorrente direto. Já no benchmarking funcional, as empresas investigadas, geralmente, são de ramos distintos e adotam técnicas interessantes em atividades específicas, que podem ser colocadas em prática na empresa do investigador.
  • Ao meu ver, o erro da questão se encontra em " As empresas investigadas, geralmente, são de ramos distintos ..."

    Generalizando, o benchmarking é uma espécie de " CTRL C, CTRL V: copia e cola as melhores práticas". Então, temos que não poderia ser de ramos distintos. 

  • Benchmarking Funcional - Não há necessidade de realizar comparação com um concorrente direto.

  • No benchmarking classificado como funcional, há necessidade de comparação de uma empresa com um concorrente direto. (ERRADO)

    Benchmarking é um processo de comparação de produtosserviços práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas.

    O benchmarking competitivo está relacionado com os processos e gestão de empresas concorrentes.

    benchmarking funcional é relativo a um processo de atuação da empresa similares entre organizações independentemente do sector de atividade (empresas não concorrentes).





ID
85894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

Caso tenha se esquecido de desligar o seu celular e ele toca durante uma reunião, o funcionário deve desculpar-se pelo ocorrido e desligar o aparelho sem atendê-lo.

Alternativas
Comentários
  • Isso é relativo, se a ligação for importante, convém informar aos participantes (de preferência já tê-lo feito com antecedência), atender rapidamente e, mesmo assim, pedir desculpas pelo incoveniente.
  • Concordo plenamente com o colega, pois, se a reunião é indispensável (participação obrigatória do referido funcionário) e, um cliente POTENCIAL programou ligar-lhe em horário coincidente com a reunião, creio que o atendimento se faz necessário e certamente as desculpas e justificativas posteriores serão aceitas (conforme relatado pelo colega).


    Bons estudos
  • Sim isso é o que qualquer outro faria desligaria e pediria desculpa pelo ocorrido

    Mas tem exceçoes como por exemplo se fosse uma ligaçao de extrema urgencia 

    a pessoa pediria licença para atender a ligaçao


    Sendo o correto em momento de uma reuniao é deixar o celular no silencioso e para vibrar caso estivesse esperando uma ligaçao se nao o apropriado é desligar "mas nunca deixar no volume alto" impedindo assim o contragimento de interromper quem esta falando 
  • Na prática, se voce está em uma reunião com subordinados, voce atende o telefone, se voce está em uma reunião com superiores voce não atende...

  • CERTO. Boas maneiras.

  • A BANCA CESPE QUANDO FAZ PROVAS DE CERTO OU ERRADO NÃO QUER OPINIÕES, NÃO QUER SUBJETIVISMO, AFINAL A QUESTÃO É OBJETIVA..TEM GENTE QUE FICA E se isso..e se aquilo..e se SEI LÁ MAIS O QUÊ..

  • Em minha opinião a ordem que as ações aparecem no enunciados não são as atitudes mais adequadas, no caso em questão deve-se primeiro desligar o aparelho e depois desculpar-se

    imaginem o celular tocando e o funcionário ao mesmo tempo pedindo desculpas

  • Se tivesse isso, ou aquilo, ou aquilo outro a questão estaria mencionando. Como não mencionou, devemos apenas responder CERTO ou ERRADO e ponto final.

  • Eu mesmo não

  • eu não

  • Ficar com duvidinha no "e se" perde um concursinho hehe

  • Rapaz, essa questão é bem severa né, não quer que VC pense em sua mãe doente, em algo que seja se suma importância que VC tenha que entender, é etiqueta empresarial e pronto, ponto final. Essa é a teoria, o que a banca quer é a teoria mesmo, na prática é bem diferente todos sabemos, entretanto na teoria é o fantástico mundo de Bob. Se quer acertar a questão, tem que marcar a que a banca quer e pronto. Essa eu errei, pq pensei como ser humano, mas no mundo dos negócios, é selva de pedra, tem que seguir a cartilha rsrs


ID
85897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

Para encerrar uma conversação que já demorou mais do que o necessário, recomenda-se olhar repetidamente para o relógio de modo que o interlocutor perceba a necessidade de sua finalização

Alternativas
Comentários
  • Isso é uma tremenda falta de educação, isso sem falar da falta de respeito com quem está falando.
  • Olha isso é questao de bom senso 

    Você gostaria que alguem ao falar com você ficasse olhando para o relogio com o intuito de finalizar a converssa

    Logo penssaria que essa pessoa nao tem o minimo de respeito 
  • ERRADO.

    Comportamento inadequado.

  • Uma questão dessa não cai na minha prova kkkkk.

  • Eu faço exatamente isso quando já passou a hora da aula e o prof. não finaliza

  • kkkkkkkkkkkkkk eu

  • Está certo. Isso ou dizer para a pessoa calar a boca.

  • Não entendi o erro da questão, na minha opinião todo mundo faz isso, inclusive eu, além disso, eu abano a cabeça, me levanto, dou fungadas, coloco as mãos na cabeça, puxo os cabelos discretamente e olho pra cima como implorando por deus pra pessoa entender que não quero mais conversar. Eu entraria com recurso nessa questão.


ID
85900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

A etiqueta empresarial no que tange ao modo de vestir pressupõe que o funcionário acompanhe todas as tendências da moda e vista-se de modo a demonstrar que a organização está atualizada nesse aspecto.

Alternativas
Comentários
  • errada,pelo contrário o funcionário deve se vestir de forma discreta e simples.
  • ERRADO

    Deixe os modismos de lado, pois nem sempre são apropriados para o ambiente de trabalho, pois a moda às vezes torna-se inimiga da elegância, e no trabalho você deve sempre tentar aliar a elegância ao conforto, pois você não conseguirá desempenhar suas atividades caso esteja incomodado com a roupa, ou sapatos, por exemplo.
    Também não significa que é proibida, se quiser optar pela moda, analise se o que ela mostra combina com seu biótipo, e é claro com o ambiente onde você trabalha. N`N
     Analise se o que a moda mostra combina com seu biótipo, e é claro com o ambiente onde você trabalha.  Analise se o que a moda mostra combina com seu biótipo, e é claro com o ambiente onde você trabalha.  Analise se o que a moda mostra combina com seu biótipo, e é claro com o ambiente onde você trabalha.   Não seguir as tendências da moda, não quer dizer que o funcionário está desatualizado e não acompanhando as mudanças, pois é seu empenho profissional que é avaliado. Basta ter discernimento para saber adequar o visual á sua atividade profissional e as diversas situações de trabalho.

    Se você ficar em dúvida decida sempre pelo modelo clássico.  Mesmo porque pessoas verdadeiramente elegantes se conservam fiéis a um estilo, com pequenas variantes e algumas concessões aos modismos. Em geral, elas optam pela versatilidade e pelo conforto.  
  • Questão Errada!
    [Direto ao assunto] Etiqueta Empresárial: Um boa imagem profissional, social e pessoal. Requer posturas, hábitos adequados, novas competências e atitudes dentro das organizações. Está ligado ao convívio harmonioso e comportamento social.
    Bons estudos =]

  • ERRADO.

    Em uma empresa a vestimenta deve ser condizente com o ambiente e não acompanhar as tendências da moda. Sobriedade.

  • Gente, errei de novo. Marquei como CERTO, pois o funcionário precisa se vestir bem, com roupas adequadas, ou seja, necessariamente roupas de grife, caras, é pra isso que ele ganha salário. É obrigação do servidor acompanhar as últimas tendências da moda e se possível acompanhar presencialmente eventos em Milão, Barcelona e no São Paulo Flashion Week. Penso que um funcionário, mesmo em dias de muito calor, deve ir de cachecol e gola rulê tamanha a elegância que esses adereços agregam na imagem do empregado.


ID
86341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

A etiqueta empresarial está restrita ao modo de se portar à mesa em uma reunião de negócios, à postura ao sentar-se e à forma de se falar ao telefone com clientes, fornecedores, colegas e superiores no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • A etiqueta empresarial permite ao profissional tornar-se agradável, viver com mais segurança e espontaneidade. Ela mostra que a boa apresentação pessoal, tanto no que se refere a atitudes quanto ao modo de se vestir, é o resultado do balanceamento ideal entre o bom gosto e o bom senso. A mesma capacidade que o profissional tem para ocupar o cargo deve transparecer na sua preocupação em se autoproduzir para exercer sua função adequadamente.Dicas de etiqueta empresarial: * Pontualidade é ponto de honra * Roupas discretas, sem modismos * Nunca se esqueça de que a primeira impressão é a que fica * Tenha sempre cartões profissionais disponíveis * Porta aberta não significa "entre" * Pare à porta, sorria, peça licença. Ao ser autorizado entre, cumprimente com um "bom dia" ou expressão adequada para o horário, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele * Ao conversar olhe nos olhos * Aprenda a ouvir * Não se distraia durante a conversa * Postura: não cruze os braços, não se sente de qualquer jeito jogando o corpo na cadeira (mesmo se estiver cansado), como também não se sente na beirada da cadeira. Ao sentar-se esteja bem acomodado, porém ereto e de forma adequada
  • Não entendi porque a afirmativa não está correta ?
  • Por motivo da palavara "restrita".



    Sds.
  • Boa observação colega!
  • Parabénes, temos que prestar atenção nos detalhes
  • A etiqueta empresarial não é algo restrito ao que foi dito no enunciado, é muito mais amplo e aborda diversos pontos importantes como: Formas de postura,vestimentas adequadas ao exercício da função,não utilizar girias,ser educado,manter-se com uma boa aparencia (barba bem aparada ou até mesmo , sem barba)Ser gentil e não interromper um diálogo quando se está com pressa,mostrar-se interessado em um assunto, entre outras.

    Espero ter ajudado.

    Questão errada
  • Restrita jamais ! :)

  • Palavras exclusivas sempre deixam a questão com 90% de chances de está errada.

  • meus olhos ja estao me enganando, nao vi a palavra "restrita"


ID
86350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

A utilização de uma voz alegre, clara e calorosa é suficiente para gerar empatia e para garantir o êxito em um contato telefônico profissional.

Alternativas
Comentários
  • Empatia é um sentimento que causa prazer no contato humano, um estado de espírito que permite a você se identificar com outra pessoa. 
  • Empatia é um sentimento que causa prazer no contato humano, um estado de espírito que permite a você se identificar com outra pessoa. Ser empático é saber se colocar no lugar do outro. Para que qualquer forma de atendimento seja satisfatória ao cliente a empatia deve estar presente.

    Bons estudos
  • Errei a questão, mas analisando friamente, entendo que pode até ser suficiente para gerar empatia mas isso não garante o êxito do atendente.
  • Alem das informações:  " utilização de uma voz alegre, clara e calorosa, também existem outros pressupostos para garantir o êxito em um contato telefônico profissional, os quais são: " conhecimento/domínio do serviço/produto e etc".

  • É necessário mas não suficiente.

  • Pessoal,

    o que torna errada a questão são as palavras SUFICIENTE e GARANTIR.

    SUFICIENTE - quando se fala de pessoas é complicado usar esse termo logo todos são diferentes e o que é suficiente pra mim pode não ser para outra pessoa.

    GARANTIR - é um termo muito fechado e no banco nada é totalmente garantido, ou seja, sempre há algum risco!

    Bons estudos!


  • Mais uma pegadinha daquelas rsrsr...


  • Imagine uma voz alegres, clara e calorosa te xingando sem parar.

  • imagine uma uma voz alegre, clara e calorosa te descendo o provérbio.


ID
96064
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Desde que as campanhas políticas foram profissionalizadas com a integração de publicitários, os estudiosos da comunicação passaram a realizar estudos para compreender como conceitos utilizados na publicidade comercial se ajustam à propaganda eleitoral. Rejane Vasconcelos Aciolly Carvalho em (A produção da política em campanhas eleitorais. Campinas: Pontes; Fortaleza: Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará, NEPS, 2003.) utiliza um conceito bastante estudado na área para definir um processo intencional, planejado, de construção do perfil de personagens a serem postos em circulação na esfera pública mediática, e que pretendem distinguir-se na conquista de afetos positivos dos destinatários, conduzindo-os a uma "escolha" ou adesão face às ofertas simbólicas dos concorrentes.

O conceito usado pela autora é o de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

    Entende-se o conceito de imagem-marca como um processo planejado intencionalmente na construção do perfil de um personagem posto a exposição na esfera pública.

    O sucesso de um político depende diretamente da visibilidade pública e repercussão positiva de sua imagem no cenário público.

    Na prática do marketing político, toda e qualquer mensagem precisa ser meticulosamente planejada. Isso se estende também ao discurso, como as palavras utilizadas, tonalidade, gesticulação e expressão facial do candidato.

    Em períodos de disputas eleitorais, até mesmo a escolha dos candidatos é direcionada de acordo com fatores de caráter publicitário. A imagem-marca constitui referência identitária na política.

    Além de capacidade administrativa e experiência política, os partidos tomam como referência também atributos pessoais, como o carisma e identi?cação popular na indicação de seus candidatos.

    Mais sobre o assunto...
    http://pt.scribd.com/doc/9641329/O-marketing-politico-e-a-importancia-da-imagemmarca-em-campanhas-eleitorais-majoritarias
  • Resposta: letra d. 

    Approach - abordagem, em inglês. Termo utilizado para definir a linha de comunicação adotada ou o gancho criativo da peça de propaganda. 

    Business-to-business (B2B) - negócios (produtos e serviços) feitos de uma empresa para consumo/ uso de outras empresas ou instituições. 

    Identidade visual - conjunto de símbolos e cores que identificam uma empresa ou marca, como logotipo e logomarca, alfabeto, papelaria, pintura de frota, padrões visuais de embalagem e de propaganda etc. 

    Share-of-market - participação de mercado. Percentagem do mercado total ou de um segmento que uma empresa ou marca detenha. 

    Fonte: livro "Propaganda de A a Z - como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso", Rafael Sampaio.


ID
141427
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com base em dados de uma auditoria de marketing, pesquisadores constataram a queda na participação de mercado de um fabricante de bens duráveis. O único pressuposto correto para essa análise é o de que

Alternativas
Comentários
    •  
    • Comentário objetivo
    • a) forças externas afetam do mesmo modo todas as empresas no segmento. ( na questão afirma queda de apenas um fabricante). errada
    •  b) esse desempenho sempre deve ser considerado em relação à performance do setor. Acredito que não, pois fica claro que na auditoria de marketing, confirmou somente que uma empresa diminuiu sua participação
    •  c) a entrada no mercado de um novo concorrente gera diminuição na participação de cada empresa, (gerou queda em apenas uma empresa)
    •  d) a empresa pode causar deliberadamente essa queda para melhorar seus lucros. Pensem assim, se a ampresa diminuir o preço do produto seu marketing share aumentaria, porém ela poderia diminuir o seu marketing share, com umamargem de lucro mais atrativa, já que se trata de um bem durável, ou seja, ela poderá posicionar um produto melhor para os seus clientes.
    •  e) toda alteração na participação de mercado tem significado importante em marketing. (nem toda alteração)
  • Podem explicar o que acharem conveniente e servir de base para a análise das respectivas alternativas. Mas ao meu ver o que define a resposta da questão é o fato de que somente a alternativa D traz uma situação de hipótese... pode causar... as restantes afirmam que isso ou aquilo irá acontecer de forma generalizada. Quando a questão questiona....O único pressuposto correto para essa análise é o de que (poderá ocorrer, uma hipótese, não dá pra afirmar) Questão de análise e muita interpretação.

  • Questão aponta várias alternativas corretas. Porém todas afirmam algo, a única que supoe é do gabarito, bem comentado pela Janaina. Porém a meu ver questão sacana da banda , falta de respeito com o candidato. Falta de contexto, alternativas jogadas ao vento.


ID
141430
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma pesquisa de opinião para o lançamento de uma nova linha de motocicletas, na região Sudeste, ressaltou os seguintes comentários do público-alvo:

I - As linhas de crédito nesse segmento são bastante atraentes, pois o prazo é longo e os juros são baixos.

II - As motos hoje apresentam design arrojado e potência moderada para o trânsito caótico nos grandes centros.

III - Cada vez mais, a divulgação dos modelos de motocicletas em supermercados e shoppings atrai a atenção dos potenciais compradores.

IV - A rede de concessionárias deve dar suporte eficiente na manutenção e revisão dos veículos.

Ao planejar o lançamento dos novos modelos, os executivos relacionaram tais comentários aos seguintes fatores estratégicos:

K - preço;
L - posicionamento;
M - promoção;
N - produto;
O - praça;
P - pessoas.

A relação correta entre os comentários da pesquisa e os fatores estratégicos referentes ao composto de marketing é

Alternativas
Comentários
  • O composto de marketing é:

    - Produto (variedade, qualidade, design, características, marca, embalagem, tamanho, garantia, etc.)
    - Preço ( prazo, concessões, descontos, financiamento, etc.)
    - Promoção (vendas, publicidade, etc.)
    - Praça (canais, cobertura, variedade, estoque, transporte, etc.)

    Das alternativas a única que contêm os 4 P's é a alternativa A.

  • Gabarito letra "A"

    I - K (PREÇO)
    - As linhas de crédito nesse segmento são bastante atraentes, pois o prazo é longo e os juros são baixos.

    II - N (PRODUTO) - As motos hoje apresentam design arrojado e potência moderada para o trânsito caótico nos grandes centros.

    III - M (PROMOÇÃO) - Cada vez mais, a divulgação dos modelos de motocicletas em supermercados e shoppings atrai a atenção dos potenciais compradores.

    IV - O (PRAÇA) - A rede de concessionárias deve dar suporte eficiente na manutenção e revisão dos veículos.



  • I. Formas de pagamento relacionam-se ao preço (I-K)

    II. Design é um aspecto que integra o produto (II-N)

    III. Formas de divulgação e comunicação é um elemento da promoção (III-M)

    IV. Os canais de distribuição (rede de concessionários) é uma preocupação constante no elemento praça (IV-O)

    Resposta: A

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    I - As linhas de crédito nesse segmento são bastante atraentes, pois o prazo é longo e os juros são baixos. Linhas de crédito, prazos de pagamento e juros são aspectos relacionados ao preço.  

    II - As motos hoje apresentam design arrojado e potência moderada para o trânsito caótico nos grandes centros. Design é um aspecto relacionado ao produto

    III - Cada vez mais, a divulgação dos modelos de motocicletas em supermercados e shoppings atrai a atenção dos potenciais compradores. Design é um aspecto relacionado à promoção

    IV - A rede de concessionárias deve dar suporte eficiente na manutenção e revisão dos veículos. Canais de distribuição (rede de concessionárias) é um aspecto relacionado à praça

    Portanto, a sequência correta é I-K, II-N, III-M, IV-O. 

    ===

    TOME NOTA (!)

    As variáveis específicas do produto são 

    • Variedade 
    • Pesquisa do produto 
    • Qualidade 
    • Padronização 
    • Design 
    • Características 
    • Testes e Desenvolvimento  
    • Nome da Marca (Marca) 
    • Embalagem  
    • Tamanhos 
    • Serviços e Assistência Técnica 
    • Garantias 
    • Devoluções 

    As variáveis específicas do preço são: 

    • Preço de Lista 
    • Política de preços 
    • Formação de preços 
    • Descontos e reduções 
    • Bonificações 
    • Condições, Prazo e Forma de pagamento 
    • Condições de Financiamento 

    As variáveis específicas da praça são: 

    • Canais de Distribuição 
    • Pontos de Venda 
    • Coberturas  
    • Zona de Vendas 
    • Sortimentos 
    • Locais 
    • Estoque 
    • Armazenamento 
    • Transporte 

    Kotler explica que as variáveis específicas da promoção são: 

    • Promoção de vendas 
    • Propaganda 
    • Publicidade 
    • Força de vendas 
    • Relações públicas 
    • Marketing direto 
    • Merchandising 
    • Marketing Interativo 
    • Marketing Boca a Boca 
    • Venda Pessoal 


ID
146863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma organização pode ser definida como um processador, no
qual os insumos - pessoas, informação, conhecimento, espaço,
tempo, dinheiro e instalações - são geridos de modo a atingir,
da melhor forma possível, os objetivos que lhe são próprios.
E, mediante o alcance desses objetivos, os fornecedores daqueles
insumos são remunerados, o que os faz fornecer, novamente, os
insumos para a transformação social. Dentro desse contexto de
organizações, julgue os itens seguintes.

Dentro dessa visão sistêmica, a expressão stakeholder designa as pessoas interessadas na continuidade das organizações, como os funcionários, clientes e fornecedores.

Alternativas
Comentários
  • O termo “stakeholders” foi criado para designar todas as pessoas, instituições ou empresas que, de alguma maneira, são influenciadas pelas ações de uma organização.(fonte: Wikipédia)
  • O termo inglês stakeholder designa uma pessoa, grupo ou entidade com legítimos interesses nas acções e no desempenho de uma organização.
  • Stakeholder é um termo usado na administração que se refere a qualquer pessoa ou entidade que afeta ou é afetada pelas atividades da empresa.

     Wikipedia- enciclopédia livre  

  • Stakeholders pode ser definido como todos os indivíduos que colaboram para obtenção de resultados na organização: acionistas, pessoas que trabalham, clientes, fornecedores e a própria sociedade. Portanto, são aquelas que têm algum interesse na organização.

    Item correto.
  • O termo “Shareholders” significa acionistas, é um termo utilizado para designar todos aqueles que possuem parte da empresa ou da organização, é um assunto bastante direto, pois falou de shareholders já se sabe que são os acionistas. Já o termo “Stakeholders” significa “parte interessada” e é um tema pouco mais amplo que os Shareholders, foi utilizado pela primeira pelo americano R. Edward Freeman, no livro “Gerência estratégica: Uma aproximação da parte interessada” (Ptiman 1984). Como na própria tradução, dá-se a entender que Stakeholders são os componentes , meio externo, interessados na empresa, ou seja, todos que são atingidos ou atingem de forma positiva ou negativa pelas ações que a empresa vem a praticar.  

  • Os stakeholders são as partes interessadas na empresa. São os agentes afetados positiva ou negativamente pelas decisões da organização. Nesse sentido, podem ser considerados stakeholders os funcionários, os acionistas, os clientes, os fornecedores, etc.

    Gabarito: C
    Bons estudos

  • Resposta: (Certo)
    Stakeholder(em português, parte interessada ou interveniente), é um termo usado em diversas áreas como gestão de projetos, administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.
  • CERTO
    O termo stakeholders, em inglês, significa “stake”, interesse; e “holder”, aquele que possui. Na prática são todos aqueles que influenciam uma empresa. São os interessados pelos projetos, gerenciamento, mercado e produtos de uma empresa.

    São os colaboradores, funcionários, clientes, consumidores, planejadores, acionistas, fornecedores, governo e demais instituições que direta ou indiretamente interfira nas atividades gerenciais e de resultado de uma organização.
    É qualquer indivíduo ou entidade que afete as atividades de uma empresa. O termo foi inaugurado pelo filósofo Robert Edward Freeman, que defendia a ideia da interferência dos stakeholders como fundamental no planejamento estratégico.
    Um processo empresarial abrange interferências de caráter temporárias ou duradouras. O bom desempenho de um projeto depende da opinião e do trabalho de todos os interessados, desde que compreendidas pelos seus gestores.
    http://www.infoescola.com/administracao_/stakeholders/

  • clientes???? 

  • Errei feito um patinho. Até onde sei, os concorrentes também são stakeholders. Afinal, meu concorrente está interessado na continuidade da minha organização?

  • c-

    Algumas partes interessadas mais comuns no projeto são:

    - o dono do projeto (sponsor) ou patrocinador;

    - o cliente;

    - o gerente de projetos;

    - a organização executora;

    - os membros da equipe do projeto.

  • Dentro dessa visão sistêmica, a expressão stakeholder designa as pessoas interessadas na continuidade das organizações, como os funcionários, clientes e fornecedores.


ID
162073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O grande desafio do século XXI é a discussão relativa às questões ambientais. Isso inclui, também, o que fazer com os restos e descartes da sociedade de consumo. A respeito da maneira como a questão do lixo é tratada no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A- Gabarito

    B- lei é de 2010, prova do msm ano, naquela época não fazia nem 1 ano de lei.

    C-tem riscos sim

    D-naquela época (2010) mal tinha sido instituído a lei 12305/2010 e portanto tinha mt mais lições

    E-tem cooperativas sim. Há dificuldade pq eles n qrem, mas tem a possibilidade sim


ID
163831
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No marketing voltado para o valor, as respostas positivas que os clientes obtêm de outras pessoas, em função de comprar e usar determinados produtos e serviços, são benefícios

Alternativas
Comentários
  • Há quatro tipos comuns de benefícios que os clientes podem receber da compra e uso de produtos e serviços: 

    1. Benefícios funcionais: são os benefícios tangíveis de se obter produtos e serviços. Usar chinelos Rider proporciona liberdade aos pés ao chegar em casa depois do trabalho. Os benefícios funcionais geralmente são com promovidos pelos profissionais de marketing. 

    2. Benefícios sociais: são as respostas positivas que os clientes obtêm das outras pessoas por comprar e usar determinados produtos e serviços. Os clientes podem procurar benefícios sociais quando compram marcas de alto status, como automóveis Mercedes ou camisas Ralph Lauren. 

    3. Benefícios pessoais: são os bons sentimentos que os clientes experimentam pela compra, propriedade e uso de produtos, ou pelo recebimento de serviços. Ex.: colecionadores gostam de possuir selos raros mesmo que eles nunca venham a ser usados para postar cartas. Ambientalistas podem ficar satisfeitos com o uso de uma bicicleta por não poluir o ambiente.

    4. Benefícios experimentais: estes refletem o prazer sensorial que os clientes obtêm de produtos e serviços. Ex.: comidas saborosas, perfumes agradáveis, roupas confortáveis, belas obras de arte e música empolgante podem oferecer esses benefícios experimentais.

    Muitos produtos têm o potencial de proporcionar os quatro tipos de benefícios. Ex.: a pasta de dentes oferece o benefício funcional de deixar os dentes limpos, o benefício social de ter um sorriso atraente, o benefício pessoal de ter certeza de sua saúde bucal e o benefício experimental de um sabor agradável de menta na boca. Os profissionais de marketing voltados para o valor podem aumentar os benefícios para os clientes a fim de criar um valor superior.

     


ID
163837
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A técnica de marketing para a previsão de demanda/ vendas baseada no levantamento de opiniões de especialistas, repetindo-se o processo até obter-se um consenso, corresponde à de

Alternativas
Comentários
  • O método "Delphi" é reconhecido como um dos melhores intrumentos de previsão qualitativa. Sua área de aplicação mais corrente é a previsão tecnológica mas, aos poucos, vem sendo estendido para outras áreas, como a Administração (principalmente em Descrição de Cenários Futuros no campo do Planejamento Estratégico). Sua ulilização é mais indicada quando não existem dados históricos a respeito do problema que se investiga ou, em outros termos, quando faltam dados quantitativos referentes ao mesmo.
  •  Método Delphi é baseado no princípio que as previsões por um grupo estruturado de especialistas são mais precisas se comparadas às provenientes de grupos não estruturados ou individuais. A técnica pode ser adaptada para uso em encontros presenciais, sendo então denominada de mini-Delphi ouEstimate-Talk-Estimate (ETE). O método Delphi tem sido largamente utilizado para previsões empresariais e tem certas vantagens sobre outras abordagens de previsões estruturadas em mercados preditivos. A técnica de Delphi é frequentemente citada em manuais de gerenciamento de riscos em projetos. Mas nem todos sabem o que é e como aplicar essa técnica.
     
  • O que é o método Delphi?

    É uma técnica baseada em um determinado assunto com um painel de 5 a 10 especialistas com um assunto complexo para discutir; a fim de obter informações e opiniões qualitativas, relativamente precisas sobre o futuro. ... Isto é, simplifica o resultado de um trabalho complexo, graças a opinião dos especialistas do grupo.


ID
165151
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Desde a eleição do ex-presidente Collor de Melo, em 1989, após o período militar, as
eleições no Brasil, em todos os níveis, acontecem mediante o uso bastante intenso de técnicas de marketing político, desenvolvido por agências publicitárias, relações públicas, assessorias de imprensa e profissionais liberais de todas as áreas. Com base nessa força, a máquina eleitoral é capaz de construir ou destruir um candidato, influenciando o público eleitor, criando mitos e influenciando o resultado de uma eleição. Considerando esta afirmativa:

I. Pode-se dizer que marketing político e propaganda eleitoral têm as mesmas funções no que se refere à defesa das idéias de um candidato.

II. Dentre os recursos disponíveis para investimento na campanha de um candidato - revertendo em sua ascensão - é possível receber doações, correspondentes a até 30% do faturamento de empresas públicas ou privadas.

III. No processo de reeleição, a legislação permite que o candidato utilize recursos do horário de propaganda eleitoral gratuito, ampliando seu espaço no programa.

IV. A imagem que o diferencia dos demais candidatos é fator irrelevante para a determinação do grau de memorização do eleitorado no decorrer da campanha.

V. Marketing político pode ser definido como um conjunto de técnicas e procedimentos que tem por objetivo adequar um candidato ao seu eleitorado potencial, diferenciandoo de seus adversários por características melhores e marcantes e construindo imagem favorável a determinado modelo social.

Alternativas

ID
185167
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao marketing de serviços, analise as afirmativas abaixo.

I - Serviços são considerados perecíveis porque não podem ser estocados.
II - Serviços são geralmente produzidos e consumidos em momentos distintos.
III - Os serviços são considerados intangíveis por não poderem ser vistos, tocados, sentidos ou provados antes de serem adquiridos.
IV - Os serviços são invariáveis e podem ser reproduzidos exatamente da mesma maneira a cada vez que são ofertados.

São corretas APENAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Os serviços são VIPI em relação aos produtos devido a:

    Variabilidade: são altamente variáveis, dependem de quem os executa e onde são prestados
    Inseparabilidade: serviços não se separam do prestador, faz parte e são consumidos ao mesmo tempo (corte de cabelo)
    Perecibilidade: são parecíveis e não podem ser estocados (taxi vazio)
    Intangibilidade: não podem ser vistos ou tocados (massagem)

    Las Casas também fala de
    Heterogeneidade
    Simultaneidade
  • Discordo da alternativa III: uma aula, por exemplo, pode ser vista e é um serviço. Questão anulável.

    Intangibilidade

    – Serviços não podem ser apalpados, cheirados, nem segurados.

    Inseparabilidade

    – Serviços são consumidos ao mesmo tempo que são prestados, não podendo ser estocados.

    Variabilidade

    – Serviços dependem diretamente de quem o presta. Pessoas diferentes tendem a prestar o mesmo serviço de formas diferentes. A mesma pessoa, em condições diferentes, tende a prestar o mesmo serviço de modo diferente.

    Perecibilidade

    – Serviços existem apenas no momento em que estão sendo prestados, não podendo, assim, ser estocados

    http://novatec.com.br/livros/marketingeradigital/capitulo9788575222577.pdf


  • Jose Junior, a questão deixa claro que o serviço não pode ser visto antes de ser adquirido. ou seja você só pode ver a aula depois de adquirir esse serviço, antes vc não poderá ver! entendeu?

  • Jose junior, a aula só é serviço no momento em que está sendo ministrada. A partir desse ponto, para que você a consuma, ela tem de ser gravada (violando o princípio da peredibilidade) se tornando um produto. 
    Esse é um caso bem específico do mercado educacional mas se você extender esse raciocínio para outros segmentos vai ver que dá certo!

    Abs

ID
185170
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O processo de pesquisa de marketing envolve quatro etapas interdependentes, que se iniciam com o desenvolvimento do plano de pesquisa.

PORQUE
Gerentes de marketing utilizam estudos formais de marketing sobre problemas e oportunidades específicos.

A esse respeito, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Segundo Kotler (2006), o processo de pesquisa de marketing é constituído por 6 etapas, sendo elas:

    1) Definição do problema, das alternativas de decisão e dos objetivos da pesquisa.

    2) Desenvolvimento do plano de pesquisa.

    3) Coleta de informações.

    4) Análise das informações.

    5) Apresentação dos resultados.

    6) Tomada de decisão.

  • Apenas olhar o súmario do livro de Kotler faz com que você acerte a questão!
  • Pena que durante uma prova você não vai ter o sumário do livro ao seu lado, né?
  • LETRA "A"

    KOTLER PAGINA 98


  • A primeira frase está errada porque, de acordo com Kotler, a primeira etapa do processo de pesquisa de marketing é a definição do problema, seguida do desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise de informações, apresentação de resultados e tomada de decisão. A segunda está correta.


ID
200560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere às áreas que formam o contexto do campo de
atuação do técnico em comunicação social, julgue o item a
seguir.

O aquecimento global, tema da Conferência de Copenhague, apresenta forte associação com o desmatamento, que constitui, no Brasil, a atividade que mais gera gases de efeito estufa. Essa devastação provoca o aumento do poder de absorção do dióxido de carbono.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Embora o desmatamento contribua com inúmeros males ao meio-ambiente, a atividade que mais gera gases de efeito estufa -- responsáveis pelo aquecimento do planeta -- é a poluição urbana, gerada por fábricas e principalmente os milhões de automóveis que circulam diariamente nas cidades brasileiras.
  • Errado
    E o erro da questão está aqui: "Essa devastação provoca o aumento do poder de absorção do dióxido de carbono"

    Árvores absorvem dióxido de carbono da atmosfera durante seu desemvolvimento, a derrubada de uma árvore além de interromper a absorção de dióxido de carbono, ainda permite a liberação do dióxido que estava nos tecidos do vegetal morto, de volta para a atmosfera.
    Portanto a devastação provoca a redução do poder de absorção do dióxido de carbono,
    Bons estudos a todos,

ID
221116
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As oportunidades de marketing são uma área de necessidade e interesse do comprador, na qual existe uma grande probabilidade de a empresa atuar de forma lucrativa, satisfazendo essa necessidade. Algumas situações, nas quais uma empresa pode se basear para ter ideias sobre novas oportunidades, são geradas quando ocorrem situações como:

Alternativas
Comentários
  • Alguém entendeu essa questão???
  • Se estiver errado alguem me corrija, mas o que entendi foi:

    A) oferta de um produto ou serviço em várias praças -> mercado tomado nao oferece oportunidade.
    B) diminuição do preço de um produto ou serviço -> eh um risco e nao uma oportunidade.
    C)
     integração entre marcas concorrentes de um mesmo serviço -> falta de diferenciacao.
    D)
     muita oferta de um serviço -> mercado tomado.

    Restando apenas a alternativa "E" sem criticas a fazer.
  • entendi que estas são ocasiões que podem ensejar um cenário para novas oportunidades. Pouca oferta de algum produto pode significar uma oportunidade para explorar esse produto; mudança na abordagem da oferta do produto, pode ser uma oportunidade de o cliente enxergar o produto com outros olhos e; ofertar um novo produto é uma oportunidade de explorar um novo servico.
  • Muita confunsa essa questão!!!
  • Segundo Kotler, um objetivo importante da avaliação ambiental é o reconhecimento de novas oportunidades. Sob muitos aspectos, um bom marketing é a arte de encontrar, desenvolver e lucrar a partir de oportunidades. Uma oportunidade de marketing existe quando a empresa pode lucrar ao atender às necessidades dos consumidores de determinado segmento.
    Existem 3 fontes principais de oportunidades de mercado:
    A primeira é oferecer algo cuja oferta seja escassa. Isso requer pouco talento em marketing, visto que a necessidade é bastante óbvia.
    A segunda é oferecer um produto ou serviço existente de uma maneira nova ou superior. Existem vários modos de descobrir possíveis melhorias para produtos ou serviços:
    •   Método da detecção de problemas: pedindo sugestões aos consumidores;
    •   Método ideal: pedindo aos consumidores que imaginem uma versão ideal do produto ou serviço; e
    •   Método da cadeia de consumo: pedindo aos consumidores que descrevam como adquirem, usam e descartam um produto.
    A terceira fonte em geral leva a um produto ou serviço totalmente novo.

    Bons estudos!
  • cara eu li umas tres vezes pra entender o que a banca queria saber, respondi correto e quando vi os comentarios bateu um alivio porque tinha achado que era so eu que nao estava entendendo essa questao, muito confusa, a cada dia gosto amis do estilo cespe.

  • Letra E. 

    SWOT = Oportunidades, Ameaças, Pontos fortes e Pontos Fracos. 

    A questão fala sobre "Situações as quais a empresa pode se basear para ter ideias sobre novas oportunidades"; então analisei da seguinte maneira: 

    a) Relançamento de produto ou serviço, não dá para se basear para ter ideias sobre novas oportunidades, pois será os mesmos produtos, apenas mais um relançamento.

    b) Errada, pois diminuição do preço de um produto ou serviço é um ponto forte, não tem nada a ver com oportunidade.

    c) Oferta de um serviço de melhor qualidade é um ponto forte.

    d) Não fala nada sobre oportunidade, apenas aspectos internos da empresa.

    e) Pouca oferta de um produto é oportunidade para um empresa que deseja entrar naquele nicho de mercado; Ofertar o mesmo produto o serviço de maneira nova ou superior é uma oportunidade de aumentar o marketing share da empresa, ofertar um produto novo é explorar um oceano azul, onde você é o único no mercado, "um mercado sem concorrentes" (Certa), POIS É A ÚNICA ALTERNATIVA QUE FALA SOBRE OPORTUNIDADE


  • interpretação  complicada ler e reeeeeeler...

  • Ambiente Interno

    Strengths - Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.

    Weaknesses - Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.


    Ambiente Externo

    Opportunities - Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa.

    Threats - Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.

    O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa que não são muito dificil de ser entendido


    Forças e Oportunidades - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.

    Forças e Ameaças - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.

    Fraquezas e Oportunidades - Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as oportunidades detectadas.

    Fraquezas e Ameaças - As estratégias a adotar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças.


  • A dificuldade não está em  interpretar a quastão, mas sim as alternativas. Eu entendi exatamente o que o enunciado queria, porém, por exemplo, na alternativa E, "oferta de produto ou serviço já existente, de maneira nova ...", dá impressão que isso já existe no mercado e que não seria uma oportunidade.

     

  • pouca oferta de algum produto; oferta de produto ou serviço já existente,

     de maneira nova ou superior às demais; oferta de um novo produto ou serviço.


ID
222355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo Gil Nuno Vaz, o marketing institucional aplica-se a um
conjunto de trocas que caracteriza um mercado simbólico,
intangível, onde não há fins lucrativos. É um conjunto de técnicas
usadas na propagação de valores ideológicos, envolvendo ideias,
imagem, atitudes e posicionamentos. A respeito desse assunto,
julgue os próximos itens.

Em um mercado sem fins lucrativos e sem produtos tangíveis, as atitudes e os posicionamentos da organização em relação às expectativas dos indivíduos é que irão determinar, ou não, a sua aceitação e, consequentemente, a sua credibilidade.

Alternativas

ID
243733
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Foram levantados os seguintes dados a respeito da ação comercial de um vendedor:

Número de dias trabalhados = 241
Número médio de visitas por dia = 6
Índice de vendas por visita = 0,40
Tamanho médio do pedido = R$ 20.000,00
Percentagem de encomendas indiretas = 0,55

O volume de vendas diretas desse vendedor é de

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe como se faz esta questão ?
  • Bom, fiz da seguinte forma:

    241 x 6 = 1.446 (Nº total de visitas) Desse total, 0,40, ou 40% é o índice de vendas = 578,4. Daí basta pegar o índice de vendas e multiplicar pelo tamanho médio do pedido para se ter o total do volume. 578,4 x 20.000 = 11.568,00.
  • Só multiplicar

    241*6*0,40*20.000,00 = 11.568.000

    Só não entra no calculo a PORCENTAGEM DE ENCOMENDAS INDIRETAS
  • O calculo é feito conforme o colega demonstrou, só é interessante frizar que a percentagem de vendas indiretas foi apresentada na questão apenas para confundir.
  • a porcentagem de vendas indiretas pode te induzir ao erro.
  • Acredito que a percentagem de encomendas indiretas não é utilizada pois como o problema já informa, são vendedore que realizam visitas o que já caracteriza venda direta. Então todas as vendas do problema são diretas e o dado foi para confundir.
  • Atenção, ele diz no texto "encomendas indiretas" e não vendas indiretas. Esse valor é só para induzir ao erro, como fez comigo..rs
  • 241*0,6*0,40*20.000=11.568.000

  • a sorte e que se multiplicar por 0,45 nao acha a resposta... se achasse é que seria o problema

    ai... interpretando bem ou mal a questão... não tem como errar....


ID
243742
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Os relacionamentos diretos permitem que as empresas conheçam e atendam melhor os clientes, criem valores superiores para eles e aumentem os lucros.

PORQUE

Os relacionamentos indiretos são relações em que os profissionais de marketing não conhecem profundamente os clientes individuais, mas os produtos desenvolvidos por esses profissionais têm significado para os clientes.

A esse respeito, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • As duas sentenças estão corretas mas a segunda nao justifica a primeira.. A primeira refere se ao relacionamento direto e a segunda ao relacionamento indireto
    alternativa B
  • Marketing direto

    A abordagem que qualquer meio de comunicação ou propaganda, interativos e que possibilitem a geração de uma resposta mensurável (pedido ou contato de um cliente). Seu propósito é isolar os clientes e compradores como indivíduos e construir um relacionamento prolongado com eles para benefício deles e melhores lucros seus, permitindo, desta forma, que você conheça melhor o seu cliente, sabendo precisamente aquilo de que ele necessita, ficando assim, muito mais fácil efetuar-lhe uma venda ou oferecer-lhe um serviço.

    Quando se isola alguém como um indivíduo, isto significa descobrir o que o torna diferente dos demais, conhecendo quais são as suas necessidades, preferências, interesses e personalidade exclusivas.

    Os principais objetivos do marketing direto são:

    * Divulgação a marca ao público alvo definido;
    * Diminuição da disperção da verba publicitária;
    * Obtenção de resultados mensuráveis;
    * Maximização da lucratividade.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_d…

    Marketing indireto:

    Ainda que muitas empresas afirmem aplicar recursos em projetos sociais apenas pela consciência do compromisso que têm com a comunidade a qual pertencem ou estão instaladas, a verdade é que elas também lucram com isso. É o chamado marketing social, uma propaganda indireta, cujo objetivo é criar uma imagem positiva da corporação junto ao seu público, conseguindo assim efeitos comerciais a partir desse contexto.

    Para o publicitário Souza Júnior, da Consumídia Publicidade, toda empresa está voltada a agregar valor a sua imagem e ações sociais direcionadas a sua comunidade mostram ao público seriedade, fortalecendo assim sua marca.
    http://www.infomet.com.br/vista_opinioes…



ID
257944
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

São unidades avançadas de promoção, marketing e apoio à comercialização de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Têm como principal atribuição promover e divulgar o turismo brasileiro nos mercados-alvo, oferecendo alternativas que contribuam para a consolidação da imagem do País como um destino turístico atraente e competitivo. A primeira unidade foi inaugurada em janeiro de 2004 em Portugal. A experiência brasileira é inovadora no modelo de promoção turística internacional de países. Internet: (com adaptações). 

As unidades avançadas de que trata o texto são os(as)

Alternativas
Comentários
  • Os Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) são unidades avançadas de promoção, marketing e apoio à comercialização de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Têm como principal atribuição promover e divulgar o turismo brasileiro nos mercados-alvo, oferecendo alternativas que contribuam para a consolidação da imagem do País como um destino turístico atraente e competitivo.

    O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) iniciou essa política em janeiro de 2004 com a instalação do EBT Portugal. De lá para cá, os EBTs conquistaram a confiança tanto dos mercados em que atuam quanto dos órgãos oficiais e das empresas brasileiras do setor. O planejamento das atividades dos EBTs é focado na parceria e no relacionamento com os principais agentes econômicos responsáveis pelo turismo emissivo em cada país, dentre eles operadores e agentes de viagens, companhias aéreas, formadores de opinião e entidades de classe.

    O trabalho, alinhado à Agenda de Promoção Comercial da EMBRATUR, oferece ferramentas de apoio à equipe, tal como um sistema de inteligência comercial. A experiência brasileira é inovadora no modelo de promoção turística internacional de países.

    Em um total de 11, os EBTs atendem os seguintes mercados: Alemanha, América do Sul, Espanha, Estados Unidos (um na Costa Oeste, outro na Leste), França, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido e Novos Mercados. O EBT América do Sul trabalha oito países da região e o México, a partir de Brasília-DF, por meio dos Comitês Descubra o Brasil. Esses comitês são estruturas organizacionais constituídas por transportadoras, operadoras, agências de viagens e representantes de mídia especializada que vendem o destino Brasil. Contam com o apoio das Embaixadas Brasileiras, por meio dos seus Setores de Promoção Comercial – SECOMs. Os países onde há Comitês Descubra o Brasil são: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e México.

    http://www.turismo.gov.br/turismo/programas_acoes/promocao_comercializacao/ebts.html
  • Os EBTs são unidades avançadas de promoção, marketing e divulgação de produtos e destinos turísticos brasileiros, em 11 países, definidos como mercados-alvos no Plano Aquarela.


ID
263869
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Estratégias de marketing global são mais eficientes quando clientes potenciais, em países diversos, têm os mesmos tipos de necessidades e desejos, e os mercados apresentam segmentação semelhante.

PORQUE

No longo prazo, a responsabilidade social é interessante para a organização, pois é mais provável que os clientes venham a comprar de uma organização se esta demonstrar preocupação com o bem-estar de seus clientes.
A esse respeito, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    As duas acertivas estão certas, mas note que não há relação direta entre elas (uma fala sobre marketing global e a outra sobre responsabilidade social). Embora pertençam a campos semelhantes, não há, nesse caso, uma justificação direta entre ambas.
  • Alguem sabe dizer por quer Estratégias de marketing global são mais eficientes quando clientes potenciais, em países diversos, têm os mesmos tipos de necessidades e desejos, e os mercados apresentam segmentação semelhante.
    Se os clientes são iguais para que ter marketing????
  • O  o conceito de Marketing Global tem sido usado de forma ambígua, 
    sendo que algumas pessoas se referem à “global” apenas o fato de ser internacional 
    ou multinacional, simplesmente pelo fato de fazer negócios fora do mercado 
    doméstico. Segundo Jeannet e Hennessey (1992), “global” significa apenas um 
    conceito para substituir internacional, e muitos leitores entendem o conceito de 
    estratégia global, como sendo uma empresa presente em todo lugar, possuindo 
    mais ou menos a mesma estratégia. 
  • "Diferentemente da estratégia multilocal, a estratégia global compreende uma maior padronização de produtos ao longo dos mercados territoriais. [...] Apesar de gerar riscos menores, a estratégia global poderá levar a empresa a se privar de oportunidades de crescimento nos mercados locais, pois esses mercados apresentam menos probabilidade de serem identificados como oportunidades ou porque estas requerem a adaptação dos produtos ao mercado local. A estratégia global não é tão responsiva aos mercados locais e apresenta dificuldades em ser gerenciada em função da necessidade de coordenar as estratégias e fazer valer as decisões através das fronteiras territoriais."

     

    HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2008.

  • Que não há relação entre as afirmativas, isso está bem claro. Agora resumir Responsabilidade Social a preocupação com cliente...isso é muito simplista. A preocupação com o cliente deveria ser inerente a cultura da empresa (embora isso não seja 100% verídico no dia a dia). Responsabilidade Social vai muito além de só se preocupar com o cliente, é a relação da organização com o meio ambiente, com seus funcionários, com a população, com a ética...


ID
270166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de imagem empresarial.

As instalações físicas, a cultura institucional, os funcionários da organização e os documentos estatutários compõem o conceito de imagem empresarial.

Alternativas
Comentários
  • Recorri ao Kotler.

    Imagem é o modo como o púlbico vê a empresa ou seus produtos.


    Adminsitração de Marketing
    12 edição
    p. 315
  • Esta questão está atrelada a diferença entre os conceitos de imagem e identidade.
    Identidade se refere ao plano dos conteúdos lógicos, concretos, apreencidos pelo nível do consciente.
    E a imagem se refere ao plano dos simbolismos, das instituições e conotações, apreendidas pelo nível do insconsciente.
    As instalações físicas são concretas, portanto fazem parte da identidade e não da imagem.
  • Obs: A questão seria mais de cultura empresarial/Organizacional do que de marketing 
  • documentos estatuários, errado

  • O assunto é Mkt. Tópico Valor entregue ao cliente. Aecio e Daiane estão certos.

  • De forma geral a língua portuguesa define a Identidade como sendo “algo idêntico, de paridade absoluta; conjunto dos caracteres próprios de uma pessoa, tais como nome, profissão, sexo, impressões digitais, defeitos físicos etc., o qual é considerado exclusivo dela e, consequentemente, considerado quando ela precisa ser reconhecida” ou ainda, “consciência que uma pessoa tem de si mesma”. E define a Imagem como um “Reflexo de um objeto na água, num espelho etc; representação de uma pessoa ou coisa obtida por meio de desenho, gravura ou escultura; estampa que representa personagem santificada para ser exposta à veneração dos fiéis; reprodução na memória; conceito ético relativo aos costumes ou a índole dos indivíduos ou conceito visual relativo à concepção mental que corresponde a um objeto visto”.


ID
270172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de imagem empresarial.

Questões públicas de natureza política, como, por exemplo, eleições, composição de ministérios e escândalos de corrupção, causam os mesmos impactos nas empresas, não importando a natureza da atividade empresarial por elas desenvolvida.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Questão simples. É claro que a depender do tamanho, da abrangência e do tipo de problema em questão, isso trará um feixe diversificado de problemas e também a variedade e intensidade com os quais esses problemas atingirão a organização.

ID
274978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca de endomarketing, julgue os itens a seguir.

Um dos objetivos do endomarketing é fazer que a organização conheça os anseios de seus empregados e saiba como motivá-los, visto que dessas ações dependem as vendas e também os lucros.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA

    O empregado motivado, obviamente trará mais lucro pra empresa.

    Por isso, é necessário que a empresa saiba quais são os anseios de seus empregados,

    até pra que os mesmos se sentam satisfeitos com o que fazem.
    Bons estudos

  • Essa questão generaliza muito, todos nós sabemos que o endomarketing influencia em maiores ganhos tanto para a empresa quanto para os clientes, porém as vendas e os lucros não dependem disso, pois muitas empresas não se preocupam com isso, e mesmo assim fazem suas vendas e têm seus lucros. Eu acho que essa questão deveria dizer que com essas ações, as vendas e os lucros tendem a crescer, e não que para que se tenha lucro e vendas, depende disso, mas...a CESPE tem disso

  • OBJETIVOS DO ENDOMARKETING


    É importante destacar que a cultura e os valores de uma empresa sejam a base e o alicerce para a estruturação do Programa de Endomarketing, assim como a veracidade das informações e a disseminação do conhecimento sirvam para a construção de um ambiente de ajuda mútua, onde o foco seja o processo de aprendizagem contínua para obtenção dos resultados esperados.


    “A denominação de programa de endomarketing é dada a um conjunto de ações e instrumentos criados, produzidos e distribuídos com o objetivo de informar, integrar e encantar o público interno.” (BRUM, 1998).


ID
274984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca de endomarketing, julgue os itens a seguir.

O endomarketing está intimamente ligado à comunicação interna na empresa, porque tem como objetivo mobilizar os recursos disponíveis com vistas a um alinhamento necessário para alcançar os objetivos e metas da organização.

Alternativas
Comentários
  • Endo = interno; o Endomarketing tem o objetivo de melhorar a qualidade "de vida" dos funcionários para que estes, mais satisfeitos façam um trabalho com maior eficiencia e qualidade. 

  • É importante destacar que a cultura e os valores de uma empresa sejam a base e o alicerce para a estruturação do Programa de Endomarketing, assim como a veracidade das informações e a disseminação do conhecimento sirvam para a construção de um ambiente de ajuda mútua, onde o foco seja o processo de aprendizagem contínua para obtenção dos resultados esperados.


    "A denominação de programa de endomarketing é dada a um conjunto de ações e instrumentos criados, produzidos e distribuídos com o objetivo de informar, integrar e encantar o público interno." (BRUM, 1998).


ID
280603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação à abordagem sistêmica das organizações, julgue os itens de 47 a 56.

As atividades de marketing organizacional precisam ser autênticas para estimular a fidelidade dos clientes e usuários.

Alternativas
Comentários
  • O lado ruim de aplicar uma estratégia de marketing de fidelização é que, uma vez que seus concorrentes percebam que você está sendo bem sucedido, eles seguirão no mesmo caminho. Podendo tornar a sua estratégia sem sentido, se todo o mundo estiver fazendo igual. Por isso é que uma estratégia de marketing de fidelidade necessita ser bem planejada e constantemente reaplicada ou atualizada em conformidade com as expectativas de seus clientes. 

    PORTANTO DEVE SER SEMPRE INOVADORA.


    Adriana Jordan
    http://www.amigoswm.com/artigos/vendo.asp?ID=35
  • marketing organizacional direcionado aos produtos se responsabiliza pelos diversos produtos da empresa. Seu objetivo é compreender qual a necessidade que o cliente tem em relação a cada produto.


ID
317335
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o item que se seguem, referentes a riscos externos e internos.

A avaliação dos riscos externos requer a compreensão de vários fatores, tais como as pressões competitivas que a organização enfrenta, visto que a rivalidade entre concorrentes é, na maioria das organizações, o principal fator determinante da competitividade de mercado, que pode manifestar-se no preço do produto, na inovação, no marketing etc. Dessa forma, a entrada de novos concorrentes oferece mais riscos à proporção que a estrutura de mercado do produto em questão se aproxima de um modelo de concorrência perfeita.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado.

     

    Em economia, competição, concorrência perfeita ou concorrência pura descreve mercados em que nenhum participante tem tamanho suficiente para ter o poder de mercado para definir o preço de um produto homogêneo. Dado que as condições para a concorrência perfeita serem restritas, existem muito poucos mercados assim.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Concorrência_perfeita


ID
343261
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O desempenho da função marketing envolve atividades empresariais que dirigem o fluxo de mercadorias e serviços do produtor para o consumidor final.

Alternativas
Comentários
  • Para resolver esta questão lembrar dos 4 Ps: 
    Produto 
    Preço
    Praça
    Promoção
    A questão intriscicamente fala das variáveis Produto e Praça. 
    Produto - mercadorias
    Praça - fluxo.
  • Desculpe-me, mas fluxo do produtor ao consumidor está muito mais ligado a logística ou distribuição, talvez transporte do que ao desempenho da função marketing... Gostaria que alguém mais comentasse essa questão, ou apontasse uma fundamentação mais precisa. Obrigado.
  • Pode-se presumir que sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou o servi-lo se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou o serviço disponível.

    No entanto, quando se usa uma definição gerencial, o marketing é freqüentemente descrito como a arte de vender produtos. Por isso a questão fala em fluxo de mercadorias e serviços do produtor para o consumidor final. Não tem relação com logística e sim com essa função do marketing de "vender" o produto ou serviço.
  • Olá pessoal!!
    Questão correta!! Bem simples:
    O marketing envolve atividades que dirigem o fluxo de mercadorias e serviços do produtor para o consumidor final? Sim, envolve! Atividades como buscar conhecer o cliente, a fim de convencê-lo de que aquele é, realmente, o produto certo, sem dúvidas, dirige o fluxo de mercadorias e serviços do produtor para o consumidor final; e de forma agradável, diga-se de passagem!
    Grande abraço a todos e ótimos estudos!!

ID
349111
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A inércia do comprador e a saturação do mercado são características das indústrias nas seguintes fases:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Interessante questão. Quando ela fala de inércia do comprador, por mais estranho que possa soar, está a falar da fase de introdução, pois o consumidor é desconfiado, não conhece o produto (ainda) e prefere comprar a marca conhecida, ao menos em um primeiro momento. O que poderia gerar dúvida era o item B, pois fala-se em declínio, mas nessa fase não há inércia do comprador e sim uma diminuição nas vendas de um modo geral.  

    No segundo caso, a saturação está ligada diretamente à maturidade, ao topo. Baseado no modelo tradicional do ciclo de vida do produto, após essa fase segue-se o declínio (hoje em dia esse ciclo não é tão perfeito, pois as organizações estão inovando a fim de manterem-se vivas no mercado).

  • I) Introdução --> é caracterizada por incertezas, custos altos, rápido declínio e fragilidade. Entretanto, sua estratégia é lidar com a alta concorrência e as oportunidades e ameaças.

    II) Crescimento --> é caracterizado por inovação tecnológica, de processos, de marketing, diminuição de custos e incerteza. Deve-se reinvestir, uma vez que nesse período as margens aumentam junto com o volume de vendas.

    III) Maturidade --> é caracterizada por pouca inovação, fuga de demanda, lucros decrescentes, portanto é recomendado reorganizar o mix de produtos, estabelecer preços corretamente e buscar novos mercados.

    IV)  Declínio -->  Os investimentos em P&D e publicidade são reduzidos, em conseqüência a margem também diminui, portanto a guerra fica acirrada, e para tentar melhorar deve-se buscar participação e liderança, concentrar-se em um nicho de mercado, retirar-se do mercado lentamente, e desativar ou liquidar os ativos



  • Klaus foi direto ao ponto: no declínio não existe inércia, existe um comportamento de diminuição de vendas

  • Acertei. Mas acho que esse conceito: inércia do comprador durante a introdução de um produto; tem suas ressalvas. Alguns produtos tem seu lançamento aguardado ansiosamente pelo público fiel a uma marca. Por exemplo, a cada Iphone novo que á lançado, muita gente (não eu) corre para as lojas para comprar o quanto antes.

     

    Mas em todo caso, temos que recorrer à literatura, e à cabeça do examinador, que não consideram esses casos.

  • GABARITO LETRA C


ID
364768
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A responsabilidade social das empresas e o comportamento ético dos administradores fazem parte das tendências mais importantes que estão influenciando a teoria e a prática da administração neste início do terceiro milênio. Assim sendo, as obrigações das empresas em relação a todos os que delas dependem ou são por elas afetadas é um conceito de nível

Alternativas
Comentários
  • Segundo o site a resposta é a Letra "B", porém conforme artigo abaixo, a questão tem mais haver com o conceito de "Stakelolders":

    Shareholders e Stakeholders

    O termo “Shareholders” significa acionistas, é um termo utilizado para designar todos aqueles que possuem parte da empresa ou da organização, é um assunto bastante direto, pois falou de shareholders já se sabe que são os acionistas. Já o termo “Stakeholders” significa “parte interessada” e é um tema pouco mais amplo que os Shareholders, foi utilizado pela primeira pelo americano R. Edward Freeman, no livro “Gerência estratégica: Uma aproximação da parte interessada” (Ptiman 1984). Como na própria tradução, dá-se a entender que Stakeholders são os componentes , meio externo, interessados na empresa, ou seja, todos que são atingidos ou atingem de forma positiva ou negativa pelas ações que a empresa vem a praticar.
    A princípio toda empresa trabalha para agradar o seu púbico alvo, ou seja, os seus consumidores. Mais uma empresa com responsabilidade social não visa somente isso, ela procura englobar em seus atos todos aqueles que vem a se influenciar, ganhado ou perdendo, pelas suas ações. São os chamados Stakeholders.
    “Responsabilidade Social Corporativa é o resultado da obrigação de uma empresa de prestar contas aos seus stakeholders sobre todas as suas atividades e operações com o objetivo de alcançar um desenvolvimento sustentável, não apenas em sua dimensão econômica, mas também nas dimensões social e ambienta ” (ALVES M. A.. 2006).


    Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/producao-academica/shareholders-e-stakeholders/513/

    Alguém tem informação diferente??
  • Não precisa, o seu comentário foi muito preciso.
  • Atenção para a pergunta da questão!

    As obrigações das empresas em relação a todos os que delas dependem ou são por elas afetadas (stakeholders) é um conceito de nível: gerencial, ou shareholder.

    B)
  • Entendo que a resposta correta é a letra B mesmo. A Responsabilidade Social não é de interesse apenas dos acionistas e sim de todos os stakeholders, como tão bem explicou a colega acima. Entretanto, entendi o foco da questão como sendo o questionamento de em que nível organizacional estariam sendo traçadas as diretrizes para a política de Responsabilidade Social na empresa. Portanto, a resposta correta seria a letra B mesmo.
  • A resposta certa é a B mesmo, pois a questão se você for ler direito fala sobre quem é responsável pelas OBRIGAÇÕES, e não quem é diretamente afetado pelas relações, pois o enfoque maior está em OBRIGAÇÕES, quem tem estas obrigações são os responsáveis pelas partes, os que têm as finanças em mão, então tudo isso levanos aos Sareholder - os ACIONISTAS.
  • Maximiano (2002), aborda que esse grupo que sofre o impacto pela atuação de uma empresa 

    e que é alvo de preocupação da responsabilidade social é conhecido por Stakeholders, 

    classificado como um conceito alternativo para shareholders (grupo dos acionistas). Este 

    grupo, como conceitua Maximiano (2002) é composto por pessoas que estão associadas 

    direta ou indiretamente à organização e que sofrem quaisquer de seus efeitos, são elas: 

    clientes, fornecedores, distribuidores, funcionários, ex-funcionários e a comunidade, 

    conforme são afetados pelas decisões da administração.

    http://www.ead.fea.usp.br/semead/7semead/paginas/artigos%20recebidos/Socioambiental/SA27_Resp_Social_Corporativa_Competivividade.PDF

  • Tenho o mesmo pensamento que Joel.
    A palavra-chave, pra mim, nesta questão é OBRIGAÇÕES.
    Mas só depois de ter errado a questão percebo isso!
  • CONTINUAÇÃO....

    "2. Abordagem da responsabilidade social. A organização não tem apenas metas econômicas, mas também responsabilidades sociais. As decisões organizacionais são tomadas não apenas em função de ganhos econômicos e na conformidade legal, mas também no critério do benefício social. Em geral, são organizações que praticam uma adaptação reativa, pois agem para providenciar uma solução de problemas já existentes."

    "3. Abordagem da sensibilidade social (Resposta Social). A organização não tem apenas metas econômicas e sociais, mas se antecipa aos problemas sociais do futuro e age agora em resposta a eles. A utilização de recursos organizacionais no presente cria um impacto negativo na otimização dos lucros atuais. Trata-se de uma abordagem típica de cidadania corporativa e representa um papel proativo na sociedade. "

    Resumindo:

    Modelo Shareholder = NÃO EXISTE OBRIGAÇÃO SOCIAL, POIS A EMPRESA NÃO TEM RESPONSABILIDADE SOCIAL NENHUMA. Ela penas tem que se focar em usar eficientemente seus recursos, gerar emprego e pagar impostos, que isso irá gerar retorno para a sociedade.

    Modelo Stakeholder = EXISTE UMA OBRIGAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL. Sendo que esse senso de responsabilidade social possui 3 gradações (1-cumprir apenas as obrigações legais; 2-ser reativa ao agir apenas providenciando solução para problemas já existentes; 3- possui um papel proativo, antecipando-se aos problemas sociais do futuro)


  • Essa questão está errada, o gabarito tinha que ser a Letra C. Está no Chiavenato a resposta:

    Primeiro, não pode ser o modelo Shareholder. Esse modelo afirma que a organização NÃO TEM OBRIGAÇÃO com TODOS aqueles que por ela são afetados, apenas por ALGUNS que dela dependem (Acionistas e proprietários, e é uma obrigação econômica e não social). Uma comunidade local é afetada pela empresa, mas por esse modelo a empresa não tem obrigação nenhuma com eles. Como o Chiavento em TGA afirma: 

    "Modelo Shareholder de responsabilidade social. É a posição contrária à responsabilidade social das organizações. Cada organização deve se preocupar em maximizar lucros, ou seja, satisfazer os seus proprietários ou acionistas. Ao maximizar lucros, a organização maximiza a riqueza e satisfação dos proprietários e acionistas, que são pessoas ou grupos com legítimos interesses na organização. A organização não deve assumir responsabilidade social direta, mas apenas buscar a otimização do lucro dentro das regras da sociedade. A organização lucrativa beneficia a sociedade ao criar novos empregos, pagar salários justos que melhoram a vida dos funcionários e melhorar as condições de trabalho, além de contribuir para o bem-estar público pagando impostos e oferecendo produtos e serviços aos clientes. "

    Ou seja, por esse modelo as empresas desconsideram todos aqueles que não sejam os proprietários e acionistas (a ÚNICA OBRIGAÇÃO da organização é LUCRAR e ao fazer isso terá impactos positivos na sociedade), logo está errado falar que a empresa tem obrigações com todos os que são por elas afetadas ou com TODOS que dela dependam.

    Esse é o conceito do modelo Stakeholder de responsabilidade social. Conforme Chiavenato: "É a posição favorável à responsabilidade social das organizações(...) A organização é a maior potência no mundo contemporâneo e tem a obrigação de assumir uma responsabilidade social correspondente. "

    Dentro desse modelo é apresentado três diferentes graus de envolvimento: (Chiavenato, TGA)

    "1. Abordagem da obrigação social e legal. As principais metas da organização são de natureza econômica e focadas na otimização dos lucros e do patrimônio líquido dos acionistas. Portanto, a organização deve apenas satisfazer as obrigações mínimas impostas pela lei sem assumir nenhum esforço adicional voluntário." [É exatamente isso que a questão está falando, uma OBRIGAÇÃO. Portanto, o mais próximo do gabarito é a letra C.]

    CONTINUA...

  • Esta questão está errada! Shareholders, traduzindo do inglês, são os acionistas, os caras que já lucram com a empresa. Stakeholders são o grupo amplo de todos os indivíduos que dependem ou são influenciados pela empresa. 

  • Pessoal, não confundam Shareholders com Stakeholders! Um conceito é diferente do outro. A questão está errada mesmo. 


  • Questão não tem alternativa correta. Provavelmente houve erro de digitação da alternativa B.

    O conceito a que se refere aqui são STAKEHOLDERS.

  • na verdade a pronúncia dá resposta B é Stakeholders não Shareholders


ID
396682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de marketing esportivo e cultural e de identidade e
imagem corporativa, julgue os itens subsequentes.

A lei de incentivo à cultura, conhecida como Lei Rouanet, fornece às empresas a opção de aplicar parcelas do imposto sobre a renda no Fundo Nacional de Cultura.

Alternativas
Comentários
  • Item Certo!

    A Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), conhecida também por Lei Rouanet, é a lei que institui politicas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC - Programa Nacional de Apoio à Cultura.

    As diretrizes para a cultura nacional foram estabelecidas nos primeiros artigos, e sua base é a promoção, proteção e valorização das expressões culturais nacionais.

    O grande destaque da Lei Rouanet é a politica de incentivos fiscais que possibilita as empresas (pessoas jurídicas) e cidadãos (pessoa fisíca) aplicarem uma parte do IR (imposto de renda) devido em ações culturais.

    A lei surgiu para educar as empresas e cidadãos a investirem em cultura, e inicialmente daria incentivos fiscais, pois com o benefício no recolhimento do imposto a iniciativa privada se sentiria estimulada a patrocinar eventos culturais, uma vez que o patrocínio além de fomentar a cultura, valoriza a marca das empresas junto ao público.

    Mais informaçoes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Rouanet

    Bom estudo :)
  • Eu errei porque a questao foi mal formulada...Fundo nacional de cultura??? merecia recurso! Pois a empresa pode aplicar em eventos e/ou projetos já incentivados....e nao propriamente em um fundo nacional de cultura...
  • Art. 18.  Com o objetivo de incentivar as atividades culturais, a União facultará às pessoas físicas ou jurídicas a opção pela aplicação de parcelas do Imposto sobre a Renda, a título de doações ou patrocínios, tanto no apoio direto a projetos culturais apresentados por pessoas físicas ou por pessoas jurídicas de natureza cultural, como através de contribuições ao FNC, nos termos do art. 5o, inciso II, desta Lei, desde que os projetos atendam aos critérios estabelecidos no art. 1o desta Lei.
  • Alto lar. Ate ond eme consta, a tributação para empresas, é sobre a tributação do lucro real, não imposto de renda, questão mau formulada. 

  • Principal mecanismo de fomento à cultura no Brasil, a Lei Rouanet permite que empresas e pessoas físicas destinem, a projetos culturais, parte do Imposto de Renda (IR) devido. Para pessoas físicas, o limite da dedução é de 6% do IR a pagar; para pessoas jurídicas, 4%. O objetivo da lei é incentivar a produção cultural.

ID
396685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de marketing esportivo e cultural e de identidade e
imagem corporativa, julgue os itens subsequentes.

As políticas de remuneração e de planos de carreira existentes em uma organização são fontes prioritárias, muitas vezes exclusivas, do clima e da identidade corporativa.

Alternativas
Comentários
  • As políticas de remuneração e de planos de carreira existentes em uma organização são fontes prioritárias, muitas vezes exclusivas, do clima e da identidade corporativa.
  • Essa questão deveria ser classificada também como parte de "Admnistração Pública".
  • O erro está em apontar que muitas vezes são exclusivas. Pode ser, mas nem sempre.


ID
396688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de marketing esportivo e cultural e de identidade e
imagem corporativa, julgue os itens subsequentes.

O uso de blogs contribui para a percepção socialmente compartilhada da imagem de uma empresa, já que essa ferramenta favorece a troca de opiniões e experiências de diversos indivíduos relativas a serviços ou produtos da empresa em análise.

Alternativas

ID
396967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Nas organizações, a sustentabilidade é o ponto de interseção entre estratégias de negócio e demandas políticas, sociais e econômicas aliadas à preservação do meio ambiente. A dimensão institucional, mercadológica e administrativa da comunicação, nesse contexto, adquire relevância, otimizando o relacionamento com os públicos estratégicos e, de uma maneira mais abrangente, com a opinião pública, no trabalho de construção da sustentabilidade.


Margarida Kunsch. A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. p. 11 (com adaptações).


Uma empresa socialmente responsável deve cumprir uma série de obrigações e compromissos, que incluem aspectos como: relação saudável com os funcionários, obediência às leis do país, preservação do meio ambiente, comunicação ética e transparente e produtos não lesivos à sociedade.

Wilson Bueno. Empresas “meio cidadãs”, a aberração de um conceito. Internet: (com adaptações).

Tendo os fragmentos de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

Doações para organizações não governamentais e patrocínios de atividades em comunidades carentes são exemplos de ações de responsabilidade social empresarial.

Alternativas
Comentários
  • Doação = filantropia
    patrocínio = investimento social privado
  • Acho que o erro da questão está em falar em doações e patrocínios de uma forma genérica, poi elas devem estar aliadas às estratégias do negócio e demandas políticas, sociais e econômicas, além da preservação do mesio ambiente. A afirmação a ser julgada está sendo feita dentro de um contexto (os dois textos auxiliares, um deles com o título 'empresas meio cidadãs, a aberração de um conceito'), servem para mostrar que as obrigações e compromissos da empresa podem não são com quaisquer doações e patrocínios de atividade e, sim, com uma relação saudável com os públicos estratégicos.

  • Como disse a colega, são exemplos de filantropia. 

  • Depende da finalidade da doação e do tipo de atividade, né?


ID
396970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Nas organizações, a sustentabilidade é o ponto de interseção entre estratégias de negócio e demandas políticas, sociais e econômicas aliadas à preservação do meio ambiente. A dimensão institucional, mercadológica e administrativa da comunicação, nesse contexto, adquire relevância, otimizando o relacionamento com os públicos estratégicos e, de uma maneira mais abrangente, com a opinião pública, no trabalho de construção da sustentabilidade.

Margarida Kunsch. A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. p. 11 (com adaptações).

Uma empresa socialmente responsável deve cumprir uma série de obrigações e compromissos, que incluem aspectos como: relação saudável com os funcionários, obediência às leis do país, preservação do meio ambiente, comunicação ética e transparente e produtos não lesivos à sociedade.

Wilson Bueno. Empresas “meio cidadãs”, a aberração de um conceito. Internet: (com adaptações).

Tendo os fragmentos de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

A instituição de uma cultura de sustentabilidade nas organizações inicia-se com a determinação de normas internas compatíveis com o discurso sustentável.

Alternativas
Comentários
  • A instituição de uma cultura de sustentabilidade nas organizações inicia-se com a determinação de normas internas compatíveis com o discurso sustentável. - No lugar de normas, acho que seriam práticas internas.
     
  • A formação de uma cultura focada em valores corporativos sustentáveis inicia-se com a realização de campanhas de comunicação integrada, para conscientizar o público interno sobre a importância de tais valores e fortalecer a identidade organizacional, comprovando que as ações da empresa estão além do discurso, mas que se começam no estímulo à sustentabilidade, no dia a dia dos colaboradores.
  • A instituição de uma cultura de sustentabilidade nas organizações inicia-se com a determinação de normas internas compatíveis com o discurso sustentável.

    NÃO O DISCURSO, MAS A PRÁTICA SUSTENTÁVEL.
  • "A instituição de uma cultura de sustentabilidade nas organizações inicia-se com práticas internas compatíveis com o discurso sustentável."
  • Errado

    Como já comentado, uma cultura (não só versada na sustentabilidade, mas também em outros matizes) sofre influência dos normativos internos de uma organização, sem dúvida, mas o que realmente irá moldar e produzir uma cultura organização são as práticas, atitudes e rotinas dos servidores em ações no dia a dia e na conscientização da importância de determinado valor para a empresa, para si mesmo e para os colegas de trabalho.


ID
396973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Nas organizações, a sustentabilidade é o ponto de interseção entre estratégias de negócio e demandas políticas, sociais e econômicas aliadas à preservação do meio ambiente. A dimensão institucional, mercadológica e administrativa da comunicação, nesse contexto, adquire relevância, otimizando o relacionamento com os públicos estratégicos e, de uma maneira mais abrangente, com a opinião pública, no trabalho de construção da sustentabilidade.

Margarida Kunsch. A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. p. 11 (com adaptações).

Uma empresa socialmente responsável deve cumprir uma série de obrigações e compromissos, que incluem aspectos como: relação saudável com os funcionários, obediência às leis do país, preservação do meio ambiente, comunicação ética e transparente e produtos não lesivos à sociedade.

Wilson Bueno. Empresas “meio cidadãs”, a aberração de um conceito. Internet: (com adaptações).

Tendo os fragmentos de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

A longo prazo, o conceito de capital econômico deve incorporar outros conceitos, como o de capital natural e capital social.

Alternativas
Comentários
  • O capital natural representa a somatória de todos os benefícios que os ecossistemas equilibrados fornecem ao homem, dos mais tangíveis, como água potável, alimento e madeira, aos mais abstratos, como o valor espiritual e cultural que os ambientes naturais representam para diversas comunidades. Esses benefícios, ou serviços ecossistêmicos, são fruto de um maquinário extremamente complexo, cujas peças são os diversos genes e espécies encontrados em nosso planeta, ou seja, a biodiversidade.

    fonte:
    http://www3.ethos.org.br/cedoc/o-capital-natural/#.UiXQp-R9I8g

    capital social, financeiramente ou contabilmente conceituando, é a parcela do patrimônio líquido de uma empresa ou entidade oriunda de investimento na forma de ações (se forsociedade anônima) ou quotas (se for uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada) efetuado na companhia pelos proprietários ou acionistas, o qual abrange não somente as parcelas entregues pelos acionistas, mas também os valores obtidos pela empresa e que, por decisão dos acionistas ou proprietários, são incorporados no capital social.1

    F
    onte: wikipedia

    O Capital Social é o produto da confiança e da cooperação entre os atores sociais, que lhes confere organização, capacidade de participação e poder de ação.
    Fonte: 
    http://www.sebrae.com.br/customizado/desenvolvimento-territorial/o-que-e/desenvolvimento-e-territorio-2/capital-social

ID
518083
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A adoção de uma política de seguimento da demanda pode perfeitamente favorecer os custos baixos, porém poderá penalizar o(a):

Alternativas

ID
521212
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O comércio eletrônico vem possibilitando uma mudança revolucionária nas oportunidades de marketing das empresas, bem como formas inovadoras de criação de valor para os consumidores.
Sobre essa nova forma de fazer negócios, assinale a afirmação que corresponde ao seu uso efetivo.

Alternativas
Comentários
  • A internet possibilita a escolha de serviços e produtos conforme a necessidade do cliente.


ID
521215
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Muitas empresas praticam, atualmente, a gestão do relacionamento com o cliente – o chamado CRM – uma abordagem empresarial destinada a entender e influenciar o comportamento dos clientes, por meio de comunicações significativas para melhorar as compras, a retenção, a lealdade dos clientes, bem como a lucratividade da empresa. Nessa perspectiva, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) No CRM as relações não são transacionais, ou seja, focadas na venda imediata sem pensar numa relação mais duradoura. O objetivo do CRM é construir relacionamentos para aumentar as vendas futuras. 

    b) Como já se conhece o perfil do cliente as mensagens são personalizadas. Assim o marketing, malas diretas, contatos são feitos direcionados para as necessidades e interesses de cada cliente reduzindo o custo. Já pensou você entrar em contato com um cliente para oferecer um produto que não o interessa? Com certeza isso seria um desperdício de tempo e dinheiro.

    c) O início da alternativa está correto: aumentar a lucratividade por cliente. Mas vendas casadas são proibidas, logo não é um objetivo do CRM.

    d) O início da alternativa também está correto: aumentar os Índices de retenção e lealdade dos clientes são objetivos do CRM. Mas redução do valor do cliente está totalmente errado. Reduzir o custo do cliente sim, reduzir o valor do cliente não.

    e) A personalização das mensagens aumentam o retorno sobre o investimento em comunicação justamente porque, como as mensagens são personalizadas, elas são mais eficazes em fazer com que os clientes comprem.

  • RECRUTAMENTO de clientes por meio de práticas de CRM? Não entendi a letra B como correta. O CRM é uma estratégia de gestão de relacionamento com cliente, quer dizer, ele já foi captado; o que se faz com esta abordagem é em busca de entender seu padrão de compra, suas preferências, para alcançar sua fidelidade e para direcionar corretamente os esforços da empresa na busca de reter clientes - o próprio enunciado indica isso. E não é exatamente prática de RELACIONAMENTO COM CLIENTE enviar mala-direta para bases de dados compradas. Então a palavra RECRUTAMENTO não me parece bem aplicada. 

  • Questão de 2005 de CRM, acredito estar desatualizada para os preceitos atuais.


ID
521221
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O Sistema de Informação de Marketing (SIM) é a forma de uma empresa organizar um conjunto de informações de mercado, de modo a viabilizar a tomada de ações gerenciais consistentes. Esse sistema engloba, entre outras coisas, a coleta e tratamento de dados externos (obtidos de fontes externas à empresa) e o de dados internos (obtidos dentro da própria organização).
Sobre estes últimos, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
531169
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No âmbito empresarial, o conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas, por meio do qual se informa aos outros que se está preparado para o convívio harmonioso no grupo, e que trata também do comportamento social, é denominado

Alternativas
Comentários
  • COMENTÁRIOS: RESPOSTA CORRETA: LETRA “E”.
    A construção de uma boa imagem profissional, social e pessoal requer posturas, hábitos adequados, novas competências e atitudes dentro das organizações. Um bom profissional conhece e respeita as regras da Etiqueta e do Protocolo, observa os costumes de seus interlocutores, é criativo e empreendedor e tem uma visão global; possui ferramentas poderosas que o levarão ao sucesso, qualquer que seja a sua profissão. E, por isso, na avaliação de um Executivo, distinguem-no suas boas maneiras, o grau de cortesia e o visual correto. Etiqueta e Comportamento levam os profissionais a se portarem com autoconfiança, desenvoltura e naturalidade em qualquer situação da vida social e profissional, evitando que se percam negócios e oportunidades pelo desconhecimento de regras básicas de conduta, dentro das empresas e fora delas.
    Comentários aos demais itens:
    (A) Diretrizes e políticas: O Manual de Políticas tem como objetivo orientar a ação dos executivos responsáveis por funções de direção e de assessoramento, estabelecendo o modo de agir da empresa, expresso de maneira geral e filosófica. Em conseqüência , os executivos assimilam as políticas e diretrizes gerais estabelecidas pela administração estratégica e prescrevem os objetivos e metas necessários ao seu cumprimento.
    (B) Marketing pessoal: Quando falamos de um produto, sabemos que existem esforços para que ele seja notado, apreciado e adquirido. São os esforços de marketing. O marketing pessoal é a mesma coisa, porém em benefício de sua própria carreira. É fazer-se notado! Não simplesmente ser notado, mas ser notado por suas qualidades, habilidades e competências.
    (C) Dinâmica de grupo: Ao conduzir um processo seletivo, o profissional de RH tenta não errar na escolha do melhor candidato à vaga. Tanto para o profissional que é indicado para uma vaga errada quanto para a empresa que o recebe, o custo de um erro de seleção é altíssimo. A dinâmica de grupo permite observar amostras de comportamentos, atitudes e conhecimentos que a maioria dos instrumentos não permite. Diminui um pouco a inferência e aumenta o poder da observação e constatação de perfis de competências. Quando bem desenvolvidas, conduzidas e avaliadas, as dinâmicas constituem um valioso instrumento de autoconhecimento e de observação de comportamentos em processos seletivos.
    (D) Regimento interno: o regimento interno deve contemplar as políticas, normas e procedimentos da empresa, desde que não entre em confronto com as Leis trabalhistas e normas previstas na Convenção Coletiva de Trabalho, aprovada e assinada pelos sindicatos, patronal e laboral. O regimento poderá ser reformado e atualizado conforme necessidade e particularidade da empresa.
  • RESPOSTA ETIQUETA EMPRESARIAL - LETRA E


    Comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico A maioria das grandes empresas possui Código de Conduta ou normas internas que determinam quais as posturas são esperadas e quais práticas são vedadas aos funcionários. Normalmente essas normas também estabelecem padrões de comportamento. Exemplificamos algumas:
    - separar interesses particulares dos interesses profissionais;
    - imparcialidade;
    - idoneidade;
    - profissionalismo nas relações
    - postura;
    - trajar-se adequadamente;

    - sigilo das informações e trato em local adequado;
    - preservar bens, equipamentos e marca

  • Estava em dúvida mas aí vi como a questão está classificada e acertei:

    Atendimento (Escriturário) > Etiqueta empresarial
    Será que na hora da prova vou ter essa dica?


ID
547975
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em uma empresa, o estudo do comportamento dos clientes; a fabricação e distribuição dos produtos; o treinamento dos funcionários; a compra de matéria-prima; e o controle orçamentário correspondem, respectivamente, às seguintes funções administrativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

    Análise da questão - atentem para as palavras-chave:

    Estudo do comportamento dos clientes ----> Marketing.

    Fabricação e distribuição dos produtos ---> Produção.

    Treinamento dos funcionários ---> ARH.

    Compras de matéria-prima ---> Compras.

    Controle orçamentário ---> Contabilidade e finanças.

    Bons estudos!


ID
564769
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De olhos postos na fidelização dos clientes, uma empresa planeja realizar uma campanha interna para a melhoria da prestação dos seus serviços, visando à satisfação da sua clientela. Qual veículo é recomendado para uma comunicação eficaz com o público-alvo dessa campanha?

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe a explicação dessa? Eventos internor? Wtf?

  • Ela fala de campanha interna. Acho que essa é a palavra chave.

  • Dentre as opções: extranet, telemarketing e televisão são focados para o público externo, especificamente. Mala direta, pode-se, via de regra, usar para clientes internos, mas, não é algo específico e tampouco eficaz como os eventos internos. Uma vez que estes proporcionam maior interação com o público-alvo. Deduzi desta forma.

  • Você quer melhorar a apresentação de seus funcionários para a satisfação posterior dos clientes. O que você faz com os seus funcionários?

    Eventos internos na empresa.

  • Mala direta é um tipo de ação de marketing que consiste em um envelope ou pacote físico que uma empresa envia para o endereço dos clientes/leads. Essa comunicação pode ter como objetivo informar o seu público-alvo sobre alguma novidade ou lançamento ou convencê-lo sobre a compra de algum produto ofertado pela empresa.8 de out. de 2018

  • Endomarketing é uma estratégia de marketing focada nos colaboradores de uma empresa. O endomarketing, Marketing Interno ou eventos internos como dito na questão , objetiva melhorar o employer branding, reduzir o turnover e aumentar a satisfação dos funcionários. Quando uma empresa quer conquistar e fidelizar clientes externos, ela investe em marketing.


ID
564772
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma pesquisa realizada recentemente, em vários países, indica dois fatores que condicionam a força de vendas de uma empresa, que são a qualidade dos produtos e serviços e a qualidade do atendimento ao público. O ombusdman de uma empresa tem chamado a atenção do departamento comercial para o fato de a qualidade no atendimento ao cliente ser uma das maiores fragilidades da organização, se comparada com a concorrência. Tendo em conta a filosofia do Marketing de Relacionamento, qual deve ser o papel de um Relações Públicas, nesse caso?

Alternativas
Comentários
  • Letra E

     

    Problema é na qualidade do atendimento, logo, deve-se fazer treinamento com os vendedores para aumentar a qualidade.

     

    Bons estudos !!!

  • Gabarito: Letra E

    Ombudsman é uma palavra sueca que significa representante do cidadão. É o mesmo que ouvidor. 

    fonte: www.ouvidoria.ufg.br


ID
565879
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Podem ser considerados como componentes do Canal de Vendas os itens que se seguem:
I – jornais e revistas;
II – distribuidores e revendedores;
III – bancos e seguradoras.
É (São) componente (s) do canal de vendas APENAS o(s) item (ns)

Alternativas
Comentários
  • Canais de Vendas são todos os meios utilizados pelas empresas para "fechar" negócio. O mais tradicional é a força de vendas (interna e externa). Mas há outros meios, como mala direta com carta resposta (mala direta isoladamente é um meio de comunicação, não é canal de vendas), telemarketing com fechamento da venda, máquinas de auto-serviço, auto-atendimento (como é o caso de supermercados) e, atualmente, a internet.


    Distribuição exclusiva usada quando a natureza do negócio precisa da lealdade do distribuidor e elevado grau de controle sobre sua atividade. Exemplo: concessionárias de veículos do tipo autorizada. Distribuição intensiva usada quando a importância é dada para à disponibilidade do produto em um grande número de pontos de venda. Exemplo: produtos básicos de alimentação, bebidas etc. Distribuição seletiva usada quando a natureza do negócio precisa de valorização. Exemplo: relógios que são vendidos apenas em joalherias de renome.



ID
565888
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma empresa fabricante de óleo lubrificante vende seus produtos para um atacadista regional que, por sua vez, vende o óleo para varejistas que embalam o produto e o oferecem para os consumidores finais. O canal de distribuição dessa empresa é classificado como canal de marketing

Alternativas
Comentários
  • Um canal de nível zero (também chamado de marketing direto) consiste em um fabricante que vende diretamente ao consumidor final. Os melhores exemplos são vendas de porta em porta, reuniões domiciliares com demonstrações (reuniões de vendas), mala direta, telemarketing, vendas pela televisão, vendas pela internet e lojas do próprio fabricante. Um canal de um nível conta com um único intermediário, como um varejista. Um canal de dois níveis conta com dois intermediários. Um canal de três níveis contem três intermediários.

    Fonte: KOTLER; KELLER,2006, p. 471 - http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/aceitos/CC11065183810.pdf


ID
565891
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A empresa BZL realiza a extração e o refino de petróleo. A empresa X, controlada pela BZL, transporta combustíveis até a rede de postos de combustíveis JJ, que é de propriedade integral da BZL. No tocante aos canais de distribuição, o sistema de marketing liderado pela BZL é classificado como

Alternativas
Comentários
  • SISTEMAS DE CANAIS OU SISTEMAS DE MARKETING

    1. Horizontal.

    2. Vertical

    2.1 - Vertical Corporativo: o fabricante do produto é dono de membros ao longo do canal de distribuição.

    2.2. - Vertical Administrado

    2.3 - Vertical Contratual

  • Completando o comentário da Daiane:
    Vertical Administrado - é quando nenhum dos participantes do canal é o dono, mas um deles toma conta (administra o canal)

    Vertical contratual - não é controlado por ninguém, todos os participantes do contrato utilizam os meios do canal através de contrato firmado entre as partes.
  • Vertical contratual - não é controlado por ninguém, todos os participantes do contrato utilizam os meios do canal através de contrato firmado entre as partes.

    Vertical Corporativo: o fabricante do produto é dono de membros ao longo do canal de distribuição.


    gab B

  • https://pt.slideshare.net/nicholasgimenes/sistemas-de-marketing


ID
598747
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de relações humanas e relações públicas.

É função da área de marketing desenvolver produtos, atribuir-lhes preços, escolher a melhor forma de distribuí-los e promovê-los, atividades conhecidas como o mix de marketing ou, simplesmente, quatro pês.

Alternativas
Comentários
  • O mix de marketing, também conhecido como composto de marketing ou 4P’s, é o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Essas ferramentas são classificadas em quatro grupos amplos, os 4P’s de marketing: produto, preço, praça (ou canal) e promoção (ou comunicação). Esses termos vêm do inglês product, price, place and promotion.
  • EXTAMENTE OS FAMOSOS 4 P s em marketing são:

    P- PRODUTO
    P- PREÇO
    P- PRAÇA ( em relação a distribuição do produto)
    P- PROMOÇÃO 
  • Essas teorias tem hora (toda hora na verdade) que dão nos nervos, daí soma-se com o jeito IMBECIL do CESPE cobrar as questões... Atribuir preço NUNCA deveria ser função do Marketing. O Marketing pode até trabalhar com o preço, tentar empurrar ele nos consumidores mais bestas e otários quando for o caso do produto não valer o que custa, por exemplo os produtos da Apple. Mas quem decide o preço mesmo é o setor financeiro/econômico já que trabalha diretamente com as variáveis do custo de produção de determinado produto ou serviço.

    Mas enfim, com uma matéria IDIOTA dessas e seu alto subjetivismo, o CESPE deita e rola.

  • André Pereira o preço é da área de marketing sim , pois o Marketing é que faz controle e monitoramento de tendências e curvas de oferta e demanda, no máximo a área financeira pode balizar os custos, mesmo assim a informação de custos vem dá área operacional. Que informa no plano de custeio anualmente os custos incorridos.


ID
598753
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de relações humanas e relações públicas.

A área de relações públicas busca, por meio de suas funções e do relacionamento estreito com a área de marketing e propaganda, melhorar a imagem da organização, de forma que esta seja vista de forma positiva por seus clientes e stakeholders.

Alternativas
Comentários
  • Stakholders são todos aqueles que influenciam um equipe ou uma empresa. São os interessados pelos projetos, gerenciamento, mercado e produtos de uma empresa.
  • Gabarito - CERTO!

    O texto da questão explica muito bem. Apenas acrescentando...

    A área de relações públicas  é  responsável pela comunicação integrada da organização, pela sua comunicação com os mais diversos públicos (público interno, público setorial e público externo) e pela comunicação institucional. Desenvolve e destaca o relacionamento institucional com os públicos estratégicos, identificando oportunidades e necessidades de comunicação da instituição com a sociedade, seja em situações harmônicas ou controversas.
    (wikipédia)
  • Apesar de ter acertado a questão, fiquei em dúvida por causa dessa parte 'relacionamento estreito com a área de marketing e propaganda'. Porque estreito? Alguém pode explicar?
  • Famoso dicionário

    estreito
    adj estreitoestreita [??'tr?jtu, ??'tr?jt?]
    1 com pouco espaço, apertado
    um corredor estreito
    2 próximo, íntimo
    ter relações estreitas
  • apertado 
    (particípio passado de apertar
    adj. 1. Que não tem largura suficiente. = ACANHADO, ESTREITO ≠ AMPLO, ESPAÇOSO, LARGO 2. Mesquinho, sovina, rigoroso. 3. Dificultoso. 4. Instado. 5. [Informal]  Que tem muita vontade de urinar ou defecar; que está à rasca. = AFLITO s. m. 6. [Brasil]  Desfiladeiro. 7. Ponto onde o rio corre apertado entre montes.

    estrito 
    adj. 1. Restrito, rigoroso. 2. Severo, exacto.

    estreito 
    adj. 1. Pouco largo. 2. Apertado, delgado. 3. Escasso. 4. Único. 5. Íntimo, cordial, conciso. 6. Não prolixo. 7. Exacto, rigoroso. 8. Áspero, severo. 9. Trabalhoso. 10. Cheio de dificuldades. s. m. 11. Braço de mar que banha duas costas opostas mas pouco distantes, situadas entre dois mares largos. 12. Desfiladeiro. 13. [Figurado]  Conjuntura perigosa.

    estreitar - Conjugar
    v. tr. 1. Tornar estreito; apertar. 2. Restringir. 3. Reduzir; diminuir. 4. Unir. v. intr. e pron. 5. Tornar-se estreito.

ID
732262
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A globalização é um processo de expansão econômica que derruba barreiras para o intercâmbio econômico e competitivo, sejam elas sociais, culturais, ambientais, éticas, legais, financeiras ou políticas. Idalberto Chiavenato propõe alguns estágios distintos pelos quais este processo passa. No estágio multinacional,

Alternativas
Comentários
  • O processo de globalização passa por 4 estágios:

    • Estágio doméstico: O mercado potencial é limitado pelo mercado nacional, com todas as instalações de produção de marketing localizada no país.
    • Estágio internacional: As exportações aumentam, e a empresa geralmente adota uma abordagem multi doméstica , quase sempre utilizando uma divisão específica para lidar com o marketing em vários países  individualmente.
    • Estágio multinacional: A empresa tem instalações  de produção de marketing localizada em vários países, com mais de um terço de suas vendas  fora do país.
    • Estágio global: São as corporações internacionais que ultrapassam a centralização  em um determinado país.
    Fonte- http://www.coladaweb.com/administracao/globalizacao-oportunidades-e-desafios-para-as-organizacoes
  • Pessoal,

    Em que assunto do edital se encaixa essa questão?

    Nenhum material que eu estudei, inclusive do Ponto, não tem isso. =/

    Agradeço desde já pela atenção!
  • OI SHIRLEY!

    Acho que esse assunto enquadra em: Planejamento Estratégico: Conceitos. Princípios. Etapas. Níveis. Métodos.
  • d) a empresa passa a ter instalações de produção e marketing localizadas em vários países, com mais de um terço de suas vendas fora do país e centraliza sua administração em um país.

    Queria saber da onde o autor tirou isso? Aliás, nessa disciplina vale tudo!
    Na verdade o valor é 17/69 avos!




  • d) a empresa passa a ter instalações de produção e marketing localizadas em vários países,com mais de um terço de suas vendas fora do país e centraliza sua administração em um país.

    eu também não encontrei onde isso se fundamenta. quem puder ajudar....
  • Tem uns itens bens estranhos nessa questão, mas a Alternativa D foi a primeira que eu eliminei, justamente por essa percentagem totalmente subjetiva, quem garante que todas as empresas, ao estarem em seu estágio de globalização, vão ter mais de um terço de suas vendas fora do país e  MUITO MENOS centralizar sua administração em um país? Se é uma perspectiva global, como pode isso? Como disse acertadamente um colega acima, nessa disciplina vale tudo!
  • Essa Andréa é linda, tem cara de ser carioca e de estar focada para o TRT...
  • Estas definiçoes estão no livro do Chiavenato ( "Administração nos novos tempos", Elsevier: 2004, p.102), exatamente como na questão.
  • Shirley, clica no link da prova, tem o edital, lá a gente lê que a questão era de uma prova de psicologia. O tópico era "Globalização, capitalismo flexível e pós-modernidade", parece muito específico, mas existem editais de administração pública que cobram temas como "desafios da administração no mundo contemporâneo" que parecem bem semelhantes a essa questão...

  • O processo de globalização passa por 4 estágios:

    1 - Estágio doméstico: O mercado potencial é limitado pelo mercado nacional, com todas as instalações de produção de marketing localizada no país.

    2 - Estágio internacional: As exportações aumentam, e a empresa geralmente adota uma abordagem multi doméstica , quase sempre utilizando uma divisão específica para lidar com o marketing em vários países individualmente.

    3 - Estágio multinacional: A empresa tem instalações de produção de marketing localizada em vários países, com mais de um terço de suas vendas fora do país. ( Letra D)

    4 - Estágio global: São as corporações internacionais que ultrapassam a centralização em um determinado país.



  • O pior é ver uma questão dessas numa prova para psicólogos de carreira jurídica.


ID
788227
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A empresa estava pronta para lançar seu novo lubrificante e precisava fazer um teste de mercado com resultados rápidos. Dessa forma, ofereceu gratuitamente seu produto a determinados consumidores e, no intervalo de dez dias, ofereceu-lhes o mesmo produto a um preço menor que o normal. Essa oferta se repetiu por mais três vezes para que os gerentes observassem as escolhas e os níveis de satisfação dos clientes.

Esse método de teste de produtos de consumo no mercado é classificado como pesquisa de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - LETRA E

    Pesquisa de Onda de Vendas (produtos de consumo) – se aplica muito a produtos de compra repetida, oferecendo-se a um grupo de clientes em ondas (de três a cinco vezes) e a empresa avalia a sua adoção, repetição e satisfação contra os produtos concorrentes – vantagem: é de rápida implementação, porém não  possibilita uma análise mais detalhada como os demais métodos.

    Mais informações em: famanet.br/Ambientes/adm/PDF/md_amiltom3.pdf
  • Adotantes Imediatos- são consumidores que estão em busca de novos produtos, sendo geralmente líderes de opinião. Esse grupo é considerado de grande importância para a organização, pois contribui para o estágio de crescimento e para o incremento do volume de vendas necessário para investimento nos novos produtos;

    Mercado de Teste Controlado- todo programa de teste de marketing é implementado por uma empresa externa de pesquisas.A empresa de pesquisa garante a distribuição do produto em postos de varejo que representam uma porcentagem pre determinada do mercado, bem como cuida das operações de armazenamento e venda como abastecimento das prateleiras,controle de vendas e de estoque.

    Mercado Teste Simulado - dá estimativas matemáticas da participação de mercado com base na reação inicial dos consumidores a um produto novo.Os entrevistados são abordados em locais de grande movimentação, como shoppings,e pré selecionados como usuários do produto.A seguir são expostos ao conceito do novo produto proposto e ganham oportunidade de comprá-lo em um ambiente de vida real ou de laboratório; os que compram o novo produto são entrevistados a respeito de sua avaliação desse item e a intenção de voltar a comprá-lo. Combinam-se as estimativas de primeira compra e de repetição de compra geradas com os dados sobre os níveis de promoção e distribuição a fim de projetar uma participação no mercado.

    books.google.com.br/books?isbn=854070062X

    Naresh K. Malhotra - 2012

    Teste de Marketing Padrão: utilização dos canais de distribuição e venda comumente utilizados em uma área geográfica limitada;

    http://www.elciofernando.com.br/blog/2009/08/produto-mercado-teste/


  • O gerente de marketing queria testar os produtos de consumo da empresa no mercado. Para tanto, ofereceu o produto a um grupo determinado de consumidores. Uma semana depois, ofereceu o produto novamente a um preço pouco mais baixo que o normal. Repetiu o mesmo procedimento por mais cinco semanas e registrou quantos clientes selecionaram novamente o produto da empresa e o nível de satisfação desses clientes.


    Esse método de teste de produto de consumo no mercado é denominado


    (A) pesquisa ininterrupta

    (B) mercado-teste simulado

    (C) mercado-teste controlado

    (D) simulação role playing selling

    (E) pesquisa de onda de vendas



    Essa questão é da prova de 2014 para ADMINISTRADOR!

  • PESQUISA DE ONDA DE VENDAS:  Na pesquisa de ondas de vendas oferece-se o produto a determinados consumidores. Mais tarde, oferece-se a eles o mesmo produto ou o de um concorrente, a um preço um pouco mais baixo que o normal. Essa oferta pode se repetir até três ou cinco vezes.

  • Teste de mercado de produtos de consumo é uma busca da empresa em estimar, em tornar mais tangível quatro variáveis básicas que influenciarão bastante na decisão de venda: experimentação, primeira repetição, adoção e frequência de compra. Existem alguns métodos para fazer esse teste e tomar uma boa decisão.


    ONDA DE VENDAS: A descrição dessa pesquisa é exatamente o que a questão nos dá em seu enunciado. Oferece-se o produto gratuitamente a determinados consumidores. Depois, oferece-se o mesmo produto ou um concorrente a o preço mais baixo do que o normal. Essa oferta pode ser repetida, fazendo a onda de vendas. Nessa onda a empresa observa quantos consumidores escolheram novamente seu produto e o nível de satisfação deles. Essa pesquisa pode incluir algumas alterações nos conceitos de propagandas, sempre visando medir a reação dos consumidores.

  • Reposta E

     

    Teste de mercado de produtos de consumo é uma busca da empresa em estimar, em tornar mais tangível quatro variáveis básicas que influenciarão bastante na decisão de venda: experimentação, primeira repetição, adoção e frequência de compra. Existem alguns métodos para fazer esse teste e tomar uma boa decisão.

     

    ONDA DE VENDAS: A descrição dessa pesquisa é exatamente o que a questão nos dá em seu enunciado. Oferece-se o produto gratuitamente a determinados consumidores. Depois, oferece-se o mesmo produto ou um concorrente a o preço mais baixo do que o normal. Essa oferta pode ser repetida, fazendo a onda de vendas. Nessa onda a empresa observa quantos consumidores escolheram novamente seu produto e o nível de satisfação deles. Essa pesquisa pode incluir algumas alterações nos conceitos de propagandas, sempre visando medir a reação dos consumidores.

     

    MERCADO-TESTE SIMULADO: Funciona como um experimento científico, com um pequeno passo a passo:
    – Seleciona um grupo de 30 ou 40 consumidores qualificados
    – Pergunta-se sobre a familiaridade ou pré-conhecimento da marca e suas preferências em determinadas categorias de produtos.
    – Esse grupo é convidado a assistir às propagandas da marca (conhecidos e novos) ou vendo anúncios impressos. Um dos anúncios fará propaganda de um novo produtos, mas sem nenhum destaque para ele, apenas como se ele fosse mais um.
    – Grupo vai para uma loja, com uma quantia em dinheiro onde podem comprar quaisquer produtos. Nesse estágio, a empresa consegue, pelo número de pessoas que compraram seus produtos ou dos concorrentes, ter uma noção da eficácia de suas propagandas.
    – Cada consumidor explica os motivos e suas escolhas, tenham eles escolhidos os produtos da marca ou concorrentes, os que escolheram da concorrência recebem uma amostra grátis da nova marca.
    – Após algumas semanas, todos recebem uma ligação entrevistando sobre uso, satisfação e intenção de recompra. É oferecida uma nova oportunidade para comprar.
    Esse método é razoavelmente preciso para indicar a eficácia da propaganda e as taxas de experimentação em um prazo mais curto e sem custos muito altos.

     

    MERCADO-TESTE CONTROLADO: Enquanto no “mercado-teste simulado” a empresa “cria” um mercado para testar, no controlado uma empresa de teste gerencia algumas lojas para o produto ser exposto, mediante determinada taxa. Tudo é controlado, posição geográfica das lojas, locais de exposição em vitrines e/ou prateleiras, displays e promoções no ponto de venda e os preços.
    Nesse método fica mais fácil a empresa testar a eficácia de suas promoções nos pontos de venda e avaliar fatores específicos de uma loja. A parte ruim é que as características do novo produto ficam ao alcance dos concorrentes.

     

    http://admcomentada.com.br/mkt/49-cesgranrio-transpetro-administrador2012/

    Bons estudos !!!

  • Legal essa pergunta, pois se baseia no exemplo dado no livro "Poder do hábito" , onde cita essa ação

ID
790198
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Quando a fabricante de veículos Delta anuncia na televisão que, na compra de seu novo carro, está incluso um seguro completo de 12 meses, o profissional de marketing trabalha um princípio baseado em que conceito mercadológico?

Alternativas
Comentários
  • Posicionamento Estratégico  é, antes de toda e qualquer definição, um processo de seleção de clientes por parte das organizações. Ou seja, a partir do momento em que uma determinada empresa inicia seu processo de Posicionamento dentro do ramo em que atua, esta escolhe atender desejos e/ou necessidades de determinado perfil consumista.

     

    Partindo do intento central dos estudos de Cynthia A. Montgomery e Michael Porter, ambos escritores e professores deAdministração de Negócios da Harvard Business School, o posicionamento estratégico é visto como a capacidade da empresa realizar suas funções de forma diferente da concorrência ou de produzir algo reconhecido pelos compradores como único.

    Por sua vez, Philip Kotler em seu livro ‘Administração de marketing: analise, planejamento, implementação e controle’, analisa o planejamento estratégico como sendo uma técnica gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente. E ainda apresenta sete estratégias de posicionamento denominadas de posicionamento específico.

    1. Posicionamento por atributo: A empresa se posiciona com certo atributo ou aspecto. Um fabricante de cerveja afirma que é o mais antigo do mercado.
    2. Posicionamento por benefício: O produto promove o benefício. O sabão em pó Tide afirma levar melhor.
    3. Posicionamento por uso/aplicação: O produto é posicionado como o melhor para um fim específico. A Nike descreve um dos seus tênis como o melhor para corrida.
    4. Posicionamento por usuário: O produto é posicionado em termos de grupo-alvo de usuários. A Apple Computer expõe seus computadores/softwares como os melhores para designers gráficos.
    5. Posicionamento por concorrentes: O produto sugere ser diferente, ou melhor, que o produto concorrente. A 7-UP denomina-se Uncola.
    6. Posicionamento por categoria:  A empresa pode descrever-se como a líder da categoria. A Kodak significa filme.
    7. Posicionamento por preço/qualidade: O produto é posicionado em determinado nível de preço. O Chanel nº 5 é o perfume de alta qualidade e preço elevado.

    Devido às mudanças de comportamento dos clientes, mudanças de estratégias dos concorrentes, fatores econômicos internos e externos, entre outros, é fato que nenhum posicionamento dura eternamente. Deste modo, é latente a necessidade das empresas reavaliarem seu posicionamento, porém de modo muito acurado, pois do contrário a empresa ou seus produtos podem se descaracterizar.

    Referências:
    MONTGOMERY, Cynthia; PORTER, Michael. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
    KOTLER, Philip. Administração de marketing: analise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

    Fonte: http://www.infoescola.com/administracao_/posicionamento-estrategico/

  • Não sabia que em adm basta dizer posicionamento que já quer dizer posicionamento estratégico...pra mim a falta do estrategico fazia toda a diferença...
  • Ola pessoal! por favor me ajudem. pq a resposta nao pode ser a E? se tiver como deixar um recado Inbox

  • Posicionamento de Mercado é a posição relativa que ocupam marcas, produtos e serviços nas mentes dos seus respectivos consumidores.


    Ocupar os melhores Posicionamentos de Mercado é uma das tarefas fundamentais em qualquer esforço de marketing.


    Cada produto, serviço ou ideia, lançados no mercado, ocupam um determinado local nos corações e mentes de cada consumidor individual. Este local é hierarquizado. O primeiro da lista é o produto líder. Os demais, a partir do segundo listado, são os produtos, serviços e ideias considerados secundários.


    Todas as vantagens estão com o líder. As desvantagens com os secundários. O líder pode ser comercializado com maiores margens de lucro e necessitam de menores investimentos em tempo, energia e dinheiro para se manterem no topo.

  • Colega Pedro... referente a sua dúvida segue :


    A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos. Isto deve ser observado como um poderoso instrumento que auxiliará departamentos de marketing e de design, no intuito de apresentar propostas que atendam aos desejos deste público-alvo. Esta deve ser a base que suporta toda a estratégia de marketing de um produto.


    Segmentar o mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos


    segmentar nada mais e do que separar por grupo de pessoas.


ID
800959
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Srour (2000) observa que em uma economia competitiva, o mundo empresarial está a mercê de um jogo de forças que o leva a estabelecer distinções entre os vários stakeholders com os quais interage. Os empresários de um modo geral tendem a tratar seus stakeholders, obedecendo à seguinte hierarquia:

Alternativas

ID
800977
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Sobre o Marketing Cultural é correto afirmar:

Alternativas

ID
800989
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Sobre o conceito de stakeholder, podemos afirmar:

Alternativas

ID
828220
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A estratégia corporativa de uma empresa ganha forma e corpo a partir das estratégias vinculadas ao marketing mix.Dentre elas, pode-se citar:

Alternativas
Comentários
  • jesus... QUE MATÉRIA sacal !!!!!

     


ID
829216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em essência, o marketing é uma combinação simples de fatores que
busca a obtenção de um equilíbrio correto para qualquer atividade
comercial. A respeito do mix de marketing, julgue o seguinte
item.

Marketing contempla o planejamento e a execução de todos os aspectos de um produto (ou serviço), em função do consumidor, visando sempre maximizar o consumo e minimizar os preços, resultando em lucros contínuos e a longo prazo para a empresa.

Alternativas
Comentários
  • Marketing, em sentido estrito, é o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto. Em sentido amplo, é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante.


    Em inglês, market significa "mercado", e por isso o marketing pode ser compreendido como o cálculo do mercado ou uso do mercado. O marketing estuda as causas e os mecanismos que regem as relações de troca (bens, serviços ou ideias) e pretende que o resultado de uma relação seja uma transação (venda) satisfatória para todas as partes que participam no processo.


    gab correto

  • Discordo completamete! Nem sempre se tem o objetivo de minimizar os preços!
    Minimizar custos sim, mas preços depende da estratégia da empresa!

  • Que isso CESPE?

    Minimizando os preços a empresa vai viver de que? De luz?

    Esses elementos não combinam, no contexto da frase: Minimizar os preços, resultando em lucros contínuos e a longo prazo para a empresa.

  • Marketing contempla o planejamento e a execução de todos os aspectos de um produto (ou serviço), em função do consumidor, visando sempre maximizar o consumo e minimizar os preços, resultando em lucros contínuos e a longo prazo para a empresa.

  • Philip Kotler, considerado um dos maiores especialistas em administração, aponta os aspectos que devem ser considerados no momento de formular a estratégia de preço, ser suficientemente:

    • Alto, para gerar lucro a empresa, ao passo que para seu consumidor, não pode ser tão elevado, pois, pode levá-lo a restrição do produto e até mesmo a desistência da compra.
    • Baixo, para que tenha atrativos de venda e não pode ser muito baixo, pois os consumidores tendem a depreciar o produto, cujo valor está abaixo da faixa média de preços

    Não está clara a questão. Passiva de anulação, na minha opinião.


ID
831769
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A Magazin marcará a entrada no mercado da Grande São Paulo com abertura de 50 lojas no próximo ano. A empresa ainda não tem data para o início da operação no novo mercado, que poderá ocorrer ainda no primeiro trimestre, mas deverá fazê-lo de uma única vez, ou seja, com o início de funcionamento de todos os pontos de venda no mesmo dia. "Estamos com muito medo, mas com muita estratégia também", disse a superintendente da rede varejista.
Sem informar o investimento para a entrada na Grande São Paulo, o diretor de Vendas e Marketing da rede, Francisco K., afirmou que a ideia é focar bairros periféricos, com a concentração da população das classes C e D, principal público consumidor da varejista. Algumas das lojas serão "virtuais", com vendas realizadas somente pela internet.
Atualmente, o Magazin possui 376 lojas em sete Estados (São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Até o final deste ano, mais 16 serão abertas, totalizando 392 unidades. A empresa fechará 2007 com 59 novas lojas.
Assinale a alternativa que corresponde ao P da Estratégia (Mintzberg) ilustrado no caso Magazin:

Alternativas
Comentários
  • Os 5Ps da estratégia segundo Mintzberg:

     

    *A estratégia como um plano: A estratégia é vista como um plano, uma vez que as ações desenvolvidas são previamente pensadas antes de serem colocadas em prática. Além disso, são feitas de forma consciente e não por impulsos. São exemplos desse tipo de estratégia os planos de guerra na área militar, esquemas feitos por técnicos de times de futebol nas partidas, uma ação de marketing no meio empresarial, etc.

    *A estratégia como um pretexto: Nesse ponto de vista a estratégia é um pretexto para enganar um concorrente ou competidor. É o famoso blefe, muitas vezes utilizados em jogos de cartas, como o pôquer. No meio empresarial, esse tipo de estratégia é utilizada quando se quer que a concorrência pense que você fará algo na sua empresa, mas na realidade você está pensando em fazer outra atividade.

    *A estratégia como um padrão:A estratégia padrão é aquela que surge durante o planejamento estratégico e segue sendo realizada pelas empresas de forma padrão, ou seja, sem grandes alterações ao longo do passar dos anos. Esse tipo de estratégia pode ser classificada ainda como deliberativa, quando parte dos líderes para os liderados e emergente, quando é utilizada para resolver uma questão que precisa ser solucionada imediatamente.

    *A estratégia como uma posição: A estratégia, nessa perspectiva, é vista como uma maneira de posicionar recursos para apresentar maiores chances de derrotar um inimigo ou um concorrente. No meio empresarial, também podemos classificar como estratégia de posição, a forma com que a organização se relaciona com os seus públicos e o branding de um modo geral.

    *A estratégia como perspectiva: Ao traçar uma estratégia com perspectiva, deve-se ter uma visão geral dos sentimentos humanos das pessoas envolvidas no planejamento. Ela tem um conceito abstrato e trabalha muito com a intuição. Em uma empresa, por exemplo, as estratégias são definidas a partir dos conhecimentos e visão de mundo do conjunto de pessoas que fazem parte da alta cúpula administrativa da organização.

     

    Fonte: http://www.facilit.com.br/sem-categoria/5ps-da-estrategia-mintzberg/


ID
849925
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com a chegada das grandes redes de supermercados às cidades do interior, muitos supermercados locais passaram a ter problemas, uma vez que os clientes passaram a encontrar nos novos estabelecimentos amplo estacionamento, instalações modernas e climatizadas, grande variedade de produtos e preços mais baixos. Como forma de se protegerem, supermercados locais e pequenos varejistas criaram uma associação de empreendedores locais com o intuito de realizar compras em grande escala diretamente da indústria com melhores preços e gerenciar o processo de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias com mais eficiência. Mesmo dominado pelos varejistas, esse sistema foi capaz de minimizar os conflitos de canal e criar condições de os empreendimentos locais se manterem em funcionamento lucrativo.


O sistema de marketing dessa associação criada classifica-se como

Alternativas
Comentários
  • a) Sistema de marketing vertical contratual:  Sistema de Marketing Vertical em que empresas, independentes, em diferentes níveis de produção e distribuição se juntam através de contratos para obterem mais economias ou impacto de vendas do que as que conseguiriam atingir sozinhas. (Resposta da questão)
      b) Sistema de marketing vertical corporativo:  Sistema de Marketing Vertical que combina estádios sucessivos de produção e distribuição sobre um único dono. c) Sistema de marketing vertical administrado:  Sistema de Marketing Vertical que coordena estádios sucessivos de produção e distribuição, não através de propriedade comum ou ligações contratuais, mas através do tamanho ou poder de uma das partes. d) Sistema de marketing horizontal:  Combinação em que duas ou mais empresas, num determinado nível, se juntam para seguir uma nova oportunidade de marketing. e) Sistema de marketing multicanal:  Distribuição multicanal, em que uma empresa utiliza dois ou mais canais de marketing para atingir um ou mais segmentos do consumidor.  
    Fonte: http://www.fixe.com/marketing/view_article.asp?id=36&cat..

ID
867886
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O termo stakeholders externos dentro de uma definição estratégica significa:

Alternativas

ID
867949
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

.............................. orienta(m) a administração quanto a problemas públicos e quanto às posições e às imagens da empresa.


Assinale a alternativa que completa a sentença com a opção conceitual correta.

Alternativas

ID
872170
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Até que o cliente receba e aceite a mercadoria constante em seu pedido, a venda é um compromisso de compra e venda. Por isso, as empresas têm investido em Adminis- tração de Vendas, tratando, principalmente, de três temas centrais: o planejamento do que deverá ser feito; a coordenação daquilo que está sendo feito; e o controle daquilo que já foi feito. Deve fazer parte do planejamento:

Alternativas
Comentários
  • d) prever as vendas para o próximo período.
    A tarefa mais complexa da área comercial de uma empresa é a realização do planejamento das vendas que cabem ao diretor comercial e a gerência de vendas, juntamente com a área de marketing. No caso desta questão, seria necessária uma boa dose de raciocínio lógico, pois apenas uma atividade estava relacionada a ações “antes da venda”, ou seja, no ato do planejamento. As demais eram desdobramentos das ações de vendas, ou seja, aplicação do que foi planejado.
  • R: LETRA "D"
    Ola pessoal,
    Essa no meu ponto de vista foi simples.
    Era so analisar o tempo em que se trata as frases.
    Nas questões A,B,C e E os fatos acontecem durante ou apos a execução.
    A unica que poderia ter sido executada antes é a letra D é so se ligar no verbo PREVER vem antes da execução logo so pode ser esse o que trata do planejamento 
  • Divisão em 3 temas centrais:


    1) Planejamento do que deverá ser feito

    2) Coordenação do que está sendo feito

    3) Controle daquilo que já foi feito


    a) conferir se o pedido de venda foi preenchido de forma correta (2)

    b) verificar se as informações constantes no relatório de visita a um cliente são satisfatórias (3)

    c) apresentar o relatório de despesas oriundas de visitas a clientes (2)

    d) prever as vendas para o próximo período (1)

    e) avaliar o desempenho dos vendedores e da equipe de vendas (3)



  • Um dos principais objetivos de se fazer uma projeção de vendas é identificar a viabilidade do negócio ao longo de um período estipulado. Além disso, a previsão de vendas é recomendada também para os seguintes casos:

    Apresentar uma proposta concreta a um banco ou investidor;

    Prever a possibilidade de amortizar investimentos para expansão do negócio;

    Conhecer os períodos de baixas e altas em vendas durante o ano;

    entre outros fatores.

  • Comentário da questão retirado do livro Administração Geral e Pública para os Concursos de Analista e Técnico - Coleção Tribunais e MPU (2016) - Giovanna Carranza (adaptado):

     

    Letra D.

     

    O planejamento é a função de definir, estabelecer, prever, programar, antecipar, prevenir, reduzir a incerteza, estabelecer premissas sobre o futuro para alcançar os objetivos organizacionais. Os itens A, B, C e E na verdade estão relacionados com o controle, pois ele vai avaliar o desempenho de funcionários, conferir se o trabalho foi executado adequadamente, verificar se tudo está de acordo com o estabelecido, etc.

  • (Questão adaptada). Alternativa correta: D. O planejamento é a função de definir, estabelecer, prever, programar, antecipar, prevenir, reduzira incerteza, estabelece premissas sobre o futuro para alcançar os objetivos organizacionais. Os itens A, B, C e E na verdade estão relacionados com o controle, pois ele vai avaliar o desempenho de funcionários, conferir se o trabalho foi executado adequadamente, verificar se tudo está de acordo com o estabelecido, etc. (CARRANZZA, Giovanna. Administração Geral e Pública para concursos de Analista e Técnico).

  • A questão pede que identifique, dentre as alternativas, uma atividade que integra o processo de planejamento de vendas. Apesar de ser dividido em muitas etapas a depender do autor, vimos que, essencialmente, no planejamento de vendas a organização realiza: análise de mercado e previsão de vendas. Com base nesse conhecimento, vamos analisar cada uma das alternativas:

    Alternativa A. Errado. Atividades de conferência, acompanhamentos, verificação são típicas da função administrativa de controle.

    Alternativa B. Errado. Relatórios de visita são documentos elaborados pelos vendedores os quais descrevem informações básicas coletadas durante uma visita de venda:

    informações do cliente, se houve pedidos, tempo de visita, custos da visita, etc. Novamente: atividades de conferência, acompanhamentos, verificação são típicas da função administrativa de controle.

    Alternativa C. Errado. A alternativa descreve uma tarefa de execução e não de planejamento.

    Alternativa D. Correto. Uma das principais atividades realizadas no planejamento é a previsão de vendas. Perfeita a alternativa!

    Alternativa E. Errado. Avaliar o desempenho dos vendedores é uma atividade realizada dentro da função administrativa do controle.

    Gabarito: D

  • Nossa, ri alto com a c). Imagina o vendedor com uma caderneta te mostrando que tem que vender pq a empresa tá com baixo desempenho. kkkkkkk. Compra aí pra ajudar, tio.

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    Letra A, B  e E: errada. As atividades de “conferência”, verificação e avaliação estão relacionadas à função controle

    Letra  C: errada. Trata-se de uma atividade que o vendedor realiza  durante a execução de seus trabalhos. 

    Letra D: correta. Isso mesmo! A previsão de vendas é uma das etapas do planejamento de vendas.

    ===

    PRA  AJUDAR:

    (CESPE – CEF – Escriturário - 2002) Em estabelecimentos bancários, onde os empregados realizam diversas tarefas paralelamente à ação de vendas, a remuneração por salário fixo é adequada. (CERTO)

    • R: Isso mesmo!  
    • A assertiva nos diz que, além da ação de vendas, os funcionários devem realizar outras atividades (atividades  administrativas  não  relacionadas  à  venda).  Portanto,  nesse  caso,  é  mais  indicada a remuneração fixa (ou então a remuneração “mista”). 
    • Isso acontece, pois, com uma remuneração exclusivamente variável, o vendedor tende a não querer “perder tempo” com outras tarefas “administrativas” (que não estão relacionadas às vendas, mas que também são importantes para a empresa como, por exemplo, a emissão de relatórios). Assim, ele acaba “deixando de lado” essas outras atividades. 

    ===

    (CESPE – CEF – Escriturário - 2002) Promover a motivação dos vendedores, mostrando a eles as recompensas que poderão obter por um esforço extra, funciona apenas quando o vendedor percebe que a recompensa é compatível com esse esforço. (CERTO)

    • R: Isso mesmo!  
    • Promover a motivação dos vendedores através de recompensas, só irá funcionar se o vendedor perceber  que  o  “esforço  extra”  que  ele  fará  para  ganhar  determinada  recompensa  é,  de fato, “compatível” com a quantidade de “esforço extra” que ele fará. 


ID
872173
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Geralmente, as empresas não determinam um preço único para um produto, mas criam uma estrutura de determinação de preços que reflete diferentes estratégias. O preço “isca” ocorre, por exemplo, quando supermercados e lojas de departamentos reduzem o preço de marcas conhecidas para estimular um movimento maior nas lojas. Esta estratégia corresponde ao Preço

Alternativas
Comentários
  • b) promocional.
    O preço “isca” tem a intenção de seduzir o consumidor pelo preço, que através das estratégias de promoção de vendas provocam as compras do produto em questão e faz com que outros produtos, no caso dos supermercados, por exemplo, sejam comprados a partir do estimulo promocional que levou os clientes até o local em que a vendas possam ser realizadas. Sempre quando a estratégia é incentivar a venda de um produto, usa-se a promoção.
  • Estratégias de adequação de preços:
    Preço geográfico– determinação de preços para diferentes clientes, em diferentes locais e países.
    Preços com descontos e concessões– empresa ajusta seus preços de lista e dá descontos e concessões por pagamento antecipado, compras de grande volume ou compras de temporada. Tipos de descontos: descontos em dinheiro; por quantidade; descontos funcionais; sazonais; concessões.
    Preço promocional– técnicas de determinação de preço para estimular compras antecipadas: preço isca; preço de ocasião; abatimentos em dinheiro; financiamento a juros baixos; prazos mais longos de pagamento; garantias e contratos de serviços; descontos psicológicos.
    Preço discriminatório-  empresa vende um produto por dois ou mais preços que não refletem uma  diferença promocional de custos. Preço por segmento de cliente, pela versão do produto, de imagem, por localização, por período.
    Preço do mix de produtos– a determinação do  preço deve ser modificada quando o produto faz parte de um mix de produtos. Nesse caso, busca-se um conjunto de preços que maximize os lucros do mix total. Podem ocorrer seis situações: preço para linha de produtos, características opcionais, para produtos complementares, composto, de subproduto e de pacote de produtos.

    fonte: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0CDMQFjAB&url=http%3A%2F%2Fprofessor.ucg.br%2FSiteDocente%2Fadmin%2FarquivosUpload%2F5976%2Fmaterial%2F5%2520Encontro%2520Estrat%25C3%25A9gia%2520de%2520pre%25C3%25A7o.ppt&ei=Uq2aUZ_HJu6_0QGVhoGoAw&usg=AFQjCNFDKzS41nFVewnUiyOVIADViV8hGA&sig2=YuGjtjnbwsRr7SXkTxLR_Q&bvm=bv.46751780,d.dmQ&cad=rja
  • Caso não se tenha o conceito bem definido em mente, é uma questão que pode induzir o candidato a optar por "Preço Geográfico" visto que muitos "produtos isca" são colocados no fim dos supermercados para que o cliente caminhe por todo o estabelecimento no intuito de ver novos produtos e fazer novas compras.

  • Promoção de Vendas:

     

    incentivar, promover, estimular, atrair, chamarisco, chamariz, isca

  • Preço promocional

    “As empresas podem utilizar diversas técnicas de determinação de preços para estimular compras

    antecipadas.

    • Preço ‘isca’: supermercados e lojas de departamentos freqüentemente reduzem o preço de marcas

    conhecidas para estimular um movimento maior nas lojas. Os fabricantes dessas marcas

    normalmente desaprovam o fato de seus produtos serem usados como ‘iscas’ porque essa prática pode

    diluir a imagem da marca e suscitar reclamações de outros varejistas que cobram o preço de tabela.

    • Preço de ocasião: as empresas estabelecem preços especiais em certas épocas para atrair mais

    clientes.[...]

    • Abatimento em dinheiro: a indústria automobilística e outras empresas de produtos de consumo

    oferecem abatimento em dinheiro para estimular a compra dos produtos dos fabricantes dentro de um

    período especificado. Os abatimentos podem ajudar a limpar o estoque sem reduzir o preço estipulado

    na tabela.

    • Financiamento a juros baixos: em vez de cortar preços, a empresa pode oferecer aos clientes um

    financiamento a juros baixos. [...]

    • Prazos de pagamento mais longos: as empresas, especialmente bancos e fabricantes de automóveis,

    fazem empréstimos com prazos mais longos, reduzindo assim as parcelas mensais. Os consumidores

    freqüentemente se preocupam menos com o custo (ou seja, a taxa de juros) de um empréstimo e mais

    com sua capacidade de arcar com o pagamento mensal.

    • Garantias e contratos de serviço: as empresas podem promover vendas oferecendo uma garantia ou

    contrato de serviço gratuito ou a baixo custo.

    • Descontos psicológicos: esta estratégia envolve o estabelecimento de um preço artificialmente alto e,

    então, o produto é oferecido com um desconto substancial; [...] Táticas ilegítimas de descontos são

    combatidas por órgãos de regulamentação do comércio, mas descontos sobre preços normais são uma

    forma legítima de determinação de preços promocionais. (Kotler, 2000, pg.493)


ID
872176
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Após estabelecer claramente objetivos e opositores, as empresas precisam definir quais as estratégias de ataque, visando ao alcance de vantagem competitiva. A empresa atacante se iguala à sua oponente, no que se refere a produto, propaganda, preço e distribuição, por meio da estratégia de

Alternativas
Comentários
  • c) ataque frontal.
    Ataque frontal: o atacante se iguala ao seu oponente no que diz respeito ao produto, propaganda, preço e distribuição. O princípio da força diz que o lado que tiver mais recursos vencerá, a única exceção é se o defensor possuir alguma vantagem territorial. A regra para esta modalidade de ataque, é ter pelo menos 3 vezes mais poder de fogo se quiser vencer, isso para um defensor bem entrincheirado.
  • R: C
    “Se seu inimigo for superior, surpreenda-o... Se for orgulhoso, provoque-o... O melhor estrategistaé aquele que faz muitos cálculos antes de assumir o risco”.(Sun Tzu, A arte da Guerra)

    • Ataque frontal: o atacante se iguala ao seu oponente no que diz respeito ao produto, propaganda, preço e distribuição. O princípio da força diz que o lado que tiver mais recursos vencerá, a única exceção é se o defensor possuir alguma vantagem territorial. A regra para esta modalidade de ataque, é ter pelo menos 3 vezes mais poder de fogo se quiser vencer, isso para um defensor bem entrincheirado.
    • Ataque pelo flanco: esta modalidade pode ser conduzida sob duas dimensões estratégicas: geográfica e por segmento. Na geográfica, o desafiante localiza áreas em que o desempenho do oponente é insatisfatório e procura dedicar-se nestes locais. A de segmento significa responder com produtos, às necessidades não atendidas pelo mercado, como por exemplo, a cerveja Miller Lite a primeira do segmento Light, introduzida em 1975.
    • Manobra de cerco: caracteriza-se por lançar uma grande ofensiva em diversas frentes, sobre uma grande porção do território “inimigo”. O cerco faz sentido quando a desafiante controla recursos superiores e acredita que um cerco imediato enfraquecerá a vontade do oponente.
    • Bypass: esta é a estratégia mais indireta de todas, nela você se desvia do inimigo e ataca mercados mais fáceis, para ampliar sua base. Ela pressupõe que a empresa atacante deve diversificar sua linha de produtos em direção a novos mercados, ou desenvolver novas tecnologias. A Pepsi já utilizou esta estratégia contra a Coca-Cola quando comprou uma empresa de sucos chamada Tropicana, que proporcionou à Pepsi uma maneira de vencer a rival no mercado americano.
    • Guerrilha: geralmente esta é a estratégia escolhida por uma pequena empresa que ataca uma grande. A menor desfere uma grande quantidade de pequenos ataques de preços e promoções, em pontos aleatórios do mercado oponente, de maneira a enfraquecer o seu poder. Esta estratégia tem mais chances de sucesso, quando são escolhidos mercados onde o oponente seja ou esteja mais frágil. Em geral, estes ataques causarão mais impactos no defensor do que os grandes, em função da quantidade e dos locais diferentes onde são realizados.

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/estrategias-de-ataque/20208/
  • RESUMÃO:

    Estratégias de ataque à concorrência:

    Ataque Frontal: o desafiante se iguala ao seu oponente no que se refere a produto, propaganda, preço e distribuição.

    Ataque pelo Flanco: atacar as fraquezas do concorrentes ou em segmentos não atendidos pelos concorrentes.

    Manobra de Cerco: conquistar uma porção generosa do território inimigo utilizando ofensiva em várias frentes.

    Bypass (desviar): atacar mercados mais fáceis para crescer com novos produtos, mercados ou tecnologias.

    Guerrilha: pequenos e intermitentes ataques.

  • Ataque frontal: o atacante se iguala a seu oponente no que se refere a produto, propaganda, preço e distribuição.


ID
883933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a marketing institucional.

Entre as áreas de aplicação do marketing institucional não se inclui o marketing cultural.

Alternativas
Comentários
  • Ações de marketing cultural estão incluidas no escopo do marketing institucional, ajudando a empresa a fortalecer sua marca e posicionar seus atributos diante da concorrencia. 

  • O BNDES e a Petrobras são os melhores exemplos de uso do marketing cultural através de exposições de arte, shows musicais em suas instalações, além de oferecer patrocínios a peças de teatro, filmes, seriados, bandas e orquestras, sempre destacando o logo das empresas patrocinadoras. 

  • ​O Marketing Institucional não tem como objetivo imediato à venda, pois visa criar atitudes e comportamentos favoráveis nos diversos segmentos do público em relação à empresa. A partir do momento em que a imagem de uma empresa junto ao público consumidor, acionistas, funcionários, fornecedores e terceirizados é uma questão importante no sucesso das efetuações das vendas, o Marketing Institucional aparece com uma força dominante.


    O Marketing Institucional é a execução de atividades necessárias para atingir o objetivo de uma determinada instituição, onde o seu principal objetivo é reforçar a imagem ou conseguir apoio, englobando várias ferramentas, onde envolve o Marketing Público, Marketing Social, Marketing Esportivo, Marketing Cultural, Marketing Comunitário, Marketing Pessoal e Marketing Ecológico.​

  • Segmentos do Marketing Institucional:

    Marketing Cultural , Social, Esportivo, Comunitario, Pessoal , Ecologicoe etc.

    gab. ERRADO.

  • Marketing institucional – Modalidade de marketing que cuida de todos os aspectos relacionados à imagem da instituição. Mais voltado para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado), seu objetivo imediato não é a venda, e sim a criação de uma atitude favorável, nos diversos segmentos do público, em relação à empresa ou qualquer outro tipo de organização. Engloba uma série de outras modalidades, como o marketing cultural, o esportivo, o ecológico, o comunitário.  (...) São questões afetas ao marketing institucional, entre outras: cuidar do correto posicionamento da empresa no mercado e na sociedade, da imagem corporativa e da identidade visual (quanto à correta aplicação e preservação da logomarca da empresa), além de zelar pelo cumprimento dos princípios contidos no código de ética aceito por seus executivos. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça & Barbosa, p. 172


ID
898477
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma empresa do setor varejista começou a oferecer alguns de seus produtos no sistema de compras coletivas, estratégia também utilizada por algumas outras empresas.

A estratégia das empresas de serviço que adotam esse tipo de venda é

Alternativas
Comentários
  • "Para essa questão temos que nos lembrar do Composto do Marketing (Mix de Marketing ou 4P’s, como queira chamar). Vamos recapitulá-los e não importa a ordem que você aprendeu, os 4P’s são preço, praça, produto e promoção em qualquer ordem.
    PREÇO:
    Se nós pensarmos n0 caixa e o fluxo de caixa de uma empresa, tudo que alterar esse fluxo é estratégia de preço. As formas e prazos de pagamento, políticas de desconto*, lista de preço (preços tabelados ou preço mínimo).
    Dentro das estratégias de preço é sempre bom destacar duas que a CESGRANRIO adora: Skimming (desnatamento) e Penetração. As duas são justamente opostas, a skimming é quando se tem um produto diferenciado, uma marca forte no mercado e com isso não precisa ampliar a participação tão rapidamente, então a empresa começa com preços altos, para vender para quem quer status, que busca novidades e, depois que deixa de ser novidade, ela vai baixando os preços, que pode baixar lenta ou rapidamente.
    A penetração é justamente o contrário, quando a empresa quer ganhar mercado rapidamente, começa com preços baixos e à medida que a marca vai ganhando público, os preços vão aumentando.
    PRAÇA:
    Normalmente relacionado aos canais de distribuição, à logística e à forma que o produto será vendido. As decisões de local, estoques e tipos de transporte são todas decisões de praça no composto de marketing.
    PRODUTO:
    Tudo que esteja relacionado a melhoria do produto e ao interesse do consumidor nesse produto, o que se espera do produto. A variedade de produtos, qualidade, design, embalagem, tamanho, garantias. A marca do produto faz parte do composto do produto, mas lembrem-se a LOGOMARCA da empresa faz parte da promoção, cuidado com isso que pode cair umas pegadinhas bem legais. Os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento do produto também fazem.
    PROMOÇÃO:
    O nome já diz, promover, divulgar o produto. Dentro dessa promoção temos o mix de promoção, onde fazem parte as promoções de venda (+ persuasiva e interativa que propagando, um benefício concedido ao cliente por período determinado), propaganda (forma de divulgação através de rádios, tv, mídia impressa etc.), eventos e experiência (exposições), relações públicas (o SAC, o porta-voz da empresa), marketing direto (diretamente para o cliente final, telemarketing, mala-direta, sms etc) e vendas pessoais (força de vendas, vendem e dão feedback do que os consumidores acham do produto). E aqui explicarei os asterisco que coloquei lá no preço depois de desconto."

    Continua (...)
  • "*Cuidado com essa palavra desconto, pois pode ter muita pegadinha com ela. Uma política de descontos da empresa, como pagando à vista tem 10%, pagando a mensalidade em dia tem 5%, ou seja, algo costumeiro que faz parte da política da empresa é decisão de preço. Mas descontos eventuais, aqueles descontos que se dá somente por um tempo, promoção de fim de estoque, de fim de verão, de baixa estação faz parte da promoção, da divulgação, mas especificamente da força de vendas que é um benefício concedido ao cliente por tempo determinado. O caso das compras coletivas está aqui na promoção e não no preço. Para ficar mais fácil:
    - Política de desconto – Preço
    - Descontos eventuais – Promoção
    - Se aparecer somente descontos, veja o contexto, se não tiver contexto, marque preço.
    Quando uma empresa coloca sua oferta em um site de compra coletiva ela está atrás de divulgar sua marca através daquele site, não de ganhar em escala ou aumentar sua receita, a intenção é ser conhecida, que as pessoas provem, comprem mais coisas da loja e voltem por que gostaram dos produtos oferecidos. É um benefício concedido por tempo determinado. Se ela colocou alguns produtos na compra coletiva foi para chamar as pessoas e tentar vender os outros produtos.
    É mais fácil percebermos isso quando se trata de um hotel, por exemplo, que oferece diárias por um site de compra coletiva. Assim ele encoraja quem nunca foi para aquele local a conhecer e ainda tem a oportunidade de vender produtos complementares, como passeios e a alimentação. Os próprios restaurantes quando colocam nesse sites, geralmente esperam vender pelo menos uma bebida a mais e atrai quem nunca foi.
    Só para eliminarmos todas as alternativas.
    (A) – Isso é de uma má fé absurda uma empresa querer vender para quem não vai, ou torcendo para a pessoa esquecer.
    (B) – Como eu disse, o principal foco da compra coletiva não é gerar fluxo de caixa, é promover. Se for somente pelo fluxo de caixa, a promoção poderia ser no próprio ponto de venda.
    (C) – A resposta.
    (D) – Mesma argumentação do item B, não é por ganho de escala.
    (E) – Deixar como campanha de marketing somente um site de compra coletiva é inviável, primeiro porque a empresa atingiria somente o público do site, nunca ampliaria esse público. Depois porque normalmente as ofertas nesses sites são por um certo tempo e eles tem uma política certa para repetir as ofertas, o que deixaria a empresa com um “hiato” no seu marketing."

    Fonte: 
    http://admcomentada.com.br/mkt/22-cesgranrio-petrobras-administrador2012/
  • Acredito que assim como eu, muita gente errou por ler rápido a questão e achar que falava sobre a empresa fazer compras coletivas (comprar com outras empresas para ter ganho em escala), mas não, está dizendo que começou a vender em sistema de compras coletivas, ou seja, quem compra coletivamente é o cliente, assim como funciona o grupon e outros sites do gênero. O objetivo das vendas coletivas, é fazer vendas complementares e atrair novos clientes para fidelizá-los.

  • (C) – CERTO: Quando uma empresa coloca sua oferta em um site de compra coletiva ela tem como objetivo divulgar sua marca através daquele site, não de ganhar em escala ou aumentar sua receita, a intenção é ser conhecida, que as pessoas provem, comprem mais coisas da loja e voltem por que gostaram dos produtos oferecidos. É um benefício concedido por tempo determinado.

  • Concordo e discordo.

    O gabarito está correto mais é inegável que com o desconto a consequência serão ganhos por escala.


ID
902230
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A ideia de sustentabilidade vem ganhando espaço em nossos dias em todos os setores da vida. No espaço organizacional, fala-se de um “novo paradigma para as empresas”, que leve em conta as preocupações ambientais. Certamente, a área do Marketing está sendo afetada por essa nova visão de mundo. Apresenta um efeito da noção de sustentabilidade sobre o Marketing:

Alternativas
Comentários
  • essa da para fazer por eliminatória
  • Os gestores do País já entendem que a adoção de soluções sustentáveis e ecologicamente responsáveis são cruciais não apenas para melhorar a imagem de suas empresas, como também para aumentar a competitividade e rentabilidade dos negócios.

    O caminho para a Sustentabilidade só será trilhado se todos os processos atuais passarem por uma grande e profunda revisão, e o Marketing poderá ser pioneiro nesta revisão .

    Poderá ser iniciado pelo próprio profissional de marketing a despeito da sustentabilidade. Este profissional poderia analisar profundamente sobre sua crença. Qual a sua imagem pessoal? O que ele busca dentro de si para fazer a diferença no processo de desenvolvimento do mercado? Quais são os seus valores como ser humano? Como posso ajudar na construção da Sustentabilidade em Marketing a partir de meus princípios pessoais e profissionais? 

    O “Ego” deverá ser deixado de lado e o profissional poderá buscar o entendimento de qual é a sua real função como profissional de uma área que se propõe a entender de pessoas (consumidores, sociedade) e de mercado (invisível). Após esta revisão no seu processo interno, o “marqueteiro” poderá utilizar todas as ferramentas dentro de um processo sustentável, ou seja, incluindo e ouvindo todos os seus stakeholders na análise mercadológica, no desenvolvimento de um produto novo .

  • Consumo responsável significa adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.

    Avante!

  • Consumir de forma responsável significa transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. Significa também adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.


    O sistema de produção orgânica valoriza o meio ambiente e a biodiversidade. Trabalha o solo, a água e os recursos naturais de forma responsável. Não usa substâncias tóxicas e poluentes. Desenvolve práticas éticas nas relações produtivas e sociais. Valoriza a sustentabilidade.


  • Alternativa A. Errado. O marketing verde visa ações que beneficiem o meio ambiente.

    Alternativa B. Errado. Os estudos estão sendo direcionados para embalagem recicláveis e até biodegradáveis.

    Alternativa C. Certo. O consumo responsável envolve comprar produtos eticamente corretos. Produtos que não sejam desenvolvidos, por exemplo, mediante exploração de trabalho escravo ou que causem prejuízos para o meio ambiente.

    Alternativa D. Errado. A obsolescência programada ocorre quando a empresa fabricante desenvolve produtos com vida intencionalmente curta, isto é, os produtos são construídos com uma pré-disposição a apresentarem problemas após um período específico de uso (geralmente um tempo curto). A obsolescência programada traz prejuízos ambientais, pois os produtos rapidamente tornam-se lixo e são descartados. 

    Alternativa E. Errado. Desenvolvimento de produtos ambientalmente menos seguros prejudica a sustentabilidade.

    Gabarito: C

  • As pessoas, organizações e até mesmo líderes de Estado estão cientes, em grande parte, dos efeitos prejudiciais do consumo sobre o ambiente. Muitos desses personagens têm, como consequência, apresentado mudanças significativas em seus comportamentos a fim de encontrar o equilíbrio entre a satisfação das necessidades e o aproveitamento dos recursos disponíveis.

    O marketing ecológico, também chamado de marketing verde ou ambiental, é uma vertente do marketing que visa estimular a troca entre pessoas envolta de preocupações ambientais: produção sustentável de bens e serviços, reutilização de mercadorias, aumento do ciclo de vida de produtos, incentivo ao consumo consciente, gestão ambiental empresarial e às alianças verdes.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. A consciência ambiental tem levado as organizações a adotar o chamado “marketing verde". Além de impactar a produção e a gestão organizacional, a prática desse marketing também contribui significativamente para o bom relacionamento com os consumidores e para a manutenção da imagem positiva perante seus públicos.

    B) Errado. A sustentabilidade defende que as organizações estudem e a criem embalagens recicláveis, feitas a base de plástico, papel ou alumínio, por exemplo, que podem ser reaproveitadas.

    C) Certo. O marketing, por meio da sua vertente ambiental, estimula o deslocamento do foco da promoção do consumo (geralmente considerado “egoísta", imediato e inconsequente) para a promoção do consumo responsável (intimamente relacionado às questões sociais e/ou ambientais, com vistas a beneficiar as gerações futuras).

    D) Errado. A obsolescência planejada dos produtos não faz parte das práticas ligadas à ideia de sustentabilidade; diz respeito ao desenvolvimento de mercadorias com vida útil reduzida intencionalmente, com a predisposição de se tornar obsoleto ou parar de funcionar após um período específico de tempo, geralmente curto, o que estimula o consumo.

    E) Errado. A sociedade, como um todo, está cada vez mais intolerante em relação a acidentes ambientais e a riscos à integridade e segurança dos seres vivos causados pelas organizações, o que afeta a reputação das empresas e seu relacionamento com os públicos. Por isso, o desenvolvimento de produtos ambientalmente mais seguros é uma prática essencial quando nos referimos à sustentabilidade.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Bibliografia:

    - Andrea Chernioglo Vio, Dennis Vincent Reade, Marcos Donizete Aparecido Rocha, Sergio Luis Ignacio De Oliveira. Marketing: Novas tendências. Saraiva Educação S.A., 2017.

ID
903529
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O diretor de uma indústria nacional solicita a criação de uma campanha institucional para sua agência.

Nesse caso, as propagandas da empresa irão enfatizar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    Olha a pegadinha, o comando quer as ênfases na propaganda INSTITUCIONAL.

    Logo, essa mídia deve falar sobre a própria instituição! Como ela atua, sua tradição, no porque ela é confiável, etc. Ela não tem o objetivo de fazer comparações com outras marcas, produtos, essa característica é da propaganda persuasiva, que pretende atrair clientes baseada em seus diferenciais e falhas dos concorrentes.

    Fonte: apostila de marketing acasadoconcurseiro CEF 2014.

    Bons Estudos!


  • Têm-se dois tipos a propagando Institucional e a Mercadológica

    A institucional objetiva mostrar os valores, os diferenciais, a tradição da marca... etc; enfim mostrar o lado institucional da organização. Já a propaganda mercadológica tem o intuito de vender determinado serviço/produto.

  • PUBLICIDADE INSTITUCIONAL

    [...]

    É também um instrumento para organizações e governos trabalharem suas imagens perante a sociedade, mas em nenhum momento deve ser entendida como uma tentativa deliberada de obter benefícios ou vendas.

    Entretanto, é importante esclarecer que, ainda que a publicidade institucional não vise lucros imediatos, pode haver sim uma associação proposital entre a mensagem transmitida e ganhos no futuro.

    FONTE: https://hubcriacao.com.br/2019/09/10/publicidade-institucional-x-comercial/


ID
926425
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca das condições de compra em mercados organizacionais (Business to Business), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O mercado organizacional caracteriza-se sinteticamente do seguinte modo:


    O processo de compra é estruturado. O processo de decisão por vezes tem a intervenção de várias pessoas. Para compras de elevado valor constituem-se, por vezes, comissões de compra a que se lhes junta, por vezes, a gestão de topo. Existem menos compradores, mas as compras são de maior valor. As compras são feitas por profissionais qualificados para comprar. Por vezes as organizações dispõem, inclusivamente, de compradores profissionais que apenas se dedicam a esta função e a formarem-se para comprarem melhor. As decisões são influenciadas pela RAZÃO. O relacionamento entre fornecedor e cliente é mais estreito. Em consequência do menor número de clientes e do seu maior poder de compra os fornecedores muitas vezes adequam as suas ofertas às necessidades específicas dos seus clientes. Por vezes até se constituem como seus clientes. Os negócios são precedidos por mais contactos. Um estudo realizado pela McGraw-Hill demonstrou que para fechar uma venda organizacional são feitos uma média de quatro contatos. Os compradores estão mais concentrados geograficamente. A maior parte das organizações localiza-se nas grandes cidades. A compra é tendencialmente directa. Os compradores organizacionais preferem comprar aos fabricantes do que aos intermediários.

  • MATÉRIA CHATA, MUITO CHATA.. CHATA MESMO !!!! DE COM FORÇA !

     

  • mercado organizacional é formado por todas as organizações que produzem bens e serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços, sejam eles vendidos, alugados ou fornecidos a terceiros.

    Por que a A está incorreta?

  • POR QUE A LETRA a está errada?


ID
926437
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Quando uma organização contrata uma auditoria em marketing, significa que quer

Alternativas
Comentários
  • Auditoria de Marketing: Exame abrangente, sistemático, independente e periódico do ambiente, dos objetivos, das estratégias e das atividades da empresa para determinar áreas com problemas e oportunidades (...) A auditoria é normalmente conduzida por um grupo externo objetivo e experiente. Os resultados podem surpreender - muitas vezes chocar - a administração, que então decide quais as melhores ações a serem adotadas e como e quando implementá-las. (Princípios de Marketing; Philip Kolter e Gary Armstrong pg 47).
  • O conceito de auditoria está associado a uma análise integrada de uma ou mais áreas ou funções de uma determinada organização. O mesmo acontece com a denominada auditoria de marketing, que tem como objetivo a caracterização e descrição, com o associado diagnóstico dos pontos fortes e fracos, da atividade global de marketing de uma determinada organização.



    Tal como outro tipo de auditorias, a auditoria de marketing pode ser efetuada internamente dentro da organização, designadamente pelo departamento de marketing caso exista (situação mais normal) ou por uma entidade externa devidamente qualificada.



    Tendo em conta a transversalidade do marketing dentro de uma organização, uma auditoria de marketing deve abarcar um conjunto alargado de aspetos que têm a ver com todas as áreas funcionais daquela, como sejam a área comercial, financeira, produtiva, de recursos humanos, etc.


    Uma auditoria de marketing tem como objetivo fundamental a disponibilização de toda a informação necessária para que seja possível delinear o plano de marketing estratégico e operacional de uma forma correta e adequada, dado que apenas com informação completa e correta se torna possível a tomada de decisões igualmente corretas que permitam a concretização dos objetivos delineados

    .

    gab C


ID
926440
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O ROI é uma das medidas mais comumente utilizadas na avaliação de programas de marketing, e significa

Alternativas
Comentários
  • Retorno sobre investimento ou,em inglês, return on investment (ROI)
  • Retorno sobre o investimento de marketing (ou ROI de marketing), que é o retorno líquido de um investimento de marketing dividido pelos custos do investimento de marketing. Ele mensura os lucros gerados pelos investimentos em atividades de marketing. (Princípios de Marketing; Philip Kolter e Gary Armstrong pg 47).
  • ROI (Return on Investiment)  ou Retorno Sobre o Investimento: é observado o valor adicional de lucro depois de implementadas novas ações de marketing ou alteradas as anteriores.


ID
926473
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Precisamos tentar manter todos os nossos clientes, de ano para ano." No livro Mitos do Marketing que estão matando seus negócios, os autores Kevin Clancy e Robert S. Shulman dizem que a frase entre aspas expressa um equívoco.

Esta frase está errada porque o que importa

Alternativas
Comentários
  • No 80.º aniversário do crash bolsista de 1929 que levou à Grande Depressão, os Estados Unidos foram novamente apanhados numa grande crise financeira e num declínio profundo, só comparável aos anos 1930. No centro desta crise está uma queda do consumo causada pela destruição das finanças familiares, resultante de décadas de estagnação salarial e de acumulação de dívida [1] . O consumo na economia actual, dominada pelas grandes empresas, está significativamente dependente do esforço de vendas, ou seja, do marketing como um todo, sendo a publicidade a sua forma mais comum. Mas o esforço de vendas está também em refluxo na crise, contribuindo para o declínio geral. O esforço de vendas é tão importante para o regime do capital monopolista que não conseguimos compreender um sem o outro.


    Num capitalismo livremente competitivo, dominado maioritariamente por pequenas empresas familiares e mercados competitivos, como o que existia nos Estados Unidos em grande parte do século XIX, a publicidade desempenhava um papel muito menor. A publicidade que existia nesse tempo era motivada essencialmente para oferecer informação sobre os preços de retalho e os produtos a futuros clientes. Nessas condições, havia incontáveis empresas a competir na economia e em cada mercado determinado. Assim, a empresa típica dessa economia competitiva era incapaz de exercer um controlo significativo sobre os preços, os resultados ou os níveis de investimento impostos pelo mercado como um todo. A competição dos preços era a forma principal de competição, os resultados eram normalmente maximizados e o excedente económico gerado na produção tendia a ser automaticamente reinvestido, visto que os canais de investimento não eram um problema.

  • não entendi o comentário abaixo, mas vamos lá...

     

    DEVE-SE ATENTAR SEMPRE PARA O EQUILÍBRIO ENTRE INVESTIMENTO E ATRAÇÃO/MANUTENÇÃO DE CLIENTES

     a) é o faturamento das operações, não o número de clientes. ÓBVIO QUE PRECISA DE CLIENTE

     b) é atender o maior número de clientes, desde que de forma a compensar o investimento realizado. GABARITO

     c) é fazer de tudo para que clientes atuais fiquem satisfeitos. FAZER DE TUDO NÃO. E SE ESSE FAZER DE TUDO REQUERER MUITO INVESTIMENTO? AI NÃO COMPENSA...

     d) é o cliente atual entender claramente o posicionamento da oferta. NADA A VER COM O CONTEXTO DA PERGUNTA

     e) são os objetivos claros de suas receitas, ano a ano, o que depende do ambiente de negócios. NADA A VER COM O CONTEXTO DA PERGUNTA


ID
944275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação a plano de negócios, julgue os itens subsecutivos.

A projeção de vendas deve ser baseada na análise de mercado e na estratégia de marketing da organização.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    A projeção de vendas deve ser feita tendo como base a análise de mercado e a estratégia de marketing da empresa. Dessa forma, essa projeção será mais realista e terá maior probabilidade de ocorrer conforme o planejado. Deve-se atentar para o fato da sazonalidade, quando esta influi nas vendas, como por exemplo, empresas que vendem enfeites natalinos. Portanto, uma boa forma de se efetuar projeções de vendas é através de projeções mensais em termos de volume de vendas e os preços praticados.
    http://www.planodenegocios.com.br/www/index.php/informcao/2961-como-fazer-o-plano-de-marketing-do-seu-plano-de-negocios

ID
1165852
Banca
FJPF
Órgão
CONAB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De modo substantivo, a noção de marketing político assim se deixa definir:

Alternativas

ID
1184458
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo Kotler (1998), a tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados alvos e atender às satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que os concorrentes, de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumido- res/clientes e da sociedade.
A afirmação acima refere-se ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    Para Kotler, “a orientação de Marketing Societal exige que as empresas incluam considerações sociais e éticas em suas práticas de Marketing”. Ou seja, as organizações devem manter um equilíbrio entre lucro, satisfação dos desejos dos consumidores e interesse público.

  • Achei a questão bem mal formulada

  • de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumido- res/clientes e da sociedade.

    MATA A CHARADA

  • REDE DE MARKETING – é a famosa pirâmide como Hinode, Polishop, entre tantas outras, que você entra, indica um, indica outro e assim vai, conhecido também como marketing multinível.  

    MARKETING SOCIETAL – organizações precisam se conscientizar do impacto que a empresa e seus produtos causam na sociedade e no meio ambiente.

    COMPOSTO DE MARKETING – é o famoso 4Ps (produto, preço, praça e promoção).  

    PESQUISA DE MERCADO – ferramenta usada para conhecer melhor o consumidor, entendendo quais são suas necessidades, expectativas em relação ao produto ou a empresa, podendo definir o público alvo da empresa.  

    VARIÁVEIS COMPORTAMENTAIS –  faz parte das variáveis de segmentação do mercado que observa também o comportamento, demografia, psicográfica e geográfica.

  • questão mal elaborada e distorcida com a resposta...


ID
1222927
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Representam três métodos de apreçamento dentro do Mix de Marketing,

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Alternativa (A) - Mark-up (preço baseado no custo do produto com uma margem de lucro); orientação pela concorrência (entendo como podendo ser estratégias de skimming e penetração, entre outras); e orientação pelo valor percebido (preço baseado no valor).

    Alguns comentários quanto aos outros itens:
    Branding não é forma de precificação, e sim posicionamento de marca.
    Bypass é uma forma de "ataque" ao concorrente, e refere-se a estratégias de marketing, e não precificação.
    Licitação tem nada a ver com mix de marketing!!!
    Leilão não é forma de precificação, nunca foi nem nunca será.

  • A definição do preço de um produto deve ter em conta o valor criado para o consumidor[1] . No entanto, há empresas que produzem produtos com qualidade, mas com pouco valor para o cliente, lógica essa que está por trás da definição de preços baseados nos custos (Cost-based pricing)[14] . Duas formas comuns de definição de preços segundo este método são:

    Preço custo-mais (Cost-plus pricing): o preço é estabelecido acrescentando, aos custos de produção, uma margem de lucro fixa[1] , ou uma percentagem desses mesmos custos[15] ;

    Preço mark-up (Mark-up pricing): consiste no cálculo do preço do produto através de uma percentagem sobre os custos ou sobre o preço de venda[15] , que permita fazer face aos custos correntes (overhead costs) e atingir determinada taxa de retorno, pré-definida pela empresa[1] .

    Quanto à definição de preço baseado no valor (value-based pricing), que reverte o processo de definição de preço através dos custos, centrando-a no cliente[15] , i.e., tem em conta a sua percepção de valor[1] , distingue-se entre:

    Preço pelo justo valor (Good-value pricing): consiste em oferecer a "combinação essencial" (p.641) de qualidade ao seu produto a um preço justo[1] , o que envolve estabelecer preços "razoavelmente baixos" (p. 248) mas, ainda assim, com elevada qualidade[16] , o que pode envolver a introdução de versões menos caras de produtos já estabelecidos no mercado ou redesenhar o produto no sentido de oferecer maior qualidade pelo mesmo preço ou a mesma qualidade a um preço inferior[1] ;

    Preço pelo valor acrescentado (Value-added pricing): a empresa acrescenta valor à sua oferta de mercado, diferenciando o seu produto[1] , proporcionado um retorno do investimento "adequado" (p. 45), justificando a opção pelo produto[17] , com o objectivo de evitar uma guerra de preços entre empresas concorrentes[1] .

    Estabelecer o preço deverá ter em conta, também, o ciclo de vida do produto[1] . Na fase do lançamento de um produto no mercado[16] , particularmente no que diz respeito a ofertas inovadoras[18] , a empresa pode escolher entre duas estratégias:

    Preço de desnatação do mercado (Market-skimming pricing): a empresa, quando lança um novo produto, estabelece, inicialmente, preços elevados[1] no sentido de tirar partido de segmentos do mercado mais propensos a novos produtos ou cujo poder de compra faça destes menos sensíveis ao preço[18] , de forma a recuperar os custos de desenvolvimento[16] ;

    Preço de penetração no mercado (Market-penetration pricing): consiste em estabelecer um preço baixo para um novo produto[1] , abaixo do preço dos produtos concorrentes[15] , de forma a atrair o maior número de clientes no menor espaço de tempo possível, tirando partido de economias de escala e da capacidade produtiva da empresa[18] .

  • No entanto, a opção por estabelecer o preço quando este integra um conjunto de produtos pode levar a empresa a optar por entre várias estratégias de definição de preço, visando a maximização dos lucros do seu mix[1] , tais como:

    Preço da linha de produtos (Product line pricing): ao invés de definir o preço "produto-a-produto" (p. 332), a opção pode passar por estabelecer ou ajustar o preço do conjunto de ofertas que constituem a sua linha de produtos (product line)[15] , tendo em conta as suas diferenças ao nível de custos, a avaliação dos consumidores e preços concorrentes[1] ;

    Preço do produto cativo (Captive-product pricing): o preço do produto básico é baixo, enquanto que o preço de produtos necessários ao seu funcionamento ou para a melhoria da sua performance são elevados[15] ;

    Preço em duas partes (Two-part pricing): no caso dos serviços, o seu preço pode ser dividido numa parte fixa e noutra variável, consoante a frequência da sua utilização[1] . O montante fixo deve ser baixo o suficiente para incentivar a compra, sendo que o lucro advém das taxas de utilização[19] ;

    Preço pelo conjunto (Product-bundle pricing): consiste em combinar vários produtos e colocar este conjunto no mercado a um preço reduzido[1] , juntando dois ou mais produtos, habitualmente complementares, e estabelecer um preço único[15] , frequentemente mais baixo do que o preço a ser cobrado caso esses produtos fossem adquiridos individualmente[20] .

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_mix


ID
1222930
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A administração de marketing está embasada na escolha organizacional de mercados-alvo e na captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior ao cliente.

PORQUE

o marketing pode ser definido como a atividade humana dirigida à satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca.

É correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • As duas afirmações são verdadeiras, mas não mantém relação entre si.

  • Essa foi a pior definição de marketing que já li na minha vida!

  • b) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

  • Raciocínio totalmente ilógico!

  • Associação Americana de Marketing, no qual dizem que "a administração de marketing é o desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor, ou usuário". Ou seja, trata-se do elo de ligação entre o que a empresa produz e a informação que chega no seu consumidor final.

    Portanto, de acordo com os dois conceitos acima citados, podemos entender que a administração de marketing é muito mais do que uma simples propaganda bem feita, e sim uma ferramenta de extrema importância para qualquer organização que pense em valorizar sua marca. Há alguns anos, quando se falava em planejamento de marketing, todos associavam o assunto à questão dos quatro pês do marketing. Entretanto, para o marketing moderno, os 4Ps não devem ser tratados de forma isolada, resolução que acabou gerando o conceito dos 4Cs. Porém, do que se trata esse novo conceito? A resposta é bem simples, eles fazem parte de um mix de marketing focado na visão do consumidor. Logo abaixo veremos cada um detalhadamente, sendo eles:

     

     

  • 1 - Cliente: Para a administração de marketing é o ponto mais importante dos 4Cs. São as pessoas cujo desejos e necessidades seu produto, ou serviço precisa satisfazer. Entender e satisfazer seus clientes são tarefas fundamentais para obter uma boa margem de vendas e manter o negócio rentável. Realizar pesquisas de satisfação, ouvir opiniões de consumidores e aumentar a fidelidade dos mesmos é parte do papel de um administrador que trabalha com marketing.
     

    2 - Custo: Esse ponto dos 4Cs trata do valor percebido pelo consumidor. Em outras palavras, é o custo que ele considera justo pagar por um produto, ou serviço para satisfazer suas necessidades. O que a organização considera "preço" o cliente considera "custo". Portanto, é importante que a empresa conheça bem o perfil de seus consumidores, poder aquisitivo, classe social, etc. É importante também que o preço do produto, ou serviço esteja bem alinhado com a percepção de valor do cliente.


    3 - Conveniência: É o ponto dos 4Cs que corresponde ao ponto de venda dos 4Ps. No geral, é como sua empresa, seu produto ou serviço se adapta às necessidades e comodidades do consumidor, considerando questões como conforto, distância, facilidade de acesso, localidade, entre outros aspectos. Se a organização conhecer bem o perfil de seu cliente, saberá com exatidão, onde expor e distribuir seu produto. Lembre-se de que uma das coisas que todo consumidor anseia chama-se praticidade.

    4 - Comunicação: Como último ponto abordado pelos 4Cs, temos a comunicação. Esse ponto em questão refere-se a promoção e integra todas as atividades que procuram promover o produto, ou serviço. Basicamente, é o caminho que a empresa deve construir para que o consumidor chegue até ela. Em todo negócio, sem exceção, é necessário divulgar, propagandear, ou seja, dizer para os outros que sua empresa existe. É extremamente importante conhecer o cliente e saber qual a melhor maneira de se comunicar com ele. Essa atividade deve ser praticada constantemente, a fim de gerar bons resultados de vendas e de fidelização. Sendo assim, o ideal para o marketing moderno é a junção dos 4Ps (fundamentos do produto) com os 4Cs (estratégias de divulgação), ou seja, um complementa a visão do outro, criando uma união forte de valores internos e externos para o produto, ou serviço que a empresa oferece (assim como para si mesma também).

  • Pelo que entendi, o conceito de administração de marketing é tão específico que o próprio conceito de marketing não cria um vínculo de justificativa. É isso?

  • Não entendi. Ilógico! Seria a a-) e não a B.

  • A administração de marketing está embasada na escolha organizacional de mercados-alvo e na captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior ao cliente.

    PORQUE

    marketing pode ser definido como a atividade humana dirigida à satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca.

    É correto afirmar:

    B As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

    "a administração de marketing como a arte e a ciência de selecionar mercados-alvo e captar, manter e fidelizar clientes por meio da criação, entrega e comunicação de um valor superior para o cliente." (KOTLER e KELLER, 2012, p.3, grifo nosso) Veja que este é o conceito de administração de marketing.

    "Eis uma definição social que atende aos nossos propósitos: marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos de valor entre si." (KOTLER e KELLER, 2012, p.4, grifo nosso). E este é o conceito de marketing.

  • Sendo assim, o ideal para o marketing moderno é a junção dos 4Ps (fundamentos do produto) com os 4Cs (estratégias de divulgação), ou seja, um complementa a visão do outro, criando uma união forte de valores internos e externos para o produto, ou serviço que a empresa oferece (assim como para si mesma também).


ID
1222933
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A chamada Matriz BCG, utilizada no planejamento e orçamento de marketing,

Alternativas
Comentários
  • Matriz BCG é dividida em duas partes: crescimento do mercado e participação relativa de mercado (em comparação à participação de seu maior concorrente). Onde, pode-se concluir, em uma primeira análise, que quanto mais rápido for o crescimento de mercado de um produto ou, quanto maior for sua participação de mercado melhor será para empresa analisada. Maior será sua vantagem competitiva por produto em relação à seus concorrentes.

    Em uma segunda análise, é preciso posicionar os produtos da empresa dentro da matriz, de acordo com suas características principais, sendo classificados de acordo com o quadrante que ocupam. Os quadrantes são:

    Ponto de interrogação (também conhecido como “em questionamento” ou “criança-problemática”): Neste quadrante, estão posicionados os produtos pertencentes a um mercado com altas taxas de crescimento. Exige grandes investimentos e possui baixo retorno, com possibilidade de se tornar um “abacaxi” em pouco tempo. Porém, por estar em um mercado com alto crescimento, pode também se tornar uma “estrela”, desde que seja bem tratado pela empresa;

    Estrela: Neste quadrante, estão posicionados os produtos  com alta participação de mercado, com altas taxas de crescimento. São líderes de mercado, exigindo grandes investimentos. Caso o crescimento do mercado seja reduzido, pode facilmente se tornar uma “vaca leiteira”.

    Vaca leiteira: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos. Não demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas tem estes produtos como sua base, por terem os lucros e a geração de caixa são altos. É comum ver “estrelas” se transformando em “vacas leiteiras”. Abacaxi (também conhecido como “animal de estimação”, “cão” ou “vira-lata”): Neste quadrante estão posicionados os produtos com baixa participação em um mercado maduro, sem crescimento aparente. Estes produtos devem ser evitados ao máximo pela empresa, sendo possível até um descarte de tais produtos do portfólio da empresa, do ponto de vista financeiro (evitando os altos custos de recuperação) e estratégico.

    Como dito acima, esta matriz BCG auxilia os profissionais de marketing e vendas a analisar os produtos que são comercializados pela empresa, identificando aspectos importantíssimoos para a manutenção destes. A empresa precisa saber qual é a possibilidade de crescimento de um produto, a sua condição perante o fluxo de caixa, a aceitação do público etc. Por isso, é preciso que o departamento de marketing domine esta ferramenta e a utilize da forma mais eficaz possível.

    Fonte: http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-e-como-funciona-a-matriz-bcg/


  • b) relaciona duas variáveis, que são o crescimento do mercado e a participação relativa de mercado de uma dada empresa.

  • qual é a ferramenta da Letra D?

  • [Quanto à letra a]

     

    Prof. Vinicius Ribeiro: 

     

    Essa matriz classifica as unidades de negócios de acordo com a sua participação no mercado e a taxa de crescimento do mercado em que atuam. Um ponto importante é que há um dinamismo nessa matriz. Muitos produtos nascem como pontos de interrogação, virando estrelas. Com novos concorrentes surgindo, transformam-se em vacas leiteiras e, finalmente, em vira-latas (abacaxis). Essas mudanças não ocorrem de maneira tão linear como um ciclo evolutivo do ser humano.

  • Marco Almeida, a alternativa D se refere a Matriz GE ou Matriz McKinsey

  • B) relaciona duas variáveis, que são o crescimento do mercado e a participação relativa de mercado de uma dada empresa.

    Pergunta: Não seria "...participação relativa de mercado de um DADO PRODUTO?"

  • Alternativa A. Errado. A alternativa descreve corretamente a ideia básica do ciclo de vida do produto. Contudo para a elaboração da matriz BCG parte-se de duas variáveis: crescimento do mercado e participação relativa da empresa naquele mercado. Após esse enquadramento que é identificado em o ciclo de vida do produto.

    Alternativa B. Correto. Descreve corretamente os eixos da Matriz BCG.

    Alternativa C. Errado. A Matriz BCG já utiliza informações de fluxo de caixa para orientar no enquadramento dos produtos. Uma característica, por exemplo, de uma vac@ leiteira é gerar um bom volume de fluxo de caixa.

    Alternativa D. Errado. Força do negócio e atratividade do mercado são os eixos da Matriz GE. Na Matriz BCG os eixos são crescimento do mercado e participação relativa da empresa no mercado.

    Alternativa E. Errado. A Matriz BCG pode ser utilizada para análise em nível de linha de produto ou até mesmo para unidades de negócio inteiras

    .

    Gabarito: B


ID
1276834
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma firma de material de Informática apresenta proposta de prestação de serviços especiais a uma empresa desse ramo. A proposta inclui a obrigatoriedade da aquisição de equipamento nessa empresa, considerado o mais custoso do mercado, embora outras empresas realizem a venda desse mesmo material, mas sem prestar o serviço solicitado.

Nos termos das normas que regem a concorrência no Brasil, a aceitação dessa proposta é um(a)

Alternativas
Comentários
  •  resposta : E - imposição de venda  casada. 

  • 14. O que é venda casada? O ofertante de determinado bem ou serviço impõe, para a sua venda, que o comprador adquira um outro bem ou serviço. O efeito anticoncorrencial mais visível seria a tentativa de alavancar poder de mercado de um mercado para dominar outro, eliminando concorrentes. O exemplo mais conhecido de venda casada é o processo movido nos Estados Unidos pelo órgão de defesa da concorrência norte-americano, a FTC – Federal Trade Commission, contra a Microsoft, em razão de a empresa vender seu programa de acesso para internet, o Internet Explorer incluído no pacote do Sistema Operacional da Microsoft, o chamado Windows, sem opção para que o consumidor adquirisse exclusivamente o Windows. No entanto, a venda casada pode envolver aspectos de eficiência e da mesma forma que outras práticas deve-se analisar a razoabilidade econômica da conduta e o poder de mercado da empresa, sob a ótica dos efeitos a serem coibidos, conforme previstos no artigo 20 da Lei de Defesa da Concorrência

    Fonte: http://www.cade.gov.br/publicacoes/guia_cade_3d_100108.pdf

ID
1276897
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Há diversas orientações de marketing que empresas podem adotar, sendo elas as de produção, vendas, marketing e valor. Cada uma delas, respectivamente, possui enfoque em produtos, vendas, cliente e valor para o cliente.

Uma empresa que decide adotar uma orientação de valor com enfoque no cliente deve concentrar seus(suas)

Alternativas
Comentários

  • O foco do cliente, o cliente selecionara a empresa no qual mais se “adequar” as suas pretensões, suas necessidades e estilo de vida.

    Usando esse conceito, as empresas devem executar pesquisas para entregar exatamente o que o seu publico, seus clientes precisam.

    • Deve-se ouvir o seu cliente, crie canais de acesso para facilitar a comunicação, como e-mail ou central de suporte.
    • Pesquisar o setor no qual se atua identificar vontades de grandes massas, e satisfazer individualmente cada um de seus clientes.
    • Planejar o resultado com as informações colhidas pelos processos de pesquisas, ter visão para criar, satisfazer e inovar.
    • Analisar a concorrência e sempre fazer o possível para obter um destaque, um diferencial sob seus produtos ou serviços.
    • Fidelização não existe, nenhum cliente utilizara seus produtos ou serviços para sempre, esta na mente humana a mudança, é um processo natural, o que deve-se tentar fazer é prolongar a estada do cliente em sua empresa com um bom atendimento e um excelente produto.

  • a) esforços em entender as necessidades e desejos de consumidores, para construir produtos e serviços que os satisfaçam. [MARKETING]
    b) esforços nos produtos e em como fabricá-los com eficiência. [PRODUÇÃO]
    c) esforços em entender clientes, concorrentes e ambientes para, assim, oferecer produtos e serviços mais adequados aos consumidores. [VALOR]
    d) atividades de marketing na venda dos produtos disponíveis. [VENDAS]
    e) atividades de marketing na informação aos clientes sobre os bens e serviços produzidos pela empresa, de maneira que os clientes se dirijam até a empresa para comprá-los. [PRODUÇÃO]

  • Qual o erro da A???

  • A letra A é basicamente o conceito de marketing, ou seja voltado para o marketing




  • O marketing interativo é definido com um relacionamento de permissão no canal utilizado entre a empresa e o cliente criando uma promoção movida por anseios do cliente. Esta publicidade educada, polida e não abusiva existe por que o mercado está evoluindo para tratar melhor seu cliente, em verdade seu cliente não queria mais subjugado como um meio de obter o lucro. Estamos em um mercado que ainda trata qualidade como diferencial, contrário a empresas que não se comprometem com o seu objetivo básico que é atender a necessidade do cliente no que tange o escopo de seu produto, ou seja, ser coerente. (Ronald Z. Carvalho, 2001)


    Tendo como foco o cliente, a estratégia de marketing interativo subordina todos os departamentos da empresa à estritamente à vontade de público-alvo, com essa mudança a gestão da empresa deve utilizar novos paradigmas para engendrar um sistema de comunicação interdepartamental que agregue valor ao produto ofertado. O resultado é uma fidelização do cliente que em determinadas situações traz mais benefícios do que investir em novos clientes. njnnn(Barbosa, Maria de Fatima Nobrega. 2006)​

  • A Orientação para o cliente é um conceito de marketing e pode ser confundido com Marketing de relacionamento quando analisado superficialmente. Nele, a função principal da empresa não é mais produzir e vender, mas satisfazer à clientela, consultando-a antes de produzir qualquer coisa, via estudos de mercado e com base nessa consulta, caso seja favorável, oferecer-lhe produtos/serviços/idéias de qualidade e valor, para que os consumidores voltem a comprar e a divulgar bem da empresa e seus produtos.


    Então, o sucesso da empresa no longo prazo pressupõe ela compreender muito bem as necessidades e os desejos dos clientes e, com base nisso, oferecer produtos, serviços e idéias para satisfazer a esses clientes melhor do que a concorrência, podendo, dessa forma, criar a fidelidade deles à empresa e competir mais eficientemente com os concorrentes. Para isso é preciso inovar a tecnologia, estudar constantemente o comportamento dos clientes (pois estes estão culturalmente evoluindo a todo momento [1] ) e aumentar a velocidade e a confiabilidade dos serviços prestados, usando a Internet para se comunicar diretamente com os clientes e, ao fidelizar a clientela, há melhoria, em conseqüência, nos resultados da empresa no longo prazo.

  • matéria CHATA.. MUITO CHATA !

  • Da para confundir entre a letra A e C(gabarito). Na hora da prova é melhor marcar a resposta mais completa.

  • Se os esforços em entender as necessidades e desejos de consumidores, para construir produtos e serviços que os satisfaçam não for gerar valor para o cliente, sinceramente eu não sei mais o que é.

  • Até entendo que a "C" é mais completa. Mas "A" estaria apenas por conta disso?


ID
1276921
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma empresa decidiu utilizar propagandas, telemarketing e vendas pessoais em uma campanha de vendas. Inicialmente, utilizou propagandas para gerar conhecimento sobre a organização e seus produtos, além de identificar clientes potenciais que, posteriormente, foram contatados por profissionais de telemarketing, a fim de serem qualificados. Em seguida, os clientes mais adequados, ou seja, os que trariam mais benefícios para a empresa, foram abordados pela força de vendas, para que mais atenção pudesse ser dada a suas necessidades.

O uso da propaganda, da venda pessoal e do telemarketing, em conjunto, constitui uma ação de

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe porque a resposta não é letra b?

  • Isabela, 

    O uso da propaganda, da venda pessoal e do telemarketing, em conjunto,

    A propaganda não é uma ação de marketing direto.

    O telemarketing é uma ação de marketing direto.

    A força de vendas é uma ação mercadológica.

    Sendo assim, foram usadas ferramentas distintas do Composto de Marketing e Comunicação Integrada para atingir os objetivos determinados no planejamento.

  • Pelo que eu pude compreender da questão não poderia ser a letra B, pelo seguinte motivo; A empresa utiliza mídias de propaganda (mala direta, catalogo, telemarketing, televendas e mkt on line) para obter uma resposta e/ou transação em qualquer localização. Na questão a empresa utiliza o telemarketing (que é um dos recursos do marketing direto) bem como utiliza a venda pessoal (atividade comercial) e propaganda (publicidade). A Comunicação integrada de Marketing procura reunir  todos os elementos da comunicação empresarial.


    De acordo com  Públio (2008) separa-os em cinco elementos principais da Comunicação Integrada de Marketing: - Comunicação de Massa, ou Publicidade e Propaganda; - Comunicação sem o uso de mídia tradicional, ou Comunicação Promocional; - Comunicação para públicos estratégicos, ou Comunicação de Relações Públicas; - Comunicação Interpessoal, ou Venda Pessoal - Comunicação com suporte tecnológico, ou Comunicação via web - Comunicação Visual Corporativa, ou Identidade Cooporativa, Identidade Visual ou projeto gráfico.
  • A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010).


    Tradicionalmente, a comunicação empresarial tem sido trabalhada como o somatório de atividades realizadas independentemente por departamentos, divisões ou assessorias que, necessariamente, não se articulam, ou seja, não há uma unidade, tendo em vista objetivos, valores e uma missão comum. Na prática, o que é pior, além da falta de um planejamento comum, estes departamentos ou assessorias competem entre si, definindo instâncias particulares de decisão dentro das empresas ou entidades, seguindo a velha fórmula de "aqui quem manda sou eu". A comunicação interna fica entregue à área de Relações Públicas, os jornalistas editam os house organs, a publicidade é responsabilidade dos profissionais de marketing, as relações governamentais ficam a cargo de um lobista, e assim por diante.


    Reunir todos eles numa mesa para um diálogo produtivo, é uma dificuldade (ou algo impossível) em muitas (talvez na maioria) das organizações. A Comunicação Integrada, praticada com competência, subverte este situação e remete para um novo paradigma: a comunicação/marketing de uma empresa ou entidade não pode ser o resultado de esforços individuais, ainda que bem intencionados, porque a imagem da organização deve ser una, qualquer que seja o público com que ela se relaciona


    gab E

  • jurava que era marketing direto! questãozinha tensa essa!

  • A comunicação integrada de marketing é capaz de produzir uma mensagem mais coerente e contribuir para o desenvolvimento de brand equity e a geração de um impacto mais expressivo nas vendas. Ela força a gerência a refletir sobre todas as formas pelas quais o cliente estabelece contato com a empresa, como a empresa comunica seu posicionamento, a importância relativa de cada veículo e as questões de timing. Também atribui a alguém — que antes não existia — a responsabilidade de unificar as imagens e as mensagens da marca à medida que passam pelas milhares de atividades da empresa. A CIM deve aprimorar a capacidade da empresa de atingir os clientes certos com as mensagens certas, no momento certo e no local certo.

    Kotler, Philip; Kevin L. Keller. Administração de Marketing (Page 532).  . Kindle Edition. 

  • O enunciado apresenta alguns exemplos de ferramentas de comunicação de marketing e destaca que estão sendo utilizadas em conjunto. Dessa forma, o uso combinado de diferentes ferramentas de comunicação corresponde a uma ação de comunicação integrada de marketing (Alternativa E). Vamos analisar cada uma das alternativas.

    Alternativa A. Errado. Tipo de propagando corresponde a uma das espécies de comunicação de marketing.

    Alternativa B. Errado. Espécie de ferramenta de comunicação.

    Alternativa C. Errado. Marketing de nicho trata-se de um ação direcionada para um grupo estreitamente definido. Vejamos o conceito a partir da obra de Kotler e Keller (2012, p.249):

    Um nicho é um grupo de clientes definido de maneira estrita, que procura por um mix distinto de benefícios em um segmento. De modo geral, para identificar nichos, os profissionais de marketing subdividem um segmento em subsegmentos.

    Enquanto empresas como Hertz, Avis, Alamo e outras se especializam na locação de carros nos aeroportos para quem viaja a negócios ou lazer, a Enterprise mirou o mercado de baixo orçamento e de reposição de seguros alugando principalmente para clientes cujos carros foram destruídos em um acidente ou roubados. Ao criar associações singulares a baixo custo e conveniência em um nicho de mercado esquecido, a Enterprise tem sido altamente rentável.

    As empresas que praticam marketing de nicho procuram entender tão bem as necessidades de seus clientes que estes concordam em pagar um preço premium.

    Alternativa D. Errado. Espécie de ferramenta de comunicação.

    Alternativa E. Correto. O uso em conjunto de ferramentas de comunicação corresponde a uma ação de comunicação integrada de marketing.

    Resposta: E

  • Venda pessoal não é Marketing, mas assim uma ação da vender, por isso não é a letra B.

    E como se tem ação de venda e de marketing, a lógica levaria a marcar a letra E.

    Mas essa questão foi bem dificil mesmo.


ID
1286434
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O processo de precificação de um produto é parte fundamental de uma estratégia de marketing. Sua determinação, porém, possui muitas variáveis que afetam seu sucesso. Uma empresa que deseja entrar no mercado brasileiro para fornecer automóveis elétricos participará de um pregão, e a estratégia de precificação deverá considerar, além de seus custos, como fator principal, a(o)

Alternativas
Comentários
  • Pelo que entendi da questão, o enunciado pede a estratégia de marketing dentro do ambiente pregão eletrônico, regido pela Lei 10.520/2002.

    A) Errada. Essa alternativa está errada, porque no âmbito da administração pública temos o principio da isônomia, onde todos são tratatos de maneira iguais, independentemente da imagem institucional da organização.

    B) Errada. Ao se tratar de pregão eletrônico não se entra no aspecto microeconômico da demanda de oferta. Os pontos da curva de Demanda varia com o preço que o consumidor está disposto a pagar. O aumento/diminuição dos preços de bens substitutos/complementares alteram a curva de Demanda.

    C) Verdadeira. Segundo o Art. 4º X da Lei 10.520/2002 "para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de menor preço, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital."

    D) Errada. Essa alternativa pode até gerar algumas dúvidas, pois se pensar bem um motor eletrico a longo prazo tem uma vantagem em relação de economicidade ao de combustão. Mas aos ver os aspecto gerais da estrategia de marketing percebe-se que essa alternativa está mais focada a segmentação do mercado ou diferenciação do produto do que estrategia de preços.

    E) Errada. Esses preços de R$ 1,99; celulares a R$ 486,32, preços quebrados assim são categorizados como preços psicologicos, sendo completamente inútil no critério dos pregões públicos.

    Gabarito C

     

  • Gab. C

    Precificar é pensar e agir de uma maneira estratégica como uma tática para se calcular os preços de venda, pois esta é a alma do negócio e só assim podemos descobrir o que o nosso Cliente espera de um produto e, consequentemente quanto ele está disposto a pagar.

    Para dar um valor econômico ao seu produto, Nagle recomenda:

    · Identifique quais benefícios desejados direcionam a decisão de compra e qual é a sua importância relativa;

    · Quantifique o valor financeiro destes benefícios e das alternativas competitivas;

    · Elabore o valor de cada produto para cada cliente ou segmento de clientes;

    · Nunca deixe de pegar o preço de seu concorrente direto e agregar a ele o algo mais oferecido por sua linha de produção, fazer isto e ao menos demonstrar este conhecimento durante a negociação com o Cliente é um diferencial, pois prova o quanto é saudável negociar com você. 


ID
1355623
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em vez de enfatizarem a fabricação e a venda, as empresas estão passando a se enxergar como parte de uma sequência de criação e entrega de valor. Esse processo consiste em três etapas: 1) selecionar o valor; 2) fornecer o valor; 3) comunicar o valor.

Na etapa 1, a equipe de marketing deve

Alternativas
Comentários
  • Explicações seria de Grande ajuda  uma vez que o gabarito não explica nada .

  • Criar Valor é um ponto bastante trabalhoso, parte-se do princípio do conhecimento do consumidor, ter em mãos dados que informem perfeitamente quais são as principais características que atraem o consumidor e que ele valoriza em um produto ou serviço. 



    Valor não é o quanto custa para o consumidor, não é o quanto custa para a empresa produzir, o material usado na fabricação etc., Valor é a composição da razão entre os benefícios e os custos, trabalhando em um ponto intangível, a percepção do Valor pelo consumidor. 


    Selecionar o valor - a equipe de Marketing deve segmentar o mercado, selecionar o mercado-alvo adequado e desenvolver o Posicionamento do Valor da oferta, a fórmula “Segmentação, seleção de alvo, Posicionamento” é a essência do Marketing estratégico. 


    Fornecer o valor (entrega de valor) - um Preço-alvo deve ser estabelecido; o produto deve ser fabricado e distribuído, o desenvolvimento dos atributos específicos, dos Preços e da Distribuição acontece nessa etapa e é parte do Marketing tático. 


    Comunicar o valor - acontece o Marketing tático adicional na utilização da força de vendas, da Promoção de vendas, da Propaganda e de outras ferramentas adicionais para informar o mercado sobre o produto. 


    Fonte: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Entrega_de_valor_em_marketing.htm

     

  • Uma segmentação de mercado criteriosa e criativa pode proporcionar a uma empresa enorme vantagem competitiva sobre a concorrência. Por isso, é tão importante segmentar de forma apropriada. No decorrer do módulo, veremos porque uma boa estratégia de segmentação pode levar a essa vantagem competitiva.


    Primeiro, segmenta-se o mercado. Em seguida, escolhe-se o alvo com que se quer trabalhar, diferenciando produtos e serviços, de modo a atender necessidades e desejos do público-alvo e, posteriormente, posiciona-se o produto como forma de expressar as diferenças existentes. Neste enfoque, a segmentação em seu conjunto, é a base de toda a estratégia de marketing.


    Estratégias de seleção de segmentos-alvo - Mostraremos cinco opções de estratégias de segmentação. Elas variam de acordo com a característica da empresa: se é uma empresa inovadora ou não, se é uma empresa disposta a assumir riscos ou não, sua capacidade financeira, estratégias e práticas de mercado e produto, etc.


    Estratégia de segmento único

      Estratégia de especialização seletiva ou diferenciada

    Estratégia de especialização de produto

    Estratégia de especialização de mercado 

    Estratégia de cobertura total de mercado

  • Nível estratégico: análise ambiental, seleção do mercado-alvo, segmentação, posicionamento --> 1) selecionar o valor

    Nível tático: determinação e desenvolvimento dos 4p´s -->  2) fornecer o valor

    Nível operacional: operacionalização de cada tarefa pertencente a cada um dos 4p´s -->  3) comunicar o valor

     

    a) desenvolver o produto, sendo parte do marketing tático. ----> 2) fornecer o valor, nível tático

     b) determinar o preço, sendo parte do marketing estratégico ----> 2) fornecer o valor, nível tático

     c) promover vendas, sendo parte do marketing tático ----> 3) comunicar o valor, nível operacional

     d) segmentar o mercado, sendo parte do marketing estratégico ----> 1) selecionar o valor, nível estratégico

     e) selecionar o mercado-alvo, sendo parte do marketing tático ----> 1) selecionar o valor, nível estratégico


ID
1355635
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Existem cinco orientações concorrentes com base nas quais as organizações conduzem suas atividades de marketing.

A orientação que sustenta que os consumidores dão prioridade a produtos de baixo custo e fáceis de ser encontrados é conhecida como orientação de

Alternativas
Comentários
  • não entendi porque a resposta não pode ser a letra d

  • Nesse caso, a empresa não liga para a qualidade do produto. O importante é que ele seja barato e fácil de ser encontrado, ou seja, tem que ser produzido em altas quantidades (foco na produção). Acho que é isso. Alguém me corrija se estiver errado.

  • Gab: C

    Orientação para a produção – busca-se a eficiência nos processos de produção, reduzindo custos operacionais para que o produto chegue ao mercado com a qualidade esperada, mas a um preço acessível;

    Orientação para o produto – esta orientação afirma que os consumidores terão preferência por um produto de qualidade superior, melhor desempenho e que tenham características inovadoras;

    Orientação para as vendas – nesta orientação o foco muda para o vendedor como protagonista do sucesso comercial da empresa. A empresa que trabalha sob esta orientação fará significativos investimentos em ações comerciais e incentivos aos seus vendedores;

    Orientação para o marketing – a crença nesta orientação tem por princípio identificar os anseios dos consumidores para posteriormente realizar a produção dos produtos.

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/qual-e-a-orientacao-da-sua-empresa/32154/
  • A respeito da alternativa D:

    Segundo Kotler, a Orientação para o produto visa à criação de diferenciais tecnológicos, de qualidade e desempenho. Nesse tipo de orientação, as empresas adimitem que os principais fatores que levam os consumidores às compras é a qualidade, a praticidade e o status do produto. O melhor exemplo Orientação para Produto seria a empresa Apple, que, além disso, utiliza a estratégia de Diferenciação.

  • Orientação para a produção – busca-se a eficiência nos processos de produção, reduzindo custos operacionais para que o produto chegue ao mercado com a qualidade esperada, mas a um preço acessível;

  • A orientação para produção é um dos conceitos mais antigos nos negócios. Ela sustenta que os consumidores dão preferência a produtos fáceis de encontrar e que sejam de baixo custo.

    A orientação para produto sustenta que os consumidores dão preferência a produtos que ofereçam qualidade e desempenho superiores ou que tenham características inovadoras.

    A orientação para vendas parte do princípio de que os consumidores e as empresas não vão, espontaneamente, comprar os produtos de uma organização em quantidade suficiente. Essa orientação é praticada de maneira mais agressiva com produtos pouco procurados — aqueles que os consumidores dificilmente pensam em comprar, como seguros e jazigos — e quando uma empresa que dispõe de excesso de capacidade visa vender aquilo que fabrica, em vez de fabricar aquilo que o mercado quer.

    A orientação para marketing surgiu em meados da década de 1950 41 como uma filosofia de “sentir-e-responder”, centrada no cliente. A tarefa não é mais encontrar os clientes certos para seu produto, mas sim os produtos certos para seus clientes.

    A orientação para o marketing holístico se baseia em desenvolvimento, estruturação e implementação de programas, processos e atividades de marketing, com o reconhecimento da amplitude e das interdependências de seus efeitos. Ele reconhece que em marketing “tudo é importante” e que muitas vezes se faz necessária uma perspectiva abrangente e integrada.

    Kotler, Philip; Kevin L. Keller. Administração de Marketing (Página 17).  . Edição do Kindle. 


ID
1355644
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Um plano de marketing é um documento escrito que resume o que o profissional de marketing sabe sobre o mercado e que indica como a empresa planeja alcançar seus objetivos.

O plano de contingência, quando abordado no plano de marketing, é apresentado na seção:

Alternativas
Comentários
  • PLANOS DE CONTINGÊNCIA

     Estratégias de contingência são necessárias, porque os eventos do mundo real, tais como incêndios, secas, guerras, inflação, inundações e cortes de preço, geralmente interferem até mesmo nos melhores planos de marketing. Essa seção faz uma série de perguntas do tipo “E se...” sobre possíveis eventos no mercado, para depois responde-las.

     A vantagem principal de planos de contingência é o fato de forçarem o gerente a pensar sobre uma variedade de problemas mais extensa do que aquela formulada quando as estratégias são desenvolvidas apenas para se ajustar aos objetivos imediatos da empresa. Além disso, os planos de contingência que tenham sido feitos antecipadamente podem ser implementados com rapidez, caso a necessidade surja.

  • Controle de Marketing

    A última seção do plano delineia os controles para monitorar o desenvolvimento do plano. O acompanhamento é feito periódicamente (pode ser mês a mês, a cada trimestre…), assim a empresa pode analisar o andamento do projeto, monitorando os fatos positivos e negativos e fazendo ajustes no percurso quando necessário. É importante existirem planos de contingência prontos para servirem como antidotos em acontecimentos imprevistos como greves, guerra de preços, lançamentos de novos produtos pela concorrência, assim a empresa e sua equipe estaráo prontos para enfrentar possíveis dificuldades.

    O controle de marketing é a sequência natural do planejamnto de marketing. A empresa precisa exercer pelo menos três tipos de controle: q Controle estratégico é tentado, por meio de um instrumento conhecido como auditoria de marketing, que é um exame periódico, abrangente, sistemático e independente do ambiente de marketing da empresa, do sistema interno e das atividades específicas de marketing.


    Fonte: http://www.coladaweb.com/marketing/plano-de-marketing

  • Resposta B
      
     
    Kotler, esclarece, Para cumprir as responsabilidades, os gerentes de marketing seguem um processo de marketing. Trabalhando de acordo com planos estabelecidos por pessoas em níveis superiores ao deles, os gerentes de produto elaboram um plano de marketing para produtos individuais, linhas de produtos, marcas, canais ou grupo de clientes. Cada nível de produto deve desenvolver um plano de marketing para atingir as metas.

     

    Um plano de marketing é um documento escrito que resume o que o profissional de marketing sabe sobre mercado e que indica como a empresa planeja alcançar os objetivos. Contém diretrizes táticas para os programas de marketing e para a alocação de fundos ao longo do período do planejamento. O plano de marketing é um dos produtos mais importantes do processo de marketing.

     

    Mas o que deve conter em um plano de marketing:


    Resumo executivo e sumário. O plano de marketing deve ser iniciado com um breve resumo das principais metas e recomendações. O resumo executivo permite que a alta administração compreenda o direcionamento geral do plano. Um sumário executivo deve seguir a esse resumo, delineando o restante do plano com os fundamentos e detalhes operacionais.

     

    Análise da situação. Essa seção apresenta os antecedentes relevantes quantos a vendas, custos, lucros, mercado, concorrentes e quanto às várias forças que atuam no macroambiente. 

     

    Estratégias de marketing. Aqui o gerente de produto define a missão e os objetivos financeiros e de marketing do plano.

     

    Projeções financeiras. Projeções financeiras incluem previsão de vendas e de despesas e uma análise do ponto de equilíbrio.

     

    Controle. A última seção do plano de marketing descreve os controles para o monitoramento. As metas e orçamento são especificados detalhadamente para cada mês ou trimestre. A alta administração pode analisar os resultados a cada período e tomar ações corretivas cabíveis. Algumas medições internas e externas serão necessárias para avaliar o progresso e sugerir possíveis modificações. Algumas organizações incluem planos de contingência que descrevem as atitudes que a gerência tomaria como resposta a eventos adversos específicos, como guerras de preços ou greves.

     

    Fonte: https://resumomkt.wordpress.com/2017/02/11/plano-de-marketing/

     


ID
1356481
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Bancos de dados com informações sobre o comportamento de compra dos clientes representam, atualmente, importante ferramenta estratégica de vendas para as empresas, que são capazes de realizar triagem por meio de estatística.

Ao utilizar essas ferramentas, no âmbito da administração das vendas, as empresas são capazes de

Alternativas
Comentários
  • No Marketing Direto é fundamental que a empresa desenvolva um banco de dados onde armazene as informações do cliente e seu histórico de transações e possa selecionar adequadamente grupos para serem alvos (target) das ações.

  • É preciso verificar se as visitas e outras iniciativas de vendas estão sendo feitas, se estão sendo produtivas, quais os gastos com auxílios de custo, qual o feedback dos clientes sobre aquele vendedor, se o vendedor tem alcançado suas metas, como é seu relacionamento com os colegas e com superiores e outras informações.


    A melhor maneira de se fazer isso é com auxílio de softwares de gestão e CRM.


    Assim você terá acesso a todos os dados e poderá supervisionar sua equipe com muito mais agilidade.


    Com os dados obtidos durante a supervisão e consolidados anualmente, por exemplo, você poderá comparar os desempenhos individuais de cada vendedor conforme as metas e objetivos da empresa.


    Outra prática muito comum são as entrevistas de avaliação de desempenho em que o gestor conversa individualmente com cada membro da equipe, passa seu feedback, ouve o que o integrante tem a dizer em autoavaliação e  determinam metas de melhoria de desempenho em conjunto.


  •  c)

    definir melhor seus mercados-alvos e aumentar a resposta dos clientes

  • A questão está falando sobre o uso de banco de dados com informações sobre o comportamento de compra dos clientes. Informações valiosíssimas para empresa e que podem ser utilizadas de diversas formas, vejamos cada uma das alternativas:

    Alternativa A. Errado. Como informações sobre o comportamento de compras vão aumentar o alcance da distribuição? Não faz sentido, né. Para a empresa aumentar o alcance de distribuição deve firmar novos contratos com empresas transportadora, construir novos pontos de vendas, fechar parcerias com outras empresas para também revendam os produtos da empresa.

    Alternativa B. Errado. Novamente os bancos de dados sobre comportamento dos clientes não podem ser utilizados para copiar estratégias dos concorrentes. Além disso, concorda que soa estranho falar em inovação a partir de uma cópia de estratégia que já é usada pelo concorrente?

    Alternativa C. Perfeito. Utilizando essas informações a empresa pode segmentar o mercado e definir melhor seu público-alvo. A segmentação melhor a resposta ao cliente, ou seja, a empresa se torna capaz de atender especificidades que são típicas de cada segmento do mercado. Um exemplo é a MacDonald’s dentro do mercado da Índia. Nesse país as vacas são animais sagrados de modo que seria impensável uma lanchonete vender hambúrguer bovino naquele país. Atenta a essa especificidade desse mercado, a empresa atua no país produzindo hambúrgueres com base de batata, frango, peixe, etc.

    Alternativa D. Errado. Informações sobre o comportamento dos clientes não podem ser utilizadas para motivar uma equipe de vendas ou melhor o clima interno. Clima interno é a percepção que os empregados possuem sobre o ambiente de trabalho: ser mais amistoso, competitivo, etc.

    Alternativa E. Errado. De forma indireta isso pode até acontecer uma redução dos gastos com propaganda. Após uma boa segmentação de mercado é possível que uma empresa consiga direcionar melhor as suas campanhas publicitárias e, assim, consiga ter algum tipo de economia. Contudo, seria um uso indireto – após eu já ter segmentado o mercado, por isso a melhor alternativa é mesmo a alternativa C.

    Gabarito: C

  • Marcelo Soares| Direção Concursos

    A questão está falando sobre o uso de banco de dados com informações sobre o comportamento de compra dos clientes. Informações valiosíssimas para empresa e que podem ser utilizadas de diversas formas, vejamos cada uma das alternativas:

    Alternativa A. Errado. Como informações sobre o comportamento de compras vão aumentar o alcance da distribuição? Não faz sentido, né. Para a empresa aumentar o alcance de distribuição deve firmar novos contratos com empresas transportadora, construir novos pontos de vendas, fechar parcerias com outras empresas para também revendam os produtos da empresa.

    Alternativa B. Errado. Novamente os bancos de dados sobre comportamento dos clientes não podem ser utilizados para copiar estratégias dos concorrentes. Além disso, concorda que soa estranho falar em inovação a partir de uma cópia de estratégia que já é usada pelo concorrente?

    Alternativa C. Perfeito. Utilizando essas informações a empresa pode segmentar o mercado e definir melhor seu público-alvo. A segmentação melhor a resposta ao cliente, ou seja, a empresa se torna capaz de atender especificidades que são típicas de cada segmento do mercado. Um exemplo é a MacDonald’s dentro do mercado da Índia. Nesse país as vacas são animais sagrados de modo que seria impensável uma lanchonete vender hambúrguer bovino naquele país. Atenta a essa especificidade desse mercado, a empresa atua no país produzindo hambúrgueres com base de batata, frango, peixe, etc.

    Alternativa D. Errado. Informações sobre o comportamento dos clientes não podem ser utilizadas para motivar uma equipe de vendas ou melhor o clima interno. Clima interno é a percepção que os empregados possuem sobre o ambiente de trabalho: ser mais amistoso, competitivo, etc.

    Alternativa E. Errado. De forma indireta isso pode até acontecer uma redução dos gastos com propaganda. Após uma boa segmentação de mercado é possível que uma empresa consiga direcionar melhor as suas campanhas publicitárias e, assim, consiga ter algum tipo de economia. Contudo, seria um uso indireto – após eu já ter segmentado o mercado, por isso a melhor alternativa é mesmo a alternativa C.

    Gabarito: C


ID
1356484
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para desenvolver uma proposta de valor, as empresas têm estas três alternativas bem conhecidas no segmento de vendas e difundidas na literatura de estratégia empresarial:

Alternativas
Comentários
  • a- diferenciação de produtos (GRIFES)

    b-liderança em custo (REDE ATACADÃO)

    c-atendimento a um nicho (REST. VEGETARIANO).

  • Então, podemos definir as seguintes estratégias face à segmentação:

    1. Estratégia de Marketing Indiferenciado

    Este tipo de estratégia é caracterizado por:
    • Um único produto para todos os segmentos;
    • Uma única forma de distribuição;
    • Uma única forma de comunicação;
    • Uma única embalagem.

    2. Estratégia de Marketing Diferenciado

    Reconhece os segmentos que contemplam:
    • Os diferentes produtos;
    • As diferentes formas de distribuição;
    • As diferentes formas de comunicação;
    • As diferentes embalagens.

    3. Estratégia de Marketing Concentrado

    Perante os diferentes segmentos, a empresa opta por abdicar de uma pequena posição num grande mercado, a favor de uma grande posição num pequeno mercado. (Exemplo: no sector da construção civil, as empresas concorriam para todo o tipo de serviços; agora decidiram especializar-se num determinado segmento).

  • São as estratégias genéricas de Porter: 1 . Liderança em custos; 2 . Enfoque ou foco 3 . Diferenciação ( Nicho)
  • GABARITO LETRA A

     

    O desenvolvimento de proposta de valor estará associado às três estratégias competitivas genéricas de Porter: diferenciação, liderança em custo total e enfoque (atendimento a um nicho de mercado).

     

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • Estratégias genéricas de Porter: o autor propõe três estratégias genéricas, que são um bom ponto de partida para o pensamento estratégico: liderança total em custos, diferenciação e foco.

    Liderança total em custos: a empresa se esforça para conseguir os menores custos de produção e de distribuição de modo que possa oferecer preços mais baixos que os dos concorrentes e obter uma grande participação de mercado. As empresas que seguem essa estratégia precisam ser boas em engenharia, compras, fabricação e distribuição física. Já de habilidades em marketing, não precisam tanto. O problema aqui é que outras empresas surgirão, com custos menores, e prejudicaram aquela que fundamentou todo o seu futuro nos baixos custos.

    Diferenciação: o negócio se concentra em conseguir um desempenho superior em uma área importante de benefícios ao cliente, valorizada por grande parte do mercado. Pode-se lutar para ser líder na assistência técnica, na qualidade, no estilo ou na tecnologia, mas não é possível ser líder em todas as frentes. Cada empresa cultiva as forças que contribuíram para a diferenciação pretendida.

    Foco: o negócio concentra-se em um ou mais segmentos estreitos de mercado. A empresa acaba por conhecê-los intimamente e busca a liderança em custos ou a diferenciação dentro do segmento alvo.

  • Alvo amplo + Custo mais baixo = Liderança de Custo

    Alvo amplo + Diferenciação = Diferenciação

    Alvo estreito + Custo mais baixo = Enfoque no custo 

    Alvo estreito + Diferenciação = Enfoque na diferenciação


ID
1356493
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Diversas empresas aplicam, hoje, cálculos para apurar o verdadeiro nível de lucratividade de cada grupo de consumidores.

Uma regra que pode ser utilizada para classificar clientes em graus de lucratividade é a 80/20, segundo a qual

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    É a Lei de Pareto que diz que 80% das consequências decorrem de 20% das causas.

  • Uma pequena parcela da população, 20%, que concentrava a maior parte da riqueza, 80%.

  • 80% da riqueza é só para 20% das pessoas. Onde o rico cada vez fica mais rico, e pobre cada vez fica mais pobre. Letra A.

  • "REGRA DE PARETO" : É a Lei de Pareto que diz que 80% das consequências decorrem de 20% das causas.

  • apenas interpretação do enunciado. lucratividade em função dos clientes.

     

  • Essa questão nos mostra a extrema importância do marketing de relacionamento. Se você conseguir fidelizar o seu cliente, verá que a maior parte do seu lucro vem desses consumidores fidelizados, e não de compras eventuais. Um dos motivos se justifica pela aceitação do consumidor fidelizado a pagar mais por um produto ou serviço, porque ele sabe que a empresa vai entender o que ele precisa.


ID
1359409
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma indústria que adotou, no último ano, um sistema de distribuição por multicanais percebe que vem perdendo o controle dos processos mercadológicos, principalmente em relação à exposição dos seus produtos nas gôndolas dos canais e ao volume baixo de vendas dos seus intermediários.

Ela pode precaver-se dessa desvantagem utilizando ferramentas de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: d - promoção nos pontos de vendas, pois o principal problema é à exposição dos seus produtos nas gôndolas dos canais e ao volume baixo de vendas dos seus intermediários.

  • Nao achei que fosse a letra D, uma vez que o enunciado fala que os intermediarios estao com um baixo volume de vendas. Se eles estao vendendo pouco, poucas pessoas frequentam esses intermediarios, entao nao adianta muito falar promocao nos pontos de venda.

  • A ferramenta de Promoção de Vendas tem vários objetivos, entre eles:


    Aumentar o volume de vendas ou faturamento, a participação de mercado, o conhecimento da marca, os espaços nos pontos de venda, a quantidade desses pontos, a distribuição numérica, além de ser muito útil para desovar estoques, acelerar as vendas de produtos de curto prazo de validade e promover a experimentação de novos produtos ou serviços.


    Há várias modalidades de Promoção de Vendas. Podemos citar: Sorteios e Concursos, Vale-brinde, junte e troque, descontos, premiação para aniversariantes da loja, incentivos de fidelização e mais uma centena de meios em que cada um tem resultado específico para sua loja, cidade, público-alvo, etc.


    É importante se atentar em não cometer os erros que levam a prejudicar qualquer ação da Promoção de Vendas, como: mecânica complicada (mal explicada), excesso de exigências para participação, benefício pouco atrativo, duração muito longa, descontos pequenos demais, sorteios pouco confiáveis, falta de inovação ou criatividade na promoção, ausência de meios para o consumidor tirar dúvidas, desembolso muito alto, brinde ruim ou de má qualidade, dificuldade em encontrar o brinde (causando demora) e prêmio em desacordo com o prometido.

  • achei que o principal problema era a perda de controle dos processos mercadológicos, pela distribuição ser terceirizada. 

  • ACREDITO que um promotor de vendas dentro da loja ( intermediário ) vá manter as gondolas na mais perfeita ordem de forma a torna-la visualmente mais atrativa possível.  Por isso marquei a D. simples assim!

  • essa questao nao é de mkt, e de português:

     

    problema devido,,, principalmente em relação à exposição dos seus produtos nas gôndolas dos canais e ao volume baixo de vendas dos seus intermediários

     

    reescrevendo:

     

    problema devido... ao volume baixo de vendas dos seus intermediários e principalmente em relação à exposição dos seus produtos nas gôndolas dos canais

     

    principal problema: exposição dos seus produtos nas gôndolas

     

    solução do principal problema - letra D

     

    as outras letras são soluções de problemas... mas não do principal...

     

    atencion amigos!!!

     

     

     

     

  • Sistema Multicanal de distribuição diz respeito à seleção e utilização, por parte de uma organização, de dois ou mais canais (como vendas pessoais, catálogos, telemarketing, e-commerce e marketplace) para alcançar um ou mais segmentos de clientes (como consumidores pessoa física e pessoa jurídica).

    Dentre as vantagens da adoção desse sistema, podemos destacar a expansão da cobertura de mercado e de vendas, e o aumento da interação entre o cliente e a organização. Por outro lado, observam-se conflitos entre vendedores dos mesmos produtos (como loja física x loja virtual), maior dificuldade para gerenciar as vendas e para manter a identidade organizacional em todos os pontos de contato.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. A comunicação interna objetiva torna públicas e comuns as mensagens entre colaboradores, a fim de integrá-los aos processos organizacionais, incentivar sua participação e motivá-los. No exemplo do enunciado, essa ferramenta pode contribuir, mas de modo limitado e indireto, para resolver os problemas apresentados. Em parceria com o departamento de vendas, por exemplo, podem ser criados manuais de vendas e/ou podem ser desenvolvidos treinamentos para os vendedores e intermediários.

    B) Errado. Marketing direto é uma ferramenta que busca interagir diretamente com os consumidores e prospects; individualiza a comunicação entre a organização e o cliente, tem mais condições de mensurar as respostas e possibilita transações em qualquer lugar. No exemplo do enunciado, o marketing direto não contribui para melhorar a exposição dos produtos nas gôndolas dos canais ou para aumentar as vendas pelos intermediários.

    C) Errado. Distribuição própria é um canal de vendas em que não há intermediários. Geralmente proporciona maior controle da organização sobre o processo de vendas e pode transmitir mais segurança ao cliente ao possibilitar contato direto com o produtor. No exemplo do enunciado, esse canal pode expor os produtos nas gôndolas de suas unidades de modo adequado. Não pode, no entanto, interferir no modo de trabalhar de outros canais ou para aumentar as vendas pelos intermediários.

    D) Certo. Promoção nos pontos de vendas diz respeito tanto ao modo como as informações sobre os produtos são apresentadas aos clientes como aos esforços para estimular a aquisição da mercadoria na etapa final do processo. Envolve ações de marketing, como publicidade, força de vendas e merchandising. O intuito é oferecer o produto certo, na quantidade adequada, por um preço justo, no momento ideal, com o impacto visual e exposição coerentes com a realidade. Envolve arrumação, embalagem, destaque, boa exposição, design, material promocional, distribuição de amostras de produtos, prestação gratuita de serviços, degustação de alimentos e bebidas. No exemplo do enunciado, é a ferramenta ideal para resolver os problemas apresentados.

    E) Errado. Relações públicas é um conjunto de programas e esforços de promoção elaborados com as finalidades de formar atitudes e opiniões favoráveis a uma organização, marca ou produto, e estabelecer relacionamentos duradouros com públicos de interesse. No exemplo do enunciado, essa ferramenta não contribui para melhorar a exposição dos produtos nas gôndolas dos canais ou para aumentar as vendas pelos intermediários.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. Revisão técnica: Dilson Gabriel dos Santos e Francisco Alvarez. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

ID
1359412
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Além de atrair e reter os consumidores, uma boa gestão pode aumentar a participação das compras, no curto prazo, em cada uma de suas categorias de produto.

Uma ação para aumentar essa participação do cliente é

Alternativas
Comentários
  • Olá, alguém pode me dizer o que há de errado com a alternativa (d). Grato!

  • Acredito que o erro da alternativa "D" seja o fato que: cliente potencial não é cliente da empresa, mas tem grandes chances de se tornar. 

  • A D eu não marcaria pois parece uma tentativa de venda casada, eticamente ilegal. Não colocaria essa como resposta certa...

  • Alguém sabe o motivo da E estar correta, e todas as demais estarem erradas?

  • LETRA E

    Um exemplo simples e pratico é quando você vai ao supermercado e vai passar as compras e logo após ela finalizar a passagem dos produtos ela diz “GOSTARIA DE UMA RECARGA DE CELULAR”.

    As demais assertivas 
    Como é no curto prazo, já eliminamos as letras A e B.


    A letra C não tem cabimento pois não tem logica abaixar um produto com venda alta.

    A letra D que poderia confundir mas analisando com calma, compartilharei do raciocinio da nossa colega Aline e assim encaixando a letra D como "medio ou longo prazo".

    P.S. para quem achar que a letra E pode não ser de curto prazo, treinamento para técnicas de vendas costuma ser mais  de uma semana ou até levar um dia só.
  • Venda incremental não tem nada a ver com venda casada. Venda incremental é quando você oferece um produto que complementa aquele que o consumidor se interessa. Exemplo clássico é quando você vai comprar um tênis e o vendedor te oferece uma pacote de meias. Venda casada é vincular a compra de um produto a aquisição de outro, tipificado quando você precisa de um empréstimo e o gerente do banco alega que só te emprestará se você adquirir um seguro ou capitalização.

  • Alguem tem o livro nos novos tempos do Chiavenato em pdf

  • Também não vi nada de errado. Uma empresa do segmento de saúde pode vender kits de barbear/higiene bucal e aumentar suas vendas a curto prazo.

  • Essa é uma questão de nível de dificuldade bem difícil. 


    a) (errada) - Ampliar os pontos de vendas tem muito mais a ver com a expansão do mercado do que propriamente o aumento de vendas em curto prazo. Conquistar novos mercados dispende um esforço e um custo enorme da equipe de vendas (ainda mais se considerar um país com dimensões continentais, como o Brasil), além de envolver um considerável custo de locomoções, logística, propagandas, etc... 


    B) (errada) - Propagandas institucionais, vão auxiliar diretamente na imagem da organização e indiretamente no aumento de suas vendas. Cidadãos conscientes tendem a comprar em empresas que se identifiquem. Mas esse não é o alvo certo; exigem altos custos para criar uma imagem institucional positiva e isso pode levar bastante tempo. Conforme o Wikipedia define imagem corporativa: "Muitas empresas investem tempo e recursos, para influenciar a opinião que os consumidores deixarão sobre os serviços oferecidos pela empresa e o próprio negócio."  


    c) (errada) - Apesar de oferecer um bom desconto, acredito que não seria a melhor alternativa para o curto prazo centralizar apenas nos produtos mais vendidos de cada categoria. Além de afunilar as possibilidades de venda, um possível problema com esse fornecedor, poderia acabar com as chances de aumento de vendas naquela categoria. Pulverizar a promoção de produtos seria a melhor opção. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Venda_pulverizada

    d) (errada) - Clientes em potencial são mais custosos dos que os clientes já existentes. Se a organizar se esforçar para a venda aos clientes já existentes, terá um retorno mais rápido a um baixo custo. 

    e) (correta) - De acordo com o livro Gestão da Força de Vendas (Rosann L. Spiro | Gregory A. Rich | William J.) "um programa de meio período pode ser suficiente para apresentar aos representantes um novo programa promocional, ao passo que podem ser necessários dois ou três dias para informar quanto a características ou benefícios de um novo produto e serviço". Veja bem, a questão cita que a equipe já existe e não é uma equipe de novos vendedores, que segundo o próprio livro, "pode levar até seis meses". Negociar com os atuais clientes e menos custoso e mais rápido do que atrair novos:  "vale dizer que manter um cliente fiel à sua empresa custa algo em torno de sete vezes menos do que atrair um novo cliente (fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/fidelizar-clientes-atuais-e-atrair-novos-clientes-uma-tarefa-diaria/21322/)." 

  • Qual seria o conceito de vendas incrementais? Errei a questão por achar que seria colocar os vendedores pra "empurrar' aos clientes produtos com o intuito de negociar mais produtos .... 


  • A venda incremental é adicionar valor a venda. É você conseguir auferir um valor maior de venda do que o inicialmente planejado pelo comprador. Normalmente a venda incremental se desdobra em duas partes: 


    Upsell  –  Induz o cliente a comprar itens mais caros, upgrades ou outros add-ons em uma tentativa de fazer uma venda mais rentável. Um exemplo é o cliente desejar comprar o Pacote Básico de TV a cabo e o vendedor convencer a comprar o Pacote Premium.  


    Cross-Sell (ou Venda Cruzada) - prática de vender um produto ou serviço adicional para um cliente existente. Inclusive pode agregar a venda de um serviço com a compra de um produto ou vice-versa. Por exemplo: Cliente comprou um purificador de água, mas acabou agregando o serviço de manutenção que faz os reparos necessários no equipamento.  


    O vídeo abaixo ajuda a explicar melhor: 

    https://www.lds.org/media-library/video/2014-06-1820-the-upsell?lang=por 



    Muitas vezes o conceito de venda incremental confunde-se com a prática de venda casada, que é a de condicionar a venda de um produto/serviço com a compra de outro, o que é algo errado e que não deve ser praticado.


    Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Upselling

    https://en.wikipedia.org/wiki/Cross-selling

  • Diferenciar inovando não é fácil, mas é necessário. Seu concorrente atende mal, então atenda muito bem. Seu concorrente tem o mesmo produto e cobra muito mais, então melhore seu processo e sua gestão para poder cobrar mais barato. Seu concorrente não tem qualidade, então tenha muita qualidade. Seu produto é caro, então implemente valores e diferenciais que justifiquem seu preço e tragam clientes.

  • A boa gestão de vendas organizacionais tem como um dos objetivos garantir o máximo aproveitamento de cada negociação concluída e o maior rendimento por consumidor. Por meio da análise do histórico de transações, do uso de um software de Inteligência de mercado e do adequado treinamento dos vendedores, é possível explorar ações que incentivam a compra de produtos complementares ao adquirido (cross selling) e que estimulam a aquisição de produtos de melhor qualidade (upselling).

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Ampliar o número de pontos de vendas e reforçar o apoio aos diversos intermediários nos canais pode contribuir para o aumento das vendas em geral. O objetivo, no entanto, é aumentar a participação do cliente na compra, o que significa que cada consumidor é incentivado a comprar produtos em maior quantidade, de melhor qualidade ou que complementem a aquisição.

    B) Errado. O aumento dos investimentos em propaganda institucional pode fortalecer a imagem da organização, o que pode despertar sentimentos positivos acerca da marca e até chamar a atenção do cliente. Tal ação, no entanto, não incentiva o consumidor a aumentar sua participação na compra de produtos, ou seja, a adquirir produtos em maior quantidade, de melhor qualidade ou que complementam a aquisição.

    C) Errado. Estabelecer descontos nas compras à vista nos produtos menos vendidos em cada categoria pode contribuir para o aumento das vendas em geral. Quando nos referimos ao aumento da participação das vendas, no entanto, não nos referimos somente à venda de produtos comercializados separadamente, para diversos clientes; diz respeito a explorar todas as possibilidades de vendas por cada cliente, para que esse adquira mais do mesmo produto, produtos com qualidade superior ou que se complementam.

    D) Errado. A oferta de produtos que se complementam é uma ação que contribui para o aumento da participação nas compras. Deve, no entanto, ser direcionada, prioritariamente, para clientes efetivos (que já concluíram a compra), e não para os que são potenciais (que ainda estão considerando a aquisição).

    E) Certo. Treinar a equipe para realizar vendas incrementais, com o intuito de negociar produtos, com os atuais clientes, em maior quantidade, de melhor qualidade ou que se complementam é uma ação adequada para estimular o aumento da participação das vendas.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa E é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra E.

    Bibliografia:

    - Zenone, Luiz Claudio. CRM – Customer Relationship Management: Gestão do Relacionamento com o Cliente e a Competitividade Empresarial. Novatec Editora. 2007


ID
1359457
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O gerente de uma empresa deseja definir qual o número ótimo de vendedores para um determinado território cuja previsão anual de vendas é da ordem de R$ 3.000.000,00. Dados da empresa mostram que a produtividade mínima desejável por vendedor é de R$ 200.000,00, e o turnover anual de vendedores na empresa é de 20%.

Utilizando o método do potencial de vendas, o número ótimo de vendedores para a empresa é

Alternativas
Comentários
  • Para responder à questão, devemos acrescentar o turnover na previsão de vendas:

    R$ 3.000.000,00 + 20% = 3.600.000,00

    Depois é só dividir pela produtividade desejável por vendedor que encontraremos o número ideal de vendedores:

    R$ 3.600.000,00 / 200.000,00 = 18 vendedores.

  • Fiz de uma outra forma, mas que é bem semelhante: 3.000.000/2.000=15+20%=18.

  • Acertei a questão mas não sabia o que era Turnover...

    Turnover é um termo da língua inglesa que significa "virada"; "renovação"; "reversão" sendo utilizado em diferentes contextos. É um conceito frequentemente utilizado na área de Recursos Humanos (RH) para designar a rotatividade de pessoal em uma organização, ou seja, as entradas e saídas de funcionários em determinado período de tempo.

  • O problema é se o Turnover fosse 20% pra baixo, daria 12 e não 18. Existe o contrario de Turnover?

  • Caros colegas estudantes, não entendi o cálculo dessa questão. 

    = (3.000.000,00 + 20%) / 2.000.000

    = 3.600.000,00 / 2.00.000

    = 18

    Não entendi por que tenho que acrescentar os 20% de Turnover na previsão de vendas inicial. Alguém saberia dizer ou me dar alguma referência conceitual?

  • No método Semlow o cálculo do numero de vendedores deve levar em consideração a previsão de vendas como base no potencial de mercado da empresa, a produtividade mínima do vendedor, e o turnover anual de vendadores. Portantanto, dividindo-se a previsão de vendas pela produtividade mínima de cada vendedor corrigido pelo valor do turnover (rotatividade anual de vendedores) chega-se ao número ótimo de vendedores para a empresa.

    Administração de Marketing no Brasil - Marcos Cobra

    ou seja:

    3 000 000 / 200 000 + 20%

    15 + (20% de 15)

    resposta 18 letra D

  • formula = (vendas totais/ media de venda por vendedor) + (vendas totais/ media de venda por vendedor)x porcentagem de turnover

    número ótimo de vendedores

    3000.000/200.000 = 15

    considerando o Turnover ( pessoas que se desligam da empresa)

    15 X 20% = 3

    número ótimo 15+3 = 18

  • O gestor de vendas lida com atividades que se iniciam antes da concretização da negociação e continuam depois desta. Tal profissional determina a dimensão e a estrutura da força de vendas, recruta e seleciona os vendedores, descreve os cargos e pontos de atuação, realiza o treinamento e desenvolve ações de motivação e incentivo, prevê os objetivos, determina as estratégias e ações, avalia o desempenho da equipe e produz relatórios.

    De acordo com Gobe (2007), para determinar o tamanho da força de vendas, podemos utilizar pelo menos três métodos: da duração da visita, do potencial de vendas (ou de Semlow) e de carga de visitação.

    O método do potencial de vendas (ou de Semlow) quantifica os vendedores considerando a previsão de vendas da organização, o giro dos vendedores (turnover) e o volume de vendas desejo por vendedor.

    Assim, temos a fórmula:

    Número de vendedores = Previsão de vendas + Giro de vendedores x Previsão de vendas

                                                                                                   Volume desejado

    Número vendedores = 3.000.000 + (0,20 x 3.000.000) = 3.000.000 + 600.000 = 18

                                                                    200.000                                      200.000

    De acordo com a fórmula acima, podemos concluir que o número ótimo de vendedores para a empresa é o apresentado na alternativa D (18).

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Gobe, Antonio Carlos Gobe; Fischer, Cesar Henrique. Administração De Vendas. Coordenação: Júlio César Tavares Moreira. Saraiva Educação S.A., 2017.