SóProvas


ID
1286689
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação ao governo Lula, de 2003 a 2010, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

(    ) O governo no primeiro mandato iniciou com pressão inflacionária e para reverter as expectativas, manteve o tripé macroeconômico.
(    ) Os dois primeiros anos de mandato foram caracterizados por reformas estruturais tanto de caráter macro como microeconômico.
(    ) Houve uma expansão no segundo mandato das concessões de serviços públicos ao setor privado, e redução da ingerência pública sobre as agências reguladoras, que passaram a ter um maior grau de autonomia.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • I- Correto


    O início do governo Lula herdou uma inflação de 12% do ano anterior e havia muita desconfiança de o presidente fazer as medidas que prometera em outras eleições. Lula teve uma inflação de 9% em seu primeiro ano, estourando a meta. Neste período escreveu a famosa "carta ao povo brasileiro" onde firmou seu compromisso de manter o tripé macroeconômico.


    II- Correto


    Este ponto é controverso pois o uns consideram mudança estrutural para outros pode ser conjuntural. A nível micro temos expansão de crédito para micro-empresas e do salário mínimo para trabalhadores. A nível macro temos temos o PAC e os investimentos financiados pelo BNDES.


    III- Errado.


     O governo Lula foi marcado ter mais controle Estatal e  passar menos o controle de empresas públicas para a iniciativa privada como foi feito por FHC nas concessões e privatizações. Nas agências reguladoras Lula colocou pessoas de menos perfil técnico e mais ligadas ao comando dele, dando a elas menos grau de autonomia.


    Gabarito letra (d)

  • Passamos a analisar cada afirmativa:

    (1)   O governo no primeiro mandato iniciou com pressão inflacionária e para reverter as expectativas, manteve o tripé macroeconômico. Certa

    No início do governo Lula, em 2003, a continuação do regime de metas, compromisso fiscal e manutenção do câmbio flutuante eram vistos com descrédito por alguns setores, esta desconfiança gerou, incialmente, pressão inflacionária. No entanto, o governo Lula manteve o tripé macroeconômico e reverteu as expectativas.

    (2)   Os dois primeiros anos de mandato foram caracterizados por reformas estruturais tanto de caráter macro como microeconômico (Certa).

    O presidente Luís Inácio Lula da Silva encaminhou mensagem ao Congresso Nacional com a seguinte redação: concluída a primeira metade do Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o País apresenta consistentes resultados decorrentes do esforço empreendido nesse período para aumentar a inclusão social, resgatar a capacidade de planejamento e gestão do Estado brasileiro e de seus instrumentos de atuação, fortalecer as instituições, recuperar a credibilidade da ação governamental, bem como para fortalecer os fundamentos macroeconômicos e implementar reformas microeconômicas que estão contribuindo para a consolidação do desenvolvimento sustentável.

    Portanto, os dois primeiros anos foram marcados por mudanças nas estruturas tanto macroeconômicas quanto microeconômicas.

    (3)   Houve uma expansão no segundo mandato das concessões de serviços públicos ao setor privado, e redução da ingerência pública sobre as agências reguladoras, que passaram a ter um maior grau de autonomia. Errado.

    Segundo a mensagem do Presidente Lula enviado ao congresso, o grande desafio é criar um ambiente favorável e seguro para que o setor privado possa ampliar os investimentos em infra-estrutura, permitindo que os escassos recursos públicos sejam direcionados para o gasto em políticas sociais e investimentos em outras áreas nas quais o retorno em termos de bem-estar para a sociedade seja superior ao retorno recebido pelo investidor privado. Para tanto, é essencial ter marcos regulatórios e instituições reguladoras que reduzam o grau de incerteza e deem segurança ao investidor privado e aos usuários sem onerar o consumidor, o que está sendo construído, por exemplo, com a nova regulação do setor elétrico e com o projeto de lei das agências reguladoras, que ratifica o compromisso do Governo com a autonomia das agências em sua atividade de regulação e fiscalização.

    Porém esta mensagem retrata os primeiros dois anos de governo e não o segundo mandato, como afirma a questão.


    Gabarito: Letra "D"
  • Reformas estruturais de caráter micro: tomada de três pinos.