SóProvas


ID
1288591
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma moça de dezenove anos, que trabalhava como empregada doméstica na casa de duas senhoras idosas, entrou em crise depois de romper o noivado. Segundo as testemunhas, não queria se levantar da cama, chorava muito, insinuava que “poderia fazer alguma bobagem” e falava coisas desconexas.

Assustadas, as senhoras chamaram a emergência psiquiátrica que avaliou a paciente, que se mostrou colaborativa, estabelecendo boa relação com o médico, contando sua história de forma coerente. Ao final da avaliação, a paciente foi medicada e orientada a buscar um ambulatório de saúde mental.


Com base no caso descrito, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Opção C - A  orientação  do  médico  está  de  acordo  com  as  atuais  diretrizes da política de atendimento em saúde mental. 

  • A Política Nacional de Saúde Mental compreende as estratégias e diretrizes adotadas pelo país com o objetivo de organizar a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em Saúde Mental. Abrange a atenção a pessoas com necessidades relacionadas a transtornos mentais como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo, incluindo aquelas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas (álcool, cocaína, crack e outras drogas).

    Dentro das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), propõe-se a implantação de uma Rede de serviços aos usuários que seja plural, com diferentes graus de complexidade e que promovam assistência integral para diferentes demandas, desde as mais simples às mais complexas/graves. As abordagens e condutas devem ser baseadas em evidências científicas. Esta Política busca promover uma maior integração social, fortalecer a autonomia, o protagonismo e a participação social do indivíduo que apresenta transtorno mental. Os pacientes que apresentam transtornos mentais, no âmbito do SUS, recebem atendimento na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

    A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) passa a ser formada pelos seguintes pontos de atenção (Serviços):

    - CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), em suas diferentes modalidades

    - Serviço Residencial Terapêutico (SRT) 

    - Unidade de Acolhimento (adulto e infanto-juvenil)

    - Enfermarias Especializadas em Hospital Geral

    - Hospital Psiquiátrico

    - Hospital-Dia

    - Atenção Básica

    - Urgência e Emergência

    - Comunidades Terapêuticas

    - Ambulatório Multiprofissional de Saúde Mental

    Nesse sentido, agiu de acordo com as  diretrizes da política de atendimento em saúde mental, encaminhando a paciente à Rede de Atenção Psicossocial.

    Não foi fornecida informação suficiente a respeito do quadro sintomático a fim de formar um diagnóstico preciso.

    A indicação de internação ainda existe na atual política como última medida para casos graves e de crises agudas.

     

    GABARITO: C

  • Gabarito C.

    A - A paciente deveria ter sido internada para melhor avaliação, uma vez que falava em “fazer alguma bobagem”.

    As internações só são indicadas em último caso, quando nenhuma outra intervenção de caráter extra-hospitalar surtiu efeito positivo ao quadro.

    B - O quadro sugere o início de um surto esquizofrênico. Não há sinal de nenhum transtorno de personalidade caracterizado na descrição do quadro.

    C - A orientação do médico está de acordo com as atuais diretrizes da política de atendimento em saúde mental. Correta!

    D - O quadro sugere um transtorno hebefrênico. Não há sinal de nenhum transtorno de personalidade caracterizado na descrição do quadro.

    E - O quadro sugere um transtorno depressivo agudo. Enquadrar a baixa de humor da paciente num transtorno depressivo seria apenas uma forma de patologizar o sofrimento recente, o que não corresponde com a realidade e nem se fundamenta como uma atitude coerente.