SóProvas


ID
1286656
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na economia brasileira têm crescido, recentemente, os salários do mercado de trabalho e os subsídios concedidos pelo governo a diversos setores da economia. Ceteris paribus, o efeito desses dois fatores, sem ambiguidade, é de

Alternativas
Comentários
  • Fator trabalho e capital

    Aumento de salário e subsídio fazem com que cresçam o mercado consumidor interno e a força produtiva, e dessa forma eleva o PIB

    Letra C 

  • A questão não menciona depreciação, portanto não cabe falar em um agregado econômico "líquido". Lembre-se de que líquido = bruto - depreciação. Logo, podemos excluir as alternativas D e E, pois é impossível afirmar o impacto dessas mudanças/medidas em um agregado (ex: PIB, Renda...).


    A questão tampouco trata do fato de a economia em questão ser aberta ou fechada (de haver ou não transações entre nacionais e estrangeiros), portanto não faz sentido diferenciar entre Interno ou Nacional ou entre Produto Interno ou Renda Interna. Se não há transações entre nacionais e estrangeiros, PIB = PNB = RIB = RNB.


    A questão trata, no entanto, da existência de um governo, portanto devemos, sim, levar em consideração a diferença entre um agregado macroeconômico medido a custo de fatores (cf) e a preços de mercado (PM). Essa diferença é justamente a consequência da interferência do governo no mercado. O governo cobra impostos, o que faz com que o preço de mercado (preço do produto visto pelo consumidor) seja maior que o custo de fatores (custo de produção visto pelo lado do produtor). E o governo também concede subsídios, o que faz com que o preço de mercado (visto pelo consumidor) seja menor e mais próximo do custo de fatores (visto pelo produtor), porquanto o subsídio é uma ajuda estatal financeira ao produtor (ela reduz seus custos), o que faz com que o produtor possa oferecer mais produtos a um mesmo patamar de preço de mercado. De forma resumida: PIBcf - subsídios + impostos = PIBpm.


    Conceder subsídios, como sabemos, é um incentivo governamental à produção, uma medida parar elevar o PIB. Tendo isso em vista, a afirmativa B deve ser descartada.


    Dessa forma, ficamos somente com duas opções (A ou C) e devemos compará-las levando em consideração tão somente suas diferenças no tocante aos termos "custo de fatores" e "preços de mercado".

        A ) eleva PIB a preços de mercado

        C) eleva PIB a custo de fatores


    Vamos agora analisar as duas mudanças/ações citadas pelo enunciado. Primeiro, a elevação geral dos salários (note que a questão aqui não está tratando especificamente dos salários pagos aos funcionários dos produtores, mas um aumento generalizado); a elevação dos salários aumenta a demanda agregada (o consumo) de forma geral, o que impacta positivamente o PIB (elevação do PIB). Segundo, a concessão de subsídios pelo governo; aqui devemos levar em consideração a diferença entre PIBpm e PIBcf; os subsídios reduzem os custos do produtor, aumentando o PIBcf, pois permitem que o produtor ofereça uma maior quantidade de produtos a um mesmo nível de preços, porquanto seus custos reduziram; não necessariamente haverá um aumento do PIBpm, porquanto o subsídio afeta direta e positivamente o produtor. Enfim ... ambas as mudanças/ações elevam o PIBcf, mas não necessariamente ambas elevam o PIBpm. Logo, alternativa correta é a C.



  • Sabemos que PIBpm=PIBcf-subsídios+impostos indiretos. E que PIBcf=salários+lucros+juros+aluguéis.

    A questão fala de maiores salários e subsídios.


    a) Errado. Efeito em PIBpm é ambíguo.

    b) Errado. RIBpm=PIBpm, logo o efeito também é ambíguo.

    c) Correto. Pelos maiores salários.

    d) Errado. PILpm=PIBpm-depreciação. não houve queda na depreciação.

    e) Errado PNLpm=PIBpm-depreciação-Renda líquida enviada ao exterior. Não houve queda na depreciação nem na RLEE.
  • Note que, tudo o mais constante, uma elevação dos subsídios eleva o PIB a custo de fatores, mas o PIB a preços de mercado não.

    E a única alternativa que traz produto a custo de fatores e não traz a preços de mercado é a C. Por isso, é o nosso gabarito, sem contestação.

    No mais, precisamos entender que os salários são uma remuneração do fator de produção trabalho.

    Já o subsídio é uma forma de elevar outra remuneração de fator de produção: o lucro.

    Ou seja, sem ambiguidade, podemos afirmar que o produto a custo de fatores está subindo porque a remuneração dos fatores de produção está certamente sendo elevada.

    Resposta: C