Note que assim como a questão aplicada pela FGV na prova da DPE/RJ do mesmo ano, aqui a banca quer saber dentre as 5 alternativas qual é aquela que contribui para melhora do saldo em Transações Correntes.
E a resposta, dessa vez, está logo na alternativa A.
A redução das importações e o aumento das exportações contribuem para melhora do saldo da Balança Comercial, enquanto a redução dos gastos dos turistas brasileiros no exterior e o aumento do gasto dos estrangeiros aqui contribuem para a melhora do saldo da Conta de Serviços.
E a Balança Comercial e a Conta de Serviços são justamente componentes das Transações Correntes. Vejamos os erros das demais:
b) Expansão do investimento em títulos de renda fixa devido ao aumento da taxa de juros e a redução da remessa de lucros devido a redução da atividade econômica no país.
Investimentos em títulos de renda fixa entram na Conta Financeira.
c) Aumento do investimento estrangeiro direto voltado ao setor produtivo da economia e a expansão do volume de exportações como reflexo da desvalorização e dos incentivos ao setor industrial.
Investimento estrangeiro direto também é movimento de capitais e seu registro é na Conta Financeira.
d) Redução dos juros pagos a empréstimos concedidos pelo FMI e o aumento de donativos para outros países.
Aumentar donativos para outros países significa piorar o saldo da Renda Secundária e, portanto, das Transações Correntes.
e) Redução da compra de ações de empresas brasileiras de commodities por estrangeiros devido a uma deterioração do preço dos commodities.
Compra de ações também vai na Conta Financeira e aqui teríamos um movimento que piora seu saldo inclusive.
Resposta: A