SóProvas


ID
128818
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Na estrutura do CMMI, descrevem características exclusivas que devem estar presentes para satisfazer uma determinada área de processo. São componentes necessários do modelo usados nas avaliações para ajudar a determinar o cumprimento ou não das áreas de processo. Trata-se das

Alternativas
Comentários
  • Palavra-chave: "satisfazer uma determinada área de processo" => específicaPalavra-chave: "determinar o cumprimento ou não" => METAS!Como não há opção dupla onde o 2° termo é META, ficamos com b) Metas Específicas.
  • Outra palavra-chave: "São componentes necessários" => Metas

  • Metas Específicas: recebem esse nome porque são específicas de cada área de processo, ou seja, cada área de processo tem suas próprias metas específicas, que vão dizer qual é o resultado que aquela área de processo tem que alcançar. O que define uma área de processo são exatamente suas metas específicas.
  • O enunciado da questão é praticamente a tradução literal de meta específica constante no CMMI versão 1.2:

    Metas específicas: Uma meta específica descreve a CARACTERÍSTICA ÚNICA que precisa estar presente para satisfazer uma área de processo. Uma meta específica é um COMPONENTE REQUERIDO DO MODELO e É USADA EM AVALIAÇÕES para auxiliar a determinar se uma área de processo foi satisfeita.

    Veja a diferença em relação aos demais conceitos apresentados na questão:

    Metas genéricas: São chamadas de "genéricas" porque a mesma declaração se aplica a várias áreas de processo. Uma meta genérica descreve uma característica que precisa estar presente para a institucionalização dos processos que implementa, a área de processo. Uma meta genérica é um componente requerido do modelo e é usada em avaliações para determinar se uma área de processo foi satisfeita.

    Práticas específicas: são a descrição de uma atividade que é considerada importante para que uma meta específica seja alcançada. As práticas específicas descrevem atividades cujos resultados espera-se que resultem no atendimento de uma meta específica de uma área de processo. Uma prática específica é um componente esperado do modelo.

    Práticas genéricas: são chamadas de genéricas porque as mesmas práticas se aplicam a diferentes áreas de processo. Uma prática genérica descreve uma atividade considerada importante para que a meta genérica associada seja alcançada. Uma prática genéricaé um componente esperado do modelo.


    Referência:
    http://www.sei.cmu.edu/reports/06tr008.pdf - Página 31 a