SóProvas


ID
1286716
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 promoveu diversas mudanças previdenciárias, que foram regulamentadas em 1990 e 1991. Em relação a tais regulamentações, analise as afirmativas a seguir.

I. Redução de cinco anos na idade para aposentadoria do trabalhador rural.
II. Nivelação do piso previdenciário em um salário mínimo para trabalhadores rurais e urbanos.
III. Correção dos salários de contribuição para evitar a corrosão das aposentadorias por idade.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I- Correto.


    Inciso I do Artigo 202 da Constituição Federal de 1988

    Art. 202. É assegurada aposentadoria, nos termos da lei, calculando-se o benefício sobre a média dos trinta e seis últimos salários de contribuição, corrigidos monetariamente mês a mês, e comprovada a regularidade dos reajustes dos salários de contribuição de modo a preservar seus valores reais e obedecidas as seguintes condições :

    I - aos sessenta e cinco anos de idade, para o homem, e aos sessenta, para a mulher, reduzido em cinco anos o limite de idade para os trabalhadores rurais de ambos os sexos e para os que exerçam suas atividades em regime de economia familiar, neste incluídos o produtor rural, o garimpeiro e o pescador artesanal;


    II- Correto


    "Outra modificação importante foi a equiparação do piso previdenciário garantido pela Constituição, no valor de um salário mínimo, que nivelou os valores dos benefícios mínimos rurais e urbanos. Anteriormente, o maior benefício na área rural era de meio salário mínimo. A pensão por morte era menor ainda, representava um terço do mínimo." 

    http://www.normaslegais.com.br/trab/1previdenciaria141008.htm


    III- Correto


    LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991.

    Art. 2º:

    IV - cálculo dos benefícios considerando-se os salários-de-contribuição corrigidos monetariamente;