SóProvas


ID
1286719
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação à evolução das condições do emprego e renda do trabalho, a partir de 2003, analise as afirmativas a seguir.

I. A renda do trabalho cresceu fortemente a partir de 2004/2005, de tal modo que as margens de lucro das empresas se reduziram, pois a evolução da produtividade não acompanhou esse crescimento.
II. A taxa de informalidade do emprego caiu consideravelmente entre 2003 e 2012, como reflexo do crescimento econômico e da aceleração educacional.
III. O crescimento do emprego formal ocorreu devido ao aumento do tamanho médio dos estabelecimentos, da bonança externa e das políticas de incentivo tributário e de maior fiscalização que estimularam a formalização das empresas e dos trabalhadores.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I- Correto


    O salário mínimo real (descontando a inflação) mais do que dobrou no governo Lula. A produtividade do trabalho obviamente não duplicou neste período (não tivemos o dobro de anos de estudo por exemplo). Desta forma a margem de lucro (e não o lucro total) das empresas diminuiu, onde a margem de lucro é o percentual do lucro em relação a receita total da empresa. Isto é, pagar maiores salário sem os trabalhadores produzirem na mesma proporção faz a margem de lucro cair.


    II- Correto


    Com o crescimento econômico as empresas existentes se ampliam e passam a registrar formalmente seus trabalhadores e a contratar novos. A taxa de desemprego formal no governo Lula foi de 11.6% para 6,7%. A educação também contribuiu para reduzir o desemprego.


    III- Correto


    O crescimento torna os estabelecimentos maiores necessitando mais pessoas; foi um período de alto preço das commodities; os incentivos fiscais quase dobraram no primeiro governo Lula; o Ministério do trabalho passou a fiscalizar as relações trbalhistas.


    Gabarito letra (e).