SóProvas


ID
1287157
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre as finalidades do sistema de controle interno, de acordo com a Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. 


1. Avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execução de programas de governo e dos orçamentos do Estado.
2. Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência das gestões orçamentária, financeira e patrimonial, nos órgãos e nas entidades da administração estadual, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.
3. Exercer o controle das operações de crédito, avais e outras garantias, bem como dos direitos e haveres do Estado.
4. Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
 
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • CF/88 – Art.74: Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

    I.  Avaliar o cumprimento das metas previstas no PPA, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União (Estados e municípios);

    II.  Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária,financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;

    III.  Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres do Estado;

    IV.  Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional;

  • O princípio da simetria constitucional é um princípio que ajuda muito. Hehe ......

  • Art. 60 da Lei Orgânica do TCE/SC: Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno, com a finalidade de: I — avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execução de programas de governo e dos orçamentos do Estado; II — comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência das gestões orçamentária, financeira e patrimonial, nos órgãos e entidades da administração estadual, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado; III — exercer o controle das operações de crédito, avais e outras garantias, bem como dos direitos e haveres do Estado; e IV — apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.