SóProvas


ID
1286659
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

“O Banco Central, que começa a trabalhar nas suas projeções para o setor externo para 2014, prevê que o déficit em conta corrente poderá ficar estável ou até mesmo cair em relação aos US$ 75 bilhões esperados para este ano. Caso a previsão se confirme, será a primeira vez em cinco anos em que não há deterioração num dos principais indicadores de solvência externa do país." (http://www2.valor.com.br/financas, acessado em 22/03/2014.)

Na hipótese dessa previsão se cumprir, assinale a opção que indica possíveis canais pelos quais ela ocorreria.

Alternativas
Comentários
  • Questão sobre balança de pagamentos

    Resulta na contenção de importações e expansão das exportações 

    Letra A

  • Devemos lembrar que o a conta corrente é composta por: Balança comercial+Conta de serviços + Conta de rendas + transferências unilaterais.


    a) Correto. Contenção das importações melhora a balança comercial; menos gastos de brasileiros com turismo melhora a balança de serviços; expansão nas exportações melhora a balança comercial; e gastos de estrangeiros dentro do país melhora a balança de serviços.  Logo todos contribuem para reduzir o déficit.
    b) Errado. Expansão do investimento em títulos de renda fixa não é conta corrente e sim conta de capital; redução da remessa de lucros devido a redução da atividade econômica significa que também poderá haver menos lucro aqui dentro do país. Temos então um efeito ambíguo.   c) Errado. Aumento do investimento estrangeiro direto não é conta corrente e sim conta de capital; o volume de exportações não importa mas sim o valor exportado, se o preço tiver caído não adianta nada.
    d) Errado. Redução dos juros pagos melhora conta de rendas; mas o aumento de donativos para outros países piora transferências unilaterais. Efeito ambíguo.
    e) Errado. Compra de ações de empresas brasileiras não é conta corrente e sim conta de capital.
  • Note que assim como a questão aplicada pela FGV na prova da DPE/RJ do mesmo ano, aqui a banca quer saber dentre as 5 alternativas qual é aquela que contribui para melhora do saldo em Transações Correntes.

    E a resposta, dessa vez, está logo na alternativa A.

    A redução das importações e o aumento das exportações contribuem para melhora do saldo da Balança Comercial, enquanto a redução dos gastos dos turistas brasileiros no exterior e o aumento do gasto dos estrangeiros aqui contribuem para a melhora do saldo da Conta de Serviços.

    E a Balança Comercial e a Conta de Serviços são justamente componentes das Transações Correntes. Vejamos os erros das demais:

    b) Expansão do investimento em títulos de renda fixa devido ao aumento da taxa de juros e a redução da remessa de lucros devido a redução da atividade econômica no país. 

    Investimentos em títulos de renda fixa entram na Conta Financeira.

    c) Aumento do investimento estrangeiro direto voltado ao setor produtivo da economia e a expansão do volume de exportações como reflexo da desvalorização e dos incentivos ao setor industrial.

    Investimento estrangeiro direto também é movimento de capitais e seu registro é na Conta Financeira.

    d) Redução dos juros pagos a empréstimos concedidos pelo FMI e o aumento de donativos para outros países.

    Aumentar donativos para outros países significa piorar o saldo da Renda Secundária e, portanto, das Transações Correntes.

    e) Redução da compra de ações de empresas brasileiras de commodities por estrangeiros devido a uma deterioração do preço dos commodities.

    Compra de ações também vai na Conta Financeira e aqui teríamos um movimento que piora seu saldo inclusive. 

    Resposta: A