SóProvas


ID
1288612
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito do programa de “Volta para Casa”, promovido pelo Ministério da Saúde, assinale a afirmativa correta

Alternativas
Comentários
  • Essa questão esta capciosa, porque a alternativa d eu a considerei correta. O programa não "obriga"o paciente a frequentar o CAPS ..enfim, mas a alternativa que também estava correta é  a e) pois o programa realmente gerou um grande impacto ao processo de desospitalizacao.

  • O Programa De Volta para Casa

    - O Programa de Volta para Casa foi instituído pelo Presidente Lula, por meio da assinatura da Lei Federal 10.708 de 31 de julho de 2003 e dispõe sobre a regulamentação do auxílio-reabilitação psicossocial a pacientes que tenham permanecido em longas internações psiquiátricas.

     

    - O objetivo deste programa é contribuir efetivamente para o processo de inserção social dessas pessoas, incentivando a organização de uma rede ampla e diversificada de recursos assistenciais e de cuidados, facilitadora do convívio social, capaz de assegurar o bem-estar global e estimular o exercício pleno de seus direitos civis, políticos e de cidadania.

     

    - Além disso, o De Volta para Casa atende ao disposto na Lei 10.216 que determina que os pacientes longamente internados ou para os quais se caracteriza a situação de grave dependência institucional, sejam objeto de política específica de alta planejada e reabilitação psicossocial assistida.

     

    - Em parceria com a Caixa Econômica Federal, o programa conta hoje com mais de 2600 beneficiários em todo o território nacional, os quais recebem mensalmente em suas próprias contas bancárias o valor de R$240,00.

     

    - Em conjunto com o Programa de Redução de Leitos Hospitalares de longa permanência e os Serviços Residenciais Terapêuticos, o Programa de Volta para Casa forma o tripé essencial para o efetivo processo de desinstitucionalização e resgate da cidadania das pessoas acometidas por transtornos mentais submetidas à privação da liberdade nos hospitais psiquiátricos brasileiros.

     

    - O auxílio-reabilitação psicossocial, instituído pelo Programa de Volta para Casa, também tem um caráter indenizatório àqueles que, por falta de alternativas, foram submetidos a tratamentos aviltantes e privados de seus direitos básicos de cidadania.

  • Na história da atenção às pessoas com transtornos mentais no Brasil, por muito tempo o tratamento foi baseado no isolamento dos pacientes em hospitais psiquiátricos. Isso acabou gerando um grande contingente de pacientes afastados por longo tempo do convívio social e que precisam de especial apoio para sua reinserção na sociedade. A fim de promover e facilitar esse processo, foi lançado o Programa De Volta para Casa, com o objetivo de inserção social de pessoas acometidas de transtornos mentais, incentivando a organização de uma rede ampla e diversificada de recursos assistenciais e de cuidados.



    Tendo dito isso, vamos à análise das a alternativas:


    A) INCORRETA. Não foi criado pela lei, mas para atender ao que está disposto nela. O programa é regulamentado  pela Lei n° 10.708, de 31.07.2003, que institui o auxílio-reabilitação psicossocial para pacientes acometidos de transtornos mentais egressos de internações; pela Portaria n° 2.077/GM, de 31.10.2003, que regulamenta a Lei n° 10.708; e pela Portaria n° 2.078/GM, de 31.10.2003, que institui a Comissão de Acompanhamento do Programa "De Volta para Casa".

    B) INCORRETA. O programa não faz previsão quanto ao acesso à  medicação. Os pacientes atendidos continuam sendo assistidos na Rede de Atenção  Psicossocial, de maneira gratuita.

    C) INCORRETA. O programa prevê o pagamento do auxílio-reabilitação psicossocial, que  é o principal componente do De Volta para Casa. O pagamento mensal do auxílio é realizado diretamente ao próprio beneficiário, no valor de R$ 240,00, por um período de um ano, podendo ser renovado caso a pessoa não esteja ainda em condições de se reintegrar completamente à sociedade.

    D) INCORRETA. É necessário que a pessoa incluída no programa esteja de alta hospitalar e morando em residência terapêutica, ou com suas famílias (de origem ou substitutas), ou formas alternativas de moradia; e também que o paciente esteja sendo atendido por um CAPS(Centros de Atenção Psicossocial) ou outro serviço de saúde mental do município onde passará a residir.


    E) CORRETA.


    As informações sobre o programa apresentadas podem ser acessadas em: https://www.google.com/url?q=http://www.saude.gov.br/acoes-e-programas/programa-de-volta-para-casa&sa=U&ved=2ahUKEwiSncmn0-DkAhWKILkGHQ7BAEoQFjABegQIChAB&usg=AOvVaw13qZyDldFRG4OqG0y4H3IT



    GABARITO: E

  • O programa obriga o paciente ir no CAPS?

    Bacana... o.O

  • Gab E

    O programa teve grande impacto no processo de desospitalização.